Pata-de-elefante【2020】» Características, como plantar e fotos!

Se você segue o universo de paisagismo e adora descobrir uma nova espécie de planta, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a pata-de-elefante, uma planta que faz sucesso no mundo da jardinagem e que é muito versátil e fácil de manter.

E se você já ouviu falar sobre a planta, mas ainda tem muitas dúvidas sobre como cultivar a espécie, os cuidados necessários, e como usar a planta no paisagismo e decoração, no post além de dicas de como cuidar dessa planta, ainda reunimos inspirações incríveis para a decoração usando pata-de-elefante.

pata de elefante

Características e significado

A planta pata-de-elefante é da espécie Beaucarnea recurvata, e também recebe nomes populares como nolina, beaucarnea, palmeira rabo de cavalo.

Essa espécie é originária do México e tem como características o tronco mais largo na base e que vai afinando conforme o crescimento. Essa base dilatada lembra bastante uma pata de elefante, por isso do nome popular da planta.

O formato do tronco não é à toa, uma vez que esse formato garante a espécie a possibilidade de armazenar água em períodos de estiagem.

o que e e significado de pata de elefante

A base larga lembra uma pata de elefante

A espécie tem crescimento lento e pode chega a altura de 3 a 5 m, com folhas no topo do tronco como uma espécie de chafariz, que caem sobre parte do tronco e lembram uma palmeira, mas é importante lembrar que a planta é considerada um arbusto.

A espécie considerada uma planta ornamental ainda traz floração, que aparece durante o outono e no alto da copa, trazendo pequenas flores brancas agrupadas em uma haste fina e discreta, tendo um leve perfume.

Além da beleza única dessa espécie, a planta ainda tem forte significado no Feng Shui, sendo considerado uma planta ideal para atrair estabilidade e solidez.

Quanto custa em média? #preço

Para quem pensa em cultivar a beaucarnea, o preço pode variar bastante as opções mais baratas são as multas novinha se pequenas, que custam a partir de R$ 15.

já as plantas mais desenvolvidas e com uma altura de aproximadamente 1 m podem ter um preço mais elevado e custar por volta de R$ 300.

Como plantar pata-de-elefante?

Uma das grandes vantagens do cultivo dessa espécie é o fato da planta poder ser cultivada diretamente no solo ou em vasos, permitindo o paisagismo com o uso da espécie no interior e exterior de residências.

Plantando no solo

Para quem está pensando em fazer o cultivo diretamente no solo, vamos a um passo a passo simples de como plantar uma mudinha.

  • A primeira etapa do processo é cavar um buraco no solo que seja suficiente para caber o torrão da muda;
  • Em seguida, adicione areia no fundo do buraco, o que ajuda a garantir a drenagem do solo durante regas e chuvas;
  • Em um balde, misturar adubo animal curtido com composto orgânico;
  • Coloque a muda no buraco;
  • Vá adicionando a mistura de adubo com composto orgânico nas laterais da muda para preencher o buraco;
  • Acabe de fechar o buraco com terra, sem cobrir a base mais larga da planta;
  • Por fim, regue bem e vá mantendo os cuidados com a planta.

como plantar pata de elefante no solo

Plantando em vaso

Para o cultivo da espécie Beaucarnea em vaso, é importante escolher um vaso de boca mais larga, por conta do formato do caule da planta. O plantio deve seguir os seguintes passos:

  • No fundo do vaso coloque uma camada de argila expandida e por cima manta para jardinagem, garantindo a drenagem no vaso;
  • Misture 1 parte de terra comum, com 1 parte de perlita e 1 parte de areia;
  • Forre parte do vaso com essa misture;
  • Acomode a planta no vaso;
  • Complete o vaso com a mistura,  sem enterrar a base do caule, com a característica da pata de elefante e o plantio está finalizado.

como plantar pata de elefante no vaso

Como cuidar e cultivar? #dicas

Iluminação

A espécie é uma planta que gosta de sol, por isso, pode ser cultivada em locais de sol pleno ou a meia sombra, recebendo ao menos de 4 a 6 horas por dia de sol.

A pouca luminosidade pode trazer problemas para o desenvolvimento da planta e isso pode ser visto na folhagem, uma vez que a planta começa a ter folhas que ficam com a base esbranquiçada e começam a enrolar.

Rega

Uma das características da espécie é o fato do tronco armazenar água, por isso a planta não necessita de regas frequentes, uma vez que o acúmulo de água e excesso de umidade podem apodrecer as raízes e o caule.

Em média, as regas da planta podem ser a cada 15 dias, garantindo água, mas nada de excessos.

Solo / Adubação

A pata-de-elefante gosta de solo bem formado com composto orgânico e boa drenagem, evitando o acúmulo de água.

A adubação ajuda no desenvolvimento da espécie e pode ser realizada anualmente, utilizando adubo NPK 10-10-10, que trata todas as partes da planta e garante o crescimento saudável e com os nutrientes necessários.

Poda

A manutenção simples exige podas apenas para remover as folhas secas e amareladas que podem aparecer com o desenvolvimento da planta. Desse modo, é necessário fazer a remoção dessas folhas para garantir que a planta continue vistosa.

Fotos de paisagismo com pata-de-elefante

Pata-de-elefante no jardim

jardim de inverno iluminado com pata de elefante

Para quem pensa em incluir a espécie Beaucarnea no paisagismo, uma das propostas é esta inspiração que traz esse tipo de planta no jardim de inverno.

A proposta aqui traz um jardim de inverno ao lado da escada interna, e assim o espaço é quadrado pequeno com o solo forrado por pedrinhas e cultivo de pata de elefante em diferentes tamanhos plantadas diretamente no solo, garantindo um jardim de inverno de fácil manutenção e com forte poder estético.

Para destacar as plantas e o espaço, a proposta foi de incluir iluminação direcionada em algumas das plantas, destacando o jardim de inverno durante a noite.

jardim com pata de elefante e cactos

Outra possibilidade de cultivo no solo é a proposta paisagística de um jardim externo em estilo rústico e fácil de manter.

Para a jardinagem com estilo rústico, a proposta que foi de forrar o solo com pedras, garantindo a manutenção simples do jardim e o plantio de espécies que necessitam de poucas regas, misturando a pata-de-elefante com espécies de cactos, garantindo um visual rústico e de pouca manutenção para o paisagismo externo.

 

jardim simples decorado com pedras e pata de elefante

O jardim simples tem solo forrado com pedras

projeto de jardinagem com pata de elefante

As plantas da espécie Beaucarnea fazem parte do paisagismo externo

jardim simples e pequeno com pata de elefante

O jardim simples traz a planta no centro e o solo com gramado e decorado por pedras brancas

fachada de casa com pata de elefante na jardinagem

A fachada da casa traz paisagismo fácil de manter com Beaucarnea

area da piscina com jardim e pata de elefante

As plantas da espécie Beaucarnea foram cultivadas no jardim próximo da piscina

jardim decorado com biucarneas

As plantas completam o jardim com forragem baixa

jardim com Beaucarnea

A planta Beaucarnea mais alta tem destaque no paisagismo

jardinagem com pata de elefante grande

As plantas mais altas são destaque na jardinagem em frente a casa moderna

jardim gramado com pata de elefante

A planta que lembra uma palmeira decora o jardim gramado

jardim externo com suculentas e pata de elefante

O jardim externo traz a espécie Beaucarnea e suculentas

jardim com biucarnea pequena

O jardim mistura espécies de palmeira com a planta bircarnea

jardim gramado com biucarnea pequena

A planta ainda pequena foi cultivada no jardim gramado

jardim externo com pata de elefante

A espécie bem desenvolvida é destaque no projeto paisagístico

jardinagem com pata de elefante jardim decorado com Beaucarnea

Pata-de-elefante no vaso

vaso de pata de elefante decorando a sacada

Para quem pretende usar a planta na decoração de espaços internos e cultivada em vaso, a proposta aqui traz uma ideia de decoração com o uso da planta ornamental na sacada.

Nesse caso, a sacada fechada por vidro traz um espaço extra de decoração para o apartamento e o projeto apostou em incluir plantinhas para deixar este espaço mais aconchegante.

Assim, a decoração do espaço traz um vaso grande com a espécie Beaucarnea recurvata acrescentando um toque com a planta ornamental.

A planta foi mantida próxima da cortina de vidro que fecha a sacada e recebe bastante luminosidade, o que é essencial para o seu desenvolvimento.

Durante a noite é possível acender uma iluminação direcionada que fica na base do vaso e garante destaque para a planta cultivada na sacada.

espaco externo decorado com vasos de pata de elefante

O projeto paisagístico também pode contar com o uso de vasos com pata-de-elefante no projeto externo, como mostra esta proposta que traz os vasos com a planta decorando esse pequeno espaço próximo ao muro.

Para o projeto paisagístico, a proposta foi de forrar o solo com pedras e acomodar os vasos com as plantas sobre as pedras, garantindo uma manutenção simples e fácil para o jardim.

Esse espaço externo ganhou pontos de iluminação instalados no solo e que podem ser direcionados para os vasos de plantas, garantindo destaque para o projeto paisagístico durante a noite.

 

vasos de pata de elefante decorando a sala

Os vasos decoram o espaço interno e destacam as plantas

pata de elefante em vaso tipo bacia

O vaso baixo e de boca larga acomoda bem a espécie

vasos com pata de elefante

 paisagismo externo com vasos de pata de elefante

Os vasos com as plantas decoram o espaço externo

vasos vietnamitas azul com pata de elefante

vaso vietnamita com planta pata de elefante

A aposta foi pelo vaso vietnamita para cultivo da planta

vaso bacia azul com planta pata de elefante

A espécie foi cultivada em um vaso azul

vaso alto com biucarnea

vaso com biucarnea na entrada de casa

O vaso da planta decora a entrada principal da casa

 jardim de inverno simples com vaso de pata de elefante

O vaso com a planta foi mantido no jardim de inverno simples

sacada fechada com vasos de pata de elefante

As plantas cultivadas em vasos foram mantidas na sacada fechada

area da piscina decorada com vasos de pata de elefante

O espaço próximo do muro foi decorado com vasos de Beaucarnea

vaso de biucarnea decorando area interna

O vaso verde com a planta decora o espaço interno

como usar vaso com Beaucarnea na decoracao

Os vasos vietnamitas na cor azul acomodam as plantas da espécie Beaucarnea

pata de elefante decorando vaso na sacada

A planta foi cultivada na sacada e ao lado de outra planta ornamental, o Cróton

decoracao com vaso de pata de elefante pata de elefante em vaso

 

Você já conhecia essa espécie? Conte-nos o que acha dessa planta e se você prefere o uso em vaso ou plantada diretamente no solo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *