Horta em Apartamento: 56 ideias criativas para cultivar temperos frescos!

Na decoração do lar o toque verde era dado apenas pelas plantas, mas nos últimos tempos ter hortaliças em casa é uma maneira de agregar na decoração e ainda ter temperos frescos na hora de preparar a refeição. E o pouco espaço não é desculpa para não ter esse cantinho verde, afinal vale até mesmo ter uma horta em apartamento.

A horta em apartamento é um projeto super adaptável e que pode ser implementado em diversos espaços do lar, e com a vantagem de ter sempre as hortaliças frescas, e em sua melhor versão – orgânicos.

E se você já está pensando na horta caseira em um lar com pouco espaço, separamos dicas de como montar seu espacinho verde e uma lista de vantagens para você não ficar em dúvida de que vale a pena ter uma horta em apartamento.

ideias e modelos

 

Benefícios e Vantagens de Montar uma Horta

  • Alimentos orgânicos: a preocupação com a alimentação é um assunto em alta, e se você se preocupa com o que coloca à mesa, ter uma horta em apartamento é perfeito para garantir sempre hortaliças e verduras livres de agrotóxicos, afinal dá para manter sua hortinha livre de pragas e fungos apenas com receitinhas caseiras.
  • Praticidade na hora de cozinhar: para quem gosta de um temperinho a mais na comida, ter tudo em casa é uma grande vantagem na hora de cozinhar. E além de ter tudo próximo, ainda tem a vantagem de usar alimentos sempre frescos.

vantagens e benefícios

  • Estímulo na alimentação: criar uma variedade na horta caseira é uma maneira de estimular toda a família a experimentar novos sabores e até mesmo de evitar a desculpa de que só não fez salada porque não passou no hortifrúti. Com a horta em apartamento, dá para ter sempre salada fresca para as refeições e assim estimular a alimentação saudável.
  • Hobby: a atividade de cultivar a horta pode se tornar um hobby, além disso o cultivo ainda pode ser um tranquilizador em dias que você chega do trabalhado estressado.
  • Estética: além de super funcional, a horta em apartamento ainda tem o poder de valorizar a decoração do ambiente com um toque verde.

 

O que Plantar?

A lista do que plantar deve primeiro passar pelo seu critério de avaliação, afinal a horta em apartamento é para consumo próprio e as hortaliças plantadas devem ser as mais consumidas pelos moradores da casa.

É claro que vale incrementar um novo temperinho para acrescentar um novo gostinho à comida, e até fazer alguns testes do que você gosta e do que não gosta.

Para quem está aberto a sugestões de plantios para a horta caseira, a dica primordial é escolher espécies de raízes curtas, já que não haverá muita profundidade na terra para o desenvolvimento da hortaliça.

E para ajudar, vamos a uma lista de possíveis hortaliças e verduras para a horta em apartamento:

  • Orégano
  • Salsinha
  • Hortelã
vasinho de hortelã

O hortelã é perfeito para usar em comidas e sucos

  • Cebolinha
  • Alface
  • Rúcula
  • Coentro
  • Cebolinha
  • Salsa
vasinho de salsa

O vasinho fica próximo da janela

  • Manjericão
  • Tomilho

 

Algumas dessas espécies são perenes e tem vida bastante prolongada (orégano, salsinha, cebolinha, manjericão); outra precisam ser renovadas semestralmente ou anualmente, e isso é possível de notar ao longo do ano.

 

Fotos e Ideias de Horta em Apartamento

Vertical

Para quem sofre com a falta de espaço, a melhor ideia é fazer uma horta vertical suspensa, onde as hortaliças podem ser fixadas na parede ou em estruturas que ficam suspensas do chão, otimizando espaço.

cozinha planejada

Como ideia para a horta vertical, a proposta aqui foi de incluir a ideia no projeto da cozinha planejada.

O painel na parede traz espaços para o plantio das hortaliças, facilitando na hora do uso e ainda contribui para a decoração do espaço.

 

Mais ideias

cozinha corredor

A cozinha corredor ganhou vasinhos de hortaliças na parede

sacada gourmet

A horta vertical de hortaliças foi instalada na sacada

jardim com paletes e vasinhos

O pallet com vasinhos forma a estrutura da horta vertical

cozinha moderna

O painel com hortaliças decora a cozinha

modelos de horta vertical

Com Garrafa Pet

vasos de garrafa PET

Para quem adora ideias de reaproveitamento, a proposta aqui é de reaproveitar garrafas PET para fazer uma horta em apartamento suspensa e próxima da janela, recebendo luminosidade suficiente para o desenvolvimento dos temperinhos frescos.

As garrafas cortadas funcionam como vasinhos e foram apoiadas em uma estrutura metálica, que é a base para a horta vertical.

 

Mais ideias

horta com garrafa PET

As garrafas foram presas por cordinhas

horta em garrafas de refrigerante

O sistema é formado por uma garrafa presa à outra, onde a água vai passando de uma para outra

vaso de garrafas de plástico

As garrafas pintadas dão um charme a mais para a horta caseira

ideias com garrafas

Em Caixotes / Pallets

Os paletes e caixotes também são ótimas estruturas para a horta em apartamento, e além de terem uma excelente funcionalidade, ainda são perfeitos para quem quer economizar no projetinho da horta caseira.

horta simples pallet

Como ideia para usar o pallet para a horta em apartamento, a proposta aqui foi de colocar uma madeirinha como fundo para cada uma das prateleiras e pendurar a base de madeira na parede. Depois é só colocar os vasinhos com temperos frescos e cuidar da horta.

 

Mais ideias

horta com caixotes de madeira

Os caixotes de madeira formam os vasinhos para as hortaliças

ideias com caixote de madeira

Estruturas de metal formam a base para os caixotes de madeira

pallet com temperos frescos

Plaquinhas no pallet identificam cada temperinho

ideias com pallets e caixotes

Em Latas

horta criativa

Criatividade é tudo!

E se você não está tão inspirado para criar a sua horta caseira, essa ideia é uma perfeita inspiração de como reaproveitar latas e transformá-las em vasinhos.

Para a hortinha, as latas de manteigas foram reaproveitadas e colocadas sobre um pequeno caixote de madeira.

O resultado é super bacana e as latinhas dão um toque vintage à decoração.

 

Mais ideias

horta simples de fazer

As latinhas foram colocadas sobre um pratinho com pedras, e decoram a bancada

vasos para geladeira

As latas com ímãs foram usadas na geladeira

ideias com latas

As latinhas foram pintadas ao estilo vintage e ganharam plaquinhas identificando os temperinhos

horta em latas

Em Vasos

sacada decorada

Para quem não quer ousar muito no plantio das hortaliças para formar a horta em apartamento, a ideia aqui foi de usar vasinhos coloridos ao estilo vertical.

Os vasinhos foram presos na parede da sacada e criam uma horta repleta de opções em um espaço super pequeno.

Além de aproveitar bem o espaço, a horta caseira em vasinhos coloridos ainda dá um toque de cor na decoração da sacada.

 

Mais ideias

horta auto irrigável

Os vasinhos são auto irrigáveis, o que torna a manutenção mais simples

jardim vertical de vasos

A base de madeira é ideal para apoiar os vasinhos

vasinho decorado lousa

Os vasinhos foram pintados ao estilo lousa

horta sacada pequena

horta caseira com vasos

Os vasos foram pendurados no painel de madeira

Em Potes de Vidro

Se você costuma usar conservas (palmito, azeitona), maionese e geleias em potes de vidro, é hora de começar a guardar os potinhos e utilizá-los em diferentes artesanatos e propostas de reaproveitamento, como uma horta em apartamento feita em potinhos de vidro.

horta vertical com vidros

E como ideia para horta com potes, a proposta aqui foi de usar uma tábua de madeira onde foram fixados os vidros com as hortaliças. Outro detalhe da horta é a pintura com o nome da cada tempero.

 

Mais ideias

horta com potes de vidro

Os vidros transparentes destacam o plantio

horta fácil de fazer

O caixote de madeira é ideal para deixar os potinhos

horta janela

Os potes podem ser reaproveitados de vidros de conversas

Em canos

horta em cano de PVCPara quem adora ideias criativas, a proposta aqui foi de usar tubos de PVC na hora de fazer a horta.

Os tubos com diversas saídas substituem o uso dos vasos para plantio e a estrutura só precisa de uma jardineira com terra como base.

A horta fica super compacta e é perfeita para ficar em pequenas sacadas.

 

Mais ideias

horta hidropônica

O plantio foi feito ao estilo hidropônico

horta em bambu

A horta foi montada em canos de bambu

horta em cano de plástico

Os canos foram pintados de prateado

horta hidropônica em casa

Como Fazer e Cultivar – #Dicas #DIY

Para quem vai adotar o plantio da horta caseira, algumas dicas são bastante importantes para a manutenção das espécies e para a vitalidade das hortaliças. Entre os cuidados necessários estão:

  • Local de plantio: no geral, as plantas precisam de sol e por isso é preciso planejar um local de plantio onde as plantinhas recebam no mínimo 5 horas de sol por dia, mas sem tanta exposição para não queimarem. O ideal é que o sol seja durante a manhã. Exemplo: vasinhos próximos de uma janela em que bate sol da manhã.
  • Rega: a irrigação é um processo bastante importante para o desenvolvimento das plantinhas. Por isso, se você optou pelo plantio a partir da semente, o ideal é regar a espécie 3 vezes por dia durante essa fase. Para quem optou pelas mudas ou já está nessa fase, a rega daqui para frente é apenas uma vez por dia.
  • Tipo de vaso: a única regra para o vaso é que ele tenha furinhos embaixo para o escoamento da água; mas se você quer facilitar o processo de manutenção, a dica é usar vasinhos plásticos, que podem ser colados dentro de cachepôs. O uso dos vasos de plástico permitem que ao final da vida da hortaliça seja necessária apenas a troca por um novo vaso com uma mudinha nova, dispensando a necessidade de mexer com a terra para um novo plantio.

Depois da lista de vantagens, das dicas de cultivo e das ideias para horta em apartamento, é hora de colocar a mão na terra para fazer o plantio e depois é só esperar pela colheita para ter sempre refeições com temperinhos deliciosos e comida fresquinha.

Você pode gostar...