Grama amendoim: características, dicas e 25 fotos de uso em jardim!

Escolher o tipo de gramado que será usado no projeto de jardinagem não é uma das tarefas mais simples, afinal cada tipo de grama tem suas características e é indicada para determinado uso; e no post de hoje vamos descobrir mais sobre a grama amendoim.

Entre os tipos de grama, a grama amendoim é uma das opções, e que tem características bem peculiares; afinal esse gramado não é só o verdinho simples; pelo contrário, essa opção tem até floração e é uma ótima opção para compor projetos paisagísticos.

Então, se você quer descobrir e conhecer mais desse tipo de grama, é só continuar lendo o post para descobrir como plantar, manter, dicas e inspirações de projetos lindos!

amendoim rasteiro

 

Características e usos

  • Nomes: o que não falta são nomes para esse tipo de gramado, que no meio científico recebe o nome Arachis repens; e popularmente é chamado de grama amendoim, amendoim-rasteiro, amendoim-forrageiro ou amendoinzinho.
  • Altura: esse tipo de gramado não é muito baixinho e seu crescimento é rápido, podendo chegar de 20 a 25 cm de altura; constituindo uma cobertura mais macia e volumosa.
  • Aparência: a tonalidade do amendoim-rasteiro é um verde mais escuro e com folhas  levemente arredondadas, bem diferentes de gramas tradicionais, como a esmeralda. Esse tipo de grama ainda é bem característico por conta da floração; que é composta por pequenas flores amarelas que destacam-se em meio ao verde escuro da grama. As floração acontece várias vezes por ano, e é mais frequente em gramados que ficam em sol pleno.

grama com flores

  • Não resistente a pisoteios: o amendoim-forrageiro é um tipo de gramado que não resiste a regiões de passagem.

A folhagem mais volumosa é amassada com o pisoteio e a grama é danificada. Então, adotar esse tipo de grama           em um local de passagem não é uma boa opção.

  • Indica para declives: a raiz mais profunda é ótima característica desse tipo de grama, e torna a opção ideal para regiões e terrenos irregulares.

A raiz forte e profunda (pode chegar a até 30 cm de profundidade) ajuda a conter deslizamentos, segurando a              terra; por isso, é uma boa opção para evitar deslizamentos de terra em regiões de declives e barrancos.

grama para declive

  • Decorativa: por conta da aparência e das flores que compõem esse tipo de gramado, a aposta de usar o amendoim-rasteiro como decoração de jardim é uma ótima aposta. Essa grama funciona muito bem em projetos paisagísticos e em áreas de não passagem.

grama jardim

  • Alimento para gado: além do visual estético da grama amendoinzinho, essa vegetação também é uma ótima aposta para pastagem e alimento para gado; o que torna a opção ideal para pastagens em fazendas e sítios.

grama para gado

  • Alastra com facilidade: o crescimento dessa grama acontece rapidamente, assim como sua capacidade de se alastrar pelo terreno. Então, se a ideia é usar essa grama na decoração do jardim, pode haver a necessidade do uso de limitadores, para que a grama não dissipe por todo o terreno.
jardim com calçada

A calçada foi feita com Pedra Portuguesa

Quanto custa? Preço 

A grama amendoim costuma ser comercializada de duas maneiras – sementes ou mudas – e cada uma dessas opções tem um preço diferente.

Para quem está pensando em investir em sementes, o preço é bem barato e 70 sementinhas custam por volta de R$ 14. No entanto, é preciso considerar que o processo é um pouco mais lento, já que é preciso considerar a germinação da semente.

A outra opção – mudas – é mais rápida, afinal as mudinhas já estão formadas e a forração tem o processo mais rápido. Neste caso, uma centena de mudas (100 unidades) é comercializada em média por R$ 100.

 

Como plantar grama amendoim

  • Local de plantio: a escolha do local de plantio é um ponto a se considerar, afinal a grama amendoim é pouco resistente a geadas, sendo uma má escolha para regiões frias.
  • Incidência de luz natural: esse tipo de grama se desenvolve muito bem em sol pleno, mas também pode ser plantada em meia sombra, no entanto, nesse caso a floração é menor ao longo do ano.
  • Solo: o solo para plantio deve ser rico em matéria orgânica, e pode ser preparado e enriquecido antes do plantio, mas em solos pobres de matéria orgânica é menor a chance de desenvolvimento dessa espécie.

A drenagem do solo também deve ser observada antes do plantio, e o ideal é que a terra tenha boa drenagem e              não acumule água.

  • Plantio de semente: para quem vai fazer o plantio com sementes, uma dica é fazer a germinação das sementes antes, mas também há a possibilidade de plantar a semente diretamente no solo.

Neste caso, faça covas espaçadas (10 cm entre cada cova) e coloque, em média, três sementes por cova.  Regue o           solo com frequência, mas sem encharcar, e a germinação deve iniciar a partir de uma semana.

  • Plantio de mudas: o plantio com mudas é mais fácil de pegar e mais rápido de se alastrar. Neste caso, faça covas espaçadas (10 cm) e coloque uma muda por cova. Mantenha a rega com regularidade.

 

Poda e cuidados necessários

  • Rega: o amendoim rasteiro é uma espécie de grama que pede regas frequentes para seu pleno desenvolvimento.

Só deve haver o cuidado para que o solo não fique encharcado, o que é prejudicial para o desenvolvimento do               gramado.

  • Evite pisoteios: esse tipo de gramado não é indicado para regiões de passagem, uma vez que a grama mais volumosa tende a ser amassada e danificada. Neste caso, a dica é usar a grama apenas em pontos decorativos e que não sejam de passagem.
  • Poda: a poda não precisa ser frequente nesse tipo de grama, afinal o crescimento irregular e a forragem mais alta é uma característica estética desse gramado.

No caso de usar grama amendoim em projetos paisagísticos, a poda é necessária apenas para aparar bordas e               excessos.

 

Fotos de jardins com grama amendoim

Se você gostou dessa opção de grama para decorar jardins, separamos várias fotos de projetos paisagísticos em que a grama amendoinzinho foi usada, sendo que em alguns projetos a espécie é usada predominantemente e como foco, e em outros casos a aposta foi de usar o gramado como composição em meio a outras espécies de plantas e flores.

A  versatilidade dessa espécie também é um ponto importante, uma vez que a grama pode ser usada em jardins simples, ou até projetos mais elaborados e sofisticados.

E para inspirar, separamos algumas fotos de projetos paisagísticos com uso de grama amendoim.

fachada com jardim

Neste projeto, o amendoinzinho foi usado delimitado no jardim que decora a fachada

jardim verde

Diferentes espécies verdes compõem o jardim

jardim com árvore

O espelho d’água recobre as pedras

amendoim-rasteiro jardim

Pedras criam um caminho em meio ao amendoim-rasteiro

jardim com deck de madeira

jardim com banco de madeira

O banco de madeira decora o jardim

calçada com grama

O gramado decora a calçada

jardim rústico

jardim com lago

O lago com carpas decora o jardim

jardim com palmeira

Palmeiras decoram o jardim

canteiro jardim

O canteiro delimita o desenvolvimento do gramado

canteiro calçada

jardim gramado

O mix de espécies deixa o o jardim rústico

jardins simples

jardim amendoim-rasteiro

banco de madeira

O banco de madeira deixa o espaço mais aconchegante

jardim simples com árvore

A mesa de madeira foi usada na sombra da árvore

projeto paisagístico

decoração jardim

Agora que você já sabe tudo sobre a grama amendoim é só decidir em qual local vai usar esse tipo de gramado, e apostar em um projeto paisagístico decorado com grama.

Você pode gostar...