45 Salas com Sofá Azul – Os Modelos mais Lindos & Como Combinar!

A hora de decorar a casa é sempre um momento delicioso, principalmente para quem gosta de apostar em tendências diferentes. E é claro que um dos cômodos que mais ganham atenção nesse momento é a sala de estar. Afinal, esse é o local onde você pode passar boa parte do seu período em casa, além de ser o lugar ideal para receber seus convidados. Por isso, se a ideia é dar um up na sua sala, temos uma sugestão incrível para você: que tal apostar em um sofá azul? Não precisa ter medo por causa do tom, nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para combinar essa peça com o restante da sua casa.

Dicas de Decoração com Sofá Azul

Se você já está com a sala montada e pretende trocar apenas o sofá, certamente vai precisar de uma tonalidade que combine com o restante da composição. Por exemplo, se a sua sala for clara e com vários itens decorativos coloridos, uma boa sugestão é apostar em um sofá azul escuro. Já, se você tem almofadas e outros itens com estampa florida, pode escolher um modelo com tom mais claro. Ou se você quer dar um up no espaço com uma peça mais chamativa, pode recorrer ao azul tiffany.

Sofá Azul Claro x Escuro: Qual Escolher?

A primeira coisa que nós geralmente pensamos ao escolher entre um sofá claro ou escuro é na sujeira. Isso porque as opções claras acabam ficando sujas (ou aparentando) com mais facilidade. Mas, se você não abre mão de uma peça com essa tonalidade, não esqueça de escolher um item impermeável.

Sofá azul claro de canto.

Para as almofadas, as estampas floridas são uma ótima pedida.

Está decidida a ter um sofá azul desse estilo? Pode ter certeza que ele vai deixar sua sala parecendo ainda maior se for combinado com outros elementos claros. Nesse caso, os tons quentes são ótimas opções, principalmente o amarelo e o laranja.

Sofá azul claro com almofadas com estampas de pássaros.

Sala de estar com sofá claro e tapete listrado.

Sala com sofá azul e poltronas com tons neutros.

Já o sofá escuro é fácil de ser combinado e também te deixa mais tranquila com relação ao aspecto de sujeira. Mas você também deve tomar cuidado para que a peça não deixe seu cômodo muito escuro. Se você tiver uma janela pequena no espaço e luzes baixas, talvez seja melhor escolher um sofá azul mais claro. Mas, se você preferir um espaço mais intimista, com paredes e sofá dark, uma boa opção é contrastar com outros elementos claros, como as almofadas e tapetes. Além disso, você também pode apostar em espelhos que ajudam a ampliar o ambiente.

Sala com parede escura e sofá azul escuro.

Sala de estar com sofá azul escuro e almofadas claras.

Sala azul escuro e verde.

Que Cor de Parede Combina?

Na hora de combinar seu sofá azul com o restante da casa, você certamente começa a se perguntar sobre a cor das paredes. E a resposta provavelmente vai te levar a tons neutros, como branco, preto, cinza e beje. A verdade é que o item fica incrível com essas tonalidades, mas você também pode arriscar um pouco mais.

Você pode, por exemplo, usar na parede um tom de azul mais claro ou mais escuro que o seu sofá. Também pode pintar a parede de fundo de rosa, amarelo, laranja ou vermelho. O único cuidado nesse caso é utilizar a cor vibrante em apenas uma delas, geralmente na que faz o fundo do sofá, para que a decoração não fique muito carregada.

Outra dica bacana é apostar em texturas e outras composições, como parede listradas e com papéis de parede geométricos, por exemplo. Além disso, o sofá azul também fica incrível com uma parede de tijolos!

Fotos e Ideias de Salas com Sofá Azul

Agora que você já tem uma ideia básica de como combinar um sofá azul na sua sala de estar, vamos te dar dicas mais específicas com relação aos principais modelos existentes no mercado.

Retrátil

Essa opção de sofá é ótima para quem tem só uma sala em casa ou para quem ama ver filmes na televisão. Com uma peça como essa você pode fazer uma verdadeira sessão de cinema e se for surpreendida por convidados, basta empurrá-lo para que ele fique como um sofá normal.Sofá azul retrátil em sala com tons pastéis. Sala com piso geométrico e sofa azul. Sala com paredes de madeira, piso claro e sofá azul. Sofá retrátil azul petróleo. Sala com sofá azul retrátil, tapete marrom e quadros.

De Canto

Os sofás de canto podem ser usados tanto em espaços amplos quanto pequenos, sem falar que suas vantagens ultrapassam as desvantagens. Por exemplo, se a sua sala de estar é grande, você pode aproveitar um grande sofá azul de canto para poder acomodar vários convidados, além de ocupar o local de forma confortável e aconchegante.

Sofá de canto em sala colorida.

Além disso, esse tipo de peça também é uma ótima opção para dividir ambientes e dar a sensação de ampliação do espaço.

Sofá de canto utilizado para separar cômodos.

Para os locais pequenos, o sofá em L também funciona muito bem. Afinal, ao utilizar os cantos, você se apropria de espaços que geralmente não seriam utilizados.

Sofá azul escuro de canto em U.

Sofá de canto azul, com almofadas claras.

O único problema é que, se você optar por uma peça muito grande, será difícil fazer alterações na decoração e disponibilização dos móveis. Por isso, é preciso ter certeza na hora de investir em um item como esse.

Sofá de canto azul escuro, com almofadas amarelas.

Sala com sofá em L, com tapete e paredes neutras.

2 Lugares

Ideal para espaços menores, o sofá de dois lugares é uma ótima opção para otimizar o cômodo. Por isso, ele deve ser usado em apartamentos para famílias pequenas. Essa peça também fica muito bem quando usada com poltronas, além de ser simples de ser readequada, permitindo uma mudança na disposição dos móveis.

Sofá azul de dois lugares, combinado com poltronas de madeira.

Sofá de dois lugares em sala compacta.

Sofá de dois lugares espaçoso, em frente a parede de tijolos.

Sofá azul petróleo com quadros na parede de trás.

Sofá de dois lugares no meio de sala de estar.

Sofá azul de dois lugares no estilo boho.

Sofá azul em sala com tons neutros e pastéis.

3 Lugares

Os sofás azuis de 3 lugares já são destinados a espaços um pouco maiores. Eles são preparados para receber mais convidados e, quando combinados a outros móveis, tornam o ambiente ainda mais espaçoso e confortável. Também são ótimas opções para famílias com crianças e animais domésticos.

Sofá azul de três lugares no meio de sala.

Sofás de 3 lugares também são ótimos para dividir espaços.

Sofá azul em sala de estar, com almofadas coloridas. Sofá azul escuro combinado com paredes e tapete neutros. Sofá azul claro de três lugares com parede de tijolos clara.

Turquesa / Tiffany

Uma cor ideal para pessoas criativas e comunicativas! O turquesa auxilia na formação de novas ideias, além de trazer calma, paz e tranquilidade ao espaço. Além disso, o tom que lembra o oceano, ainda ajuda a combater o estresse.

Cinco salas de estar com sofás azul turquesa.

Mas como combinar uma cor tão significativa, quando usada no principal móvel da sala de estar? A verdade é que ele pode ser ornado com diversos itens e cores. Se você ama espaços coloridos, pode e deve apostar em cores vibrantes, principalmente nas almofadas.

Sofá azul turqueza com almofadas e outros itens decorativos coloridos.

Mas você também pode usar luminárias, vasos, móveis, quadros, cadeiras e outros itens nas cores amarelo, laranja e vermelho. Só não esqueça de ter outros elementos neutros. Por exemplo, se você for abusar de diferentes tons nos itens decorativos, o ideal é ter paredes e o piso com cores amenas, como marrom claro e beje.

Sofá tiffany com almofadas azuis, vermelhas, amarelas e verdes.

Sala com paredes neutras e almofadas coloridas.

Mas, se você quer um local tranquilo, ideal para descansar após um dia puxado, uma boa dica é combinar seu sofá azul com peças claras. As paredes brancas, com quadros claros, ornam perfeitamente com as almofadas com desenhos boho e manta.

Montagem com cinco salas de estar com azul turquesa.

Que tal apostar em um sofá futon? Ele é ótimo para quem gosta de assistir filmes na sala.

E se você ainda está em dúvida com relação a parede, saiba que as opções são diversas! Você pode usar um adesivo, como o de coração da montagem acima, apostar nos tijolos ou combinar uma faixa estampada com o restante das paredes em branco.

Marinho

Um tom ideal para quem ama o estilo navy e quer um toque de sofisticação no ambiente. O azul marinho fica incrível quando combinado com tons neutros e pastéis, como branco, beje, marrom e cinza.

Sala com elementos neutros e sofá azul marinho.

Segundo especialistas, o azul marinho é uma das principais tendências de decoração deste ano!

Parede com diversos quadros, com sofá azul encostado.

Sofá azul marinho com almofadas brancas.

Mas você ainda pode utilizar um pouco de cor com essa peça, principalmente nas almofadas. O amarelo combina perfeitamente com esse tom, assim como as estampas geométricas .

Cinco salas de estar com sofá azul escuro.

Petróleo

Uma cor intensa que transmite saúde , equilíbrio e remete à natureza. O azul petróleo é um ótimo tom para quem quer um espaço que passe um ar de sobriedade. Assim como o marinho, essa tonalidade cabe perfeitamente com o branco, preto, beje, marrom e cinza. Mas se você quiser dar uma quebrada na seriedade do ambiente, é bacana investir em pelo menos um móvel ou item com uma cor vibrante. Além disso, o azul petróleo também fica incrível com plantas por perto.

Montagem com diferentes tipos de sofá azul escuro.

Royal

O nome já diz tudo! Essa cor que remete à realeza dá um toque chique a qualquer ambiente. E ela ainda traz um toque de calma e relaxamento ao local. Apesar de vibrante, esse tom é bastante escuro. Por isso, é preciso cuidado na hora de combiná-lo com outras peças.

Sofá azul royal com almofadas claras.

Para não ter erro, você pode ornar seu sofá azul com outros elementos mais claros, como almofadas, paredes, piso e tapete.

Sofá azul royal encostado em parede neutra com quadros.

Sala com sofá azul royal e poltronas com estampa de listras.

Que tal combinar seu sofá azul com uma poltrona listrada com branco?

Mas se você não tem medo de errar, pode usar o item com peças que remetem ao rosa, como roxo e lilás.

Sofá azul royal em sala de estar, com almofadas coloridas.

E se você quer um cômodo mais intimista, como esse local para leitura, ainda pode pintar as paredes de um tom escuro, para combinar com o sofá.

Cômodo com sofá de canto e prateleiras de livros.

Com todas essas fotos de espaços lindos, vai ser difícil não querer apostar em um sofá azul para a sua decoração, não é mesmo? Afinal, ele pode combinar com quase tudo e a cor torna esse item em uma peça chave para qualquer espaço! Gostou das nossas dicas? Então mande um comentário para nós!

Você pode gostar...