Closet de gesso: vantagens e desvantagens; e 41 fotos e projetos!

O closet de gesso é uma das opções e modelos quando o assunto é ter um cantinho especial para organizar roupas, calçados e acessórios.

E para quem ainda tem dúvidas de qual o melhor tipo de closet, no post elencamos as características, preço, vantagens e desvantagens do closet de gesso, além de muitas fotos e projetos para facilitar no momento de escolher o tipo de closet que você irá montar.

            Então, é hora de ficar atento a todas as dicas e descobrir se esse tipo de closet é condizente com sua proposta e espaço.

tipos e modelos

Vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • Projeto feito sob medida: o closet feito de gesso tem a vantagem de ser feito no espaço e sob medida, podendo aproveitar cada cantinho necessário e se adequando ao espaço disponível conforme as necessidades de cada usuário.
  • Custo: o preço  costuma ser bastante interessante em relação ao closet feito de móveis planejados. O modelo em gesso sai mais barato e pode ser uma economia de 30% a 40% em relação aos móveis planejados.
  • Durabilidade: o gesso é um material bastante resistente e isso faz com que o closet de gesso tenha uma vida útil longa. No entanto, se você preza pela durabilidade e resistência, alerte-se para não escolher placas acatornadas ou drywall, que são menos resistentes.
  • Permite variedade de cores: a cor do closet também pode ser escolhida no projeto em gesso. A base é sempre branca, mas o gesso pode ser pintado, e assim você pode personalizar o closet com as cores escolhidas por você.

Desvantagens:

  • Fixo: um dos pontos que torna o closet de gesso negativo é o fato de ser um projeto fixo e sem chances de mudanças. Após construído, o closet não pode ser alterado, nem mesmo as prateleiras podem ser alteradas. Por isso, no momento de escolher pelo closet de gesso, tenha em mente um projeto que seja totalmente adequado às suas necessidades.
  • Sujeira que gera na instalação: estamos falando de uma obra com gesso, e é possível que você já imagine que isso gera um pouquinho de sujeira e pó durante a instalação, o que é uma desvantagem em relação a outros tipos de closet.

Quanto custa? #Preço

Se você está considerando um closet de gesso, mas não sabe quanto custa o projeto. Saiba que apesar de um closet planejado, essa é uma opção com preço mais amigável.

O preço médio de um closet feito de gesso é a partir de R$ 1500, mas esse valor pode variar muito de acordo com o tamanho do closet, e as divisórias que fazem parte do seu projeto.

Projetos e Fotos de Closet de Gesso

Pequeno 

Para quem tem pouco espaço, vale a pena se inspirar em um closet pequeno, mas que atenda a todas as suas necessidades.

Para aproveitar melhor o pouco espaço disponível, vale aproveitar o espaço vertical e assim fazer mais divisórias para cima, e mesmo que o acesso seja mais difícil nas partes mais altas, vale deixar essas áreas com itens menos utilizados.

closet pequeno

Uma das propostas para closet pequeno é este projeto. Aqui o cômodo disponível para o móvel é realmente pequeno, e a proposta para aproveitar ao máximo o espaço foi de criar apenas um corredor central entre as prateleiras.

No projeto, a aposta foi por inserir um gaveteiro de madeira, o que mais repartições ao closet.

Outro detalhe do projeto foi o acabamento trabalhado em gesso ao final do closet, formando uma moldura linda no closet.

Mais fotos

modelo com iluminação

closet chic e pequeno

O cabideiro instalado no closet permite pendurar as roupas

closet com espelho de parede

A cômoda de madeira completa o closet, e cria um espaço com gavetas

modelo closet masculino

projetos closet pequeno

Grande

Se você tem bastante espaço disponível, esse não será um problema.

No entanto, ter um closet grande não significa ter um projeto perfeito, pelo contrário; mesmo com um closet espaçoso é preciso considerar quais as suas necessidades e assim adaptar o projeto, de modo que o closet de gesso grande não seja apenas um “elefante branco” e que não atenda suas prioridades.

closet grandecloset com gavetas

Este projeto mostra um closet de gesso de causar inveja.

O amplo espaço do cômodo permitiu projetar um modelo de closet bem amplo e composto por várias divisórias, como gavetas, espaços com cabideiros, nichos superiores para guardar itens maiores, prateleiras mais finas – ideal para calçados.

O modelo ainda ganhou moldura frisada na parte de cima e de baixo, dando um acabamento mais delicado ao closet.

Mais fotos

projeto 3D

O projeto mostra um closet repleto de cabideiros

closet com penteadeira

Ao lado da sapateira, o espaço para a penteadeira espelhada

closet grande com sapateira

O móvel central é de madeira com tampo de espelho

projetos de closet grande

Simples

Para quem não está considerando gastar muito no projeto de closet de gesso, pode aproveitar os tempos de economia para apostar em um projeto simples, barato e eficiente.

E se você vai seguir essa linha, é preciso considerar o que é eficiente para você – colocar ou não cabideiros, incluir sapateira, criar divisórias menores.

Então, elenque seus pontos principais para o closet de gesso, e assim vale ir fazendo ajustes necessários para um projeto simples e dentro do orçamento.

closet pequeno e simples

Como inspiração de um closet simples, este projeto é perfeito.

No espaço, o closet simples e pequeno foi prioridade; e as divisórias com prateleiras formando nichos é o que define esse tipo de closet.

Na parte central, os nichos são ainda menores, e ideais para guardar acessórios, com bolsas ou caixinhas organizadoras.

Mais fotos

projeto closet simples

O projeto conta com um puff central

closet barato e simples

Os sapatos na parede ficam em destaque

closet simples com cabideiro

Cabideiros compõem o closet

closet simples com gavetas

As gavetas foram feitas em madeira

divisórias closet

Com sapateira 

No projeto do closet de gesso vale escolher variados modelos e estilos de closet, e uma dessas propostas é o modelo com sapateira.

Esse espaço destinado aos calçados é perfeito para manter tudo organizado, e incluir ao closet um espaço exclusivo só para manter os sapatos.

closet pequeno com sapateira

Entre as inúmeras ideias de closet de gesso com sapateira, este projeto é uma das inspirações.

Aqui o espaço pequeno, determinou por um closet também pequeno, e que a sapateira foi projetado em um cantinho do ambiente, mas que mantém tudo visível e organizado.

O espaço entre as prateleiras da sapateira tem altura suficiente para os calçados com salto, e isso é primordial no closet feminino.

 

Mais fotos

closet com bancada

A bancada central tem tampo de madeira

papel de parede closet

organização closet

As caixas organizadoras ocupam os nichos

modelos com sapateira

Com portas / cortina

Em geral os closets são completamente abertos, mas nada impede de ter um closet fechado, o que é uma vantagem, já que não deixa as roupas expostas acumularem pelinhos e os acessórios ficarem empoeirados.

Além de não acumular poeira, a vantagem de usar cortinas e portas ainda ajuda a esconder possíveis baguncinhas, exceto se as portas forem de vidro, que garante a visão total do closet.

 modelo com porta de correr

Um modelo de closet de gesso com porta é este projeto.

No modelo as divisórias e a base do closet foi toda feita de gesso, e as gavetas são de madeira.

Para completar, a aposta foi pela porta de correr em madeira branca, o que mantém a harmonia com o closet, e é capaz de mantê-lo fechado.

 

Mais fotos

closet com cortina

No beiral da cortina, iluminação embutida

armário de gesso

modelo com porta de vidro

As portas de vidro deixam o closet visível

modelos com cortina ou porta

 

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens do closet de gesso, e já tem muita inspiração de modelos e projetos desse tipo de closet, já pode considerar o modelo para o seu projeto.

Você pode gostar...