Lago de Peixes no Jardim: como fazer o seu + 20 fotos incríveis para se inspirar!

O jardim é o lugar da casa ideal para relaxar e curtir com a família e amigos. Para completar e decorar esse espaço por que não apostar em um lago de peixes? Cria um ambiente acolhedor e em contato com a natureza!

Fotos e Ideias de Lago de Peixes no Jardim

Existem muitas formas para criar um lago com peixes. Você pode adaptar de acordo com o seu estilo e a arquitetura da casa. Além disso, o tamanho não é problema! O lago pode ser desenhado de acordo com o espaço disponível.

Confira algumas ideias!

Lagos Pequenos

Lago de peixes no jardim contra a parede da casa

Mesmo com pouco espaço é possível criar um lago com peixes bem bacana, com bastante decoração com plantas e pedras decorativas. No entanto, em lago menores, você não pode ter muitos peixes, já que se tiver excesso, eles podem sugar todo o oxigênio, comprometendo todo o ecossistema do lago.

Lago com peixes pequeno com decoração com pedras

Esse projeto optou apenas por decorar o lago com pedras maiores, deixando poucas plantas em volta.

Com Jardim Vertical

Lago com peixes pequeno no canto com jardim vertical

Reparou no painel de madeira ao lado? Ele contrastou com o verde do jardim vertical e criou um ambiente convidativo e rústico!

O lago com peixes foi feito em um canto do jardim e para aproveitar ainda mais cada área do pequeno espaço, aplicaram um jardim vertical como elemento decorativo!

Lago com peixes com jardim vertical sobre uma estrutura de madeira acinzentada

Nesta proposta, também foi aplicado um jardim vertical, mas para enquadrar o lago de peixes, ele foi feito sobre uma estrutura de madeira acinzentada.

Com Deque

Outro elemento decorativo que pode ser aplicado em um lago com peixes é um deque. Você pode aplicar essa estrutura tanto em áreas menores quanto maiores!

Lago com peixes grande em jardim com um deque e plantas em volta

O deque é um ótima opção para ocupar o espaço sem deixar de aproveitá-lo, já que ele possibilita admirar o lago em qualquer ângulo!

Lago com peixes pequeno com deque em volta

Neste projeto, em vez das tradicionais pedras para delimitar o lago, o deque ganhou essa função e complementou a decoração!

Lago com peixes com deque e cascata como elementos decorativos

Neste projeto, o lago não só ganhou um deque, mas também um cascata de pedras que se camuflou com a estrutura a sua volta

Com Cascata

Se quiser você pode aplicar cascatas no seu projeto de lago. A cascata pode se misturar a decoração ou pode ganhar mais destaque como um única estrutura.

Lago com peixes com decoração de pedra e cascata unidas

Lago com peixes e cascata em destaque aplicada na parede

Neste projeto, a decoração é mais clean. Para isso, foi aplicado uma cascata (sem uma grande estrutura) sobre a parede e plantas e pequenas árvores com menos volume.

Lago de peixes com cascata com fonte cachoeira

As cascatas também podem ser boas opções para projetos mais modernos. Para isso, aplique fonte de água no estilo mais “cachoeira”, ou seja, a água cai de forma mais “reta” e escolha modelos de cascatas com menos adereços.

Lago com peixes na entrada da casa com cascata sobre um painel de pedras

Neste projeto, a parede coberta com pedras deixou a cascata quase passar desapercebida. Uma boa opção para criar um ambiente mais moderno

Lagos Maiores

Se você tiver um grande espaço, o lago de peixes pode decorar o seu jardim, sendo o centro do projeto ou apenas complementando estruturas principais.

Lago com peixes grande no centro do jardim

Neste projeto, o lago com peixes ficou no centro. Para aproveitá-lo foi aplicado um deque ao redor e um pequeno espaço para relaxar!

Lago de peixes no jardim que fica ao redor da estrutura principal

Como neste projeto, você pode criar um lago com peixes que apenas complementa a decoração principal, que neste caso é o gazebo em madeira. O lago ajuda a criar um ambiente bem convidativo e relaxante!

Lago com peixes com ponte que liga os ambientes

O lago também é uma ótima opção para quem quer dividir ambiente no seu jardim. Além disso, você pode apostar em uma pequena ponte para fazer a ligação. É funcional e charmoso!

Lago com peixes no jardim com ponte discreta

Neste projeto, a ponte passa desapercebida, já que seguiu o mesmo estilo da trilha de pedras pelo jardim

Estilo Aquário

Para os fãs de projetos que fogem do tradicional, podem apostar em um lago no estilo “tanque”. Além de criar um visual bem diferente e moderno.

Lago com peixes no jardim com aparência de aquário

Um lago com aparência de aquário também é uma boa opção para quem tem pouco espaço e quer destacar os peixes em vez da decoração ao redor.

Lago com peixes grande no jardim com estilo de tanque

Neste projeto, o lago do tipo tanque foi feito acima do nível do terreno, assim ganhou destaque no ambiente e realçou as estruturas que imitam rochas. Criou um ambiente bem semelhante ao natural!

Lago com peixes submerso com estilo aquário

Neste projeto, o lago com peixes ficou submerso e bem discreto. Para destacar a estrutura de tanque, apenas um dos lados é possível observar o peixinhos!

Como Fazer um Lago de Peixes Artificial

O primeiro passo é escolher um local adequado para o lago no seu jardim. A área deve ficar longe de árvores, já que as raízes podem atrapalhar e além disso, você evita dor de cabeça de ficar limpando as folhas que caem na água.

Outro ponto importante é a profundidade. O lago deve ter uma profundidade mínima de 60cm e máxima de 1m20cm. Essas medidas possibilitam um conforto aos peixes.

Materiais

Existem dois tipos de materiais que podem ser usados no seu lago artificial de peixes: o pré-fabricado e do tela.

A instalação dos pré-fabricados são mais simples, já que só é necessário cavar o buraco e instalar. Além disso, eles são feitos de materiais bem resistentes.

Lago de peixes no jardim com estilo japonês

No entanto, quem procura um design mais personalizado, sem ficar refém dos modelos feitos, os de tela são os mais indicados. Eles são feitos de tela impermeável em PVC durável.

Instalação

Se você escolheu fazer o seu próprio lago de peixes com a tela, você deve primeiro cavar a área que deseja (levando em consideração a profundidade). Você deve retirar todas as pedras e cascalhos para evitar que furem a tela!

Instalação com tela de um lago de peixes no jardim

Em seguida, você deve fazer os assentamentos antes de instalar a tela. Outro ponto importante é que a tela deve ter um tamanho maior que a área do lago em si. Confira todo o passo a passo nesse link!

Peixes

Você deve esperar pelo menos um dia antes de instalar os peixes no lago. Além disso, você deve colocá-los aos poucos, nunca todos juntos!

Algumas das espécies mais comuns são: peixes-dourados, peixe-cometa, carpa japonesa e rutilo.

Lago artificial com peixes vermelho

 

Quer conhecer outras opções de lagos artificiais no jardim? Confira muitas ideias, dicas e passo a passo para criar o seu!

Você pode gostar...