Granito Ocre Itabira – O que é, Preços e +33 Fotos de Projetos!
Você já ouviu falar em granito ocre Itabira? Essa pedra é bastante comum e pode ser usada em diferentes projetos, mas você sabe diferenciá-la de outros tipos de granito?
Se você quer conhecer mais sobre o granito ocre Itabira, no post reunimos todas as informações que você precisa saber sobre esse tipo de pedra, além de dicas e inspirações de projeto para usar essa cor de granito.
O que é o granito ocre Itabira?
Há uma ampla gama de tipos e cores de granito, e o ocre Itabira é uma das possibilidades para a pedra de origem natural.
Esse tipo de granito é originário do estado do Espírito Santo e segue a coloração de granito cinza, podendo conter pequenos grânulos em cores como amarelo, ocre, marrom e cinza, por isso, apesar do nome ocre, a pedra pode trazer tonalidades de cinza.
Essa mistura de tons mesclados garante muitas variações para a pedra de origem natural, sendo que algumas versões podem puxar mais para os tons terrosos, enquanto outras opções da pedra natural podem seguir para o cinza.
Uma das grandes vantagens desse granito é a resistência e alta durabilidade, uma vez que a pedra natural apresenta tais características.
Além da variação nos tons, a pedra ocre Itabira também pode apresentar diferentes tipos de acabamento como:
- Polido: Esse acabamento garante polimento na pedra até que a superfície fique lisa e com brilho; sendo uma ótima opção para bancadas e com o fato de ter fácil manutenção.
- Bruto: Nessa opção o acabamento tem uma forma mais natural e próxima da pedra como foi extraída, apresentando textura mais áspera e visual fosco.
- Levigado: Esse tipo de acabamento garante uma superfície alisada ou aplainada para pedra, e remete ao visual semi polido.
- Jateado: Nesse processo, o granito recebe um jato de areia o que deixa a superfície mais áspera, uma ótima alternativa para usar como pisos antiderrapantes.
- Flameado: O processo é feito à base de fogo e garante aspecto rugoso e ondulado para a pedra, garantindo aspecto mais áspero e menos escorregadio para ser utilizado em áreas externas.
- Apicoado: Esse tipo de acabamento é feito a partir de impactos, criando um aspecto poroso e uniforme para pedra natural.
Qual o preço médio do granito?
O preço do granito ocre Itabira pode variar de acordo com acabamento escolhido para a pedra, mas em média o custo dessa pedra natural fica em torno de R$ 180 a R$ 210,00 m².
Decoração com granito ocre
Banheiro com granito ocre Itabira
A resistência e alta durabilidade desse tipo de granito permite utilizá-lo em diferentes projetos, e uma das possibilidades é a pia de granito para banheiro, trazendo a pedra nesse tom de cinza para o projeto.
A ideia de projeto aqui traz um banheiro pequeno e com a bancada na coloração de granito cinza ocre, trazendo tom que mistura cinza e pequenos grânulos em nuances terrosas, para o banheiro de cores claras.
A mesma pedra natural se estende através de uma faixa, formando a rodabanca rente a pia e indo até a área próxima do box. A pedra ainda aparece como soleira na entrada do box, garantindo continuidade entre os detalhes e elementos que compõem o projeto.
Cozinha com granito ocre Itabira
Entre as variadas possibilidades de uso para a pedra natural de coloração cinza, o uso do granito na bancada da cozinha é uma das possibilidades para o projeto.
Nesse caso, a pedra natural se estende pela bancada e forma a base para o cooktop instalado sobre a pedra. Além disso, a pedra ainda foi a escolha para fazer a moldura em volta do forno embutido, de modo que a pedra se estende da bancada para a área do forno.
O uso da pedra traz um tom acinzentado para a cozinha com revestimentos brancos, e adiciona um toque de cor ao ambiente, mas sem sair da cartela de cores neutras.
Escada / Área externa com granito ocre Itabira
O granito ocre Itabira é bastante versátil e pode ser usado desde projetos internos, como escadas de granito, até mesmo em áreas externas, como detalhes ou até mesmo piso para esses espaços.
Assim, este projeto traz a ideia de usar o granito cinza ocre na área externa e como um detalhe do peitoril que acompanha a escada.
O revestimento com a pedra natural cinza dá um toque charmoso para esse detalhe e cria um acabamento para essa paredinha que fica no jardim e acompanha a escada que dá acesso para a casa.
Agora que você já sabe mais sobre essa pedra, já pode considerar incluí-la como parte do projeto de construção ou reforma, apostando no excelente custo-benefício, uma vez que essa pedra natural agrega durabilidade, resistência e beleza.