Sansão do campo – Características + Como plantar e cuidar!

A planta sansão do campo possui nome científico de Mimosa caesalpiniifolia. Trata-se de uma espécie muito popular no nordeste brasileiro, principalmente no Maranhão e Bahia. 

Dependendo da região do país ela também pode ser conhecida como:

  • Sabiá;
  • Cebiá;
  • Sansão gigante.

Sansao do campo 1

Ela é uma planta de crescimento rápido e por isso acaba sendo muito utilizada como cerca viva, para se ter uma ideia em alguns casos em até dois anos ela pode estar totalmente formada e fechando bem o local. 

Dentre as principais vantagens em cultivar o sansão do campo, estão:

  • Crescimento rápido;
  • Altura pode chegar até 8 metros;
  • Ótima opção para quebrar o vento;
  • Manutenção simples. 

Sansao do campo 2

A planta pode ser cultivada em áreas secas, com contato direto com o sol e com boa drenagem do solo. Todavia, não é resistente a baixas temperaturas e geadas. 

Se o objetivo for a plantação para cerca viva, o ideal é que o plantio seja espaçado com 10 cm a cada muda, tendo em vista que a formação irá fechar esses espaços. 

Sansao do campo 3

Se você quer saber tudo sobre a sansão do campo, quais suas principais características, como cuidar e cultivar, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto! 

Características do sansão do campo

A sansão do campo é uma planta espinhenta e que pode chegar até 8 metros de altura. Além disso, ela possui copa baixa e densa e seu tronco pode chegar entre 20 e 30 centímetros de diâmetro.  

Faz parte da família das “Fabaceae” e se adapta muito bem ao clima equatorial, semi-árido e tropical, adora exposição ao sol e possui ciclo de vida perene. 

Sansao do campo 4

Suas folhas são bipinadas e possuem de quatro a oito folíolos glabros e ovais. Suas flores possuem coloração branca e tamanho pequeno, com longos estames, presentes em espigas cilindricas. 

Seus frutos são do tipo legume e possuem cerca de 9 cm de comprimento e até 6 sementes. A planta pode ser cultivada como arbusto ou cerca viva. 

Sansao do campo

Afinal, sua rica floração e folhagem verde são ornamentais e valorizam o imóvel. Com pouca manutenção a sansão do campo se torna resistente e densa, se tornando uma ótima opção para isolamento acústico, assim como de poeira e invasão de animais. 

Pois a sansão do campo possui ramos espinhentos que podem inclusive proteger contra a invasão de pessoas indesejadas. O período de floração dessa espécie é longo, e suas flores abundantes em néctar, chamando a atenção principalmente das abelhas. 

  1. Árvore de sansão do campo, muito usada no reflorestamento de alguns locais

140

O crescimento da planta é ligeiro e em cerca de dois anos já é formada uma cerca-viva segura, pois atinge até 8 metros de altura. 

Já quando o assunto é a sua madeira, a sansão do campo é muito dura, pesada e resistente a cupins e por isso possui ótima durabilidade. 

2. Flores da sansão do campo

378

Através da matéria prima oriunda da sansão do campo é possível obter: postes, estacas, dormentes, porteiras, entre outros utensílios. 

Além disso, ela é indicada para: 

  • ações de reflorestamento, 
  • preservação ambiental,
  • arborização de centros urbanos,
  • paisagismos, 
  • cultivo doméstico. 

3. Ótima opção para cerca-viva

5118e46f00e82e15ecc2038f1e0e52c535a9d97bebb38fde7472059810d455

Como cuidar e cultivar? #dicas

O cultivo da sansão do campo deve acontecer em sol pleno. Ela é adaptável a variados tipos de solo, desde que o mesmo seja drenável. 

Essa espécie de planta aguenta secas prolongadas, podas drásticas e queimadas, podendo até mesmo rebrotar com vigor. 

4. Mudas de sansão do campo

095089208011097

Vale destacar que ela não aguenta geadas ou solos encharcados. Ela também dispensa adubações nitrogenadas. Todavia, necessita ser adubada com fósforo e potássio no primeiro ano de plantação. 

Sua multiplicação acontece por meio do uso de sementes, que podem ser inoculadas com micorrizas, semeadas em sacos ou diretamente no solo escolhido. 

5. Trata-se de uma espécie muito utilizada no reflorestamento de algumas regiões afetadas pelo severo desmatamento

dsc05940

Vale destacar que para o caso do plantio ser destinado a cerca-viva, o plantio precisa ser espaçado de 10 cm entre as plantas. 

Como plantar sansão do campo? – Passo a passo

O plantio da sansão do campo geralmente acontece por meio do uso de sementes. No entanto, antes de iniciar o processo é preciso quebrar a dormência das sementes, sobretudo se elas ficaram um longo período de tempo armazenadas. 

O processo é básico e consiste em colocar água para ferver. Depois do começo da fervura, apague o fogo e coloque as sementes para que elas fiquem totalmente submersas. Deixe as sementes na água até ela esfriar e faça o plantio logo em seguida. 

6. A sansão do campo é uma ótima opção de corta vento

sansao do campo mimosa caesalpineafolia 1 2

Seu plantio precisa ser espaçado entre as sementes, ou parte das vagens em um canteiro preparado com substrato pronto (eles podem ser encontrados em lojas de jardinagem). 

Cubra as sementes utilizando também o substrato, no entanto, ele precisa ser peneirado para que fique com uma camada fina, em seguida deixe-o sob meia-sombra. 

7. Flores da sansão do campo

Mimosa caesalpiniaefolia 1

Posteriormente, quando as mudas chegarem entre 3 e 5 cm de altura, coloque-as em saquinhos individuais. A semeadura pode ser feita direto no solo ou em bandejas respeitando três sementes por células. Escolha um local com bastante sol e um solo com boa drenagem para realizar o plantio da sansão do campo. 

Veja abaixo mais algumas fotos do sansão do campo:

8. Muda de sansão do campo

como enviamos 4

9. Plantio da sansão do campo

como enviamos 2

10. Elas são muito utilizadas em cercas-vivas

825836a6d2dbd237c772e47d3ba6095d mimosas do do

11. Ela também podem ser encontradas em estradas

91428280

12. Elas podem mudar o visual da propriedade

sansao do campo mimosa caesalpiniifolia 2nd

 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a sanção do campo? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Plantas que gostam de sol – 14 espécies resistentes e bonitas!

Você pode gostar...