Área de Serviço Planejada: Dicas, Inspirações e Projetos Grátis!

Os móveis planejados são uma excelente alternativa para driblar a faltar de espaço e adequar melhor o projeto. E entre os ambientes em que o móvel sob medida pode fazer total diferença, está a área de serviço planejada.

O espaço destinado para a lavanderia e tantas outras funções costuma não ser muito amplo, e ter móveis planejados nesta área pode ser uma solução para aproveitar melhor o espaço e ainda criar divisões e estruturas que sejam adequadas para a sua necessidade.

Quer saber como fazer uma área de serviço planejada e dicas para os móveis e estilos? É só seguir as orientações do post e ter uma lavanderia organizada e perfeita.

lavanderia planejada

Dicas para aproveitar o espaço com móveis planejados

  • Balcão sobre a máquina de lavar: uma das soluções para aproveitar melhor o espaço na lavanderia pequena é fazer um balcão passando sobre a máquina de lavar. Para isso é necessário que a máquina tenha abertura frontal, e assim o balcão pode servir de apoio para as tarefas na área de serviço.

lavanderia com bancada

  • Armários aéreos: os armários suspensos são excelentes alternativas para driblar a falta de espaço do ambiente. Aproveitar o espaço vertical é ótimo e ainda deixa os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais de estimação.

armários planejados

  • Móveis escondidos: para não deixar o ambiente muito cheio de móveis, aposte em um projeto de área de serviço planejada onde os móveis sejam multifunções e fiquem escondidos quando não estão em uso. Por exemplo: a tábua de passar roupa pode ser retrátil; ou o balcão pode ter uma tampa que esconde o tanque.

móveis planejados multifunções

  • Lavanderia embutida: uma das possibilidades é investir em modelos de lavanderias bem diferentes como as versões embutidas. A área de serviço pode ficar escondida em um armário com móveis planejados e assim não fica aparente quando não está em uso.

lavandeira embutida/ escondida

 

Projetos de área de serviço planejada:

Móveis em L

armário em L

A prateleira tem cabideiro embaixo

Conseguir aproveitar cada cantinho do espaço é uma das vantagens da área de serviço planejada, e neste caso a proposta foi por um projeto com armários de canto, aproveitando assim o espaço entre as duas paredes. Além do armário de canto, o projeto ainda inclui prateleiras em L, que ficam acima do armário e disponibilizam mais espaço na organização da lavanderia.

lavanderia grande

A bancada de granito compõe os armários

Com um espaço maior, este projeto aproveitou todo o ambiente da lavadeira para fazer armários que seguem o estilo em L. Na proposta ainda tem o uso de armários suspensos e prateleiras, que aproveitam o espaço vertical do ambiente e assim criam mais área para a guardar produtos e materiais na área de serviço.

 

Mais fotos

armário de canto

Plantas decoram a lavanderia

lavanderia em L pequena

No ambiente, a aposta foi por armários brancos com bancada preta

Na lavanderia, ainda há aparelho condensador do ar condicionado e aparelho de gás encanado

Na lavanderia há aparelho condensador do ar condicionado e aparelho de gás encanado

Lavanderia corredor 

lavanderia corredor apartamento

Se você enfrenta o problema de ter uma lavandeira estreita, ao estilo corredor, a proposta de uma área de serviço planejada é ideal para aproveitar melhor o pequeno espaço. Neste projeto, a aposta foi por fazer todos os móveis em uma só parede, disponibilizando assim um caminho para circulação na área de serviço.

pastilha lavanderia

As pastilhas coloridas revestem parte das paredes do ambiente

Neste projeto, de área de serviço corredor a mesma ideia de manter os móveis em uma só parede foi mantida. Neste caso, a ideia foi de usar a parede com janela e assim fazer armários mais baixos, que não atrapalhem a abertura da janela e a entrada de luz no ambiente.

 

Mais fotos

cortina lavanderia

A janela tem cortina veneziana

área de serviço decorada

Quadros decoram a lavanderia

lavanderia moderna

O piso de granito preto reveste o ambiente

Muito pequena para apartamento

lavanderia apartamento pequeno

Se você precisa de inspiração de móveis planejados para apartamento pequeno, essa lavanderia é uma ótima proposta para aproveitar o espaço reduzido da área de serviço. No projeto, a proposta foi de usar uma máquina lava e seca com abertura frontal, o que permite fazer uma bancada sobre a máquina e assim criar um balcão de apoio. Os armários planejados foram adicionados ao lado da máquina de lavar, e assim criam espaços para manter o ambiente organizado.

 

lavanderia pequena e moderna

O nicho no armário serviu de apoio para a decoração com vasinhos de plantas

Nesta proposta para a área de serviço planejada o pequeno espaço ganhou máquina de lavar com balcão sobreposto e armários aéreos aproveitando o espaço vertical. Outra ideia foi de usar uma base de madeira que esconde a abertura do tanque e dá mais estilo para o ambiente.

 

Mais fotos

ladrilho hidráulico decoração

Ladrilhos hidráulicos revestem o piso e a parede

decoração moderna

lavanderia planejada preta

Armários pretos compõem o ambiente

Espaçosa com despensa

lavanderia com despensa

A proposta aqui foi de dividir a área de serviço planejada com uma a despensa para mantimentos. No projeto, os armários foram planejados ao estilo de estantes abertas e deixam os alimentos visíveis. Algumas gavetas também foram adicionadas aos móveis para itens menores.

 

área de serviço e despensa

Os cestos ajudam a manter organizada o armário de mantimentos

Nesta proposta de móveis planejados para a lavandeira a ideia foi de fazer a área de serviço em uma das paredes e usar a parede de frente para o móvel planejado que funciona com despensa. Pequenas prateleiras formam divisões no móvel e cestas e outros utensílios ajudam a criar espaços menores e manter os mantimentos separados.

 

Mais fotos

despensa moderna lavanderia

As separações de vidro dividem o espaço da lavanderia com a despensa

lavanderia embutida com despensa

despensa na lavanderia

Os armários com divisórias permitem organizar melhor os mantimentos

Com cozinha junto

cozinha planejada

O espelho na parede amplia o ambiente

Se você mora em apartamento em que não há espaço para a área de serviço, ou quer aproveitar a área para ampliar a cozinha, uma das propostas é fazer uma cozinha com lavanderia. Para unir os dois ambientes, aposte em um projeto em que a máquina de lavar seja incluída na cozinha, como nesta proposta. Aqui o balcão da cozinha se estende ao lado do fogão e cobre a máquina com abertura frontal.

 

móveis planejados cozinha apartamento

Ladrilhos hidráulicos decoram a parede da cozinha

Neste projeto de cozinha e área de serviço juntas, os móveis planejados foram essenciais para deixar o resultado agradável. Os balcões e armários seguem até o espaço destinado para a máquina de lavar com abertura frontal, e o resultado fica ótima, já que os ambientes integrados ficam em total harmonia.

 

Mais fotos

cozinha pequena com lavanderia

A bancada branca é moderna

área de serviço e cozinha juntas

cozinha planejada com máquina de lavar roupas

Os armários em cinza deixam o projeto moderno

 Externa com churrasqueira

área de churrasqueira com lavandeira

A churrasqueira pré-moldada foi a escolha para o projeto

Se  ideia é de aproveitar o espaço externo para fazer a lavanderia, uma das ideias é incluir a área de serviço planejado junto da churrasqueira. Nesta proposta a bancada com pia serve de apoio ao lado da churrasqueira; e a mesma bancada se estende e forma um nicho para o encaixe da máquina de lavar roupa com abertura frontal.

edícula com lavandeira e churrasqueira

Os ladrilhos coloridos formam uma faixa na parede

Nesta ideia, a edícula ao fundo da casa serve como área de lazer com churrasqueira e ainda divide espaço com a área de serviço. A máquina de lavar e o tanquinho foram posicionados entre os armários planejados e a bancada, que conta com pia para a parte da churrasqueira e tanque para a área da lavanderia.

 

Mais fotos

churrasqueira e área de serviço

No chão, piso que imita madeira

área gourmet com lavanderia

A máquina de lavar fica escondida no armário planejado

externa com churrasqueira

A porta de correr permite a abertura para a área da churrasqueira ou para a lavanderia

 

Projetos para área de serviço planejada

 

 

 

Agora que você já tem dicas e ideias para a área de serviço planejada, é só escolher um estilo de projeto que melhor se adapta ao seu espaço e ter um ambiente organizado e prático para as tarefas do dia a dia.

Você pode gostar...