Flores Tropicais: +50 Fotos Lindas, Espécies e Como Cultivar!
As flores tropicais são encantadoras e a cara do Brasil. Elas estão presentes na natureza e em uma série de projetos paisagísticos.
Você pode cultivá-las perfeitamente em seu jardim, combinando uma série de espécies e cores, para dar mais vida ao cenário.
A maioria delas é bem fácil de cultivar. Para saber quais são e suas características, acompanhe o conteúdo com belas ideias e muitas fotos encantadoras.
Como cuidar de flores tropicais? #dicas
Primeiramente, o que são flores tropicais?
Como o próprio nome indica, são espécies típicas de locais com clima quente e úmido. O clima tropical, comum no Brasil, é caracterizado pelas altas temperaturas. Além disso, alterna entre uma estação seca e outra estação chuvosa.
Muitas plantas se adaptam a essa situação e podem ser cultivadas perfeitamente, sem sofrer com as alterações do clima em relação a sol, chuva, frio, etc.
Justamente por isso, demandam cuidados para que cresçam lindas e vistosas. Elas amam sol, mas devem ser mantidas a meia sombra, aproveitando a luz da manhã. O sol constante pode queimar e prejudicar as folhas.
Elas amam substrato e terra de boa qualidade, que deve ser adubada constantemente. Já as regas devem ser feitas quando a terra estiver seca. Nenhuma planta gosta de terra encharcada.
Dependendo do tipo da planta tropical, é preciso podar as folhas maiores, ainda mais se alastram rapidamente. Com esses cuidados, as flores desabrocham lindíssimas.
De modo geral, cada espécie tem suas peculiaridades, por isso você deve conhecê-las passo a passo para cultivar e garantir um crescimento saudável.
Escolha um bom vaso, faça um canteiro bonito e deixe a espécie em destaque, seja em um jardim, estufa, pergolado, jardim vertical, área interna, enfim.
Principais tipos e espécies
Quais são os principais tipos e espécies de flores tropicais? Listamos 10 opções maravilhosas para encantar você!
Ave-do-Paraíso
A ave-do-Paraíso é uma planta típica da África que se adapta muito bem ao clima do nosso país. Possui diversas cores (vermelho, amarelo, branco, laranja), é arbustiva e cresce rápido, atingindo cerca de dois metros de altura.
As folhas verde escuras combinam com as flores em tons vivos, por isso é uma espécie perfeita para o seu jardim. Ama o verão e floresce o ano todo.
Para plantar, é ideal um canteiro grande e com bastante espaço, pois a ave-do-Paraíso se alastra fácil e rapidamente, ficando com lindas e destacadas touceiras. Ela ama luz, clima quente e alta umidade. Algumas espécies também se adaptam a vasos.
Astromélia
A astromélia é outra planta tropical que agrada cada vez mais pessoas. Suas flores são lindas e delicadas, por isso é uma espécie comum em buquês e arranjos.
Chamada também de lírio peruano, tem caules lindos que alcançam cerca de um metro de altura. Ama sol e não tolera muito frio. Floresce durante todo o ano em clima tropical.
É muito fácil de cultivar, mas depende de manutenção para um crescimento saudável. Além disso, tem forte simbologia: representa a amizade duradoura, por isso é uma opção perfeita para presentear as pessoas amadas.
Bromélia
A bromélia é descrita como um tipo de vegetação que engloba uma série de espécies, herbáceas, epífitas e com folhas em formato de roseta, fibrosas e com formato de lança, lisas ou com espinhos.
De fato, existem diversas espécies, por isso essa planta tropical é perfeita para o paisagismo de jardins, com cores lindas e encantadoras.
As flores também são um charme à parte e duram cerca de seis meses. Podem ser cultivadas em canteiros, em jardins e até em troncos de árvores, principalmente em locais com bastante calor e alta umidade. Felizmente, você encontra ampla variedade em muitas regiões do país.
Orquídea
Acima de tudo, a orquídea é uma das flores mais populares do Brasil. Muitas pessoas amam essa espécie e sua grande variedade.
Ela se adapta perfeitamente ao clima do nosso país, é muito fácil de cuidar e tem uma ampla gama de colecionadores.
De fato, é uma planta tropical perfeita para cultivar em vasos e sobretudo na parte interna da casa, além de estufas e jardins. Os cuidados são simples, basta se atentar ao substrato, iluminação e preparo da terra.
Felizmente, você encontra diversos tipos nas floriculturas, em orquidários e eventos, assim como muitas fontes de informação para desenvolver todas as espécies.
Hibisco
O hibisco é outra planta tropical originária da Ásia, mas vista em muitas regiões brasileiras. A flor é linda, toda avermelhada, amplamente usada em projetos de paisagismo.
Fácil de cultivar, se desenvolve perfeitamente como árvore, como um pequeno arbusto, até à beira de muros. Floresce durante todo o ano e exige apenas podas para retirar os galhos mais altos que se alastram rapidamente.
Além de ter uma beleza ímpar, o hibisco ainda possui uma série de propriedades terapêuticas e medicinais. O chá é indicado para o emagrecimento e também para acabar com a retenção de líquido. Com certeza, uma espécie perfeita para ter em sua casa.
Crisântemo
Entre as flores tropicais mais conhecidas, está o crisântemo. Uma das espécies mais belas e com diversas cores, que ama a luz do sol e tem pétalas bem delicadas.
Além do branco, há também o crisântemo laranja, vermelho e amarelo. São muitos tipos diferentes. Apesar da origem asiática, também é comum em nosso país.
A flor dura cerca de quinze dias e desabrocha geralmente durante o outono. De rara beleza, é a protagonista de muitos buquês, arranjos para eventos, para vasinhos, enfim.
Antúrio
O antúrio é uma espécie perfeita para vasos. Portanto, você pode cultivar perfeitamente em jardins e na área externa da casa, na sacada de apartamentos, etc.
A planta é uma das mais populares do Brasil, com certeza você já viu em várias residências. As flores (que na verdade são inflorescências) são vermelhas e contam com uma haste amarelada, ideal para valorizar o paisagismo de qualquer cenário.
Gosta de meia sombra, se adapta a áreas de janelas, adora umidade e substrato. De modo geral, é simples de cuidar e deixa sua casa mais bonita.
Jasmim
Jasmim é uma planta ornamental super delicada que chama atenção pelas flores brancas. Além disso, conta com um perfume delicioso e ainda tem função medicinal.
Para se ter ideia, pode atingir cerca de dois metros de altura. Tóxica, não deve ser ingerida e deve ser mantida longe de crianças e animais.
Se adapta perfeitamente a vasos e ainda pode ser cultivada em jardins e pergolados. Possui uma série de tipos, ama sol, o clima quente e seco. Por isso, não deve ser desenvolvida em lugares com frio intenso.
Amarílis
A amarílis é uma flor tipicamente brasileira, que ama o clima tropical e se destaca pelas lindas flores avermelhadas, de cor rosa ou branca.
Ela é chamada também de açucena, comum em várias regiões do país. Protagonista de buquês, se destaca pelas hastes com três ou seis flores, que aparecem sempre durante a primavera.
Ama iluminação natural, por isso não se desenvolve bem na sombra. Gosta de solos úmidos e terra bem adubada. O plantio pode ser feito a partir do bulbo, em vasos de vários tipos.
Maracujá
A flor do maracujá é conhecida como flor da paixão. De fato, é uma espécie belíssima, que se destaca em uma planta trepadeira que se alastra por pergolados, estruturas de madeira, bambu, etc.
O maracujazeiro ainda dá frutos deliciosos utilizados em sucos e em diversas receitas, além de ter propriedades medicinais. Por isso, é uma espécie que vale a pena cultivar, principalmente se você tem quintais com bastante espaço.
O cultivo é simples: é uma planta que ama sol, que valoriza o paisagismo e gosta de solos bem drenados, que exige poucas regas e não tolera excesso de umidade.
Fotos e inspirações de flores tropicais
Que tal se inspirar com lindas fotos de flores tropicais? Selecionamos diversas imagens para você amar e cultivar em sua casa!
1. A orquídea amaraela conta com detalhes avermelhados maravilhosos
2. Lindas orquídeas avermelhadas que se destacam no paisagismo
3. De fato, a orquídea é uma das plantas mais populares do país
4. Você pode cultivar em jardins e também na área interna da residência
5. A orquídea possui uma série de variações, todas lindas e belas
6. Linda amarílis com miolo esverdeado e pétalas delicadas
7. A espécie é em tom de rosa com miolo esverdeado
8. Aproveite para cultivar essas flores tropicais vermelhas em seu jardim
9. A espécie laranja tem o miolo em tom de alaranjado mais escuro
10. O antúrio branco encanta muitas pessoas
11. A espécie vermelha é maravilhosa e destaca qualquer cenário
12. Veja como o vermelho vivo do antúrio é surpreendente
13. Astromélias delicadas com muitos detalhes nas pétalas
14. O jardim é florido e as espécies são cultivadas facilmente
15. A ave do paraíso pode ser cultivada à beira de muros
16. A espécie é tropical e se destaca em florestas e jardins
17. Hibiscus em cor rosa com uma flor delicadíssima
18. Lindo vasinho de bromélia para deixar sua casa mais linda
19. Bromélias vermelhas para cultivar em canteiros
20. A flor vermelha da bromélia combina com as folhas em tons de verde
21. O crisântemo é protagonista de buquês e arranjos
22. Crisântemos em tons de rosa para você amar
23. Veja que bela a flor branca do maracujazeiro
24. Impossível não se encantar com essa flor roxa maravilhosa
25. Foco na flor do maracujá, tropical, bela e cheirosa
26. Quando as flores combinam com os frutos deliciosos dessa planta
27. Hibisco vermelho deslumbrante para enfeitar o seu jardim
28. Esse jogo de cores deixa a espécie ainda mais linda e deslumbrante
29. Flores brancas de jasmim que se desenvolvem em vários lugares
30. A delicadeza da jasmim é encantadora
31. A planta jasmim se alastra facilmente
32. A ave do paraíso conta com um jogo de cores fenomenal
33. A flor do maracujazeiro desabrochando é um charme à parte
34. Astromélias em tom de rosa para mudar qualquer cenário paisagístico
35. As bromélias combinam com canteiros, vasos e até troncos
36. Encha o seu jardim de crisântemos, uma das mais lindas flores tropicais
Enfim, gostou de conhecer as melhores espécies de flores tropicais? Conte pra gente! Deixe suas dúvidas e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Até mais!