Grama Sintética para Jardim: tudo o que você precisa saber!

Ter um quintal ou jardim gramado faz parte de muitos projetos, e se você tem pensado em instituir esse cantinho verde, uma das apostas é a grama sintética para jardim.

            Ficou surpreso ao ouvir sobre gramado sintético para os projetos paisagísticos? Essa é uma das tendências atuais, e jajá você vai entender porque e se vale a pena investir em algo assim.

grama falsa

Vantagens da grama sintética para jardim

            Se você está pensando em forrar o espaço do jardim com um belo gramado, há duas opções – escolher um dos tipos de grama natural ou recorrer a grama sintética. E entre essas duas possibilidades, o gramado sintético apresenta algumas vantagens:

  1. Manutenção: se você não tem tempo suficiente para dedicar à manutenção do jardim ou não quer ter gastos com um jardineiro, a opção sintética é uma ótima escolha. Além de ter sempre o gramado verdinho, você não vai precisar se preocupar com podas, infestações de insetos, adubação, rega, entre outros.
  2. Tempo de instalação: além de ter o processo de instalação muito rápido, ainda há a vantagem de não esperar até que a grama “pegue”. Desse modo, após a instalação, você já tem um gramado verde e que já pode ser utilizado.
  3. Local: ao contrário da grama natural que deve ser escolhida de acordo com o local de implantação, a grama sintética dispensa qualquer tipo de preocupação relacionada a isso. O material artificial pode ser instalado desde espaços abertos, com intempéries do tempo, como chuva, sol e vento; até mesmo em espaços de sombra, como no jardim embaixo da escada ou em um jardim de inverno.
decoração quintal

O muro marrom destaca a decoração externa

O que você precisa saber

São tantas as dúvidas em relação à grama sintética, e isso é comum, afinal ainda é algo bem novo para o uso em jardins. E para dar uma ajudinha extra separamos tudo o que você precisa saber para incluir esse tipo de gramado ao seu projeto de jardinagem.

 

Pode ser instalada em locais com inclinação?

Essa é uma pergunta frequente, e a boa notícia é que sim – a grama sintética pode ser instalada em rampas e terrenos irregulares. Para fazer isso, basta retirar os pedregulhos que podem haver no terreno e o gramado artificial pode ser instalado.

usos jardim

Há um tempo de duração? Qual é esse tempo?

Por ser um gramado falso, há sim um tempo de durabilidade. No entanto, o tempo pode variar de acordo com as situações. Caso a grama fique exposta ao sol e com as intempéries do tempo, é provável que haja maior desgaste quando comparado à instalação em um ambiente interno. Além disso, também deve se considerar se o gramado é um local de passagem, afinal com as passadas o material tende a desgastar. E se você quer uma média de tempo para a durabilidade e possível troca da grama, considere em média 5 anos.

 

Há uma altura específica para a grama artificial?

Assim como nos gramados naturais, a grama sintética também tem suas indicações de alturas ideais para cada tipo de projeto.

  • No caso de quem tem cachorros ou outros animais de estimação, a altura máxima de deve ficar em torno de 12mm, o que resulta em um gramado mais baixo, e consequentemente, mais fácil de limpar.
  • A altura de 15mm é ideal para quem vai gramar uma área com parquinho infantil.
  • Se a intenção é usar o gramado em torno da piscina, aposte na altura máxima de 20mm.
  • Para quem escolheu usar a grama sintética em projetos internos, como jardim de inverno, a recomendação é deixar o gramado mais altinho – 30mm – de modo a destacar a grama que compõe o projeto.

 

A grama sintética impermeabiliza o solo?

            Não! Se você tem medo de instalar a grama artificial e acumular água no terreno, esse medo já pode ser esquecido.

Na preparação do terreno para receber a grama, é feita uma limpeza no solo e em seguida é feita uma camada de cascalho e areia, que fica entre o solo e a grama, e assim permite melhor drenagem da água da chuva e da rega de plantas e flores naturais que compõem o jardim.

 

É possível limpar/ higienizar a grama sintética?

Essa é uma perguntar comum, principalmente para quem tem animais de estimação e crianças em casa. E a notícia é boa – a grama artificial pode ser limpa sim!

higienização

Ao fundo do jardim, plantas naturais

O processo de limpeza deve ser seguido conforme as orientações do fabricante, e no geral, é recomendado o uso de detergente neutro e água, mas nunca faça isso sem antes verificar as instruções da marca, afinal o uso de qualquer produto de limpeza pode deteriorar o seu gramado.

 

Há variedade de cores e modelos?

Sim! É comum que as empresas que comercializem e instalem a grama sintética, tenham uma variedade de tipos, permitindo ao cliente a escolha de acordo com o gosto pessoal e as características de uso e local de instalação.

tipos e modelos

Quanto custo o m²? #preço

O valor varia bastante, e além de considerar a região do país, tipo de grama, e empresa que comercializa o produto; ainda é preciso levar em conta se a empresa inclui ou não a instalação.

No geral o preço médio do m² da grama sintética sem instalação varia de R$ 10 a 15. Mas se você já optar pela instalação inclusa, esse valor pode variar de R$ 25 a 50.

 

Fotos e modelos de jardins com grama sintética

Jardim de inverno interno

piso taco

O piso de taco reveste o chão da sala

jardim de inverno pequeno

Pequenos jardins verticais decoram a parede

jardim embaixo escada

Bromélias artificias compõem a jardinagem

jardim com pedras

jardim pequeno interno

As plantas naturais valorizam o paisagimos

jardim interno simples

Vasos com plantas compõem o ambiente

jardim de inverno com orquídeas

Vasos de parede com orquídeas decoram o jardim de inverno

jardim decorado com vasos e pedras

deck de madeira

Módulos de madeira formam um deck no jardim

jardim rústico

O caixote de madeira dá estilo rústico ao espaço

modelo de jardim com pedra

parede com textura

A parede tem textura amarela

Área interna/ dentro de casa

decoração com samambaia

As samambaias formam um jardim vertical

quarto infantil moderno

As paredes são pintadas com um tom de azul claro

sala decorada

quarto de bebê moderno

A parede preta decora o quarto de bebê

sala moderna

sala de jantar

A mesa com cavaletes é tendência

decoração home office

No home office, mesinha branca

decoração infantil

Jardim com piscina/ área de lazer

jardim pequeno com piscina

Na piscina, boias e espaguetes flutuantes

piscina com escorregador

O escorregador na beirada da piscina é diversão garantida

jardim com coqueiros

Coqueiros fazem parte do projeto paisagístico

grama de mentira

pérgola de madeira

No jardim, pergolado de madeira

garden seat decoração

O garden seat prateado faz parte da decoração externa

painel de madeira muro

O muro tem revestimento de madeira

casa com piscina

piscina moderna

A piscina tem forma orgânica

gramado artificial

piso que imita pedra

Pisos que imitam pedras naturais foram usados em volta da piscina

jardim gramado

área de lazer decorada

piscina com deck madeira

O deck de madeira reveste o entorno da piscina

grama artificial jardim

E aí, o que você acha do uso de grama sintética para jardim? Com certeza, em questão de praticidade de manutenção, o gramado artificial ganha muitos pontinhos e ainda tem a vantagem de ficar sempre verde, até mesmo “mais verde que a grama do vizinho”.

Você pode gostar...