Guarda roupa planejado embutido: dicas e projetos!
Se você está considerando fazer móveis planejados para o quarto, já pensou em fazer guarda roupa planejado embutido?
Ainda não tinha pensando nessa possibilidade? Se o armário planejado embutido é algo novo para você, saiba que esse tipo de móvel tem muitas vantagens e é capaz de aproveitar melhor o espaço.
Quer conhecer as vantagens e dicas para um guarda roupa planejado embutido? Então, vamos ao post!!!
Guarda Roupa Embutido x Closet: Qual a diferença?
É comum a confusão entre guarda roupa planejado embutido e closet, e apesar de ambos funcionarem para guardas as roupas e sapatos, há diferenças sim. E para acabarmos com essa confusão, vamos a uma explicação:
- Guarda roupa planejado embutido: esse tipo de projeto é feito para móveis sob medida, e é considerado embutido quando as laterais do móvel não ficam expostas, sendo assim o guarda roupa embutido tende a ficar em um plano com a parede. Esse tipo de móvel é muito requisitado quando o projeto já apresenta um nicho na parede, o que permite fazer o armário seguindo as dimensões do espaço.
- Closet: o closet é um cômodo a parte para guardar as roupas. O ambiente pode até ter armários embutidos, mas não é considerado apenas um guarda roupas, já que que o espaço é todo projetado para funcionar como closet, e por isso fica em um espaço separado.
Dicas para um guarda roupa planejado
O guarda roupo planejado embutido é um móvel feito sob medida, e por isso vale a pena considerar quais as suas necessidades de espaços e divisórias para incluir no projeto. Para facilitar nessa tarefa, separamos algumas dicas essenciais na hora de fazer um armário planejado.
- Feminino ou masculino: antes de qualquer etapa é preciso definir se o guarda roupa planejado é para homem ou mulher; ou até mesmo se será dividido entre um casal. No caso de ser um projeto feminino, considere um cabideiro com altura suficiente para vestidos longos, espaço para bolsas e sapateira com altura mínima para saltos. Para o projeto da parte masculina do armário, considere espaço para pendurar gravatas.
- Tamanho das gavetas: o tamanho e altura das gavetas também pode ser variado, criando espaços adequados para guardar roupas íntimas que são menores, ou até peças mais grossas e volumosas, como roupas de inverno.
- Espelho: o espelho é um item bem importante para se acrescentar ao projeto do guarda roupa planejado. O item ajuda na hora de caprichar no visual e até de verificar se está tudo ok!
Modelos de Guarda Roupa Planejado de Casal
Parede inteira

O quarto todo branco é clean
Para quem tem disponível uma parede inteira para instalar o guarda roupa planejado embutido, uma inspiração é este projeto. Aqui as portas de correr e o móvel com cor de MDF branca foram a escolha para o projeto e combinam com o ambiente que segue um estilo de decoração clean.
Nesta proposta de móvel planejado para o quarto, a ideia foi de fazer um móvel multifunções com portas para o guarda roupa, e um pequeno home office que só pode ser visto quando o armário embutido é aberto.
Mais fotos

As portas lisas e sem puxadores seguem um estilo mais moderno

O espelho na porta de correr ajuda a ampliar o quarto

O acabamento em laca deixa o projeto atual
Em L / de canto

Os nichos do armário funcionam como criado mudo com abajur
A proposta desse projeto foi de fazer um armário planejado que contorna as paredes do quarto, aproveitando melhor o espaço e usando as paredes perpendiculares, formando o móvel de canto. O armário de canto além de aproveitar melhor o espaço, ainda é uma ótima aposta para quem quer um armário maior e precisa de mais espaço. Outro detalhe importante do móvel foi a escolha da cor branca, que não deixa com que o móvel carregue demais na composição do ambiente.
Mais fotos

Os pendentes ao lado da cama substituem o uso de abajur

No projeto, a cama foi embutida ao armário
Com cama embutida

A iluminação abaixo do armário deixa o ambiente aconchegante
A proposta de guarda roupa planejado embutido neste projeto foi de fazer um móvel em que a cama fosse embutida ao armário. Para isso, os roupeiros maiores ficam nas laterais da cama e armários aéreo ocupam a parte de cima da cama, que fica acoplada ao guarda roupa.
Nesta proposta de cama embutida ao armário planejado, a aposta foi pelos móveis brancos, o que garante sensação de espaço clean ao cômodo pequeno.
Mais fotos

O espelho na parede amplia e ilumina o quarto

O móvel branco é clean
Com TV
Nesta proposta de guarda roupa planejado embutido a TV foi instalada na parte interna do armário, e assim quando as portas de correr são fechadas, o eletro não fica aparente.

O tapete no chão deixa o quarto mais aconchegante
Neste projeto, o painel da TV divide espaço com o armário embutido, que parece ser uma continuidade do painel por conta do espelho. O projeto deixa a TV aparente e considerou um nicho para aparelhos complementares, como DVD e receptores de televisão.
Mais fotos

A TV foi instalada na porta do armário

A porta de correr tem espelho
Com espelho
A proposta desse projeto para o quarto de casal pequeno foi de fazer o guarda roupa planejado embutido aproveitando melhor o espaço, e ainda incluir espelhos nas portas de correr. O espelho além de ter a funcionalidade no momento de se arrumar ainda é uma ótima aposta para refletir a iluminação do ambiente e dar sensação de mais espaço para o cômodo.
Mais fotos

A parede de cimento queimado contrasta com a cabeceira clássica da cama

O armário foi divido em pequenos nichos para guardar camisetas

A porta de espelho amplia o quarto
Com porta de correr de vidro
A porta de vidro reflecta é o grande ponto deste projeto de guarda roupa embutido. Aos invés do vidro tradicional e incolor o vidro reflecta tem capacidade refletiva, o que ajuda a ampliar o quarto; e a coloração bronze deixa o quarto mais aconchegante. Um ponto importante para quem pretende optar pela porta de vidro é a organização do armário que deve estar em dia, já que o interior do guarda roupa fica visível até mesmo quando as portas estão fechadas.
Mais fotos

O vidro serigrafado branco foi usado junto da porta de espelho

A porta de vidro pede que o armário esteja sempre organizado
Com cortina
O armário planejado embutido não precisa ter portas e isso não é uma regra para esse tipo de móvel. Na verdade, uma das opções para o modelo sem portas é usar uma cortina, o que cria um detalhe diferenciado para o móvel, e até deixa o projeto mais barato. Nesta proposta, a ideia foi de usar uma cortina de tecido leve e embutida no gesso, o que deixa o resultado mais moderno.
Mais fotos

A cortina colorida dá mais alegria para o projeto

As divisórias internas incluem espaço para calçados
Para quarto de casal pequeno
Se você precisa de inspirações de móveis planejados para apartamento pequeno, esse projeto é a inspiração perfeita para o quarto de casal. O guarda roupa planejado embutido já é uma ótima proposta para aproveitar melhor o espaço, mas o móvel ainda tem dois truques ótimos para driblar a falta de espaço – portas de correr e espelhos. As portas de correr dispensam o espaço indicado para abertura, enquanto os espelhos ajudam a ampliar visualmente o ambiente.
Mais fotos

As cores claras da decoração valorizam o projeto

A porta de correr no quarto ajuda a otimizar espaço

O armário tem uma das portas com espelho

As portas de correr aproveitam melhor o espaço
Com sapateira espaçosa
Para este quarto, a proposta de fazer um armário planejado foi por um modelo mais contemporâneo, e a escolha da cor cinza é aposta perfeita para deixar o visual mais moderninho. Já o espaço da sapateira foi feito em uma das portas do armário que foi reservado apenas para guardar calçados e com altura adequada para sapatos com salto.
Mais fotos

O móvel planejado tem um espaço para a TV

A divisória para os calçados considera espaço para modelos com e sem salto e espaço para botas

O projeto inclui uma sapateira de correr no armário
Modelos de Guarda Roupa Planejado de Solteiro
Com cama embutida
Se a intenção é aproveitar melhor o espaço do quarto de solteiro, a proposta aqui é fazer um armário embutido com a cama acoplada. Neste projeto, a cama foi projetada no nicho formado entre o armários que compõem o quarto. Outro detalhe é o espaço abaixo da cama, que foi usado com gavateiro, com gavetas de diversos tamanhos.
Mais fotos

A iluminação no espaço da cama deixa o ambiente mais aconchegante

A cama segue o estilo futón

Detalhes em rosa fazem parte do móvel planejado
Com escrivaninha / mesa embutida

As almofadas decoram a cama
Para este projeto de quarto de solteiro, o armário embutido ajuda a aproveitar de modo mais eficiente o espaço, e junto do móvel feito sob medida há ainda um pequeno espaço de estudos com uma escrivaninha e algumas prateleiras que foram feitas a partir do armário planejado. Para aumentar o espaço pequeno, a aposta foi pela porta espelhada no armário, que cria sensação de um ambiente maior.
Mais fotos

A cama suspensa cria espaço para o armário

A escrivaninha foi feita de vidro

A porta ao ser aberta cria o canto de estudos
Com penteadeira
Para as meninas a penteadeira é um móvel importante no projeto, e nesta proposta o móvel aparece entre o armário planejado. A composição das peças aproveita o espaço e encaixar a penteadeira no vão da janela foi ótimo, já que o armário poderia fechar a entrada de luz.
Mais fotos

Na parede, espelho de corpo inteiro
Agora que você já viu as vantagens e inspirações de projetos para guarda roupa planejado embutido já pode considerar esse tipo de móvel planejado para a composição do quarto e assim aproveitar melhor o ambiente.