Suculentas com Flores – 6 Espécies Lindíssimas para Cultivar!

Já parou para admirar a beleza das suculentas com flores? Essas lindas plantas têm encantado diversas pessoas e estão cada vez mais populares na decoração.

Se você pretende montar um jardim em casa, é interessante contar com essas opções. A grande vantagem é a variedade de tipos. Além disso, são fáceis de cuidar.

Para saber mais sobre suculentas com flores, acompanhe o post completo.

suculentas com flores quais sao

Primeiramente, o que são suculentas?

Suculentas são plantas que acumulam água em seus tecidos, justamente para não sofrerem com os efeitos do calor ou da seca. Por isso, são comuns em locais áridos, como desertos.

Quando chove, a planta absorve essa água e armazena em seu caule, tronco, folha e até nas raízes. Assim, pode sobreviver por mais tempo. O cacto é uma espécie clássica de suculenta. Se você cortá-lo, verá o líquido escorrer.

lindas suculentas com flores

Segundo especialistas, todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Ou seja, há espécies diversas, sem espinhos, e muitas ainda podem dar flores.

Dentre as classificações, destacamos: suculentas coloridas, pendentes, mini suculentas, com flores ou de sombra. Para se ter ideia, existem mais de 6 mil tipos catalogados, cada qual com suas características.

cuidados com suculentas com flores

Tipos e espécies de suculentas com flores

Quando se trata de espécies de suculentas com flores, você encontrará uma série de versões. As cores, os tamanhos e as peculiaridades mudam bastante, por isso é importante conhecer as principais.

Em muitos casos, há pessoas que cultivam vários tipos, porque amam a variedade. Enfim, você deve saber qual é qual para ter um jardim super lindo em sua casa. Veja nossa lista.

Echeveria

A echeveria é uma planta nodulosa que apresenta uma série de versões. Elas são chamadas de rosas-de-pedra e se destacam pelo formato das folhas.

Geralmente, possuem uma haste em destaque, na qual desabrocham pequenas flores. São plantas que amam sol e acumulam bastante água. Além disso, se adaptam a diversos tipos de vasos, sendo um coringa na decoração.

O substrato também deve ser caprichado, para garantir a sobrevivência por bastante tempo. Para se ter ideia, especialistas consideram a echeveria uma das suculentas mais populares do mundo.

Echeveria como cuidar

Echeveria roxa

echeveria suculenta

Echeveria

flor Echeveria

planta Echeveria

Colar de Pérolas

Colar de pérolas é uma suculenta pendente que se destaca pelo formato arredondado. Não é à toa que tem esse nome tão específico. Se você cultivá-la em um vaso no alto, seus ramos são capazes de atingir mais de um metro de altura.

A partir de uma pequena mudinha, você pode desenvolver uma planta grande, que pode ser cultivada até em sacadas de apartamentos. Ao contrário da maioria das suculentas, a colar de pérolas ama água.

Por outro lado, exige um substrato de ótima qualidade. Suas flores são pequenas e desabrocham no topo dos raminhos. Parecem discretas, mas garantem um charme incrível à suculenta.

colar de perolas com flores

colar de perolas

como cuidar de colar de perolas suculenta

planta colar de perolas

suculenta colar de perolas

vaso com colar de perolas

Flor-de-maio

A flor-de-maio é considerada uma linda suculenta com flores. É da família dos cactos e muito comum na região da Mata Atlântica. Além disso, é um clássico em vários jardins, perfeita para cultivo em vasos e cachepots.

Assim como a orquídea, esse suculenta usa o tronco como suporte. Mas ela também pode ser desenvolvida em vasos para embelezar o ambiente. Gosta de solos drenados, não tolera regas frequentes e não gosta de receber luz do sol diretamente.

As flores são lindas e a planta merece ser bem nutrida para evitar a morte após o florescimento. Com os cuidados necessários, a flor-de-maio pode deixar o seu jardim ainda mais vivo.

como cuidar de flor de maio

especie de flor de maio

flor de maio planta

flor de maio

modelo de flor de maio

vaso com flor de maio

Jade

Jade ou planta Jade é uma suculenta famosa. Tem origem africana e se popularizou como a árvore da amizade. Versátil, gosta tanto do sol direto quanto da meia-sombra. Sendo assim, pode ser cultivada em vasos ou diretamente no jardim externo.

Outra característica incrível da jade é a capacidade de se adaptar à seca. Ela armazena muita água e vive bastante tempo sem regas. Também tem forte adaptação ao solo e não exige grandes cuidados com adubação.

Você vai amar ter essa suculenta com folhas bem verdes e um tronco robusto. Já as flores são pequenas e esbranquiçadas, um verdadeiro charme. Vale até oferecê-la de presente, parte de uma tradição que encanta diversas pessoas.

como cuidar de jade

jade com flores

Jade suculenta

Jade

planta jade como cuidar

planta jade

Rabo-de-burro

De fato, o nome dessa suculenta é muito peculiar. Isso se dá ao formato da planta, que realmente lembra um rabo, com ramos pendentes em tom verde claro.

Também é bastante popular e perfeita para ter em casa. Gosta de sombra e pouca luminosidade, sendo uma boa opção para seu apartamento.

O rabo-de-burro se distribui em lindos e gordos ramos, preenchendo seu vaso pendente. Utilize modelos de barro para melhorar a drenagem da água e garantir a sobrevivência do substrato.

As flores dessa suculenta são avermelhadas e pequenas. Possuem detalhes amarelados e valorizam ainda mais a planta, criando um contraste incrível com o tom verde claro.

linda Rabo de Burro suculenta

linda Rabo de Burro

modelos Rabo de Burro

Rabo de Burro suspensa

Rabo de Burro

Rabo de Burro2

vaso com Rabo de Burro

Rosinha-de-sol

Por fim, a rosinha-de-sol é uma suculenta rasteira, perfeita para o paisagismo. Suas flores são avermelhadas e deixam o jardim impecável quando desabrocham.

Ama sol e tem características de cultivo semelhante aos cactos. Entretanto, é bastante suscetível a pragas, por isso os cuidados devem ser frequentes.

Tem folhas verdes, ovais e brilhantes. Gosta de solos ricos em matéria orgânica e não toleram muita água. Ou seja, é uma suculenta típica de regiões áridas. Quando está recebendo luz solar direta, suas flores ficam ainda mais lindas. Esse é um dos motivos para o nome da planta.

jardim com rosinha do sol

planta rosinha do sol

rosinha do sol suspensa

rosinha do sol

suculenta pequena

vaso com rosinha do sol

Como cuidar e cultivar? #dicas

Como cuidar e cultivar suculentas com flores? Você deve saber que cada espécie apresenta peculiaridades. Por isso, conheça os tipos antes de plantar.

De fato, há suculentas que amam sol, outras podem ser criadas à meia-sombra. Do mesmo modo, algumas gostam bastante de água, outras não toleram regas frequentes.

De forma geral, anote essas dicas para garantir que as plantas tenham ótimo desenvolvimento:

Boa luminosidade

A maioria das suculentas com flores amam sol. Umas mais, outras menos. São plantas que resistem ao sol forte e climas secos, portanto não precisa se preocupar com isso.

Se você pensa em cultivar suculentas na área interna, mantenha sempre perto de janelas, sacadas e locais em que haja boa luminosidade. Assim, as folhas ficam sempre lindas e brilhantes.

Vaso de barro ou cerâmica

Evite plantá-las em vasos de plástico. Prefira sempre as opções de barro ou cerâmica, que ajudam na drenagem da água e não limitam o crescimento das raízes. Isso vale sobretudo para as espécies suspensas.

suculentas com flores

Ventilação ideal

Mantenha as suculentas com flores em locais com boa ventilação. Além da umidade ser prejudicial, o aroma das flores atrai pragas que podem destruir as suas plantas. Fique sempre de olho.

Solo drenado

Segundo especialistas, suculentas amam solos drenados e secos. No inverno, coloque areia junto ao substrato para garantir as necessidades das plantas. Do mesmo modo, o substrato também deve ser de qualidade.

Como regar?

De fato, a maioria das suculentas não precisa de regas constantes. Sendo assim, você deve regar esporadicamente, uma vez por semana na maioria das espécies, ou apenas quando o solo estiver muito seco. Nunca encharque as plantas e o solo.

Precisa podar?

As podas das suculentas com flores são realizadas nas espécies suspensas. De fato, é indicado remover apenas as folhas amareladas e secas. Assim, ela cresce melhor e saudável.

como cuidar de suculentas com flores


Enfim, cuidar de suculentas com flores é muito fácil. Você vai amar cultivar essas plantas, com certeza sua casa ficará com mais vivacidade. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, boa sorte e até mais.

Você pode gostar...