LAVANDERIA PEQUENA: Como organizar e decorar!

Se antigamente os espaços amplos predominavam, atualmente vivemos cada vez mais o inverso. Com a predominância de apartamentos, os cômodos menores são frequentes, e por isso ambientes menos utilizados também perdem espaço, como é o caso de lavanderias pequenas. Se seu espaço para lavar as roupas é apertadinho, é preciso muito jeito para deixar o ambiente em ordem; e para isso o post hoje está recheado de dicas.

Projetos de lavanderias pequenas com móveis

planta lavanderia pequena

A planta no chão é ideal para decorar

Na falta de espaço, priorize os armários aéreos que podem ser posicionados sobre a máquina de lavar, assim os produtos ficam a mão no momento de lavar as roupas.

lavanderia com bancada

Móveis planejados são o ideal para otimizar da melhor maneira o ambiente, e por isso ficam algumas ideias de como usar esses itens:

  1. Faça armários suspensos e nichos que podem ficar com produtos mais utilizados;
  2. Escolha as divisões de acordo com sua preferência, e se o espaço permitir, crie um vão para pendurar roupas passadas ou que ainda devem ser passadas;
  3. Opte pela máquina com abertura frontal, assim você pode estender a bancada sobre o eletro e não perder espaço com a tampa que abriria para cima.

projeto casa pequena

No momento de planejar a lavanderia, escolha um cantinho para deixar os eletros, e no restante coloque armários para manter a organização do ambiente.

lavanderia com tanque

O armário vermelho dá destaque ao ambiente

            Esse projeto é ideal para quem precisa de inspiração. A bancada se estende por toda a área e para não perder o vão que sobra abaixo do tanque, um armário móvel abriga itens como balde e produtos de limpeza. O bacana é que também é possível levar o carrinho pela casa no momento da limpeza.

projeto área de serviço

Com pouco espaço, o armário foi feito abaixo do tanque e a bancada passou sobre a máquina. Um pouco mais acima, foi instalado um armário que é ideal para guardar itens que devem ficar fora do alcance de crianças.

 

Mais projetos 3D

Se você precisa de mais inspiração para o planejamento da sua área de serviço, separamos mais alguns projetos que mostram a melhor maneira de aproveitar o espaço.

modelo armário área de serviço

O varal suspenso é ideal para pendurar roupas passadas

projeto armários planejados

bancada marrom

Cestos organizadores dão charme e mantém a ordem

lavandeira integrada cozinha

Nichos integram o ambiente

máquina de lavar no banheiro

lavanderia com armários

A estampa geométrica na parede decora o espaço. Gostou? Dá pra usar fita isolante e criar um visual incrível gastando pouco!

Decoração de área de serviço pequena

parede roxa

Se toda a casa é decorada, não vale deixar esse cantinho esquecido. Por mais simples que seja o projeto decorativo, sempre é possível dar um up até na lavanderia. E é exatamente isso que mostra a foto; as paredes pintadas de roxo dão um toque exótico ao espaço com eletros brancos e garantem charme ao ambiente.

lavanderia apartamento

O acessório na parede aproveita o espaço vertical com estilo e funcionalidade

Com predominância de preto, até mesmo o tipo de granito escolhido para a bancada segue a cor. Os toques coloridos ficam por conta da máquina amarela e do baldinho alaranjado que fica sobre a bancada.

área de serviço decorada

  • O revestimento com pastilha por si só é charmoso, mas para dar mais vida, alguns vasinhos com flores podem fazer parte do ambiente.
  • Aqui a ideia foi posicionar as plantas no beiral interno da janela e isso torna a atividade de lavar roupas menos chata!
  • No pequeno espaço, cada detalhe complementa a decor, como a caixa de prendedores decoradas e a parede com tijolinhos que traz símbolos das etiquetas de roupas que indicam o tipo de lavagem,
bancada amarela

Na parede, nichos combinando com o balcão

            Impossível uma lavandeira mais alegre e descolada que essa. Com detalhes em amarelo, o ambiente mistura também itens que rementem a madeira (parede) e ao cimento queimado. 

decoração área de serviço

Plantinhas são ótimas para decorar; e você ainda pode recorrer as versões artificiais. Dispor bandejas na bancada para deixar tudo organizado também fica lindo.

 

Mais fotos de lavanderias pequenas decoradas

plantas na lavanderia

O varal suspenso aproveita o espaço

revestimento área de serviço

azulejo hidráulico na parede

O balcão de pastilhas é belo e diferente, mas, em compensação, o rejunte deixa a faxina mais trabalhosa

parede de cimento queimado na lavanderia

Que tal uma parede chalkboard para deixar as atividades domésticas mais divertidas?!

bancada com cortina

Na parede, quadrinhos decorativos temáticos

parede de pastilhas

pastilha verde

Vasos de inox são chiques

Como organizar lavanderia pequena

Quando falamos sobre espaços limitados, a otimização dos cantinhos é de suma importância, e para isso um bom projeto é fundamental. Contudo, de nada adianta ter tudo bem projetado se não houver organização – as duas coisas devem andar de mãos dadas para que a área de serviço seja prática, funcional, higiênica e confortável. Aqui vão algumas dicas!

  • Prateleiras

parede verde menta

Uma ideia barata é instalar prateleiras para aproveitar o espaço vertical, e se você não consegue manter tudo em ordem, use cestos para separar produtos e itens por categoria.

 

  • Nichos e baldinhos

organização lavanderia

Para manter tudo em ordem, utilize caixotes na parede com a função de nichos ou instale baldinhos junto a parede para separar produtos de limpeza e até roupas sujas.

 

  • Lavanderia escondida

parede decorada listras

A prateleira mantém os produtos organizados

Para quem não é adepto da organização constante, pode aproveitar essa ideia de criar um armário para esconder a área de serviço e toda a bagunça.

 

  • Itens de organização

máquina lavar abertura frontal

            Alguns acessórios são excelentes para manter tudo em seu devido lugar. Aqui o suporte foi fixado na porta e guarda produtos e itens utilizados nessa área.

prateleiras aramadas

Os móveis aramados são fáceis de encontrar e você pode montá-los conforme as dimensões do seu espaço. Nesse projeto, o item ocupa o espaço lateral.

organização casa

A mangueira enrolada deixa o espaço organizado

No modelo de plástico e de empilhar, o estilo gaveteiro funciona com uma estante. A ideia é medir a altura que você tem abaixo do tanque e comprar as peças para colocar panos de limpeza e materiais de uso constante.

organização área de serviço

Esse é um item adaptado, mas que funciona muito bem para a tarefa de guardar produtos de limpeza. As antigas sapateiras de pendurar na porta podem ser transformadas no uso para melhorar a organização.

como guardar produto de limpeza

Na organização da área de serviço a barra dentro do armário serve de suporte para os produtos com válvulas de spray.

lavandeira pequena arrumada

O espaço entre as máquinas é ideal para o acessório

Na falta de armários, vale usar um item como esse que tem rodinhas e pode ser posicionados em pequenos espaços.

 

  • Adaptar ideias 

parede verde

Se você precisa de bancada e quer deixar o tanque escondidinho, uma maneira é adaptar o balcão para que possa ficar suspenso na área do tanque ou da máquina.

 

  • Pregos na parede 

como guardar vassouras

Usar pregos ou ganchinhos na parede é bem simples, mas é ideal para deixar rodo, vassoura e pá de lixo pendurados, assim você livra o espaço do chão.

Com todas as dicas para lavanderia pequena não há mais desculpas para não ter essa área decorada e organizada, não é mesmo?


Você pode gostar...