Encanamento de piscina【2024】► Como fazer e planejar?

O sonho da piscina em casa é um desejo muitas pessoas, mas para garantir o lazer é preciso se planejar para a instalação e dar atenção especial ao encanamento de piscina, de modo que o projeto seja desenvolvido adequadamente para não enfrentar problemas como vazamentos futuros.

Para fazer encanamento de piscina é preciso ter conhecimento e saber tudo o que é necessário para o projeto, e para tirar algumas dúvidas e mostrar como é feita a instalação da piscina, trouxemos dicas e passo a passo.

 

Dicas para fazer encanamento de piscina

Projeto hidráulico

A elaboração de um projeto hidráulico é indispensável para que a instalação da piscina seja feita da maneira correta.

O projeto hidráulico aponta posição dos tubos, conexões, distâncias e garante mais segurança no processo de montagem do sistema de água.

O desenvolvimento de um bom projeto hidráulico também reduz desperdícios e pode evitar vazamentos futuros.

A elaboração do projeto hidráulico costuma ser feita por um engenheiro civil com especialização em instalações hidrossanitárias, profissional com conhecimentos adequados para elaborar um bom projeto e garantir que a instalação da piscina não traga problemas.

1 dicas para fazer encanamento de piscina Jonatas Alexandre

Via: Jonatas Alexandre

2 esquema de encamento piscina Tudo Construcao

Via: Tudo Construção

3 dicas instalacao piscina Piscina Facil

Via: Piscina Fácil

Bomba

O processo de encanamento e instalação de piscina também deve reservar um tempo para definição da escolha da bomba, equipamento que auxilia nos processos de manutenção da piscina, mantendo-a limpa e participando de outras etapas como filtragem e drenagem.

A instalação da bomba da piscina deve respeitar o nível do terreno e a recomendação é de que a bomba não fique em área desnivelada.

Para definir a bomba correta que fará parte do projeto da piscina, reunimos alguns critérios que devem ser analisados para a escolha do equipamento.

  • Volume: a litragem do reservatório é um fator que pode influenciar na escolha da bomba, por isso, é importante analisar se o equipamento tem potência adequada para o tamanho da piscina.
  • Decibéis: durante a escolha da bomba para piscina, é importante se atentar a emissão de decibéis pelo equipamento, garantindo que a bomba não gere ruídos demasiadamente e tire a tranquilidade da área da piscina.
  • Durabilidade: a escolha do equipamento também deve levar em conta a matéria-prima utilizada nos componentes da bomba, tendo como preferência um equipamento que seja resistente e com materiais que possam ficar expostos a umidade e calor.
4 dicas sobre piscina Blog HTH

Via: Blog HTH

Instalação

O processo de instalação e encanamento de piscina requer atenção especial, e para evitar problemas, elencamos dicas para que a instalação seja um sucesso.

  • Evite que a tubulação da piscina seja muito extensa, o que pode fazer com que haja entrada de ar no encanamento e cause problemas.
  • Faça a instalação de tubos distintos para o descarte o aproveitamento da água.
  • Utilize conexões e materiais anticorrosivos, evitando possíveis vazamentos a longo prazo.
5 dicas para fazer encanamento de piscina Piscinas

Via: Piscinas.com

Materiais e itens para encanamento de piscina

Para ter conhecimento sobre os materiais utilizados no processo de encanamento de piscina, trouxemos uma lista com itens que são necessários para o funcionamento adequado da piscina.

  • Filtro,
  • Ralos de fundo,
  • Dutos de entrada e saída de água.
6 dicas encanamento piscina Tudo Construcao

Via: Tudo Construção

  • Retorno,
  • Bomba,
  • Dreno,
7 dicas piscina Trata Piscina

Via: Trata Piscina

  • Skimmer,
  • Tubulações e canos.
8 instalacao encanamento piscina WGSOL

Via: WGSOL

Como fazer encanamento de piscina? – Passo a passo

Para fazer a instalação do encanamento de piscina, trouxemos um passo a passo que você pode assistir de maneira mais completa clicando aqui para acessar o vídeo.

  • Instalar 3 bicos de retorno nas paredes, com distância de 30 a 50 cm da borda – 2 bicos em uma mesma parede (maior) e outro em uma parede perpendicular (menor). O bico sozinho é responsável por mandar sujeira do fundo da piscina, que deve estar na parede oposta;
  • Instalar bico de aspiração no mesmo nível do bico de retorno, na parede maior, e preferencialmente, no centro da piscina
  • Instalar lâmpadas na lateral maior, junto com bicos de retorno e bico de aspiração. Lâmpadas devem ser instaladas em uma distância de 50 a 60 cm da borda;
  • Fazer instalação dos canos nos furos e realizar o restante da instalação com canos e ligação na bomba.

 

Agora que você já tem mais conhecimento sobre o assunto, já pode dedicar a atenção necessária para a instalação da piscina, mas sem deixar de contratar profissionais com experiência e conhecimento para que o projeto seja um sucesso!

Você pode gostar...