Flor do Natal【2024】– Como Plantar | Cuidados | Tudo Sobre

Flor do Natal: já ouviu falar nessa espécie? Conhecida popularmente como poinsétia, se destaca pelas lindas cores. Além disso, é muito fácil de ser cultivada. Você pode plantar em casa para deixar seu jardim ainda mais impressionante.

Para saber tudo sobre essa espécie, leia este guia completo. Inspire-se com as características da flor, saiba como plantar e as melhores dicas para cultivar passo a passo.

Flor do Natal5

Características da poinsétia

Poinsétia, bico-de-papagaio ou flor do Natal: são vários os nomes dessa planta que se destaca pelo tom vermelho. Ela é originária do México, mas se popularizou bastante no Brasil. Por aqui, você encontra grande variedade de produtores e muitas opções nas floriculturas.

Ela não se chama flor do Natal por acaso: é muito comum na decoração de mesas e cenários natalinos. De fato, suas cores se destacam e encantam muitas pessoas. Além disso, a floração acontece geralmente em dezembro.

Segundo especialistas, o nome científico é Euphorbia pulcherrima. É um termo que deriva do grego e significa “a mais bonita”. De fato, faz sentido visto a beleza dessa espécie.

Do mesmo modo, o nome poinsétia é mexicano, em relação a um embaixador do país que se tornou um grande criador. Joel Roberts Poinsett foi um dos maiores desenvolvedores da flor por volta do século 19.

Flor do Natal3

Entre as características da flor do Natal, estão as flores avermelhadas. Entretanto, os botânicos não consideram essa parte como flor, mas sim como brácteas, que lembra tanto flores quanto folhas. De qualquer forma, é a parte da planta que mais se destaca e encanta.

As flores da poinsétia são amarelas, em formato circular. Elas ficam no núcleo das brácteas. É nessa área que insetos e pássaros usam para retirar o néctar. Já na parte de baixo, as folhas verdes são comuns, criando um contraste lindo de cores na flor do Natal.

Em síntese, hoje em dia você encontra grande variedade de cores nessa planta, resultado de modificações em laboratório. Mas, naturalmente, a poinsétia é avermelhada, um charme essencial que rende à espécie milhares de admiradores.

Flor do Natal4

Como plantar flor do Natal?

Como plantar flor do Natal passo a passo? 

  1. Primeiramente, adquira uma muda da poinsétia. Você pode comprar em floriculturas, em lojas de produtos agrícolas ou diretamente de cultivadores;
  2. A planta virá com substrato, por isso é essencial transportá-la para um vaso ou para um canteiro;
  3. Dependendo do espaço, a poinsétia pode alcançar até três metros de altura. Ela cresce em forma de arbusto e se alastra rapidamente. Entretanto, não tem um ciclo de vida muito longo;
  4. Antes do plantio, você pode adubar a terra com matéria-orgânica. Se for em vaso, use brita e argila expandida como elemento drenante;
  5. As regas não precisam ser frequentes. Observe sempre e mantenha o solo úmido;
  6. A poinsétia cresce rapidamente. Se necessário, faça uma adubação extra para garantir mais florações.
  7. Assim como outras plantas, a flor do Natal gosta de sol e tem melhor florescimento em locais com muita iluminação. Por outro lado, não tolera ventos fortes;
  8. Observe as folhas para evitar pragas. Se ver pulgões ou caramujos, retire e aplique inseticidas recomendados para plantas.
  9. Dependendo de onde ocorre o cultivo, você pode ter uma grande plantação. Assim, pode decorar sua casa com essa flor linda e popular.

Flor do Natal

Como cuidar da flor do Natal? #dicas

Veja algumas dicas gerais e aprenda a cuidar da flor do Natal.

  • A preparação do vaso é essencial para o bom desenvolvimento da planta;
  • O sol pleno é uma exigência da poinsétia para crescer linda e vistosa;
  • Ela tem raízes grandes, por isso o vaso deve ser de grande porte. Por outro lado, vale plantar em canteiros com buracos fundos também;
  • Regue cerca de três vezes por semana, ainda mais se o cultivo for na parte externa da casa;
  • Para reprodução, é feita estaquia por meio de um galho. Essa parte é retirada da planta e colocada no solo para enraizar.

Flor do Natal2

Enfim, uma informação primordial: a poinsétia é considerada uma planta tóxica. Segundo especialistas, possui uma seiva leitosa que não deve entrar em contato com olhos, boca ou orelha.

Além disso, esse látex pode causar irritações na pele e até inflamações. Se ingerido, causa vômitos e náuseas. Embora não leve à morte, pode ser um perigo, sobretudo para crianças e animais domésticos.


Seguindo este guia, é possível cultivar flor do Natal em casa e ter um belo jardim avermelhado. Que tal deixar o ambiente mais bonito e revigorado? Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Até mais!

Você pode gostar...