Amarílis – Como cuidar e cultivar? + Tipos, cores, dicas e imagens!
Há flores que são bastante conhecidas como rosas e lírios, e outras podem ser bastante conhecidas apenas visualmente, mas não pelo nome, como é o caso da amarílis.
A amarílis é uma flor tipicamente brasileira e por isso pode ser conhecida visualmente, já que costuma ser bastante frequente em vasos para presentear e até mesmo em jardins.
E se você não conhecia a flor, que também recebe o nome de Açucena ou Flor da Imperatriz, é hora de descobrir tudo sobre a espécie e ver as dicas infalíveis de como cuidar da planta e fazer florescê-la, já que a floração é o grande ápice da espécie e traz flores lindas!
Como cuidar e cultivar amarílis? #Dicas
Quando plantar e como cultivar?
A flor é uma espécie tipicamente brasileira e que se desenvolve muito bem no clima tropical e com temperaturas mais altas, mas se você mora em regiões mais frias do Brasil, não se preocupe, a espécie é muito versátil e também se adapta a essas regiões. Por isso, a planta pode ser cultivada em qualquer lugar do Brasil.
Para o plantio, a época mais indicada é durante o outono, já que durante o inverno o bulbo da planta está em dormência e na primavera há a floração.
Onde manter?
Para o pleno desenvolvimento da espécie, é indicado que a flor receba ao menos 4 horas de sol ao dia, já que a espécie é tropical e precisa de luz solar direta para seu desenvolvimento.
Sendo assim, não é possível manter a espécie em local de sombra e a planta se torna uma opção para ficar próxima da janela ou em jardim com sol.
Para a manutenção da flor, além de considerar um local com incidência de sol, também é preciso escolher um local com pouco vento, principalmente durante o inverno, evitando que a planta em dormência receba ventos muito gelados.
Como plantar em vaso?
Para cultivar a espécie Açucena em vaso, é importante que o vaso tenha uma boa drenagem de água, evitando que o solo fique encharcado.
Nesse caso, coloque pedras e uma manta ao fundo do vaso, de modo que a água não fique totalmente acumulada na terra e evitando que o bulbo da planta fique encharcado e possa causar o apodrecimento.
Para plantar a flor em vaso, o ideal é o plantio através do bulbo em substrato durante o outono, e o plantio deve ser feito de acordo com o esquema abaixo:
Rega
Se você tem dúvidas sobre a rega da flor, o ideal é seguir a regra de colocar o dedo na terra e ver a necessidade ou não de dar água a planta.
A Açucena é uma espécie que não gosta de solo encharcado, por isso as regas devem ser espaçadas e quando o solo começa a apresentar sinais de que está seco.
Durante o inverno, período que a espécie entra em dormência, as folhas caem e as regas devem ser bem espaçadas, e até suspensas já que a planta está em dormência.
Como fazer a amarílis florescer?
Para quem ganhou a planta já com flores e depois da floração nunca mais viu a espécie florescer novamente, pode ser indício de falta de luz, o que deixa a planta com mais folhas e nada de floração.
Nesse caso, certifique-se de que durante a primavera e verão a planta esteja com luz direta por algumas horas, incentivando o florescimento anual da espécie, que acontece durante a primavera.
Outro indício da falta de floração pode ser a falta de adubo, que deixa o solo mais pobre e a planta com menos energia para dar flores.
Adubação
Para manter a espécie em pleno desenvolvimento e dando flores, é importante ter a adubação adequada da espécie.
Sendo assim, a planta deve ser fertilizada com adubos ricos em fósforo, como um mix de farinha de osso + torta de mamona, ou usando uma adubo NPK 4.14.8, que é uma opção com muito fósforo.
A adubação deve ser feita durante o verão, primavera e parte do outono, e suspendida durante o inverno, quando a planta entra em dormência.
Principais tipos e cores de amarílis
A espécie é considerada uma planta ornamental, já que possui folhas grandes e verdes escuras que são lindas, e que fica ainda mais linda durante sua floração, trazendo grandes flores, que podem ser em diferentes cores.
Amarílis vermelha
Uma das colorações mais conhecidas, a flor vermelha costuma ter um tom de vermelho intenso e com o miolo ainda mais escurecido, puxando para o tom de vinho, e dando ideia de profundidade para a flor.
A planta vermelha traz um toque delicado através de suas anteras, que possuem pontas amarelinhas e suavizam o vermelho escuro com um toque delicado.
Amarílis branca
Entre as opções de cores para a espécie, uma versão é a Açucena branca, que traz uma visual bastante delicado e suave para a flor.
A espécie com floração branca traz um tom de branco bastante homogêneo e o miolo tem tom suave entre amarelo e verde, dando ainda mais realce para a flor.
A espécie branca costuma ser uma opção bastante usada em buquês de noivas, e traz um visual clean e delicado ao buquê.
Amarílis laranja
Como opção de cor para as flores, a espécie traz a variação em tons de alaranjado, trazendo um tom vibrante para as flores grandes e delicadas.
A cor alaranjada costuma variar entre tons de abóbora e coral, podendo ser mais ou menos intensas, mas que não passam despercebidas.
Amarílis amarela
Entre as variedades das espécie em relação a cor da sua floração, uma das opções é a planta com flores amarelas, que podem variar desde as nuances mais intensas e vibrantes de amarelo, até os tons mais suaves, como amarelo clarinho.
Na flor amarela, é comum que anteras tenham pontinhos avermelhados, o que destaca-se das pétalas amarelas da flor.
Amarílis rosa
A espécie com floração rosa pode trazer diferentes tons de rosa, indo desde colorações mais intensas e em tom de rosa magenta, até tons mais suaves e que parecem misturar um fundo azulado, dando um tom de rosa puxado para o lilás.
A espécie rosa é uma opção menos comum, mas que também tem uma beleza esplêndida!
Vermelha e branca
Além da conhecida flor vermelha, a espécie também tem sua versão num mix de vermelho e branco, e assim o branco suaviza um pouco da coloração mais intensa da flor.
A espécie de duas cores costuma ter espécies de listras e intercalando as cores e o miolo puxado para o tom de amarelo claro.
Rosa e branca
Além das opções com cores únicas e variação de tom apenas no miolo da planta, a espécie também traz uma combinação com um duo de cores, como é o caso da flor rosa e branca.
Em geral, essa espécie costuma ter flores rachadas trazendo um tom de rosa claro em meio ao fundo branco.
E aí, você já conhecia a espécie? Se você tem a planta em casa, é hora de aproveitar as dicas para acertar nos cuidados e garantir a floração da espécie.