Granito Ocre Itabira – O que é, Preços e +33 Fotos de Projetos!

Você já ouviu falar em granito ocre Itabira? Essa pedra é bastante comum e pode ser usada em diferentes projetos, mas você sabe diferenciá-la de outros tipos de granito?

Se você quer conhecer mais sobre o granito ocre Itabira, no post reunimos todas as informações que você precisa saber sobre esse tipo de pedra, além de dicas e inspirações de projeto para usar essa cor de granito.

granito ocre itabira

O que é o granito ocre Itabira?

Há uma ampla gama de tipos e cores de granito, e o ocre Itabira é uma das possibilidades para a pedra de origem natural.

Esse tipo de granito é originário do estado do Espírito Santo e segue a coloração de granito cinza, podendo conter pequenos grânulos em cores como amarelo, ocre, marrom e cinza, por isso, apesar do nome ocre, a pedra pode trazer tonalidades de cinza.

Essa mistura de tons mesclados garante muitas variações para a pedra de origem natural, sendo que algumas versões podem puxar mais para os tons terrosos, enquanto outras opções da pedra natural podem seguir para o cinza.

o que e granito cinza ocre itabira

A pedra de origem natural pode apresentar variações de tons

Uma das grandes vantagens desse granito é a resistência e alta durabilidade, uma vez que a pedra natural apresenta tais características.

Além da variação nos tons, a pedra ocre Itabira também pode apresentar diferentes tipos de acabamento como:

  • Polido: Esse acabamento garante polimento na pedra até que a superfície fique lisa e com brilho; sendo uma ótima opção para bancadas e com o fato de ter fácil manutenção.
  • Bruto: Nessa opção o acabamento tem uma forma mais natural e próxima da pedra como foi extraída, apresentando textura mais áspera e visual fosco.
  • Levigado: Esse tipo de acabamento garante uma superfície alisada ou aplainada para pedra, e remete ao visual semi polido.
  • Jateado: Nesse processo, o granito recebe um jato de areia o que deixa a superfície mais áspera, uma ótima alternativa para usar como pisos antiderrapantes.
  • Flameado: O processo é feito à base de fogo e garante aspecto rugoso e ondulado para a pedra, garantindo aspecto mais áspero e menos escorregadio para ser utilizado em áreas externas.
  • Apicoado: Esse tipo de acabamento é feito a partir de impactos, criando um aspecto poroso e uniforme para pedra natural.

Qual o preço médio do granito?

O preço do granito ocre Itabira pode variar de acordo com acabamento escolhido para a pedra, mas em média o custo dessa pedra natural fica em torno de R$ 180 a R$ 210,00 m².

Decoração com granito ocre

Banheiro com granito ocre Itabira

banheiro com bancada de granito cinza ocre

A resistência e alta durabilidade desse tipo de granito permite utilizá-lo em diferentes projetos, e uma das possibilidades é a pia de granito para banheiro, trazendo a pedra nesse tom de cinza para o projeto.

A ideia de projeto aqui traz um banheiro pequeno e com a bancada na coloração de granito cinza ocre, trazendo tom que mistura cinza e pequenos grânulos em nuances terrosas, para o banheiro de cores claras.

A mesma pedra natural se estende através de uma faixa, formando a rodabanca rente a pia e indo até a área próxima do box. A pedra ainda aparece como soleira na entrada do box, garantindo continuidade entre os detalhes e elementos que compõem o projeto.

 

banheiro simples com granito cinza ocre itabira

O armário planejado combina com a cor da pedra natural

banheiro com bancada e cuba esculpida em granito ocre itabira

No banheiro, a bancada traz o charme da cuba esculpida

bancada de canto em granito cinza ocre

No projeto, a pedra natural foi usada para um pequena bancada de canto

bancada de lavabo de granito cinza ocre com cuba de apoio

A bancada de pedra natural traz cuba de apoio

banheiro com nicho embutido de granito ocre itabira

No banheiro, a pedra cinza foi usada para o nicho embutido

bancada de banheiro em granito ocre itabira

Cozinha com granito ocre Itabira

cozinha com bancada de granito cinza e fogao embutido

Entre as variadas possibilidades de uso para a pedra natural de coloração cinza, o uso do granito na bancada da cozinha é uma das possibilidades para o projeto.

Nesse caso, a pedra natural se estende pela bancada e forma a base para o cooktop instalado sobre a pedra. Além disso, a pedra ainda foi a escolha para fazer a moldura em volta do forno embutido, de modo que a pedra se estende da bancada para a área do forno.

O uso da pedra traz um tom acinzentado para a cozinha com revestimentos brancos, e adiciona um toque de cor ao ambiente, mas sem sair da cartela de cores neutras.

 

cozinha pequena com bancada cinza de granito ocre

As bancadas de granito foram a escolha para a cozinha pequena

cozinha com bancadas de granito cinza

A pedra em tom de cinza foi usada na bancada e balcão da cozinha

cozinha com bancada de granito cinza ocre e fogao embutido

Na bancada, a pedra traz recorte na área do fogão embutido

cozinha simples com bancada de granito cinza

A pedra natural segue o formato em L da bancada

cozinha com bancada e rodabanca de granito ocre itabira

cozinha com bancada de granito ocre itabira

A bancada da cozinha em granito traz fogão cooktop

cozinha com balcao de granito ocre cinza

O balcão da cozinha traz a pedra natural cinza

cozinha com granito ocre itabira

Escada / Área externa com granito ocre Itabira

peitoril externo em granito ocre itabira

O granito ocre Itabira é bastante versátil e pode ser usado desde projetos internos, como escadas de granito, até mesmo em áreas externas, como detalhes ou até mesmo piso para esses espaços.

Assim, este projeto traz a ideia de usar o granito cinza ocre na área externa e como um detalhe do peitoril que acompanha a escada.

O revestimento com a pedra natural cinza dá um toque charmoso para esse detalhe e cria um acabamento para essa paredinha que fica no jardim e acompanha a escada que dá acesso para a casa.

 

churrasqueira com moldura de granito cinza

A pedra natural foi usada na churrasqueira

churrasqueira com granito ocre itabira

A moldura em volta da churrasqueira traz a pedra natural

piscina com granito cinza itabira

O uso da pedra em volta da piscina traz acabamento mais áspero

area da churrasqueira com granito cinza ocre itabira

A pedra natural foi usada na área da churrasqueira como bancada, balcão e moldura da churrasqueira

jardim externo com granito ocre itabira

A pedra natural forma uma espécie de moldura no jardim elevado

como usar granito ocre itabira

 

Agora que você já sabe mais sobre essa pedra, já pode considerar incluí-la como parte do projeto de construção ou reforma, apostando no excelente custo-benefício, uma vez que essa pedra natural agrega durabilidade, resistência e beleza.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *