Planta de Situação【2021】– O que é | Como fazer | Exemplos

 

O universo da construção civil é repleto de termos e projetos que fazem parte de construções e obras, como é o caso da planta de situação.

E se você está na fase de construir ou reformar e tem dúvidas sobre os termos utilizados na construção civil, assim como é o caso da planta de situação, no post explicamos com mais detalhes das funções dessa planta e ainda reunimos dicas para o desenvolvimento do projeto.

planta de situacao

O que é e para que serve?

A planta de situação é um documento que mostra a localização de um terreno em relação a seus arredores.

O documento traz a localização do terreno dentro de uma área, mostrando seus arredores e as dimensões para o projeto que será executado.

o que e planta de situacao

O projeto mostra a localização de um terreno e seus arredores

Esse tipo de planta traz uma espécie de anteprojeto em 2D, e oferece uma vista superior da construção, trazendo informações sobre dimensões do terreno e arredores.

A representação ainda traz os lotes e quadras vizinhas, reunindo referências para localização e distâncias em relação ao lote.

Além de ser um projeto utilizado para construções em áreas urbanas, esse tipo de planta também pode ser utilizado em áreas rurais, e nesse caso a orientação deve trazer as vias de acesso, como estradas; e outros elementos presentes nos arredores, como riachos, matas, pontes, entre outros.

Em geral, esse tipo de planta é uma representação da área de maneira simples e reúne identificação dos lotes ao redor.

Assim, a planta serve para situar a edificação em relação aos seus arredores e também é utilizada na etapa de fiscalização e acompanhamento de obras pelo município.

para que serve planta de situacao

Planta de situação X Planta de localização

Uma dúvida frequente é em relação a desenvolvimento de projetos é se planta de situação e planta de localização são semelhantes.

Em geral, essas plantas são exigências para aprovação de um projeto na prefeitura local; e apesar dessas plantas fazerem referências ao terreno e localização, as plantas de situação e localização são projetos diferentes. Para entender melhor as diferenciações entre esses dois tipos de projetos, reunimos mais informações sobre cada tipo de planta.

  • Planta de situação: esse tipo de planta traz informações sobre os arredores do terreno, reunindo nome das ruas, volumetria dos lotes vizinhos, detalhamento da área de execução do projeto e referências em relação aos lotes vizinhos.
  • Planta de localização: esse tipo de planta também costuma ser denominado de planta de locação ou planta de implantação. O projeto de localização traz visão apenas do lote onde será feita a edificação. Assim, a planta traz uma vista superior do terreno para mostrar como será feita a ocupação do lote. Algumas informações necessárias para esse tipo de projetos são detalhes sobre caminhos, muros, equipamentos, cercas, topografia, acessos, entre outros.
diferencas entre planta de situacao e locacao

Ambos os documentos devem ser entregues na prefeitura para autorização da obra

 

diferencas entre planta de situacao e localizacao

Enquanto uma planta mostra o terreno em relação a seus arredores, a outra foca na ocupação do terreno

Como fazer uma planta de situação?

Para desenvolver uma planta de situação, reunimos dicas que facilitam no desenvolvimento do projeto e que são essenciais para uma planta bem elaborada.

 

Consulte o plano diretor do município

Uma etapa essencial para o desenvolvimento de uma planta de situação é a consulta às exigências do plano diretor do município.

O plano diretor é um documento com orientações para construções, trazendo informações sobre recuos mínimos e obrigatórios, referências de áreas de preservação, entre outras informações.

Desse modo, o plano diretor deve ser consultado antes do desenvolvimento da planta para seguir as orientações determinadas pelo município.

dicas para fazer planta de situacao

O plano diretor dá orientações que devem ser respeitadas para o desenvolvimento do projeto

Defina a escala

Em geral, a escala utilizada na planta de situação costuma ser maior que a escala aplicada em uma planta baixa.

A definição da escala pode depender do tamanho do terreno e dimensões do projeto, e as escalas mais utilizadas nesse tipo de planta são 1/500; 1/1000; 1/2000.

Assim, as escalas ajudam no entendimento do projeto trazendo referências proporcionais às dimensões reais.

escala para planta de situacao

A escala deve ser escolhida de acordo com as dimensões do projeto

Siga as normas da ABNT

Para elaboração de uma planta da maneira correta, é indispensável seguir as normas da ABNT NBR 6492, que mostram os itens obrigatórios para o desenvolvimento de uma planta de situação.

As normativas definidas para a planta de situação do são:

  • símbolos de representação gráfica, definidos no anexo do documento;
  • definição das curvas de nível existentes e projetadas, além de sistema de coordenadas referenciais;
  • indicação do norte;
  • referências a vias de acesso ao local com logradouros e respectivos equipamentos urbanos;
  • identificação das áreas que serão construídas com contorno esquemático da cobertura das construções;
  • denominação dos edifícios ou blocos identificados na planta;
  • construções existentes, ações futuras e demolições;
  • escalas;
  • notas gerais, desenhos de referência e carimbo obrigatório.
passo a passo para fazer planta de situacao

As normas da ABNT devem ser seguidas no projeto

Elabore a planta

Por fim, a última etapa é a elaboração da planta, que pode ser feita através de meios digitais, como AutoCAD e Google Maps, ou até mesmo através de desenho feito à mão.

Na elaboração da planta é importante destacar os contornos, sendo que o contorno do desenho deve ser definido por linha mais grossa, enquanto os elementos que complementam os desenhos são definidos por linha média. As linhas finas são utilizadas para a representação de cotas, hachaduras, linhas auxiliares e elementos secundários.

como fazer planta de situacao

O desenvolvimento do desenho pode ser feito à mão ou através de programas de computador

 Exemplos e modelos de planta de situação

Se você está na fase de desenvolvimento de planta de situação, reunimos modelos desse estilo de planta já desenvolvido com as orientações necessárias para um projeto correto.

planta de situacao

O projeto mostra o entorno

projeto de planta de situacao

A planta traz orientação sobre o norte

modelo de planta de situacao

planta de situacao de lote

A escala definida para o projeto foi de 1:500

planta simples de situacao

 

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, ficará mais fácil de entender os termos utilizados nesse universo, e compreender os projetos essenciais para a construção.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *