Como construir uma piscina: veja dicas e passo a passo completo!


Você sabe como construir uma piscina passo a passo? É bem provável que a sua resposta seja não, afinal esse processo não é tão conhecido. E se você está considerando ter uma piscina em casa, é bom conhecer um pouquinho mais das etapas na fase de construção da piscina.

Ah, e mesmo que você não vá “colocar a mão na massa”, esse processo é importante para acompanhar o processo feito pelos profissionais. Assim, você pode conversar sobre o assunto e até dar algumas orientações e sugestões.

Então, vamos ao post com passo a passo de como construir uma piscina de alvenaria e de fibra, e dicas importantes no processo de instalação.

passo a passo

 

Como construir uma piscina de alvenaria

O processo de construção da piscina não é muito simples, e cada profissional pode seguir uma linha, mas no geral, esse método que separamos é um dos mais utilizados.

Entre as inúmeras variações no processo alguns itens podem influenciar, como uma piscina suspensa ou piscina de borda infinita, já que ambas possuem características um tanto diferenciadas no processo de construção.

passo a passo

O projeto mostra as etapas da construção

  • Tamanho e formato: o primeiro passo no processo de construir uma piscina de alvenaria é decidir qual será o tamanho e formato da piscina. E neste momento é preciso considerar o espaço disponível no terreno, e ponderar a realidade com suas expectativas.
  • Profundidade: outro detalhe importante que deve ser considerado é a profundidade que a piscina terá. Para isso, considere se crianças vão utilizar ou não a piscina, e também avalie o terreno para ver se no local de instalação não passa canos que podem ser danificados no processo de escavação.
  • Escavação: chegou o momento prático do processo de construção da piscina. Agora que você já tem as dimensões e formas da piscina, é preciso escavar o terreno seguindo as orientações que determinam os tamanhos. Nessa etapa, lembre-se que a estrutura ocupa um pouco de espaço, e por isso é necessário cavar um pouco mais as laterais (cerca de 15 a 20 cm a mais). Para sustentar a escavação, algumas tábuas de madeira podem auxiliar a etapa.
escavar piscina

A escavação com máquina é mais rápida

  • Queda no piso: não basta apenas seguir um método de como construir uma piscina sem considerar detalhes bem importantes. E um deles é uma pequena queda no piso direcionada para o ralo, o que torna o escoamento da água mais fácil.
  • Dutos: antes de fazer o caixote da piscina, faça todas as instalações necessárias e considere os orifícios necessários no projeto; como saída e entrada de água.
  • Estrutura com blocos: depois de cavar o buraco da piscina é hora de dar início à estrutura. Nesta etapa, faça paredes com blocos estruturais, como se fosse paredes, em todo o contorno da piscina. Em meio aos blocos use ferragens para garantir a sustentação. Uma dica nessa etapa é de fazer  uma parede dupla e o meio “recheado” de pedras britas, garantindo uma estrutura mais reforçada para a piscina*.
construir piscina de alvenaria

As paredes foram feitas com bloco estrutural

  • Impermeabilização: com as paredes e piso já prontos, é o momento de impermeabilizar essa camada. Para isso, use massa asfáltica ou argamassa impermeabilizante, de modo que evite possíveis infiltrações na estrutura.
  • Acabamento: com os dutos já instalados, paredes prontas e impermeabilizadas, é hora de partir para o acabamento da piscina. Entre as possibilidades de revestimento, as pastilhas e cerâmicas são as mais utilizadas. Depois dessa etapa finalizada, é só limpar a piscina e encher!

 

*Caso você opte por uma piscina com mais de 5 m de comprimento, é indispensável o uso de colunas na estrutura; garantindo melhor sustentação do projeto.

 

Dica: antes de dar início ao processo de como construir piscina, verifique se o terreno é irregular ou não. No caso de ser um terreno irregular, é importante considerar a instabilidade do mesmo e fazer um projeto mais reforçado; o que aumenta o custo da obra.

 

 

 

Fotos de piscinas de alvenaria

Para inspirar o projeto, separamos algumas fotos de piscinas de alvenaria de diferentes modelos e tipos de revestimentos.

piscina de alvenaria quadrada

A piscina tem formato quadrado

piscina pequena alvenaria

A piscina pequena tem bordas brancas

piscina com pastilhas

O revestimento usado foi de pastilhas azuis

piscina pequena com deck de madeira

O deck de madeira deixa o ambiente mais aconchegante

piscina de alvenaria com pastilhas

A piscina foi revestida com pastilhas

modelos de piscinas

formatos de piscinas

Como instalar uma piscina de fibra

Se você escolheu uma piscina de fibra ou as famosas piscinas Igui; também é necessário uma etapa de obras. E neste caso também separamos um passo a passo de como construir uma piscina e fazer a instalação do modelo de fibra.

  1. Escavação: nessa etapa você já deve ter decidido o modelo da piscina, e saber as dimensões exatas. Considerando essas dimensões, escave o buraco necessário para encaixar a piscina.
  2. Caixa de concreto: alguns profissionais consideram adequado fazer uma caixa de concreto, o que evita que a movimentação de terra danifique a piscina. Neste caso, siga as instruções de como construir uma piscina de alvenaria e faça a caixa respeitando os espaços necessários para dutos e instalações.
    piscina de fibra com escada

    A piscina de fibra tem escadas internas

    piscina Igui

  3. Instalação: com a caixa de concreto já pronta e seca, é hora de fazer o encaixe da fibra e finalizar as instalações para finalizar todo o processo.

instalação piscina fibra

 

Como escolher local em que vai ficar a piscina

No passo a passo de como construir uma piscina, um dos pontos importantes é verificar o local em que a piscina será instalada.

Há diversos pontos a serem considerados, e separamos uma listinha do que observar antes de iniciar a construção.

  • Incidência de sol: se você está considerando uma piscina não aquecida, é essencial considerar um local de instalação em que a piscina pegue sol, o que vai ajudar a deixar a água mais quentinha. Para as regiões mais quentes, vale deixar a piscina com incidência do sol da manhã, já que a tarde tende ser mais quente. Já as regiões com temperaturas amenas, uma das possibilidades é construir a piscina em um local com incidência do sol da tarde.
  • Vento: antes de construir considere se no local há muita corrente de vento. Lembre-se que o vento pode levar mais sujeira, como folhas, para a piscina.
  • Telhados próximos: para construir a piscina opte por um local em que não tenha telhado próximo, pois as telhas podem gerar uma fileira de pingos de água da chuva na piscina.

 

Localização e dispositivos necessários para piscina

No processo de como construir uma piscina, há alguns dispositivos que ajudam na manutenção e bom funcionamento da piscina. E para ajudar, fizemos uma seleção de itens importantes.

projeto piscina

  • Skimmer: esse dispositivo ajuda no processo de aspiração da piscina, removendo sujeitas como cabelos e folhas. O skimmer deve ser instalado na parede contrária da entrada de água e deve ser ligado à bomba. O dispositivo vai puxar a água e as impurezas e devolver a água limpa.
  • Casa de máquinas: a casa de máquinas deve ser instalada fora da piscina, mas em um local próximo, já que muitos dispositivos e dutos saem desse espaço e são ligados à piscina. Na casa de máquinas fica a bomba, e o espaço deve ser suficiente para entrar uma pessoa, afinal em muitos momentos é preciso fazer reparos, ou ligar/ desligar a bomba.
  • Entrada de água: os dutos de entrada de água são ligados a bomba, e são responsáveis por encher a piscina.
  • Dispositivo de retorno: é responsável por direcionar o fluxo de água ao skimmer, assim como promover a movimentação da água na piscina e distribuir melhor os produtos que são usados na manutenção da água limpa. Esse dispositivo deve ser instalado entre 30 e 50 cm de abaixo do nível de água.
  • Dreno de fundo/ ralo: item indispensável na piscina e dispositivo usado para escoar a água. A escolha do ralo deve ser bem cuidadosa, assim como o local de instalação, a fim de evitar que o ralo acidentes com a sucção desse dispositivo.

 

Agora que você já sabe todo o processo de como construir uma piscina passo a passo, já pode investir em um projeto e deixar a piscina pronta para a chegada do verão.

Confira também

2 Responses

  1. limpeza de piscina rj disse:

    Muito bom, obrigado

  2. Dicas by Divas disse:

    Adoreiiiii, no meu insta eu ensino a fazer uma Guilanda de natal sem gastar NADA…. olha lá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *