Pedra madeira – Características, preços e +40 ideias de uso!

A pedra madeira é um tipo de revestimento perfeito para proteger e dar um toque sofisticado a qualquer superfície. É muito comum ver projetos com esse material, seja em ambientes internos ou externos.

Com tantas ideias de uso e disponibilidade de cores, é essencial conhecer melhor a pedra madeira e suas características. Leia nosso guia completo e saiba tudo!

Pedra Madeira na decor

Um guia completo sobre pedra madeira!

A proteção de pisos e paredes depende de um revestimento. Para isso, há uma série de materiais que podem ser utilizados, desde texturas até as pedras naturais. A pedra madeira é uma dessas opções cada vez mais populares no mercado.

Muitas lojas estão se especializando nessa linha. A grande vantagem é a versatilidade, bem como a facilidade de instalação. Além disso, o resultado final é impressionante, conferindo charme a diversos projetos diferentes.

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é pedra madeira?

Como o próprio nome indica, a pedra madeira possui um aspecto semelhante a esse material. A pigmentação lembra a textura da madeira, imitando perfeitamente esse revestimento em várias superfícies.

Formada por quartzo e outros insumos, se destaca pela aparência, dando um toque rústico a qualquer projeto. De origem metamórfica, é formada por rochas já existentes na natureza. Além disso, é antiderrapante, com alta resistência, boa durabilidade e variedade de tons.

Pedra Madeira

Assim como qualquer pedra, pode ser utilizada em locais como paredes, pisos, fachadas, rampas, calçadas, entre outros. Do mesmo modo, é simples de limpar e polir, além de garantir segurança e valorizar a estética de qualquer cenário.

Para se ter ideia, alguns tipos de pedra madeira são até difíceis de encontrar, por isso precisam ser encomendados para empresas especializadas. Entretanto, é um tempo que vale a pena esperar, pois o resultado é surpreendente e muito satisfatório.

Quais suas principais características?

As características da pedra madeira são: 

  • Rocha metamórfica natural formada a partir de outras rochas;
  • Possui textura irregular, aspecto bruto e bordas serradas;
  • Disponibilidade conforme várias opções de cores;
  • Entre os minerais que formam a rocha está o quartzo, que se destaca pela resistência;
  • É durável e, desde que bem cuidada, mantém seu aspecto por anos;
  • Revestimento seguro. É antiderrapante e indicado para áreas molhadas, como piscinas e varandas;
  • Versátil – vale instalar em diferentes superfícies, em ambientes internos e externos;
  • Indicada para estilos rústicos, provençais, clássicos, entre outros.

Pedra Madeira área interna

Quais as cores existentes?

A pedra madeira possui muitas cores diferentes:

  • Amarela – é a mais tradicional, tem aspecto claro e bem próximo a madeiras decorativas;
  • Vermelha – tom forte e disposto em pedras de diferentes texturas;
  • Rosa – coloração clara geralmente em rochas de texturas serradas;
  • Branca – um tom claro e presentes em pedras com outras cores, ideal para áreas internas;
  • Verde – dá um toque rústico e natural a diversas superfícies.

Você pode escolher uma cor específica para revestir e decorar diferentes ambientes da casa. O que vale é combinar com o estilo em destaque no cômodo. Além disso, vale usar todos os tons de pedra madeira em seu projeto, de modo equilibrado e harmônico.

Pedra Madeira na decoração

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço da pedra madeira?

O material é vendido por metro quadrado. Portanto, você deve fazer cotações e orçamentos após tirar as medidas da superfície. O valor depende de vários fatores, como local, cor, tamanho, entre outros.

Em nossas pesquisas, encontramos lojas com preço a partir de 40 reais o metro quadrado. Esse preço oscila até 200 reais de acordo com a variedade da pedra madeira.

Vale destacar que esse valor é maior em comparação a outros tipos de pedras e revestimentos. Além disso, a disponibilidade não é alta (sobretudo de algumas cores), por isso a entrega pode demorar. Pesquise em várias fabricantes e lojas de materiais para construção.

A instalação deve ser feita por mão de obra especializada. Portanto, considere esse valor também. Os especialistas podem cobrar de acordo com as medidas da superfície, por empreita. Em alguns casos, a pedra deve ser entalhada antes da fixação à parede, tudo para que tenha uma boa aderência e um belo resultado.

Pedra Madeira em casas

Fotos de pedra madeira na decoração

A decoração com pedra madeira é exuberante. Veja fotos de projetos com revestimentos de várias cores. 

Amarela

A pedra madeira amarela é a mais popular do mercado, com textura bem semelhante ao material tradicional. Perfeito para dar um toque rústico ao ambiente, combinando inclusive com móveis e adereços da própria madeira. Além disso, incrementa com maestria muros e fachadas.

fotos de Pedra madeira amarela

ideias de Pedra madeira amarela

Pedra madeira amarela bruta

Pedra madeira amarela em casas

Pedra madeira amarela em churrasqueira

Pedra madeira amarela em muro

Pedra madeira amarela em muros

Pedra madeira amarela em residencias

Os filetes possuem diferentes tipos. Podem ser quadrados, redondos, retangulares, entre outros formatos.

Pedra madeira amarela grande

Pedra madeira amarela ouro

Pedra madeira amarela

Branca

O charme da pedra madeira branca valoriza qualquer projeto, principalmente em áreas externas. Filetes quadrados são os mais convencionais, fáceis de instalar em superfícies como paredes, pisos, muros e acabamentos de fachadas.

linda Pedra madeira branca

muro de Pedra madeira branca

Pedra madeira branca em area interna

Pedra madeira branca em casas

Pedra madeira branca modelos

Pedra madeira branca

projeto com Pedra madeira branca

Outras aplicações comuns da pedra branca: em garagens e calçadas. A cor mantém o ambiente claro e amplo, além de combinar com variados tipos de plantas.

Pedra madeira branca no piso

Pedra madeira branca na decor

Pedra madeira branca em calçada

Rosa

A pedra madeira rosa se destaca pela exuberância. O tom dá detalhes impressionantes ao acabamento da rocha, deixando muros, paredes, fachadas e pisos mais bonitos. É uma boa alternativa para quem procura revestimentos diferenciados, para combinar com madeira, com porcelanato, entre outros materiais em cores branco ou marrom.

casa com Pedra madeira rosa

linda Pedra madeira rosa

muro com Pedra madeira rosa

Pedra madeira rosa em calçada

Pedra madeira rosa em parede

Pedra madeira rosa em piso

Pedra madeira rosa serrada

pisos com Pedra madeira rosa

Verde

Outra variação muito cotada no mercado é a pedra madeira verde. Esse tom naturalista é indicado para compor estilos rústicos e clássicos, combinando bem com cinza, branco, bege e marrom.

São vários tons de verde, dos mais claros aos escuros, recomendados para instalação em muros, fachadas e pisos. Muitas calçadas são revestidas com essa pedra, assim como entradas de casas e estabelecimentos, em garagens, áreas de piscina, enfim. As imagens mostram ótimas ideias:

casa com Pedra madeira verde

muro com Pedra madeira verde

Pedra madeira verde em filetes

Pedra madeira verde em muros

Pedra madeira verde em parede

Pedra madeira verde no muro

Pedra madeira verde no piso

Pedra madeira verde

pedra verde madeira

Vermelha

Por fim, destacamos a pedra madeira vermelha. Essa cor forte combina inclusive com a pedra amarela, deixando a superfície mais elegante e sofisticada. Os especialistas indicam a instalação em fachadas de casas em geral.

As pedras filetadas dão um charme rústico ao ambiente, com um belo acabamento que deixa seu projeto bem diferente de outros – um verdadeiro destaque na rua, em áreas urbanas ou rurais. São muitas tendências maravilhosas!

foto de Pedra madeira vermelha

ideias de Pedra madeira vermelha

Pedra madeira vermelha 3d

Pedra madeira vermelha na fachada

Pedra madeira vermelha


De fato, a pedra madeira é uma ótima opção de insumo para várias superfícies. Que tal apostar nesse revestimento? Conte pra gente o que achou e compartilhe o conteúdo. Até mais!

Você pode gostar...