Móveis planejados para apartamentos pequenos: dicas!

Para quem está planejando a decoração do lar, mas enfrenta problemas com espaço, os móveis sob medida podem ser a solução ideal. No entanto, além de ter móveis que se encaixem perfeitamente em cada cantinho do lar, ainda é preciso saber escolher qual estilo você quer para o lar. Para dar uma ajudinha extra, hoje o post traz dicas de móveis planejados para apartamentos pequenos. Assim, vai ficar mais fácil de planejar o apartamento e ainda dá para se inspirar em estilos de móveis que aproveitem melhor o espaço.

ideias e dicas

Fotos e projetos de móveis planejados para apartamentos pequenos

Cozinha e Lavanderia

Dicas:

  • Considere a frequência com que você se aventura na cozinha antes de escolher o projeto de cozinha planejada. Se você se aventura pouco no fogão, há elementos que não são essenciais no projeto. Já para os fãs de cozinha, vale investir mais nesse ambiente e em detalhes que deixem o espaço mais funcional.
  • Embutir os eletrodomésticos pode ser uma solução para driblar a falta de espaço, e ainda fazer a escolha perfeita de móveis planejados para apartamentos pequenos. No entanto, lembre-se que os eletros embutidos seguem o padrão e medidas atuais, e se houver a necessidade de troca no futuro, pode ser que essas medidas não sejam mais as mesmas. Para não ter problemas futuros, considere um projeto em que seja adaptável!
cores MDF cozinha

Os armários seguem o tom de madeira e preto

Neste projeto de cozinha, a proposta foi por usar a bancada como um ponto de divisão entre ambientes, e o móvel ainda tem a funcionalidade de servir refeições rápidas.

decoração lavanderia

Os cestinhos ajudam a manter a lavanderia organizada

No projeto da lavanderia, a escolha pela máquina lava e seca ajuda a otimizar espaço e dispensa a instalação de varais na lavanderia. Outra proposta ótima é a abertura frontal da máquina, uma vez que permite que seja feito um balcão sobre o eletro, criando uma bancada na lavanderia.

cozinha planejada pequena

O piso claro ajuda a ampliar o ambiente

cozinha com espelho

O espelho na parede é um truque para ampliar o ambiente

cozinha pequena

cozinha com lavanderia

A lavanderia é uma continuação da cozinha

lavanderia planejada

A máquina lava e seca é ideal, pois dispensa varal

lavanderia moderna

Sala de estar e jantar

Dicas:

  • Se você precisa de ideias de móveis planejados para apartamentos pequenos, uma das apostas é substituir a tradicional mesa de jantar por um balcão de refeições. O móvel menor aproveita melhor o espaço!
  • Ao invés de dividir os ambientes, opte por um projeto de ambientes integrados, como sala de TV/ estar com sala de jantar. Os móveis planejados podem seguir as mesmas cores para manter a harmonia na decoração do ambiente.

sala de jantar pequena

Um ótimo exemplo de substituição da mesa de jantar é este projeto. Entre as ideias de móveis planejados para apartamentos pequenos, a proposta aqui foi de fazer um balcão planejado que se estende ao lado do sofá e funciona como mesa para as refeições. 

 

decoração colorida

O buffet amarelo com decoração colorida trazem destaque ao ambiente

Para a decoração desta sala de jantar pequena a aposta foi por fazer um mesa que sai do balcão da cozinha. A integração dos espaços acontece de maneira harmônica e isso deixa o ambiente mais amplo.

sala de jantar integrada

As cadeiras de acrílico transparente são uma tendência moderna na decoração

móveis planejados sala

Almofadas estampadas decoram o sofá

parede de espelho sala de jantar

A parede de espelho ajuda a ampliar o ambiente

cores claras

projeto sala de TV e sala de jantar

O projeto propõe cores claras para o ambiente pequeno

sala de jantar integrada

Lavabo e banheiro

Por que fazer um lavabo ou banheiro planejado?

Essa pergunta se repete bastante, e a verdade é que esse tipo de cômodo tende ser um dos menores espaços dos apartamentos; então, nada melhor que optar por um banheiro/ lavabo planejado, dessa forma cada cantinho vai ser aproveitado da melhor forma e você não vai sobrecarregar o ambiente com peças e móveis de tamanhos maiores e que não sejam adequados para o ambiente.

banheiro pequeno

No momento de planejar o banheiro não há necessidade de muitos móveis, mas vale a pena escolher um projeto que atenda suas necessidades. Neste caso, a aposta foi por fazer o armário planejado embaixo da bancada. O móvel pequeno atende ao espaço disponível e ainda tem o revestimento espelhado, que além de ampliar o ambiente ainda traz um elemento moderno para a decoração.

banheiro bege

O piso claro ajuda a iluminar o ambiente

Se você precisa de mais espaço e armários no banheiro, uma das proposta é aproveitar o espaço vertical para os móveis planejados. Exemplo disso é este banheiro, em que o pequeno armário aéreo foi instalado na parede.

lavabo pequeno

O armário planejado embaixo da bancada de granito foi feito de MDF claro

banheiro com box de vidro

O revestimento de pastilhas adiciona cor ao projeto

banheiro planejado

Quarto de casal

Dicas:

  • Se ideia é fazer um quarto planejado para o casal, priorize o que é importante para o ambiente de acordo com o espaço disponível. Não adianta planejar um closet, estante de livros, entre outros elementos, se o ambiente é pequeno. Neste caso menos é mais!
  • Abuse de pontos de iluminação indireta para dar mais luminosidade ao ambiente, além de truques clássicos, como parede de espelho e até móvel planejado revestido com espelhos.
quarto de casal pequeno

A mesinha de vidro ao lado da cama funciona como criado mudo

Na proposta para o quarto de casal pequeno, a dica de “menos é mais” foi seguida. Na falta de espaço, o projeto apostou apenas em móveis básicos para compor o projeto de móveis planejados para apartamentos pequenos. Além do uso de menos peças, outro detalhe bacana foi o guarda-roupa com portas de correr e espelhadas, que dão sensação de mais espaço para o quarto.

quarto de casal simples

quarto de casal bege

O quadro na parede decora o ambiente

pendente cama

Ao invés de usar abajur a proposta foi de usar pendentes ao lado da cama

estante de livros quarto de casal quarto de casal com TV

guarda-roupa planejado

O armário tem uma das portas espelhadas

ideias quarto planejado

Escritório – Fazer separado ou não?

Se você enfrenta a séria dúvida de fazer um escritório separado ou não, há algumas dicas que podem te ajudar na decisão do tipo de projeto. Então, antes de fazer um cômodo apenas para o escritório ou incluí-lo como parte de outro ambiente, considere tais pontos:

  1. Separado: se você tem um cômodo que está sobrando, pode aproveitar para transformá-lo em escritório. E para adequar ainda mais o projeto para apartamentos pequenos, ainda é possível usar uma cama ou sofá cama auxiliar, e transformar o escritório em um quarto de visitas quando houver necessidade.
    escritório separado

    O escritório separado foi feito em um cômodo próximo da sala de jantar

    móveis planejados escritório em casa

    O rodapé branco deixa o projeto contemporâneo

    escritório quarto de visitas

  2. Pense no futuro: não considere apenas o momento presente para planejar os móveis. Se você já se planeja para os próximos anos leve isso em consideração. Para quem está planejando o crescimento da família e a vinda de um baby, é bom reconsiderar o espaço do escritório, afinal, é bem mais difícil de transformar um escritório planejado em um quarto de bebê.
  3. Integrar a outros ambientes: a integração do escritórios em outros ambientes é uma solução para quem não tem um cômodo disponível. O home office pode ser planejado junto da sala ou até do quarto de casal, mas neste caso é preciso dosar o horário de trabalho para não atrapalhar na vida amorosa.
escritório quarto de casal

A mesinha do home office foi feita ao lado da cama

home office sala

A bancada da sala de TV se estende e dá espaço para o escritório

home office planejado

 

 

Plantas de apartamentos pequenos decorados com aproveitamento de espaço

Uma das proposta para escolher móveis planejados para apartamentos pequenos é considerar os móveis ainda no desenho. Para isso a planta do apartamento é a solução para adequar os móveis aproveitando os espaços. Para inspirar, separamos algumas dicas e projetos de móveis planejados.

apartamento de um quarto

Nesta proposta para planejar os móveis ainda na planta, a ideia foi por fazer um quarto simples apenas com guarda-roupas. Já a sala de TV é integrada a sala de jantar que foi planejada com canto alemão, e o projeto ainda aposta em uma cozinha pequena e americana.

 

apartamento 2 dormitórios

A sacada pequena tem um pequeno jardim e sofá

Os ambientes integrados caracterizam o projeto. Para ampliar o espaço, a ideia foi de fazer sala, sala de jantar e cozinha integradas, e assim os móveis planejados em cada um desses ambientes ajuda a compor o projeto.

cozinha americana

O balcão da cozinha setoriza os ambientes integrados

projeto móveis planejados

No projeto, um dos cantinhos da sala foi transformado em escritório

apartamento 3 quartos

salas integradas

Na sala de jantar, a proposta foi pelo canto alemão

planta apartamento

Agora que você já tem ideias e dicas de móveis planejados para apartamentos pequenos, pode escolher um projeto que mais se adequa ao seu espaço e estilo, e decorar o lar aproveitando cada cantinho.

Você pode gostar...