Guia do Ofurô para Bebê – Modelos, Dicas & Vantagens Terapêuticas!

A banheira de bebê é um item essencial na lista do enxoval, afinal é um acessório que facilita e muito a hora do banho do baby, mas hoje em dia existem inúmeros modelos de banheiras, e uma delas é o ofurô para bebê.

O ofurô para bebê é um estilo de banheira diferenciado, pois é mais compacto lembrando até mesmo um balde. Mas esse tipo de banheirinha ainda gera muitas dúvidas e até mesmo controvérsias, e hoje o post vem esclarecer essas dúvidas e apontar as vantagens e desvantagens desse item do enxoval de bebê.

dicas

 

Sobre o Ofurô para Bebê

O que é? #características

O ofurô para bebê é uma variação da tradicional banheira para um item menor, que chega a lembrar um balde ou até mesmo uma bacia, nos modelos em madeira.

Esse formato não é a toa, já que o design compacto traz a lembrança intrauterina ao bebê, que fica em uma posição bem similar a de quando ainda era um feto.

Sendo assim, o ofurô para bebê é um tipo de banheiro em formato de balde, que é mais compacto e pode ajudar a tranquilizar o bebê no momento do banho.

Por que Usar: Vantagens Terapêuticas

A principal vantagem de usar o ofurô para bebê está no fato de formato ser mais anatômico e deixar o bebê em posição intrauterina, trazendo uma lembrança para esse, que se sente mais tranquilo na hora do banho.

E além disso, o banho de ofurô para bebê ainda traz outros benefícios como:

  • Ajuda a relaxar o corpo;
  • É um ótimo incentivo para começar o relaxamento para a hora da soneca ou noite de sono;
  • Deixa o bebê mais tranquilo e seguro;
  • Auxilia a tranquilizar o bebê em dias que está mais irritadinho.

Qual a Idade Adequada para Uso?

A idade adequada para o banho de ofurô em bebê é a partir do nascimento, o que ajuda a fazer a transição do bebê da vida intrauterina para o mundo, com lembranças relaxantes de quando ainda estava no útero.

O banho no recém-nascido em ofurô já se tornou uma prática bem comum, até mesmo porque hoje em dia já é comum que algumas maternidades optem por esse banho relaxante nos primeiros dias de vida após o parto, o que ajuda o bebê a ter um momento mais próximo da vida intrauterina.

O banho relaxante em ofurô é uma prática recomendada a partir do primeiro dia de vida, e pode se estender até os 6 meses como uma maneira de deixar o bebê relaxado e com a lembrança da vida no útero.

No entanto, depois dos 6 meses também existem modelos de ofurô infantis, que são um pouco maiores e podem render bons e relaxantes banhos a bebês e crianças.

Qual a Temperatura Recomendada?

A pele do bebê é muito sensível e por isso é preciso tomar bastante cuidado com a temperatura da água durante o banho.

No entanto, para o banho de ofurô do bebê, a ideia da temperatura vai bem mais além e tem como ideia uma temperatura próxima a do corpo, variando entre 36 e 37º C e ajudando a deixar o bebê mais relaxado na hora do banho, sem que a água fique quente ou fria demais, mas na mesma média da temperatura corporal.

 

Cuidados e Perigos

Apesar de ser uma ótima maneira para fazer com que o bebê relaxe, o banho de ofurô requer alguns alertas, como:

  • Cuidado com baldes: com o banho em um acessório que parece um balde, é preciso tomar cuidado com baldes de limpeza e com roupas de molho em locais baixos, já que a criança pode assimilar o balde com o momento relaxante do banho e tentar entrar de cabeça, podendo causar asfixia no bebê. É claro, que isso pode acontecer quando o bebê começa a engatinhar e ter mais liberdade pela casa, por isso, é bom ficar alerta e nunca deixar baldes no alcance dos bebês.
  • Segurança no banho: na hora do banho é preciso que os pais treinem a técnica de segurar o bebê para que ele não escorregue dentro do ofurô e venha a se afogar, por isso, peça instruções ainda na maternidade ou até mesmo para o pediatra da criança.

como dar banho bebê

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

E depois de ver tantas possibilidades e vantagens do uso do ofurô para bebê, separamos uma lista com dicas de lojas para comprar online e vários modelos com seus preços.

onde comprar

Links para comprar: Azul Burigotto / Rosa / Baby Tub Evolution

modelos e preços

Links para comprar:  Baby Tub Ofurô / Safety / Princesas

lojas para comprar

Links para comprar:Em madeira / Sanremo / Com assento

preços

Links para comprar: Burigotto / Coroa / Baby Tub

 

*Os preços e disponibilidade dos produtos foram verificados dia 29/01/2018.

Fotos e Modelos de Ofurô para Bebê

Em Madeira 

Há muitos estilos de banheiras para bebê, e uma dessas versões é o ofurô em madeira para bebês.

Esse tipo de item lembra uma bacia em madeira e pode ser bem similar a um clássico ofurô japonês.

A vantagem do ofurô para bebê em madeira está no fato de ser um item lindo para compor o projeto do quartinho e do banheiro do bebê.

No entanto, esse item requer um bom acabamento da madeira interna evitando que o material irrite a pele do bebê.

Entre as desvantagens, está o fato de ser uma peça menos portátil que um ofurô de plástico, e pelo preço que é mais elevado que outros modelos.

banheiro infantil decorado

O banheiro de bebê traz o ofurô sobre uma bancada elevada

ofurô de madeira

banheiro quarto de bebê

O banheiro colorido faz parte do projeto do quarto de bebê

decoração banheiro infantil

O ofurô de madeira é destaque no banheiro infantil

ofurô de madeira infantil

O modelo em madeira tem detalhe de sapo

banheiro bebê

quarto de bebê azul

O ofurô fica integrado ao quartinho

banheira de madeira

O modelo maior é ideal para bebês que já estão mais crescidinhos

De Plástico 

O ofurô de plástico para bebê é sem dúvida uma das versões mais usadas, isso porque costuma ser mais em conta e até mais fácil de utilizar pela praticidade, o que permite que o banho seja no banheiro ou até mesmo no quartinho.

O ofurô plástico não pode ser substituído por um balde de limpeza, isso porque o balde não tem tanta perfeição nos acabamentos, o que pode vir a machucar a pele sensível do bebê.

Entre os modelos de plástico, há inúmeras variações, desde versões mais simples em plástico transparente, até modelos com assento para os bebês, o que deixa a peça mais anatômica.

baby tub

O modelo grande é ideal para bebês que já tenham mais sustentação

ofurô baby tub

O modelo é indicado para a idade de 1 a 4 anos

modelo simples

Esse modelo é simples e funcional

modelos baby tub

Os modelos em plástico podem ser encontrados para diversas idades

ofurô plástico

O modelo transparente permite visualizar se o bebê está na posição ideal

ofurô decorado

Com Suporte

Outra versão são os modelos de ofurô para bebê com suporte.

Esse tipo de peça traz junto um suporte que pode ser usado para elevar o ofurô e deixar o item a altura dos pais, evitando que os pais precisem ficar agachados durante todo o banho relaxante do bebê.

Este tipo de acessório pode ser vendido em conjunto com o ofurô ou adquirido separado, mas neste caso é preciso ter atenção se o encaixe é compatível com o ofurô utilizado.

Para escolher o suporte é preciso bastante atenção, de modo a escolher um modelo que seja bem estável e que evite qualquer acidente na hora do banho do bebê.

ofurô de madeira com suporte

O modelo de madeira tem suporte metálico com rodinhas

ofurô com suporte MDF

A base em MDF serve de suporte

suporte para ofurô

O ofurô tem suporte de metal

ofurô com suporte

 

Como Dar Banho no Ofurô: Passo a Passo

banho passo a passo

  1. Coloque água (temperatura entre 36 e 37º C) até a metade do balde ou conforme a orientação máxima indicada pelo item;
  2. Coloque o bebê no ofurô com as pernas encolhidas, como posição fetal, até que a água chegue na altura dos ombros;
  3. Com cuidado, segure o bebê pela cabecinha e deixe-o relaxar durante o tempo na água;
  4. Não exceda o tempo de banho relaxante em mais que 15 minutos, pois a pele do bebê ainda é muito sensível para ficar tanto tempo em contato com a água.

 

Dica: o banho de ofurô para bebê é apenas uma técnica relaxante e não um banho higiênico, por isso, o ideal antes é dar um banho de banheira, o que é mais fácil para os pais para ensaboar a criança.

 

 

Agora é só escolher o seu acessório preferido e tornar a hora do banho do baby um momento prazeroso e de relaxamento.

Você pode gostar...