Grama Sintética para Jardim: tudo o que você precisa saber!
Ter um quintal ou jardim gramado faz parte de muitos projetos, e se você tem pensado em instituir esse cantinho verde, uma das apostas é a grama sintética para jardim.
Ficou surpreso ao ouvir sobre gramado sintético para os projetos paisagísticos? Essa é uma das tendências atuais, e jajá você vai entender porque e se vale a pena investir em algo assim.
Vantagens da grama sintética para jardim
Se você está pensando em forrar o espaço do jardim com um belo gramado, há duas opções – escolher um dos tipos de grama natural ou recorrer a grama sintética. E entre essas duas possibilidades, o gramado sintético apresenta algumas vantagens:
- Manutenção: se você não tem tempo suficiente para dedicar à manutenção do jardim ou não quer ter gastos com um jardineiro, a opção sintética é uma ótima escolha. Além de ter sempre o gramado verdinho, você não vai precisar se preocupar com podas, infestações de insetos, adubação, rega, entre outros.
- Tempo de instalação: além de ter o processo de instalação muito rápido, ainda há a vantagem de não esperar até que a grama “pegue”. Desse modo, após a instalação, você já tem um gramado verde e que já pode ser utilizado.
- Local: ao contrário da grama natural que deve ser escolhida de acordo com o local de implantação, a grama sintética dispensa qualquer tipo de preocupação relacionada a isso. O material artificial pode ser instalado desde espaços abertos, com intempéries do tempo, como chuva, sol e vento; até mesmo em espaços de sombra, como no jardim embaixo da escada ou em um jardim de inverno.
O que você precisa saber
São tantas as dúvidas em relação à grama sintética, e isso é comum, afinal ainda é algo bem novo para o uso em jardins. E para dar uma ajudinha extra separamos tudo o que você precisa saber para incluir esse tipo de gramado ao seu projeto de jardinagem.
Pode ser instalada em locais com inclinação?
Essa é uma pergunta frequente, e a boa notícia é que sim – a grama sintética pode ser instalada em rampas e terrenos irregulares. Para fazer isso, basta retirar os pedregulhos que podem haver no terreno e o gramado artificial pode ser instalado.
Há um tempo de duração? Qual é esse tempo?
Por ser um gramado falso, há sim um tempo de durabilidade. No entanto, o tempo pode variar de acordo com as situações. Caso a grama fique exposta ao sol e com as intempéries do tempo, é provável que haja maior desgaste quando comparado à instalação em um ambiente interno. Além disso, também deve se considerar se o gramado é um local de passagem, afinal com as passadas o material tende a desgastar. E se você quer uma média de tempo para a durabilidade e possível troca da grama, considere em média 5 anos.
Há uma altura específica para a grama artificial?
Assim como nos gramados naturais, a grama sintética também tem suas indicações de alturas ideais para cada tipo de projeto.
- No caso de quem tem cachorros ou outros animais de estimação, a altura máxima de deve ficar em torno de 12mm, o que resulta em um gramado mais baixo, e consequentemente, mais fácil de limpar.
- A altura de 15mm é ideal para quem vai gramar uma área com parquinho infantil.
- Se a intenção é usar o gramado em torno da piscina, aposte na altura máxima de 20mm.
- Para quem escolheu usar a grama sintética em projetos internos, como jardim de inverno, a recomendação é deixar o gramado mais altinho – 30mm – de modo a destacar a grama que compõe o projeto.
A grama sintética impermeabiliza o solo?
Não! Se você tem medo de instalar a grama artificial e acumular água no terreno, esse medo já pode ser esquecido.
Na preparação do terreno para receber a grama, é feita uma limpeza no solo e em seguida é feita uma camada de cascalho e areia, que fica entre o solo e a grama, e assim permite melhor drenagem da água da chuva e da rega de plantas e flores naturais que compõem o jardim.
É possível limpar/ higienizar a grama sintética?
Essa é uma perguntar comum, principalmente para quem tem animais de estimação e crianças em casa. E a notícia é boa – a grama artificial pode ser limpa sim!
O processo de limpeza deve ser seguido conforme as orientações do fabricante, e no geral, é recomendado o uso de detergente neutro e água, mas nunca faça isso sem antes verificar as instruções da marca, afinal o uso de qualquer produto de limpeza pode deteriorar o seu gramado.
Há variedade de cores e modelos?
Sim! É comum que as empresas que comercializem e instalem a grama sintética, tenham uma variedade de tipos, permitindo ao cliente a escolha de acordo com o gosto pessoal e as características de uso e local de instalação.
Quanto custo o m²? #preço
O valor varia bastante, e além de considerar a região do país, tipo de grama, e empresa que comercializa o produto; ainda é preciso levar em conta se a empresa inclui ou não a instalação.
No geral o preço médio do m² da grama sintética sem instalação varia de R$ 10 a 15. Mas se você já optar pela instalação inclusa, esse valor pode variar de R$ 25 a 50.
Fotos e modelos de jardins com grama sintética
Jardim de inverno interno
Área interna/ dentro de casa
Jardim com piscina/ área de lazer
E aí, o que você acha do uso de grama sintética para jardim? Com certeza, em questão de praticidade de manutenção, o gramado artificial ganha muitos pontinhos e ainda tem a vantagem de ficar sempre verde, até mesmo “mais verde que a grama do vizinho”.