+13【PLANTAS PARA CERCA VIVA】ᐅ Melhores Espécies!

Quais são as melhores plantas para cerca viva? Quais espécies cultivar para valorizar o paisagismo da sua casa, chácara, fachada?

Felzmente, existem várias opções maravilhosas para formar essa estrutura. Trata-se de um muro ou barreira praticamente natural, no qual crescem plantas geralmente trepadeiras, com flores, altas e baixas.

Em vez de projetar um muro comum de concreto, que tal investir na cerca viva? Preparamos um conteúdo com muitas dicas legais e fotos maravilhosas.

podocarpo

Pinterest

Tipos de plantas para cerca viva

A cerca viva é funcional, dá mais privacidade ao seu imóvel, além de valorizar a fachada. Para isso, vale conhecer as melhores plantas para cultivar junto a essa estrutura. 

Plantas para cerca viva com flores

A cerca viva com flores é um charme à parte! Além de formar essa barreira natural, você pode cultivar arbustos que crescem rapidamente e florescem várias vezes durante o ano.

Assim, com certeza a fachada fica ainda mais linda e admirável, deixando seu projeto com um paisagismo maravilhoso e impecável. Entre as melhores plantas com flores para cerca viva, destacamos.

Hibisco

O hibisco é uma planta que cresce rápido e se caracteriza pelos galhos grandes com folhas verde-escuro, combinando com as flores com tons de vermelho.

A flor é grande e deixa o arbusto lindo e chamativo, que se alastra por muros e estruturas na frente da casa. Além disso, é fácil de cuidar, mas exige podas.

Uma espécie tropical muito conhecida no Brasil, o hibisco ainda possui propriedades terapêuticas, tem efeito diurético e emagrecedor.

hibiscus

Pinterest

hibiscus cerca viva

Pinterest

cerca de hibisco

Pinterest

hibisco vermelha

Pinterest

cerca de hibiscus

Pinterest

Tumbérgia

Tumbérgia é um tipo de arbusto ornamental e versátil que forma lindas cercas vivas. Fácil de se adaptar a vários lugares e climas, além de exigir baixa manutenção.

A grande característica da tumbérgia são as flores arroxeadas, que aparecem o ano todo e valorizam o paisagismo de qualquer cenário. Ama sol e atinge mais de dois metros de altura.

Como existe muita variedade, ao comprar, opte sempre pela Thunbergia erecta, a melhor espécie para cultivar perto de muros e portões.

muro com tumbérgia

Pinterest

pergolado com flor tumbergia azul

Pinterest

o que e tumbergia

Pinterest

planta tumbergia

Pinterest

tumbergia

Pinterest

Primavera

A primavera ou buganvília é uma planta muito comum em nosso país, que se destaca pelas maravilhosas flores em cor branca, rosa ou vermelha.

Fácil de cultivar, pode crescer de várias formas, de modo ereto, como trepadeira, como árvore ou arbusto. Por isso, exige podas frequentes, mas tome cuidado com os espinhos no tronco.

Floresce bastante e forma um lindo tapete de flores, é perfeita para passarinhos se abrigarem e fazerem ninhos, além de ser versátil e belíssima.

primavera

Pinterest

primavera florida

Pinterest

primavera em jardim

Pinterest

flores da primavera

Pinterest

arvore primavera

Pinterest

Laurotino

Laurotino é o nome de um arbusto conhecido também como folhado. É lenhoso, com caule ereto e diversos ramos, além de muito florífero.

Possui folhas perenes em tom verde-escuro, que constrasta com as flores brancas e rosas, lindas e perfumadas, que aparecem durante o verão e a primavera. Além disso, é capaz de dar frutos, mas não são comestíveis.

Esse arbusto atinge cerca de 3 metros de altura, é muito versátil e perfeito para ser cultivado em qualquer projeto. Ama sol e exige alguns cuidados para que cresça e floresça bastante.

planta laurotino

Pinterest

laurotino branco

Pinterest

flor laurotino

Pinterest

cerca laurotino

Pinterest

laurotino

Pinterest

Azaleia

Na lista de melhores plantas para cerca viva está a azaleia. Planta originária da Ásia, é ornamental e possui porte médio.

É uma planta arbustiva e perene que gera lindas flores, que aparecem sempre no início da primavera. Essas flores são rosadas, alaranjadas, vermelhas e brancas.

Por ter uma substância tóxica, deve ser cultivada longe de animais domésticos e crianças. Mantenha em sua fachada em um local com bastante sol e terra de boa qualidade. Para que tenha pleno desenvolvimento, atente-se às podas e cuidados.

30 jardim decorado com Azaleias Pinterest

Foto: Pinterest

3 flor de inverno Azaleia Unsplash

Pinterest

Azaleia com flores em diferentes tons de rosa

Walter Wharris

Cerca viva de Azaleia com flores rosas

Pinterest

Azaleia com flores brancas no jardim

Pinterest

Plantas para cerca viva baixa

Muitas pessoas buscam plantas para cerca viva baixa, um projeto ideal para o paisagismo de chácaras e sítios. Vale harmonizar com o seu jardim e com a fachada, seja uma espécie essencialmente verde ou florida.

Podocarpo

O podocarpo é um arbusto que cresce de modo ereto, em formato de cone. Para se ter ideia, pode atingir até vinte metros de altura.

Chamado também de pinheiro-de-buda, uma das melhores plantas para cerca viva, ama meia sombra e cresce rapidamente em solo fértil e com regas frequentes.

Uma planta versátil que se destaca pelo verde vivo e exige podas. Os muros vivos de podocarpo são lindos e perfeitos para o paisagismo, principalmente de chácaras e mansões.

24 cerca viva de pinheiro Podocarpo Pinterest

Foto: Pinterest

ideias de cerca de podocarpo

Pinterest

cerca viva de podocarpo

Pinterest

cerca e muro com podocarpo

Pinterest

cerca com podocarpo

Pinterest

Bambu

Você sabia que o bambu também é ideal para montar cercas vivas? A partir daí, vem a questão: qual é o melhor para esse projeto?

Segundo especialistas, o bambu mais indicado para cerca viva é o bambu gigante verde (Bambusa vulgaris).

Além de formar uma barreira natural, já que o bambu cresce de modo ereto, você mantém a sua casa protegida. Da mesma forma, vale usar varas de bambu para fazer cercas e usar a estrutura para cultivar plantas trepadeiras.

cerca viva de bambu

Pinterest

cerca viva de bambu

Pinterest

cerca viva de bambu

Pinterest

cerca viva de bambu

Pinterest

cerca de bambu trançado

Pinterest

Murta

A murta tem um nome peculiar e funciona muito bem como cerca viva. É um arbusto comum na Índia que se adapta perfeitamente ao clima do nosso país.

Sua principal característica é não perder folhas, além de ser uma espécie medicinal e que se destaca pelas lindas flores brancas.

É arbustiva, atinge cerca de cinco metros de altura e deve ser podada frequentemente. Além de formar muros naturais, também é utilizada em larga escala no paisagismo de parques e áreas urbanas.

murta

Cristina Braga

planta murta

Pinterest

murta flor

Pinterest

Ixora

Entre as melhores plantas para cerca viva baixa está a ixora. Essa espécie diferente é ornamental, formada por cachos e pequenas flores rosadas, brancas, alaranjadas, dentre outras belas cores.

A ixora é uma opção deslumbrante para valorizar o paisagismo de fachadas. Atinge cerca de 2 metros de altura e aprecia o clima quente típico do nosso país.

Adora sol pleno e solo fértil. Exige podas para que cresça e floresça bastante, deixando a frente do seu projeto lindíssimo.

ixora plantinha

Pinterest

planta ixora

Pinterest

ixora

Pinterest

Plantas para cerca viva alta

Destacamos também as melhores plantas para cerca viva alta. Para quem precisa de segurança e privacidade, é essencial cultivar espécies que crescem bastante, de modo ereto, que atinjam diversos metros de altura. Veja quais são as mais indicadas.

Cedrinho

O cedrinho é uma planta tropical de altitude, ou seja, se desenvolve melhor no clima ameno. É uma espécie de cipreste que possui folhas perenes, ovaladas e em escamas.

Para se ter ideia, pode atingir até 30 metros de altura, capaz de gerar pequenas flores e frutos. Para evitar que cresça muito, basta fazer podas recorrentes.

Por crescer em formato de cone, é amplamente utilizada em cercas vivas e também no paisagismo urbano. Ama sol, gosta de diversos tipos de solo e não resiste ao frio intenso.

cedrinho cerca viva

Pinterest

cedrinho planta

Pinterest

cedrinho

Pinterest

Pingo de ouro

Pingo de ouro é um arbusto que se destaca em diversos projetos de paisagismo em nosso país, com folhas com misto de verde claro e amarelo.

Uma planta que cresce rapidamente, bastante resistente às variações climáticas, que ama sol pleno e solo fértil.

Clássico em cercas vivas, deve ser podado, principalmente para que apareçam suas pequenas flores arroxeadas, rosas ou brancas.

planta pingo de ouro

Pinterest

lindo pingo de ouro

Pinterest

o que e pingo de ouro

Pinterest

pingo de ouro

Pinterest

Ficus

O ficus é outra planta para cercas e muros altos, bastante popular no paisagismo e na decoração, desenvolvida como árvore e também como arbusto.

Possui caule acinzentado e raízes aéreas, além de uma série de ramos que aparecem rapidamente, por isso as podas são necessárias – mas sempre com cuidado, já que é solta uma substância leitosa e tóxica.

Ama sol pleno e meia sombra, suas folhas caem e formam lindos tapetes naturais, por isso é uma espécie ideal para desenvolver na fachada do seu projeto.

o que e ficus

Pinterest

ficus ideias 1

Pinterest

ficus

Pinterest

Sansão do Campo

Por fim, destacamos o sansão do campo. Trata-se de uma planta que pode atingir mais de oito metros de altura, com copa densa e baixa, além de espinhos, flores brancas e pequenos frutos em tom de marrom.

É uma planta típica do Brasil, de madeira firme e características ornamentais. Cresce rapidamente e ama o sol pleno.

Atualmente, o sansão do campo é utilizado em diversos projetos de reflorestamento, além de ser um coringa no paisagismo de áreas urbanas e parques.

sansao do campo mimosa caesalpineafolia 1 2

Pinterest

Sansao do campo 4

Pinterest

Sansao do campo 2

Pinterest

sansao do campo mimosa caesalpiniifolia 2nd

Pinterest


Enfim, gostou de conhecer as melhores plantas para cerca viva? Escolha as melhores para deixar a fachada do seu projeto protegida e lindíssima!

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe o conteúdo com seus amigos também. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...