Sofá Roxo na Decoração – 25 Modelos Lindos para Todos os Gostos!

Sofá é um item essencial em decoração de sala de estar. Sua cor/tonalidade é de suma importância para o ambiente e sua justaposição deve ser feita com cautela. A regra vale ainda mais com a escolha de um sofá roxo na decoração. Dicas de como colocar e quais elementos usar ao redor você confere a seguir.

fotos de sofá roxo

 

Fotos e Modelos de Sofá Roxo

Roxo é uma cor querida entre os designers mas não é um tom fácil de usar na decoração. Para alguns a relação mais direta da cor é com a espiritualidade, energias positivas e um “up” nos sentimentos. Os especialistas na área, entretanto, pensam muito mais como uma cor de luxúria, poder e vaidade.

O grande fato é que usar sofá roxo na decoração exige conhecimento prévio sobre a composição de tons, compensação para não ganhar um espaço escuro ou claustrofóbico. É preciso saber como usar a cor para ela não ser excesso, um dos erros mais comuns. Dicas a seguir vão te ajudar a colocar o sofá roxo na decoração sem problemas.

Sofá Retrátil Roxo

A praticidade do sofá retrátil fez ele se tornar um dos preferidos para espaços pequenos. Não há um quarto extra em casa? Ele supre a necessidade com organização.

No geral é um sofá de três lugares (ou dois bem largos), exigindo uma parede ou área central com espaço para ser colocado. Quanto à posição não há problemas desde que ele recebe luz ambiente e esteja próximos a pontos de iluminação para o ambiente não ficar escuro.

sofá roxo retrátil

sofá roxo modelo retrátil

sofá roxo tipo cama

Sofá de Canto Roxo

Quando espaço não é um problema o sofá de canto ou sofá em L é uma ótima opção. Ele preenche uma grande área da lateral da sala de estar, deixando o fluxo de espaço melhor enquanto em igual medida deixa o ambiente de conversação aconchegante. Moradores com apreço por reuniões com os amigos constantes devem tirar maior proveito deste modelo.

sofá roxo de canto

A proporção do sofá diz muito sobre qual seria a melhor escolha. Sendo ele grande a cor do estofado se torna a principal na sua decoração, o centro das atenções. Logo, paredes e teto devem ser claros. O tom sobre tom neste caso não é uma opção para não deixar o ambiente claustrofóbico.

O teto branco sempre é uma boa pedida para ganhar amplitude no ambiente. Paredes claras deixam a sala de estar espaçosa, assim como não removem o glamour do estofado.

sofá roxo em L

Parede de madeixa é luxuosa e valoriza o ambiente. O truque é revestir apenas uma, seu painel diferenciado na sala de estar.

O sofá roxo de canto em si já é amplo o suficiente para receber muitos convidados. Nada impede, entretanto, complementar com poltronas ou puffs. Quando se está decorando um cômodo grande alguns acentos a mais complementam o charme.

sofá roxo no canto da sala

sofá roxo modelo de canto

sofá roxo para o canto

Vintage

Todas as revistas de moda e decoração ajudam a mantém a informação: nada na moda é extinto por completo. Basta guardar, esperar alguns anos e será um lindo artigo vintage aclamado pela concorrência e quem sabe responsável por uma nova onda de modismo.

Muitos dos estilos de sofá roxo considerados antiquados para alguns na verdade são perfeitos para uma sala de estar provençal, por exemplo. O segredo é escolher estilos semelhantes, na mesma década ao menos.

sofá roxo vintage

Antes de escolher um modelo de sofá roxo retrô vale pesquisar um pouco em qual década ele se encaixa melhor. Assim você não coloca na sua decoração de sala itens tão opostos e sem encaixe.

sofá roxo retro

Tom sobre tom com sofá roxo é um estilo corajoso com exigência de amplo conhecimento sobre combinação de elementos. Os móveis neste caso devem quebrar a monocromia vindo em cores diferenciadas. Vale tanto em material rústico como movelaria moderninha.sofá roxo estilo antigo

sofá roxo estilo retrô

 

Vitoriano

Além de uma bela história de vida a Rainha Vitória da Inglaterra deixou como herança seu apreço pelo luxo e glamour na decoração do palácio. Era tanto luxo junto que ela ganhou um estilo próprio: a decoração vitoriana.

O sofá roxo vitoriano remete ao que a rainha inglesa tanto amava: detalhes e belos trabalhos manuais. Ostentação é a palavra chave do período histórico refletido em ambientes com sofá vitoriano. O estofado é repleto de detalhes tanto no assento como nas costas, com trabalhos perfeitos nas laterais.

Estofados assim precisa de um ambiente clean, paredes lisas e tons neutros. 

sofá roxo vitoriano

 

Simples

A cor forte deixa alguns temerosos na hora da compra. Será que combina com a minha sala o sofá roxo? Ele ficaria legal em um espaço pequeno? Tudo é uma questão de adaptação e saber quais itens levar para casa.

sofá roxo simples com almofadas

sofá roxo liso com tapete e cortinas

Centro de sala de vidro deixa o sofá roxo ainda mais moderno.

O truque do quadro na parede – Você sabia que um quadro pode mudar a forma de você ver uma sala de estar? Caso esteja achando uma parede sem graça o truque mais simples é colocar um (ou vários quadros).

As cores da pintura/impressão deixam o ambiente dinâmico, mórbido ou qual sentimento/sensação o dono quiser transmitir. Assim caso você queira mudar o visual do ambiente não se faz necessário pintar a parede de novo. Pode trocar apenas a pintura.

O mesmo truque vale para um mural de fotos!

sofá roxo com almofada mostarda

sofá roxo com quadro roxo

Modelo quadrado para salas modernas – sofás com acabamento arredondado são bonitos mas não são a ultima moda. Os cortes retos e levemente quadrados são considerados o “top 10” em ambientes de luxo.

O legal deste tipo de ‘corte/acabamento’ é deixar a decoração bem mais divertida no quesito ‘design’. Pode investir em luminárias modernas, banquetas e afins.

sofá roxo ultra moderno

Tapete e sofá roxo: pode sim! A cor pode ser a mesma mas a diferença dos materiais já os torna complementares na decoração. Pode usar a mesma cor em cortinas e outros artigos no mesmo cômodo desde que não sejam do mesmo tecido.

sofá roxo três lugares

sofá roxo em sala espaçosa

 

Pop / Colorido

Cores, cores e cores! Um sofá roxo pode ser o item essencial e faltoso em uma decoração pop ultra moderna. A cor viva do estofado cai bem com outros elementos igualmente ‘gritantes’ como modismos de décadas passadas já comprovaram. Vale a pena abrir espaço para a alegria combinando com verde, amarelo, roxa pink e afins.

sofá roxo cultura pop

sofá roxo em sala colorida

O tipo de piso pode influenciar sim na opção de um sofá roxo, infelizmente. Dê preferência a essa cor de estofado se seu piso for neutro ou de cores únicas. Estampas demais acabam chamando a atenção desnecessariamente.

 

Você pode gostar...