Tudo sobre【QUARESMEIRA】» Características e como plantar!

Sendo você um adepto de plantas nativas do Brasil, a quaresmeira é uma excelente opção para paisagismo. O lilás de suas flores pode ser visto ao longe por dois períodos ao ano, gerando um belo resultado em ambientes externos. Informações sobre a árvore e cuidados necessários a serem avaliados antes de inserir a planta em seu projeto de paisagismo estão disponíveis a seguir.

tudo sobre quaresmeira

Características e cores de quaresmeira

Quaresmeira para os íntimos, Tibouchina granulosa para o botânicos como nome científico. O apelido da planta tipicamente brasileira vem do fato de florescer no período de quaresma. Faz parte da família das Melastomataceae e é muito usada em arborismo em ruas e parques.

A planta é originária e encontrada em maior quantidade na Mata Atlântica, sendo portanto 100% brasileira desde a sua raiz. Os especialistas a categorizam no tipo de árvore de médio porte, alcançando entre 8 e 12 metros de altura na idade adulta. Também não é das mais grossas, chegando a um tronco de 40 centímetros de diâmetro.

Podemos dizer que a quaresmeira tem uma vida mediana, chegando a no máximo uns 70 anos no terreno ideal.

quaresmeira na calçada

Clima Ideal – Estamos falando de uma planta da Mata Atlântica, então esqueça climas secos e semi árido. Os climas ideais para desenvolvimento completo e saudável da quaresmeira são: tropical, subtropical e equatorial.

Folhas – a quaresmeira gera folhas pequenas em formato longitudinal. Ou seja: são alongadas e não ‘redondas (gordinhas)’ como algumas plantas vistas em casas. A folhagem pode ser de dois tipos: temporária ou permanente (perene). Essa variação depende de qual parte da família Melastomataceae a planta foi originária.

flor da quaresmeira

Flor de quaresmeira.

Floração – este é o período o qual as flores surgem, responsável por um verdadeiro espetáculo visual e motivo de muitos optarem por uma quaresmeira no ambiente. A floração da quaresmeira acontece duas vezes ao ano: de fevereiro a abril e de agosto a outubro.

Frutos – São frutos pequenos com apenas um centímetro de diâmetro no máximo. Na cor marrom, os frutos nascem em forma de taça. São vistos por dois meses duas vezes ao ano na árvore: em abril e maio e em seguida em outubro e novembro.

As sementes contidas nos frutos são bem pequenas, ajudando com isso a serem espalhadas pelo vento.

quaresmeira como plantar

Como plantar uma quaresmeira?

A quaresmeira é considerada por especialistas em jardinagem uma árvore simples de cuidar, exigindo pouco para se manter viva e saudável.

O ideal é ser plantada com mudas, vendidas em lojas de mudas tanto online como em sua cidade. As mudas podem ser compradas em diferentes estágios de evolução, sendo indicadas com pouco mais de um ano. Nesta idade aumentam as chances de desenvolvimento em um terreno novo.

As demais exigências para um desenvolvimento pleno da árvore são:

  • Terreno fértil – isso você descobre facilmente sabendo se há plantas (em especial aquelas que crescem de forma espontânea na área). Não sendo um terreno seco demais e com uma cor escura é provável que seja fértil;
  • Solo profundo – a quaresmeira não é o tipo de planta de levantar uma calçada com a força e a proporção de duas raízes, o terror de alguns proprietários de imóveis. Entretanto, necessita de um espaço para aprofundar suas raízes e quanto mais profundo o terreno for melhor;
  • Solo drenável – um tipo de solo o qual a água possa escorrer com facilidade. Em um solo drenável o terreno não fica encharcado, acumulando umidade, o que é péssimo para a planta.
  • Sol pleno – escolha um local no qual a árvore receba luz direta do sol. Por este motivo é muito comum encontrá-la em calçadas de bairros arborizados;
  • Terreno enriquecido com matéria orgânica – é na matéria orgânica que as plantas buscam nutrientes para seu crescimento saudável. Isso pode ser feito acrescentando adubo regularmente.

Fotos de paisagismo com quaresmeira

As belas flores da quaresmeira são responsáveis por um fã clube em todo o Brasil. A planta fornece um belo espetáculo visual duas vezes ao ano, atraindo olhares e cada vez mais cultivadores.

quaresmeira em fachada de residencia

Quaresmeira próximo à entrada de uma casa. Nesta função a árvore permite uma sombra agradável, além de sua beleza na fachada.

A calçada é um dos lugares preferidos para plantar quaresmeira no Brasil. Tudo favorece a escolha: sol constante, terreno fértil e a possibilidade de embelezar o ambiente. Há muitos bairros no país com a planta em grande quantidade.

Mas nada impede uma escolha de plantar quaresmeira em jardim. Havendo espaço disponível tanto para alcançar altura como desenvolver seus galhos ela se torna uma ótima planta para paisagismo de espaços internos. Pode ser a sombra que faltava no seu jardim.

Quaresmeira na porta de casa

quaresmeira em via publica

árvores de quaresmeira na calçada

Apesar de ser considerada uma planta forte, a quaresmeira possui galhos finos e relativamente frágeis em comparação com outras árvores de maior vida. Com ventos fortes os galhos podem se partir e isso deve ser levado em consideração na montagem do projeto de arborismo.

árvores de quaresmeira na calçada

Calçada arborizada com o uso de uma quaresmeira por residência.

Quaresmeira em nicho de calçada

Quaresmeira na calçada de bairro de subúrbio.

O plantio de quaresmeira em jardins abertos e praças da quaresmeira é muito recomendado por especialistas. São, em algumas cidades interioranas, os locais onde mais se encontra essa espécime de árvore.

Além da beleza por quatro meses durante o ano nos dois semestre, a planta proporciona uma bela sombra para aqueles dias de calor intenso. Também é amigável para o plantio de outras árvores ao redor, outros tipos de flores ou trepadeiras.

Outra dica é investir na quaresmeira em casas de sítio ou ambientes abertos de salões de festa. Pode render lindos ensaios fotográficos.

 

quaresmeira em jardim aberto

Quaresmeira em jardim aberto de estabelecimento comercial.

Quaresmeira roxa de dois metros

como plantar quaresmeira

quaresmeira nas ruas de minas gerais

Agora que você já sabe tudo sobre a quaresmeira é só colocar em prática o cultivo e arborização. E surgindo mais dúvidas ou sugestões deixe nos comentários logo abaixo.

Você pode gostar...