Como fazer muda de morango? » Passo a passo fácil!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer muda de morango. Esta fruta adora o clima quente e acaba sendo plantada por diversos produtores, principalmente no verão. 

O morango é uma fruta muito popular no Brasil, sendo muito utilizada para dar um toque especial em várias sobremesas, além de ser uma opção saborosa e altamente nutritiva. 

capa 5

Vale destacar que os morangos se espalham praticamente sozinhos, pois eles produzem mudas com enorme rapidez.

Se você quer saber tudo sobre muda de morango, como plantar e conhecer um passo a passo simples, acompanhe o post e saiba tudo sobre o assunto!

Muda ou semente – Qual plantar?

O morango gosta de se desenvolver em locais quentes. Ele pode ser cultivado em casas, apartamentos, jardins externos. Suas mudas aparecem com rapidez, no entanto é preciso ter alguns cuidados. 

A saber, o morango pode ser cultivado em vasos, floreiras, cestas ou canteiros e necessita de terra úmida e fértil para o desenvolvimento saudável. 

muda de morango 1

O ideal na hora de plantar o morango para cultivo próprio é utilizar vasos ou canteiros que tenham pelo menos de 25cm a 30cm de profundidade e que as plantas possuam espaçamento de até 40cm. 

O solo adequado para o cultivo do morango é o arenoso-argiloso, com boa drenagem e fertilidade. Desse modo, é importante misturar terra vegetal com composto orgânico ou até mesmo húmus de minhoca. 

muda de morango

Na hora de plantar o morango você tem duas opções, são elas:

Utilizar sementes na plantação: Para plantar faça um buraco com cerca de 0,5cm de profundidade e coloque três sementes dentro. 

Utilizando mudas na plantação: Caso queira plantar via muda de morango, deixe metade do caule no nível do solo. Esse procedimento é feito para evitar dificuldades no nascimento de novas folhas, o que pode acontecer quando é plantada muito profundamente. 

muda de morango 4

Os morangos conseguem se desenvolver em locais de clima subtropical e temperado, com temperaturas que variam entre 13°C e 26°C. Sendo assim, é importante cultivá-los em pleno sol. 

Vale destacar que eles não gostam de ficarem expostos a ventos moderados e intensos. Além disso, suas folhas não suportam geadas, granizo e chuvas mais fortes. 

muda de morango 3

Nessas situações você pode proteger os morangos deixando-os dentro de casa ou cobrindo-os.

A saber, os morangos não devem entrar em contato direto com o solo. Por isso, eles são ótimas opções para serem cultivados em vasos, pois os galhos ficam pendentes. 

muda de morango 2

Ademais, caso prefira você pode optar por plantá-los em sacos para cultivo que são encontrados em lojas de jardinagem, ou cobrir o solo com plástico para que as frutas não tenham contato direto com a terra. 

Essas ações protegem o morango do contato com a terra, da incidência de fungos ou do aparecimento de plantas invasoras, evitando dessa maneira impurezas que afetam a qualidade da fruta. 

4792 696x463 1

Existe também a possibilidade de cobrir o solo com casca de pinus, casca de arroz ou uma palha, que também impedem que o morango encoste na terra e acabam apodrecendo. 

Depois de realizar o plantio, você pode colher os frutos entre 60 e 80 dias, caso eles demorem mais do que isso, não fique preocupado, pode ser o clima da sua região. 

235482 346662 1895889 mudas de morango importadas da espanha 50

No entanto, vale destacar que caso opte por plantar o morango por sementes, ele terá o desenvolvimento mais lento quando comparado com o plantio por muda. 

Caso não encontre sementes em lojas, você pode comprar a fruta e retirar as sementes, escolha os frutos mais maduros para fazer a retirada. 

131905035809881

Nesse post vamos abordar como fazer muda de morango, por isso, fique ligado no próximo tópico. 

Como fazer muda de morango? – Passo a passo

Veja abaixo um passo a passo simples sobre como fazer muda de morango. 

1 – Identifique o aparecimento de uma nova muda

Da base do pé de morango aparecem caules rasteiros que parecem pequenos bracinhos conhecidos como estolhos ou estolões, que se distanciam da planta principal para conseguir crescer. 

como plantar morango jpg

Ao encontrarem o solo úmido, eles enraízam e acabam gerando outra muda. Dessa maneira, você consegue aumentar seu morangueiro de modo rápido. 

Quando ela começar a enraizar, você deve cortar o caule ligado à mãe, também conhecida como base e aproveitar para plantar em um novo vaso. 

eo9r6k5duevekrm247xl 2b35a1b6 54b3 424b 9d1a 49cfd25a95bd 321F

2 – Cuidados no transporte das mudas

As mudas não sofrem estresse durante o processo de transplante, no entanto é extremamente importante ter cuidado na hora de transportá-las, protegendo-as do vento e do sol. 

Sendo assim, na hora de transportar as mudas o ideal é proteger as raízes com sacos ou panos umedecidos. 

festa do morango 1

3 – Separe uma das outras

É essencial separar uma das outras, além de remover folhas mais velhas e doentes, antes de realizar o transplante. 

Vale destacar que as podas não são indicadas nesse processo, pois ferimentos acabam ajudando no aparecimento de pragas e doenças. 

festa do morango

Pronto, fazendo isso você terá mudas prontas para serem plantadas, dando origem a vários pés de morango. 

morango24082020

Colhimento

Depois de realizar o plantio das mudas, é preciso esperar entre 60 e 80 dias para que a planta dê frutos. 

A saber, em algumas regiões esse tempo pode ser alongado, por conta do clima estabelecido nos locais. 

morangocapaweb 1000x600 1

O ideal é que sejam colhidos morangos maduros, ou seja, quando mais avermelhados melhor, ainda mais quando o clima está com altas temperaturas, pois o calor intensifica o sabor da fruta. 

Veja abaixo mais algumas fotos de morango!!!

morango plantio 1

morangueira

mudas de morangos gigante kit 15 mudas com 10cm 515 1 20201208150714

PHOTO 2020 12 09 16 17 45 1024x682 1

pjfhollbaxosoinnuxa5

plantacaodemorango tonywinston festadomorango2

 

producao de morangos dicas para o sucesso da producao de mudas cpt

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como fazer muda de morango? Não deixe de ler também – Como fazer mudas de babosa?【[2021]】➞ Dicas e passo a passo.

Você pode gostar...