Jardim de Suculentas【2024】ᐅ +90 Ideias, Espécies e Dicas!

Delicadas as suculentas são as plantinhas que viraram referência nas decorações. Trazendo um charme todo especial, o jardim de suculentas é uma opção para decorar dentro e fora de casa de um jeito muito lindo e simples.

Pequeninas no tamanho e com uma resistência incrível, as suculentas são plantinhas de muito fácil cuidado, manuseio e manutenção. Sendo espécies que deixam qualquer cantinho muito mais enfeitado bonitinho, já que muitas são colocadas em vasinhos acrílicos fofos, perfeitas para serem usadas nos mais diversos ambientes da casa como decoração e trazem uma atmosfera de natureza sem igual.

Outro diferencial é que planta ainda pode ser encontrada em muitas versões, estilos, cores e espécies.

No post de hoje a gente vai te mostrar alguns tipos de suculentas e jardins possíveis de se montar com a espécie. Para ficar por dentro desse guia especial, acompanhe o post e inspire-se!

Suculentas jardim 41

Suculentas em vasinhos acrílicos.

Principais tipos de suculentas

Há uma infinidade linda de espécies de suculentas muito diversificadas mais de 70 tipos, cada uma com um visual único e robusto e muito lindo. Selecionamos algumas espécies bastante comuns para que você conheça um pouco mais Veja só:

Suculentas jardim 83

estilos de suculentas.

  • Dedo-de-moça (Sedum morganianum) : Originárias de regiões do México a dedo-de-moça é um tipo de suculenta bastante comum de encontrar e de fácil cuidado. Podem ser colocadas para plantio em vasinhos comuns de barro, resistem muito e na medida de seu desenvolvimento a espécie pode ser transferida para solo, canteiros ou criadas em vasinhos mesmo. No seu desenvolvimento todos os galhinhos da dedo-de-moça saem para fora do vasinho, deixando um charme na decoração. Na manutenção a planta precisa de água uma vez a cada semana e uma luminosidade, como 3 horas de sol ao dia.
suculenta dedo de moca 90

Suculenta dedo de moça.

  • Babosa (Aloe vera) : Outro estilo de suculenta resistente e comum a aloe e vera é muito conhecida por suas propriedades cosméticas, adstringentes, hidratantes e calmantes. O legal é que a planta é um ótimo estilo de suculenta e muito durável quando bem cuidadas. Quando a planta é cortada ela solta um líquido gelatinoso na qual foi vulgarmente chamado de babosa. A planta ainda ajuda na cicatrização de feridas e pode ser plantada como uma suculenta em vasos pequenos. Precisa de bastante luz direta, é uma planta interessante de manter em áreas externas.
Suculenta babosa 88

Babosa.

  • Planta Fantasma (Graptopetalum paraguayense) : Com um formato de flor bem lindo a planta fantasma faz parte das espécies de suculentas crassuláceas. O nome planta fantasma se dá por uma referência ao seu estilo e tonalidade meio fosca nas folhas, esse tom um tanto desbotado e um pouco esbranquiçado. É ainda um tipo de planta que fica muito bem colocada no sol diretamente e em meia luz, sombra. Versátil tanto para dentro como para as áreas externas. O mais legal deste estilo de suculenta ainda é que ela é produtora de pequenas  florzinhas brancas.
Suculenta planta fantasma 89

Planta fantasma.

  • Rosa-de-pedra (Echeveria) :  Popular a echeveria é conhecida como suculenta popular que visualmente é bastante parecida a uma flor, vulgarmente a echeveria é conhecida como rosa-de-pedra graças ao formato de suas folhas delicadas. A exposição a luz do sol deve ser feita de manhã a tarde. A rega deve ser feita delicadamente de maneira a não irrigar demais pois pode apodrecer a raiz, então olho atento nas quantidades de rega. Também é uma suculenta produtora de flores lindas, mas é importante cuidar da sua suculenta echeveria já que muitas depois de florir podem morrer quando produz flores na haste central.
Suculenta rosa de pedra 91

Rosa de pedra.

 

Veja ainda abaixo outras espécies de suculentas e seus respectivos nomes:

Suculentas jardim 46

suculentas.

Suculentas jardim 47

espécies de suculentas.

Suculentas jardim 48

Suculentas e suas diferentes espécies.

Suculentas jardim 49

Suculentas e suas mais diferentes espécies.

Suculentas jardim 50

Tipos de suculentas.

 

Fotos e ideias de jardim de suculentas

E se você gostou das espécies veja só os estilos de jardins possíveis de se montar com essas plantinhas resistentes e charmosas. Há ainda possibilidades de decorações internas e externas uma mais linda que a outra, perfeitas para se inspirar muito: Confere só:

Suculentas jardim 76

Suculentas em vaso de barro.

 

Mini jardim de suculentas

Lindos e muito práticos os mini jardins de suculentas podem ser feitos em pequenos vasos, com muitas suculentas de diferentes tipos expostas já que é um tipo de planta muito resistente e de fácil manutenção. O mini jardim pode ser feito em vidrinhos simples transparentes, pode ser feitos em vasos um pouco mais amplos de barro ou até mesmo e pedaços de madeira, trazendo um destaque rústico a esse mini jardim elaborado.

Jardim suculentas 13

Mini jardim de sala.

Suculentas jardim 68

Esses mini jardins podem ser muito utilizados dentro de casa na disposição de ambientes como a sua sala, cozinha e até mesmo banheiros ou outros cantinhos que necessitem uma decoração verdinha linda.

Jardim suculentas 15

Ideias inspiração.

Jardim suculentas 08

Lindo espaço de suculentas plantadas em troncos de árvore.

Jardim suculentas 14

Vaso cinza com suculentas plantadas.

Jardim suculentas 01

Vaso com suculentas.

Sim, ainda é uma maneira muito prática de cultivar suculentas, principalmente para pessoas que não dispõe de muito tempo para cuidados e manutenção de um canteiro ou jardim mais amplo.

Jardim suculentas 10

Mini jardim de suculentas em barro de barro, na sala.

Jardim suculentas 09

Jardim suculentas.

Jardim suculentas 02

Suculentas verdinhas em jardim mini.

Jardim suculentas 03

Suculentas coloridas.

Jardim suculentas 06

Jardim mini verde com cactos.

Jardim suculentas 20

Jardim suculentas mini com suculenta dedo de moça.

Jardim suculentas 04

 

Clique aqui para aprender a criar um mini jardim lindo!

 Jardim de suculentas no chão

Em vasinhos de plantas é bastante comum ver suculentas serem cultivadas lindamente e de uma maneira saudável. Quando a espécie é inserida em solo para cultivo os cuidados são um pouco maiores, porém o charme de um jardim de chão com suculentas é triunfal e apaixonante.

Jardim suculentas 24

Inspiração jardim de chão com suculentas coloridas.

O cuidado principal em um jardim de chão sem dúvidas é no requisito água, pois o solo precisa ser umedecido irrigado de uma forma a evitar acúmulos grandes de água, pois as raízes das suculentas tem uma grande tendência a apodrecer quando a presença de uma água.

Suculentas jardim 27

Mais ideias.

Suculentas jardim 31

Jardim de chão com suculentas.

No mais o crescimento e desenvolvimento de uma suculenta em solo tende a ser ainda melhor quando a manutenção do espaço é feita de maneira adequada.

Suculentas jardim 30

Alguns jardins de solo ganham destaque devido a beleza única dessas plantinhas pequeninas extremamente charmosas

Suculentas jardim 32

Jardim de chão.

Suculentas jardim 37

Lindas inspiração de jardim de chão.

Suculentas jardim 34

Jardim suculentas coloridas.

Suculentas jardim 35

 

  Jardim vertical de suculentas

Para casas e até mesmo apartamentos menores a grande vantagem das decorações com suculentas é que a espécie também fica linda e perfeitamente encaixada em jardins verticais incríveis. Esse estilo de jardim ainda é ótimo em termos de economia de espaço e podem ser amplos, dependendo da parede. Outros estilos de  mini jardins verticais delicados podem ser feitos em molduras de madeira estilo quadrinho.

Suculentas jardim 54

Jardim vertical, verde com suculentas.

Suculentas jardim 55

Jardim verde vertical.

Suculentas jardim 56

Jardim vertical com suculentas.

Suculentas jardim 52

Jardim vertical com lindas suculentas.

O jeito de decorar é simples e fica um charme.

Você pode ainda escolher espécies de suculentas mais resistentes e que não necessitem tantos cuidados para escolher adaptar a seu jardim vertical. O modelo pode ser colocados em sacadas, áreas externas e muitos outros espaços.

Suculentas jardim 57

Jardim vertical com pirâmide.

Suculentas jardim 58

Jardim vertical estrela.

Suculentas jardim 53

Jardim vertical moldura em madeira.

Suculentas jardim 61

Jardim vertical em formato m.

Suculentas jardim 59

Inspiração linda de jardim vertical.

Suculentas jardim 60

Mais uma ideia linda de jardim vertical.

Cllique aqui e aprenda a criar um jardim vertical incrível!

 

  Jardim de suculentas e cactos

Se existe uma combinação prática é o jardim de suculentas e cactos, afinal esse duo em uma combinação de jardim é incrível devido a ser plantinhas que não exigem quase nada de cuidados muito complexos. O cultivo dos cactos também é bem prático, único detalhe importante é olho vivo no solo do jardim com a questão da irrigação, da água e no mais a drenagem para as plantinhas crescerem saudáveis.

Suculentas jardim 62

Há ainda uma infinidade de opções de jardins impecáveis com plantinhas, cactos e suculentas lindas.

Suculentas jardim 63

Jardim mini com suculentas e cactos.

Suculentas jardim 65

Jardim charmoso com suculentas.

Suculentas jardim 67

Suculentas e cactos em jardim delicado.

Suculentas jardim 73

Jardim de chão com cactos e suculentas.

Suculentas jardim 70

 

  Jardim de suculentas com pedras

Pedras em uma decoração de ambientes no setor paisagístico é um show a parte na composição visual do espaço. Quando falamos dessa composição nos jardins com suculentas oque vai literalmente destacar esse seu jardim sem dúvidas é a escolha dos tons das pedrinhas. Pedras claras, brancas como o caso da dolomita por exemplo trazem um destaque as suculentas verdes, dando uma ar de jardim mais sofisticado, assim como qualquer outra planta com cores em destaque.

Suculentas jardim 71

Caso queira um jardim mais neutro pedras em tons de bege/terra é super indicado também, assim como jardins com pedras de riacho ficam uma verdadeira graça. Pedras de outros tipos transparentes ou com cores podem ser mescladas no jardim dando um efeito paisagístico mais interessante e diferente.

 

Suculentas jardim 72

Jardim mini com pedras dolomita.

Suculentas jardim 75

 

Suculentas coloridas

Gosta de plantinhas com cores, as suculentas coloridas são outro grande diferencial quando o assunto é plantinhas de jardim que trazem mais vida aos espaços. Não são tão comuns de achar mas existem e são extremamente lindas na decoração de casa.

Suculentas jardim 86

Mini suculentas coloridas.

Suculentas jardim 51

Suculenta cor de rosa.

Suculentas jardim 85

Vaso de tartaruga marinha com suculenta colorida.

Algumas suculentas são coloridas naturalmente com exposição a sol, algumas ficam com pontas avermelhadas dando um charme ímpar a planta. Alguns tipos de estresses hídricos (como falta de água etc) podem levar a suculenta a alteração da sua tonalidade natural, assim como drásticas mudanças de temperatura e ambiente.

Suculentas jardim 38

Lindo mini jardim com suculentas coloridas.

Suculentas jardim 64

Suculentas plantadas em xícaras.

Suculentas jardim 78

Lindas suculentas cor de rosa.

Suculentas jardim 39

Outras ideias.

Suculentas jardim 45

Inspiração de jardim com suculentas coloridas.

 

Suculentas jardim 79

Suculentas coloridas.

Suculentas jardim 40

Para fazer ainda suculentas coloridas de fato as artificiais com corantes podem gerar um estilo bem legal dentro dos espaços trazendo mais vida e cor a decoração. Em algumas ideias legais vale coloca-las em recipientes, vasinhos de cerâmica e deixa-las dispostas lindamente dentro do ambientes, salas ou quartos por exemplo.

Suculentas jardim 82

Suculentas jardim 42

estilos de suculentas

Suculentas jardim 43

Jardim com suculentas coloridas.

Suculentas jardim 80

 Como montar um jardim de suculentas?

Para criar um jardim de suculentas você pode faze-lo de inúmeras maneiras diferentes, no solo, em um vasinho, em vasos amplos, em molduras de madeira criando infinitas possibilidades de cultivo. A seguir a gente vai te ensinar como fazer um jardim de suculentas mini, de um jeito muito lindo e fácil:

 

Tipos de suculentas:

Algumas espécies se dão melhor e se desenvolvem mais saudáveis com sol/sombra dependendo do tipo. Para te ajudar a desvendar quais separamos uma listinha abaixo:

Suculentas jardim 81

 

Suculentas de sombra

  • mil cores
  • flor-de-maio
  • cacto-macarrão
  • rabo de burro
  • cacto sianinha
  • ripsális
  • flor-de-cera

Suculentas de sol

  • cacto ouriço
  • barba de velho
  • sinécio azul
  • mini jade
  • planta fantasma
  • espada de são jorge
  • orelha de elefante
  • planta diamante
  • capuz de monge

Gostou desses lindos jardins com suculentas, então não se esqueça de deixar a sua opinião logo abaixo nos comentários, assim como ideias e sugestões. Seu feedback, comentário e opinião é muito importante pra gente.

Beijos e até a próxima!

Veja como montar um jardim zen aqui.

Suculentas jardim 77

Você pode gostar...