45 Salas com Sofá Azul – Os Modelos mais Lindos & Como Combinar!
A hora de decorar a casa é sempre um momento delicioso, principalmente para quem gosta de apostar em tendências diferentes. E é claro que um dos cômodos que mais ganham atenção nesse momento é a sala de estar. Afinal, esse é o local onde você pode passar boa parte do seu período em casa, além de ser o lugar ideal para receber seus convidados. Por isso, se a ideia é dar um up na sua sala, temos uma sugestão incrível para você: que tal apostar em um sofá azul? Não precisa ter medo por causa do tom, nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para combinar essa peça com o restante da sua casa.
Dicas de Decoração com Sofá Azul
Se você já está com a sala montada e pretende trocar apenas o sofá, certamente vai precisar de uma tonalidade que combine com o restante da composição. Por exemplo, se a sua sala for clara e com vários itens decorativos coloridos, uma boa sugestão é apostar em um sofá azul escuro. Já, se você tem almofadas e outros itens com estampa florida, pode escolher um modelo com tom mais claro. Ou se você quer dar um up no espaço com uma peça mais chamativa, pode recorrer ao azul tiffany.
Sofá Azul Claro x Escuro: Qual Escolher?
A primeira coisa que nós geralmente pensamos ao escolher entre um sofá claro ou escuro é na sujeira. Isso porque as opções claras acabam ficando sujas (ou aparentando) com mais facilidade. Mas, se você não abre mão de uma peça com essa tonalidade, não esqueça de escolher um item impermeável.
Está decidida a ter um sofá azul desse estilo? Pode ter certeza que ele vai deixar sua sala parecendo ainda maior se for combinado com outros elementos claros. Nesse caso, os tons quentes são ótimas opções, principalmente o amarelo e o laranja.
Já o sofá escuro é fácil de ser combinado e também te deixa mais tranquila com relação ao aspecto de sujeira. Mas você também deve tomar cuidado para que a peça não deixe seu cômodo muito escuro. Se você tiver uma janela pequena no espaço e luzes baixas, talvez seja melhor escolher um sofá azul mais claro. Mas, se você preferir um espaço mais intimista, com paredes e sofá dark, uma boa opção é contrastar com outros elementos claros, como as almofadas e tapetes. Além disso, você também pode apostar em espelhos que ajudam a ampliar o ambiente.
Que Cor de Parede Combina?
Na hora de combinar seu sofá azul com o restante da casa, você certamente começa a se perguntar sobre a cor das paredes. E a resposta provavelmente vai te levar a tons neutros, como branco, preto, cinza e beje. A verdade é que o item fica incrível com essas tonalidades, mas você também pode arriscar um pouco mais.
Você pode, por exemplo, usar na parede um tom de azul mais claro ou mais escuro que o seu sofá. Também pode pintar a parede de fundo de rosa, amarelo, laranja ou vermelho. O único cuidado nesse caso é utilizar a cor vibrante em apenas uma delas, geralmente na que faz o fundo do sofá, para que a decoração não fique muito carregada.
Outra dica bacana é apostar em texturas e outras composições, como parede listradas e com papéis de parede geométricos, por exemplo. Além disso, o sofá azul também fica incrível com uma parede de tijolos!
Fotos e Ideias de Salas com Sofá Azul
Agora que você já tem uma ideia básica de como combinar um sofá azul na sua sala de estar, vamos te dar dicas mais específicas com relação aos principais modelos existentes no mercado.
Retrátil
Essa opção de sofá é ótima para quem tem só uma sala em casa ou para quem ama ver filmes na televisão. Com uma peça como essa você pode fazer uma verdadeira sessão de cinema e se for surpreendida por convidados, basta empurrá-lo para que ele fique como um sofá normal.
De Canto
Os sofás de canto podem ser usados tanto em espaços amplos quanto pequenos, sem falar que suas vantagens ultrapassam as desvantagens. Por exemplo, se a sua sala de estar é grande, você pode aproveitar um grande sofá azul de canto para poder acomodar vários convidados, além de ocupar o local de forma confortável e aconchegante.
Além disso, esse tipo de peça também é uma ótima opção para dividir ambientes e dar a sensação de ampliação do espaço.
Para os locais pequenos, o sofá em L também funciona muito bem. Afinal, ao utilizar os cantos, você se apropria de espaços que geralmente não seriam utilizados.
O único problema é que, se você optar por uma peça muito grande, será difícil fazer alterações na decoração e disponibilização dos móveis. Por isso, é preciso ter certeza na hora de investir em um item como esse.
2 Lugares
Ideal para espaços menores, o sofá de dois lugares é uma ótima opção para otimizar o cômodo. Por isso, ele deve ser usado em apartamentos para famílias pequenas. Essa peça também fica muito bem quando usada com poltronas, além de ser simples de ser readequada, permitindo uma mudança na disposição dos móveis.
3 Lugares
Os sofás azuis de 3 lugares já são destinados a espaços um pouco maiores. Eles são preparados para receber mais convidados e, quando combinados a outros móveis, tornam o ambiente ainda mais espaçoso e confortável. Também são ótimas opções para famílias com crianças e animais domésticos.
Turquesa / Tiffany
Uma cor ideal para pessoas criativas e comunicativas! O turquesa auxilia na formação de novas ideias, além de trazer calma, paz e tranquilidade ao espaço. Além disso, o tom que lembra o oceano, ainda ajuda a combater o estresse.
Mas como combinar uma cor tão significativa, quando usada no principal móvel da sala de estar? A verdade é que ele pode ser ornado com diversos itens e cores. Se você ama espaços coloridos, pode e deve apostar em cores vibrantes, principalmente nas almofadas.
Mas você também pode usar luminárias, vasos, móveis, quadros, cadeiras e outros itens nas cores amarelo, laranja e vermelho. Só não esqueça de ter outros elementos neutros. Por exemplo, se você for abusar de diferentes tons nos itens decorativos, o ideal é ter paredes e o piso com cores amenas, como marrom claro e beje.
Mas, se você quer um local tranquilo, ideal para descansar após um dia puxado, uma boa dica é combinar seu sofá azul com peças claras. As paredes brancas, com quadros claros, ornam perfeitamente com as almofadas com desenhos boho e manta.
E se você ainda está em dúvida com relação a parede, saiba que as opções são diversas! Você pode usar um adesivo, como o de coração da montagem acima, apostar nos tijolos ou combinar uma faixa estampada com o restante das paredes em branco.
Marinho
Um tom ideal para quem ama o estilo navy e quer um toque de sofisticação no ambiente. O azul marinho fica incrível quando combinado com tons neutros e pastéis, como branco, beje, marrom e cinza.
Segundo especialistas, o azul marinho é uma das principais tendências de decoração deste ano!
Mas você ainda pode utilizar um pouco de cor com essa peça, principalmente nas almofadas. O amarelo combina perfeitamente com esse tom, assim como as estampas geométricas .
Petróleo
Uma cor intensa que transmite saúde , equilíbrio e remete à natureza. O azul petróleo é um ótimo tom para quem quer um espaço que passe um ar de sobriedade. Assim como o marinho, essa tonalidade cabe perfeitamente com o branco, preto, beje, marrom e cinza. Mas se você quiser dar uma quebrada na seriedade do ambiente, é bacana investir em pelo menos um móvel ou item com uma cor vibrante. Além disso, o azul petróleo também fica incrível com plantas por perto.
Royal
O nome já diz tudo! Essa cor que remete à realeza dá um toque chique a qualquer ambiente. E ela ainda traz um toque de calma e relaxamento ao local. Apesar de vibrante, esse tom é bastante escuro. Por isso, é preciso cuidado na hora de combiná-lo com outras peças.
Para não ter erro, você pode ornar seu sofá azul com outros elementos mais claros, como almofadas, paredes, piso e tapete.
Mas se você não tem medo de errar, pode usar o item com peças que remetem ao rosa, como roxo e lilás.
E se você quer um cômodo mais intimista, como esse local para leitura, ainda pode pintar as paredes de um tom escuro, para combinar com o sofá.
Com todas essas fotos de espaços lindos, vai ser difícil não querer apostar em um sofá azul para a sua decoração, não é mesmo? Afinal, ele pode combinar com quase tudo e a cor torna esse item em uma peça chave para qualquer espaço! Gostou das nossas dicas? Então mande um comentário para nós!