Estante para Escritório – 25 Modelos Surpreendentes para se Inspirar!

A estante para escritório é um item fundamental em qualquer ambiente de trabalho. Elas são a melhor maneira de manter livros, pastas, caixas e até mesmo objetos de decoração organizados. Além de tudo, também confere um toque de sofisticação e elegância ao ambiente, tornando-o propício para a recepção de visitas, sejam elas formais ou informais.

Três estantes paralelas na parede com livros, notebook e objetos de decoração nelas. Há duas cadeiras em frente à estante mais baixa.

Dependendo do tipo de estante para escritório que você pretende instalar, é possível realizar todo o processo por conta própria. A estante em MDF, por exemplo, pode ser instalada na parede sem nenhum tipo de dificuldade, necessitando apenas de itens básicos como parafusos, furadeira, fita dupla-face e suportes de aço para prateleiras.

No post de hoje separamos 25 modelos surpreendentes de estante para escritório que você pode usar para se inspirar!

Montagem com três fotos diferentes de estante para escritório.

Fotos e Modelos de Estante para Escritório

O Home Office é uma prática que se torna mais comum a cada dia que passa. Por isso, muitas pessoas estão tendo que adaptar um cômodo de seu lar para torná-lo um ambiente de trabalho produtivo. Nesse processo, a instalação de estantes que facilitem sua rotina é fundamental! Eu mesmo tenho usado em minha própria casa e o resultado não poderia ser mais satisfatório.

Mesa de escritório em madeira e MDF com duas prateleiras acima dela.

Muito além do Home Office, as estantes também são itens de extrema importância em ambientes formais de trabalho como grandes escritórios. Elas ajudam na organização e deixam o ambiente mais clean, facilitando a circulação de pessoas ao eliminar móveis desnecessários. Se você está pensando em comprar uma estante para escritório com o objetivo de facilitar seu trabalho, os modelos apresentados a seguir são ótimas fontes de inspiração.

 

Em MDF

MDF é a sigla do inglês para Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Este material é basicamente um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética e aditivos.

Com espessuras que variam de 3mm a 60mm, o MDF é um material muito utilizado na produção de móveis por permitir mais criatividade em seu design. Dentre as grandes vantagens da utilização do MDF em uma estante para escritório estão sua resistência, praticidade, baixo custo e alta possibilidade de personalização.

Ambiente vazio completamente branco com uma prateleira em design futurista de MDF e livros posicionados em algumas de suas aberturas. Prateleira de MDF encaixada na parede com livros dentro dela. Ambiente de Home Office com mesa e estantes em MDF onde são colocados livros, objetos de decoração e um notebook em frente a uma cadeira. Mesa de MDF com um notebook e acima dela diversos prateleiras com DVDs e objetos de decoração. Para organizar meu Home Office, comprei 5 estantes em MDF e as pendurei na parede. Enquanto quatro delas servem para guardar livros, DVDs e objetos de decoração, uma funciona como apoio para itens de trabalho como o notebook e um caderno de anotações.

Mesa de escritório com um computador e uma cadeira em frente a ele. Na parede ao fundo há uma estante em MDF com diversos livros. Ambiente decorado com uma estante de escritório em MDF onde estão diversas pastas. Ao lado há uma mesa com um notebook e uma cadeira. Uma estante para escritório vertical ao lado da mesa pode ser a melhor opção para quem deseja guardar objetos mais pesados como caixas ou pastas de arquivo.

Ambiente decorado com diversas estantes em MDF paralelas na parede e a mais baixa serve como uma mesa de escritório. Foto de uma mesa com um notebook fechado sobre ela. Atrás da mesa há uma estante em MDF com quadros e livros.

Cada vez mais pessoas estão adaptando seu lar às necessidades do trabalho. Usar uma parede como um cantinho para guardar o notebook e alguns livros pode ser a melhor maneira de se adequar a essa tendência.

Foto de um quarto onde há uma parede totalmente voltada para Home Office.  Nela há uma cadeira em frente a um notebook e diversas estantes paralelas acima contendo objetos de escritório e decoração.

De Aço / Ferro

Investir em aço / ferro na decoração é uma ótima ideia para quem busca por materiais sustentáveis e economicamente vantajosos. Sua alta durabilidade também é um bom motivo para usá-lo na estante de escritório; com uma boa limpeza e manutenção, eles irão ficar intactos por longos anos.

A estante para escritório em aço / ferro fica sensacional em ambientes amplos e abertos, como lounges industriais que foram adaptados a um espaço de trabalho. Elas costumam ser maiores que as estantes de MDF e sua instalação mais comum consiste em diversos níveis de prateleiras, que vão mais ou menos da altura do chão até o teto.

Foto de uma estante com vigas de ferro aparentes e bases de madeira onde estão posicionados livros e quadros.  Ela vai de uma extremidade lateral da parede à outra.

Vigas de ferro aparente conferem um aspecto vintage à decoração, ainda mais quando são instaladas em frente a uma parede com tijolos expostos. Foto de uma estante com vigas de aço aparente e bases paralelas onde estão posicionados livros e objetos de decoração. Duas estantes de escritório em aço posicionadas uma ao lado da outra. Elas são cada uma de cor diferente e têm cinco andares cada uma. Estante de aço no canto de um escritório usada para guardar diversos livros. Uma das grandes vantagens da estante para escritório de aço / ferro é a possibilidade de encaixá-la em praticamente qualquer lugar do ambiente. Por não serem diretamente ligadas à arquitetura do local, podem ser facilmente removidas ou realocadas de acordo com as necessidades das pessoas que trabalham ali
Foto de uma mesa em madeira com um notebook sobre ela. Na parede ao fundo há uma estante de ferro grande que suporta diversos livros e alguns objetos de decoração. Foto de uma cadeira posicionada em frente a uma mesa de madeira. Ao lado dela há uma estante de ferro alta que guarda diversos itens de escritório. Foto em close up de uma estante com as extremidades feitas em aço e a parte interna feita com madeira.

Estantes para escritório de aço / ferro combinam muito bem com a madeira. Juntos, esses materiais podem conferir um toque industrial ao ambiente, ideal para quem gosta de apostar em designs mais ousados!

Foto de um ambiente de trabalho com design rústico onde há duas cadeiras em frente a uma diversas estantes de madeira cuja base de sustentação é feita a partir de vigas de ferro.

De Madeira

A madeira é um dos materiais mais requisitados na decoração de ambientes por causa de sua versatilidade. Com as estantes não poderia ser diferente. A estante de madeira é um item clássico em escritórios de todos os tipos, principalmente entre aqueles que prezam pela formalidade, como escritórios de advocacia e engenharia.

As possibilidades de design com estantes de madeira são muitas! Há quem prefira um jogo de estantes enorme cobrindo uma parede por completo, enquanto outros optam por algo mais simples, como pequenas prateleiras instaladas diretamente na parede. Se você optar pela instalação da prateleira de madeira, tente fazer com que o resto do ambiente combine com elas ou vice-versa. A harmonia presente em ambientes baseados na decoração com madeira é incrível e combina muito bem com escritórios.

Ambiente completamente decorado com madeira rústica. Há uma mesa com objetos de escritório e um computador. Atras da mesa há quatro estantes de madeira paralelas sustentadas por vigas de ferro ligadas ao ferro.

A decoração completamente baseada em madeira pode conferir ao ambiente tanto um ar rústico quanto moderno, tudo depende do material utilizado e de como os elementos são dispostos dentro do espaço.

Estante de madeira com design diferenciado. Ela está encaixada na parede e parece ser a metade de um círculo dividido em diversos cortes semelhantes que servem de apoio aos livros. Escritório com uma mesa de madeira e atrás dela uma grande estante do mesmo material onde estão diversos quadros e materiais de escritório. Foto de um escritório onde há uma mesa de madeira com um computador. Atrás da mesa há três estantes de madeira uma acima da outra. Elas estão instaladas diretamente na parede e servem de suporte para diversos objetos de decoração. Foto de um escritório que parece ser Home Office. Sua decoração é completamente baseada em madeira. Há uma mesa que vai de uma extremidade lateral da parede à outra e quando ela termina começa uma grande estante do mesmo material que serve de suporte para livros e plantas.

A madeira é tão usada em escritórios devido à sua elegância. Por causa dessa característica, ela pode ser observada com frequência em escritórios mais formais, como os de advocacia ou engenharia.

Sala grande do que parece ser um escritório de advocacia. Todas as paredes são grandes estantes de madeira com livros grossos e alguns objetos decorativos. Foto de uma mesa de madeira com dois computadores contrapostos. Atrás da mesa há uma estante de madeira que guarda diversas pastas e caixas. Foto de uma estante de madeira em frente a uma mesa e uma cadeira. Ela possui divisórias grossas e todas elas estão preenchidas com livros.

A estante para escritório é indispensável para ambientes de trabalho onde a organização é sempre prioridade. Elas podem ter um ar mais descontraído para conferir certa informalidade a um tipo de ambiente que geralmente é encarado como frio e monótono. E você, o que achou dos modelos apresentados no post? Conte para nós nos comentários! Para outras dicas como essa, acesse nossa sessão de Móveis.

Você pode gostar...