Paineira – Características, dicas de cultivo e fotos lindas!【2024】
A paineira além de linda, também pode fornecer matéria prima para um delicioso travesseiro de paina, mas você conhece essa árvore e suas características?
Para conhecer mais sobre paineira, dicas para cultivar essa linda árvore e ver fotos lindas dessa espécie, é só seguir a leitura.
Características da paineira
A primeira é uma árvore ornamental brasileira e conhecida também com outros nomes como paineira-rosa, árvore de lã, árvore de paina, barriguda, paineira fêmea, e paina de seda.
Essa espécie considerada rústica tem crescimento rápido e pode atingir de 15 a 30 m de altura.
O tronco da árvore tem saliências que lembram espinhos grossos.
A espécie tem como característica a queda das folhas durante o período de floração, trazendo flores grandes e com textura aveludada que podem variar entre tons de rosa e branco.
A floração da paineira acontece entre os meses de dezembro a abril, e após esse período há a formação dos frutos que aparecem entre agosto e setembro.
A paineira produz frutos verdes que lembram abacate com cascas muito duras, e que ao amadurecem ficam com a casca em tom de marrom e podem se abrir ainda no pé, estourando a casca por conta da exposição ao sol.
Quando o fruto estoura, é possível ver uma espécie de pluma branca, que lembra um algodão macio, que é bastante usado por pássaros para confecção de ninhos e até mesmo para fazer o recheio de travesseiros e almofadas.
As plumas costumam se desprender dos frutos e forrar o chão ao redor da árvore, deixando o cenário lindo!
Como cultivar a árvore?
Solo
Para o cultivo, é ideal que a espécie seja cultivada em local tropical e com solo fértil, fornecendo nutrientes para o desenvolvimento da árvore.
Local
A espécie se adapta bem a locais de meia sombra e sol pleno, sendo que na fase de muda o local ideal é sob meia sombra, e na fase de plantio definitivo, a árvore pode ficar em sol pleno sem sofrer como a incidência direta de sol.
Rega
Entre os cuidados de cultivo com a paineira, a rega é uma das necessidades dessa espécie de árvore.
Essa árvore se adapta bem a regas mais espaçadas, não gostando de solo encharcado, por isso, pode ser irrigada em intervalos regulares.
Plantio
Para fazer o plantio da árvore, uma maneira simples é através das sementes.
Para isso, é necessário colher frutos ainda fechados da árvore e deixá-los ao sol para que a casca estoure.
Após a casca estourar, abra o fruto com cuidado e retire as sementes do meio das plumas.
Coloque as sementes para germinar em uma sementeira ou em saquinho individual com mix de terra, areia e composto orgânico em partes iguais. Cubra a semente com substrato e mantenha a sementeira ou saquinho em local de meia sombra.
Faça regas regulares nas sementes plantadas para ajudar na germinação, mas sem deixar o solo encharcado.
Com o passar do tempo as sementes começam a germinar e após 4 meses as mudas já estão prontas para o plantio, que deve ser feito em local definitivo e com espaço adequado para o desenvolvimento de uma árvore grande.
Fotos de paisagismo com paineira
Para se apaixonar ainda mais pela paineira e ver as variações da árvore com flores rosas e brancas, reunimos fotos dessa espécie em diferentes espaços, mostrando como a paineira pode ser uma excelente árvore de sombra e também ornamental para grandes áreas.
Você já conhecia essa espécie de árvore? Compartilhe conosco o que você acha dessa árvore e se já conhece as plumas macias da paineira.