Móveis Modulados: O que é? Dicas de Como Escolher e Onde Usar!

A escolha dos móveis é uma tarefa que exige bastante cautela na decoração e composição dos ambientes, mas além de escolher design e tamanho, é preciso também escolher o estilo do mobiliário, e uma das opções são os móveis modulados.

Você não sabe o que são móveis modulados?

Com certeza você não é a única pessoa no mundo que tem dúvidas sobre esse estilo de móvel, afinal são tantas as definições, que as dúvidas acabam surgindo mesmo.

E para sanar qualquer dúvida sobre móvel modulado e todas as suas características, o post de hoje está completo de informações e respostas para te ajudar na tarefa de decorar e escolher os móveis para o lar.

ideias e modelos

O que são? Principais Características

Os móveis modulados são conhecidos como móveis prontos de loja, onde é possível comprar por módulos e assim escolher quais partes são mais adequadas para o projeto.

cozinha modulada o que é

Em uma breve definição, o estilo modulado são os móveis já vendidos prontos, mas que podem ser montados a partir da escolha de módulos, ou seja, são várias partes para compor o mobiliário desejado.

As principais características do mobiliário modulado são:

  • Móveis prontos e vendidos em lojas;
  • Possibilidade de mesclar diferentes peças para montar um mobiliário completo;
  • Diferentes acabamentos e designs, mas respeitando a definição de fábrica, já que não são móveis sob medida.

Quais suas Vantagens e Desvantagens?

Os móveis modulados são repletos de prós, e isso é um grande atrativo desse tipo de mobiliário, no entanto, antes de se render a esse tipo de peça é bom conhecer conhecer também os contras, e assim considerar os dois lados antes de investir na mobília.

 

Vantagens

  • Preço: se a questão é avaliar custo-benefício, os móveis modulados podem ser a melhor opção para ter um bom mobiliário e ainda garantir um preço mais amigável quando comparado as versões planejadas. Em geral, os móveis ao estilo modulado são mais baratos e isso costuma ser um grande atrativo para a escolha desse tipo de armário.
  • Tempo de entrega e montagem: se você preza pelo tempo. o mobiliário modulado é uma ótima aposta, já que os móveis são vendidos prontos, o que os diferencia do longo tempo de produção dos móveis sob medida. A montagem também é rápida, uma vez que as peças já vêm com indicações de montagem deixando o processo mais ágil.
  • Variedade de cores: é bem comum uma gama na variedade de cores que os fabricantes fazem para um mesmo modelo de móvel, sendo assim, a gama de cores fica mais completa e dá para apostar em um projeto com módulos de diferentes cores ou em armários que fogem dos tons tradicionais.
  • Versatilidade da composição: como já apresentamos, o móvel modulado tem a possibilidade de compra e montagem de módulos separados e essa é uma das grandes vantagens. Dá para escolher módulos que se encaixem no espaço disponível e de acordo com a necessidade de cada ambiente, ou seja, se você tem muitas panelas, é ideal escolher mais que um módulo de paneleiro para a cozinha.
  • Facilidade de encontrar: os móveis modulados são bem comuns de encontrar, já que são peças fornecidas prontas e sem a necessidade de encontrar uma loja especializada para a confecção dos móveis.

 

Desvantagens

  • Restrições em relação ao design: esse tipo de móvel apresenta a desvantagem de não ser sob medida, e isso limita um pouco em relação ao design. Algumas lojas mais especializadas até oferecem opções como trocas de acabamentos, como puxadores, mas não é um fato tão comum. Sendo assim, é preciso escolher as peças considerando a restrição da oferta dos fabricantes em relação ao estilo dos armários.
  • Dimensões pré-determinadas: um fator que pesa bastante no lado negativo é o fato das peças terem dimensões já determinadas. Apesar de poder formar o conjunto a partir de módulos, cada parte já tem suas dimensões estabelecidas e isso pode fazer com que o móvel não aproveite cada espacinho do ambiente.

Móveis Modulados x Móveis Planejados: Qual a Diferença?

É bem comum a confusão entre móveis modulados e planejados, mas essas são versões bem diferentes.

E se você costuma ter dúvidas sobre esse dois estilos, vamos à diferenciação.

Os móveis modulados são peças já compradas prontas, onde é possível montar os armários através de módulos que podem ser comprados separadamente. Já os móveis planejados são feitos sob medida, ou seja, é feito um projeto de acordo com o ambiente em que o móvel será instalado, e a partir disso o mobiliário é planejado e fabricado.

diferença modulada e planejada

 

Quanto Custa? #Preço

O preço dos móveis modulados varia bastante de acordo com a qualidade, estilo, e principalmente da composição que será feita através dos módulos.

No entanto, dá para encontrar opções bem em conta, como um conjunto completo de módulos para a cozinha com preço médio de R$ 1000.

E se você quer saber se, economicamente, vale a pena escolher esse tipo de mobiliário, vamos a uma breve diferença de preços entre móveis planejados e modulados. Ao optar pela opção modulada, a economia pode ser de 30 a 70% do custo dos móveis sob medida.

 

Como Escolher? Dicas de Planejamento e Decoração

A escolha dos móveis modulados pode gerar dúvidas e até mesmo erros com a compra de módulos não adequados, por isso, se você quer acertar nas peças certas, é bom seguir as dicas:

  • Meça o ambiente: o primeiro passo antes de sair a compra dos móveis já prontos é medir o ambiente e ter todas as medidas anotadas, de modo a avaliar se o módulo desejado é compatível com o espaço disponível.
  • Faça um planejamento de como será o cômodo: outra dica importante para escolher os módulos certos é fazer um projetinho prévio de como se deseja o ambiente e quais são as necessidades para o espaço, assim vai ficar mais fácil de escolher módulos que sejam compatíveis com suas necessidades e características do ambiente.
  • Considere eletroportáteis e eletrodomésticos: se você já tem os eletrodomésticos e eletroportáteis para o cômodo que receberá os móveis, anote as dimensões desses eletros para ver se o tamanho de cada módulo é adequado. Por exemplo, se você optar por um módulo para a cozinha que tenha nicho para o micro-ondas, é preciso saber as dimensões do aparelho.
  • Avalie onde estão instalados dutos de energia e água: alguns modelos de móveis modulados podem ser instalados suspensos e fixos na parede. Para esses tipos de móveis, é preciso ter uma planta dos dutos que passam pela parede, de modo a evitar que durante a instalação haja a perfuração de canos.

Fotos de Ambientes com Móveis Modulados

Sala

sala pequena

Para quem está planejando uma sala simples com móveis brancos, este projeto traz uma boa inspiração para a decoração.

Na ideia, o rack baixo foi usado encostada em uma parede, e a mesma parede ganhou uma estante aérea com nichos.

A combinação dos móveis brancos deixa a sala iluminada, e passa uma ideia simples ao projeto.

sofá modulado

O sofá de canto também segue o estilo modulado

móveis sala pequena

sala apartamento

As estantes na parede completam os móveis brancos

sofá módulos

O sofá foi montado com módulos ficando do tamanho adequado para o espaço

sala bege

móveis madeira

Os móveis em madeira destacam a sala clara

sala de jantar integrada

Estantes e nichos na parede aproveitam o espaço vertical

sala pequena decorada

Na parede, nichos coloridos

móveis para sala

 

Quarto

quarto de casal

Os móveis montados a partir de módulos também são perfeitos para compor o quarto de casal, e essa ideia mostra exatamente isso.

No projeto, a aposta foi por usar móveis em tons de bege, que deixam o quarto claro e não carregam o ambiente pequeno.

Outra boa aposta foi a cama embutida entre os armário aéreos, aproveitando a mesma parede para diferentes móveis e assim otimizando o espaço.

quarto de casal com móveis brancos

O armário de canto aproveita melhor o espaço

quarto de menino

No quarto de menino, as almofadas decoram a cama

quarto feminino decorado

Os móveis brancos deixam o quarto mais iluminado

quarto com beliche

quarto provençal menina

O quarto feminino tem toque provençal

quarto pequeno

Armários de parede aproveitam melhor o quarto pequeno

móveis brancos quarto

quarto de bebê decorado

O quarto de bebê é um mix de azul e branco

quarto simples

A cama embutida entre o armário aproveita melhor o espaço do quarto pequeno

móveis para quarto

 

Cozinha

cozinha marsala

O projeto da cozinha também pode contar com os móveis comprados em módulos, e esta inspiração traz ideias para uma cozinha compacta.

Com uma cor intensa na parede – marsala – a aposta foi por usar armários brancos, que iluminam o ambiente.

Além dos armários embaixo da bancada, o projeto ainda inclui armários aéreos que aproveitam a parede e ficam acima da geladeira.

cozinha simples e barata

Os armários tem acabamento que imitam madeira

cozinha grande modulada

O móvel é composto por nichos para os eletros

armários rústicos

O visual rústico da madeira caracteriza a cozinha

cozinha de canto

cozinha barata decorada

Nichos na parede ajudam a organizar o ambiente

armários modernos

Detalhes vermelhos deixam os armários modernos

cozinha com ladrilho hidráulico

Os armários aéreos aproveitam o espaço da parede

adesivo de parede cozinha

cozinha bege

Os armários em MDF são um mix de bege e marrom

cozinha rústica

O armário colorido tem um visual rústico

móveis para cozinha

 

Banheiro

 banheiro preto e branco

Até mesmo no projeto do banheiro dá para incluir o uso de móveis modulares, e a ideia nesta proposta é de usar a combinação de gabinete, móvel com espelho e armário aéreo.

Os móveis em preto e branco combinam perfeitamente com o banheiro preto e branco, e o duo de cores no projeto é mantido em cada detalhe.

banheiro simples

O armário da parede mantém o estilo do gabinete

banheiro simples decorado

O armário embaixo da bancada deixa o espaço organizado

móvel madeira banheiro gabinete banheiro

banheiro turquesa

O azulejo turquesa dá um toque de cor ao banheiro

banheiro moderno

Gaveteiros amarelos foram usados como armário no banheiro

banheiro colorido
armário para banheiro

Agora que você já conhece esse estilo de mobiliário, é hora de escolher a versão mais apropriada para o seu projeto.

Você pode gostar...