Flores Tropicais: +50 Fotos Lindas, Espécies e Como Cultivar!

As flores tropicais são encantadoras e a cara do Brasil. Elas estão presentes na natureza e em uma série de projetos paisagísticos.

Você pode cultivá-las perfeitamente em seu jardim, combinando uma série de espécies e cores, para dar mais vida ao cenário.

A maioria delas é bem fácil de cultivar. Para saber quais são e suas características, acompanhe o conteúdo com belas ideias e muitas fotos encantadoras.

crisantemo amarelo 1

Pinterest

Como cuidar de flores tropicais? #dicas

Primeiramente, o que são flores tropicais?

Como o próprio nome indica, são espécies típicas de locais com clima quente e úmido. O clima tropical, comum no Brasil, é caracterizado pelas altas temperaturas. Além disso, alterna entre uma estação seca e outra estação chuvosa. 

Muitas plantas se adaptam a essa situação e podem ser cultivadas perfeitamente, sem sofrer com as alterações do clima em relação a sol, chuva, frio, etc.

Justamente por isso, demandam cuidados para que cresçam lindas e vistosas. Elas amam sol, mas devem ser mantidas a meia sombra, aproveitando a luz da manhã. O sol constante pode queimar e prejudicar as folhas.

Elas amam substrato e terra de boa qualidade, que deve ser adubada constantemente. Já as regas devem ser feitas quando a terra estiver seca. Nenhuma planta gosta de terra encharcada.

flor tropical

Pinterest

Dependendo do tipo da planta tropical, é preciso podar as folhas maiores, ainda mais se alastram rapidamente. Com esses cuidados, as flores desabrocham lindíssimas.

De modo geral, cada espécie tem suas peculiaridades, por isso você deve conhecê-las passo a passo para cultivar e garantir um crescimento saudável.

Escolha um bom vaso, faça um canteiro bonito e deixe a espécie em destaque, seja em um jardim, estufa, pergolado, jardim vertical, área interna, enfim.

amarilis tropical

Pinterest

Principais tipos e espécies

Quais são os principais tipos e espécies de flores tropicais? Listamos 10 opções maravilhosas para encantar você!

Ave-do-Paraíso

A ave-do-Paraíso é uma planta típica da África que se adapta muito bem ao clima do nosso país. Possui diversas cores (vermelho, amarelo, branco, laranja), é arbustiva e cresce rápido, atingindo cerca de dois metros de altura.

As folhas verde escuras combinam com as flores em tons vivos, por isso é uma espécie perfeita para o seu jardim. Ama o verão e floresce o ano todo.

Para plantar, é ideal um canteiro grande e com bastante espaço, pois a ave-do-Paraíso se alastra fácil e rapidamente, ficando com lindas e destacadas touceiras. Ela ama luz, clima quente e alta umidade. Algumas espécies também se adaptam a vasos.

ave do paraiso

Pinterest

ave do paraiso amarela

Pinterest

linda ave do paraiso

Pinterest

Astromélia

A astromélia é outra planta tropical que agrada cada vez mais pessoas. Suas flores são lindas e delicadas, por isso é uma espécie comum em buquês e arranjos.

Chamada também de lírio peruano, tem caules lindos que alcançam cerca de um metro de altura. Ama sol e não tolera muito frio. Floresce durante todo o ano em clima tropical.

É muito fácil de cultivar, mas depende de manutenção para um crescimento saudável. Além disso, tem forte simbologia: representa a amizade duradoura, por isso é uma opção perfeita para presentear as pessoas amadas.

59 astromelia laranja escuro The National Gardening Association

Reprodução: The National Gardening Association

56 astromelia laranja claro com amarelo Pinterest

Foto: Pinterest

55 astromelia de cor alaranjada Pinterest

Foto: Pinterest

Bromélia

A bromélia é descrita como um tipo de vegetação que engloba uma série de espécies, herbáceas, epífitas e com folhas em formato de roseta, fibrosas e com formato de lança, lisas ou com espinhos.

De fato, existem diversas espécies, por isso essa planta tropical é perfeita para o paisagismo de jardins, com cores lindas e encantadoras.

As flores também são um charme à parte e duram cerca de seis meses. Podem ser cultivadas em canteiros, em jardins e até em troncos de árvores, principalmente em locais com bastante calor e alta umidade. Felizmente, você encontra ampla variedade em muitas regiões do país.

bromélia Nidularium

Pinterest

tronco com flores

Pinterest

jardim vertical com flores

Pinterest

Orquídea

Acima de tudo, a orquídea é uma das flores mais populares do Brasil. Muitas pessoas amam essa espécie e sua grande variedade.

Ela se adapta perfeitamente ao clima do nosso país, é muito fácil de cuidar e tem uma ampla gama de colecionadores.

De fato, é uma planta tropical perfeita para cultivar em vasos e sobretudo na parte interna da casa, além de estufas e jardins. Os cuidados são simples, basta se atentar ao substrato, iluminação e preparo da terra.

Felizmente, você encontra diversos tipos nas floriculturas, em orquidários e eventos, assim como muitas fontes de informação para desenvolver todas as espécies.

49 orquidea de flores verdes Flower Moxie

Via: Flower Moxie

26 flor rosa de orquidea Cymbidium Pinterest

Via: Pinterest

15 orquidea especie Cymbidium spp Flores e Folhagens

Via: Flores e Folhagens

Hibisco

O hibisco é outra planta tropical originária da Ásia, mas vista em muitas regiões brasileiras. A flor é linda, toda avermelhada, amplamente usada em projetos de paisagismo.

Fácil de cultivar, se desenvolve perfeitamente como árvore, como um pequeno arbusto, até à beira de muros. Floresce durante todo o ano e exige apenas podas para retirar os galhos mais altos que se alastram rapidamente.

Além de ter uma beleza ímpar, o hibisco ainda possui uma série de propriedades terapêuticas e medicinais. O chá é indicado para o emagrecimento e também para acabar com a retenção de líquido. Com certeza, uma espécie perfeita para ter em sua casa.

hibisco laranja

Pinterest

dicas de como cuidar de hibisco

Pinterest

Crisântemo

Entre as flores tropicais mais conhecidas, está o crisântemo. Uma das espécies mais belas e com diversas cores, que ama a luz do sol e tem pétalas bem delicadas.

Além do branco, há também o crisântemo laranja, vermelho e amarelo. São muitos tipos diferentes. Apesar da origem asiática, também é comum em nosso país.

A flor dura cerca de quinze dias e desabrocha geralmente durante o outono. De rara beleza, é a protagonista de muitos buquês, arranjos para eventos, para vasinhos, enfim.

crisantemo

Pinterest

lindos crisantemos

Pinterest

crisantemo amarelo

Pinterest

Antúrio

O antúrio é uma espécie perfeita para vasos. Portanto, você pode cultivar perfeitamente em jardins e na área externa da casa, na sacada de apartamentos, etc.

A planta é uma das mais populares do Brasil, com certeza você já viu em várias residências. As flores (que na verdade são inflorescências) são vermelhas e contam com uma haste amarelada, ideal para valorizar o paisagismo de qualquer cenário.

Gosta de meia sombra, se adapta a áreas de janelas, adora umidade e substrato. De modo geral, é simples de cuidar e deixa sua casa mais bonita.

Kokedama de antúrios

Pinterest

Decoração com kokedama de antúrio

Pinterest

Kokedama de antúrios vermelhos

Pinterest

Jasmim

Jasmim é uma planta ornamental super delicada que chama atenção pelas flores brancas. Além disso, conta com um perfume delicioso e ainda tem função medicinal.

Para se ter ideia, pode atingir cerca de dois metros de altura. Tóxica, não deve ser ingerida e deve ser mantida longe de crianças e animais.

Se adapta perfeitamente a vasos e ainda pode ser cultivada em jardins e pergolados. Possui uma série de tipos, ama sol, o clima quente e seco. Por isso, não deve ser desenvolvida em lugares com frio intenso.

cores de jasmim manga

Pinterest

vaso grande com jasmim manga

Pinterest

Pinterest

Amarílis

A amarílis é uma flor tipicamente brasileira, que ama o clima tropical e se destaca pelas lindas flores avermelhadas, de cor rosa ou branca.

Ela é chamada também de açucena, comum em várias regiões do país. Protagonista de buquês, se destaca pelas hastes com três ou seis flores, que aparecem sempre durante a primavera.

Ama iluminação natural, por isso não se desenvolve bem na sombra. Gosta de solos úmidos e terra bem adubada. O plantio pode ser feito a partir do bulbo, em vasos de vários tipos.

amarílis rosa e branca

Pinterest

amarílis branca

Pinterest

amarílis vermelha e branca

Pinterest

Maracujá

A flor do maracujá é conhecida como flor da paixão. De fato, é uma espécie belíssima, que se destaca em uma planta trepadeira que se alastra por pergolados, estruturas de madeira, bambu, etc.

O maracujazeiro ainda dá frutos deliciosos utilizados em sucos e em diversas receitas, além de ter propriedades medicinais. Por isso, é uma espécie que vale a pena cultivar, principalmente se você tem quintais com bastante espaço.

O cultivo é simples: é uma planta que ama sol, que valoriza o paisagismo e gosta de solos bem drenados, que exige poucas regas e não tolera excesso de umidade.

dicas para plantio de maracuja

Pinterest

maracuja

Pinterest

flor do maracuja

Pinterest

Fotos e inspirações de flores tropicais

Que tal se inspirar com lindas fotos de flores tropicais? Selecionamos diversas imagens para você amar e cultivar em sua casa!

1. A orquídea amaraela conta com detalhes avermelhados maravilhosos

44 orquidea amarelo intenso Stodels

Via: Stodels

2. Lindas orquídeas avermelhadas que se destacam no paisagismo

33 orquidea Cymbidium Campo das Orquideas

Via: Campo das Orquídeas

3. De fato, a orquídea é uma das plantas mais populares do país

Orquidea Vanda Vermelha ideias

Pinterest

4. Você pode cultivar em jardins e também na área interna da residência

orquidea phalaenopsis gigante

Pinterest

5. A orquídea possui uma série de variações, todas lindas e belas

especie de orquidea phalaenopsis roxa e verde

Pinterest

6. Linda amarílis com miolo esverdeado e pétalas delicadas

flor rosa e branca

Pinterest

7. A espécie é em tom de rosa com miolo esverdeado

 Pinterest

8. Aproveite para cultivar essas flores tropicais vermelhas em seu jardim

jardim com amarílis vermelha

 Pinterest

9. A espécie laranja tem o miolo em tom de alaranjado mais escuro

amarílis florida

 Pinterest

10. O antúrio branco encanta muitas pessoas

anturio branco

 Pinterest

11. A espécie vermelha é maravilhosa e destaca qualquer cenário

anturio vermelho

 Pinterest

12. Veja como o vermelho vivo do antúrio é surpreendente

anturio

 Pinterest

13. Astromélias delicadas com muitos detalhes nas pétalas

astromelia delicada

Pinterest

14. O jardim é florido e as espécies são cultivadas facilmente

astromelia flor

 Pinterest

15. A ave do paraíso pode ser cultivada à beira de muros

ave do paraiso 1

 Pinterest

16. A espécie é tropical e se destaca em florestas e jardins

ave paraiso

Pinterest

17. Hibiscus em cor rosa com uma flor delicadíssima

belo hibisco

 Pinterest

18. Lindo vasinho de bromélia para deixar sua casa mais linda

bromelia em vaso

 Pinterest

19. Bromélias vermelhas para cultivar em canteiros

bromelia vermelha

 Pinterest

20. A flor vermelha da bromélia combina com as folhas em tons de verde

bromelia

 Pinterest

21. O crisântemo é protagonista de buquês e arranjos

crisantemo rosa

 Pinterest

22. Crisântemos em tons de rosa para você amar

crisantemo 1

 Pinterest

23. Veja que bela a flor branca do maracujazeiro

flor branca do maracuja

Pinterest

24. Impossível não se encantar com essa flor roxa maravilhosa

flor do maracuja 1

 Pinterest

25. Foco na flor do maracujá, tropical, bela e cheirosa

flor maracuja tropical

Pinterest

26. Quando as flores combinam com os frutos deliciosos dessa planta

flor tropical linda

Pinterest

27. Hibisco vermelho deslumbrante para enfeitar o seu jardim

hibisco lindo

 Pinterest

28. Esse jogo de cores deixa a espécie ainda mais linda e deslumbrante

hibiscus

 Pinterest

29. Flores brancas de jasmim que se desenvolvem em vários lugares

jasmim braca

 Pinterest

30. A delicadeza da jasmim é encantadora

jasmim branca

Pinterest

31. A planta jasmim se alastra facilmente

jasmim

 Pinterest

32. A ave do paraíso conta com um jogo de cores fenomenal

linda ave do paraiso 1

 Pinterest

33. A flor do maracujazeiro desabrochando é um charme à parte

linda flor do maracujazeiro

 Pinterest

34. Astromélias em tom de rosa para mudar qualquer cenário paisagístico

lindas astromelias

 Pinterest

35. As bromélias combinam com canteiros, vasos e até troncos

lindas bromelias

 Pinterest

36. Encha o seu jardim de crisântemos, uma das mais lindas flores tropicais

lindo crisantemo

 Pinterest


Enfim, gostou de conhecer as melhores espécies de flores tropicais? Conte pra gente! Deixe suas dúvidas e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Até mais!

Você pode gostar...