Tudo sobre【JABUTICABEIRA】ᐅ 42 fotos lindas e como cuidar!

A jabuticabeira é uma espécie frutífera brasileira e nativa da Mata Atlântica, por isso é tão comum ver a espécie em diferentes regiões do Brasil, uma vez que árvore é nativa do país.

A espécie garante frutos suculentos em formato de pequenas bolinhas de casca brilhante com coloração de roxo claro a um tom bem intenso e quase preto. Além dos frutos deliciosos, a espécie também costuma ser uma árvore bastante ornamental, podendo ser usado tanto na área externa, como na decoração interna de ambientes, e tem a vantagem de exigir pouca manutenção e cuidados durante o cultivo.

E se você vem pensando em ter uma jabuticabeira em casa e desfrutar do delicioso fruto produzido pela espécie, no post reunimos dicas de como cultivar a árvore, além de inspirações para usar da beleza da espécie na decoração.

jabuticabeira

Características da jabuticabeira

A jabuticabeira é uma árvore nativa do Brasil, e entre as variadas espécies, a mais conhecida é a jabuticabeira Sabará, que traz frutos bem docinhos e suculentos.

O pé de jabuticaba é bastante versátil e pode ser cultivado em jardins e quintais, podendo ser plantadas a partir das sementes, que se desenvolvem e começam a produzir frutos depois de 10 anos.

O cultivo da espécie também pode ser em vasos, e nesse caso é ideal escolher por variedades denominadas de “híbridas”, que são mudinhas que produzem frutos graúdos e doces em um tempo menor, e a partir de 4 anos já é possível degustar dos frutos produzidos pela árvore.

 

características de jabuticabeira

Na fase adulta, a árvore produz muitos frutos

O pé de jabuticaba é uma árvore de copa arredondada e que garante uma boa sombra, e durante o período de produção de frutos atrai muitos pássaros e garante uma produção intensa de frutinhos que brotam a partir do caule da espécie.

Para o cultivo dessa árvore frutífera, é ideal local com sol e regas frequentes, garantindo o pleno desenvolvimento da espécie.

dicas sobre jabuticabeira

Como cuidar e cultivar uma jabuticabeira?

Essa espécie frutífera nativa do Brasil é bastante versátil em relação ao cultivo, e pode ser plantada diretamente no solo ou em vaso.

O cultivo no solo garante que a árvore tenha pleno desenvolvimento, podendo chegar a até 10 m de altura e com ampla copa, o que pede uma distância mínima de 6 m entre as jabuticabeiras, garantindo espaço suficiente para o desenvolvimento. Para esse tipo de plantio, o ideal é que a cova tenha 60 cm³ de profundidade.

quintal com jabuticabeira

O cultivo no solo garante o pleno desenvolvimento da árvore

A outra possibilidade é o cultivo em vasos, sendo uma ótima opção para utilizar na decoração e espaços menores, como varandas.

Nesse caso o ideal é que os vasos tenham ao menos 50 cm de profundidade e uma circunferência mínima também de 50 cm .

Para o plantio no vaso, o ideal é montar um solo que não acumule água, assim a primeira camada no fundo do vaso deve ser com argila expandida e coberta por um pedaço de manta acrílica. Em seguida, coloque 5 cm de areia grossa e preencha o restante do vaso com terra para plantar a muda. Assim, o preparo do vaso é ideal para que a água não fique acumulada e cause apodrecimento das raízes.

como cuidar de jabuticabeira

Entre os cuidados necessários para o desenvolvimento do pé de jabuticaba, é ideal que a planta fiquei em local ensolarado, caso contrário há redução na produção de frutos.

As regas devem ser frequentes para manter as folhas em tom de verde escuro e sempre vistosas, mas cuidado para não deixar a terra encharcada.

A manutenção da planta é bem simples e não necessita de podas; já a adubação deve ser feita anualmente e durante o inverno, repondo os nutrientes necessários para a espécie e evitando que os galhos fiquem atrofiados e com folhas amareladas, o que pode prejudicar o desenvolvimento dos frutos.

Fotos de jabuticabeira na decoração

No Quintal

quintal com jabuticabeira e bancos

Se você vem planejando usar a jabuticabeira na decoração de ambientes externos, uma boa pedida é o cultivo diretamente no solo, garantindo pleno desenvolvimento para uma árvore grande e com boa sombra.

Como ideia para utilizar a espécie no quintal, esse projeto traz um cantinho ao lado da churrasqueira e com a sombra da jabuticabeira.

Para aproveitar o espaço externo na sombra da árvore, a aposta foi por construir um banco de madeira em volta da árvore e acrescentar algumas almofadas coloridas, que dão um charme extra para o ambiente externo e garantem um local delicioso e aconchegante para relaxar em meio ao jardim.

 

quintal pequeno decorado com jabuticabeira

A iluminação direcionada garante destaque à árvore durante a noite

área externa com jabuticabeira

A árvore garante um ponto de sombra em meio ao jardim

área externa com muro verde e jabuticabeira

O pé de jabuticaba decora um dos cantinhos do quintal aconchegante

paisagismo de quintal com jabuticabeira

O banco de madeira em meio ao jardim fica sob a sombra da árvore

jabuticabeira decorando a área externa

A árvore decora a área externa

quintal simples com jabuticabeira

O jardim simples traz a árvore frutífera e o chão coberto de pedrinhas

área externa decorada com pé de jabuticaba

Área Interna

kokedama de jabuticabeira na decoração

A decoração usando jabuticabeira também pode ser em um estilo moderno, como mostra este projeto decorativo que traz árvore frutífera e suspensa através da técnica japonesa denominada kokedama.

Esse estilo de plantio traz uma espécie de esfera na base da planta e que fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

O charme do projeto fica por conta da planta suspensa no ambiente, parecendo que a planta está flutuando e dando o destaque necessário para trazer um toque de verde em meio ao decoração de cores neutras.

Nesse caso, o cultivo através da técnica kokedama tem desenvolvimento mais lento, e a árvore não chega ao tamanho adulto, como se estivesse sendo cultivada diretamente no solo.

 

jardim de inverno com vaso de jabuticabeira

A espécie decora o jardim interno

jardim de inverno com jabuticabeira

O jardim interno traz um pé de jabuticaba em destaque

 

jabuticabeira decorando área interna

Ao pés da árvore, há o cultivo de antúrios

jardim de inverno com pé de jabuticaba

O jardim interno com a árvore é super charmoso!

jabuticabeira cultivada dentro de casa

A árvore dentro de casa traz um toque aconchegante para o ambiente com predominância da cor branco

jabuticabeira decorando vão da escada

O vão embaixo da escada traz o cultivo do pé de jabuticaba

sala decorada com vaso de jabuticabeira

O cesto com a espécie foi usado ao lado do sofá

jabuticabeira decorando área interna de casa

A árvore plantada dentro de casa recebe iluminação natural através do teto de vidro

jabuticabeira dentro de casa

Em Vasos / Bonsai

sacada decorada com vaso de jabuticabeira

Entre as opções de árvores frutíferas em vasos, a jabuticabeira é uma dessas espécies versáteis que podem ser cultivadas em vasos ou até mesmo ao estilo bonsai de frutas, garantindo que a planta possa ser mantida em um espaço menor e até mesmo dentro de casa.

Como inspiração para usar a jabuticabeira em vaso, a proposta aqui traz um projeto decorativo de uma sacada com um vaso grande da árvore frutífera.

No projeto, a espécie foi cultivada em um vaso que lembra uma tina de madeira; e nesse caso, a pequena árvore já está produzindo frutos.

A proposta aqui foi de usar o vaso com o pé de jabuticaba decorando um dos cantos da sacada, e recebendo a incidência direta de sol, o que garante o bom desenvolvimento da planta e a produção de frutos suculentos.

 

varanda com jabuticabeira em vaso

O espaço externo traz um vaso com pé de jabuticaba

bonsai de jabuticabeira na decoração

O bonsai de jabuticabeira é pequeno

bonsai de jabuticaba na decoração

O bonsai de pé de jabuticaba decora a sala

sacada com vaso de jabuticaba

A sacada decorada traz o vaso com a árvore frutífera em um dos cantinhos

sacada com pé de jabuticaba em vaso

O vaso com pé de jabuticaba decora a sacada

decoração com jabuticabeira em vaso

Se você já cultivou essa espécie, seja em vaso ou diretamente no solo, compartilhe conosco suas dicas e cuidados para garantir frutos suculentos e deliciosos!

Você pode gostar...