Criado Mudo Retrô e Vintage – 80 Ideias Incrivelmente Apaixonantes!
Tendência funcional e decorativa essencial para o quarto ou demais cômodos da casa, o criado mudo encanta várias pessoas pela variedade de modelos. O criado mudo retrô, inclusive, é uma opção interessante para quem adora se inspirar em padrões antigos.
Esse móvel, aliás, compõe todo o ambiente há séculos. Sendo assim, até hoje se destaca por ser um local para deixar pequenos acessórios – como o celular, um livro, as chaves – e também para organizar todo o espaço, já que a maioria possui gavetas e aberturas.
Um clássico na decoração de interiores, há vários modelos de criado mudo retrô para se inspirar. Selecionamos fotos com mais 80 modelos + dicas essenciais de decoração.
Você sabia que o criado mudo é um móvel funcional que compõe o ambiente há séculos? A própria história desse aparato deriva de tempos passados. Antes, os servos/criados eram solicitados pelos nobres para segurarem seus pertences no quarto e lhes servirem água.
A questão, entretanto, é que esses empregados não paravam de falar, fato que incomodava os patrões. Sendo assim, surgiu a ‘necessidade’ em substituir os servos por um móvel prático e básico. É daí que deriva o criado mudo, por isso esse nome bem peculiar.
E como os modelos antigos se destacam naturalmente pelas suas formas e características, hoje em dia muitas marcas se inspiram nessas versões para fabricar seus móveis. E você sabe como reconhecer um criado mudo retrô? Atente-se a estes detalhes:
- Aparência rebuscada;
- Muitas formas e detalhes;
- Cores quentes e fortes;
- Puxadores de ferro nas gavetas;
- Pé palito.
Vale destacar, entretanto:
- O criado mudo retrô é uma versão contemporânea do móvel que se inspira em uma época passada, sendo assim, é um modelo novo com aparência antiga;
- Já os aparatos vintage são da própria época que representam. Um móvel que foi confeccionado em determinada década e perdura até hoje. São encontrados geralmente em antiquários e lojas especializadas, bem como na casa da sua avó.
Fotos e Modelos de Criado Mudo Retrô
Como escolher o melhor modelo de criado mudo retrô para organizar e decorar seu quarto?
- Avalie o espaço em que será instalado, assim é fácil definir o melhor tamanho ou altura. Geralmente, fica muito bem ao lado da cama, em um local estratégico para deixar os pertences que você utiliza com frequência.
- O criado mudo auxilia na organização do cômodo, por isso os modelos com várias gavetas e aberturas sempre fazem muito sucesso entre os usuários.
- A cor também conta bastante e deve combinar com o estilo decorativo do quarto. Na proposta retrô, as versões coloridas são as mais convencionais.
- Pesquise bastante para encontrar o criado mudo retrô mais interessante para o seu ambiente. Além daqueles com padrão vintage, há boas propostas fabricadas atualmente.
- Elegância e sofisticação são características comuns desse móvel antigo. Alguns, inclusive, são mais pesados e possuem uma qualidade superior – sobretudo os modelos vintage.
Criado Mudo Retrô Branco
Uma versão super tradicional e, por ser uma cor neutra, combina com tudo! Embora o modelo de madeira seja o mais comum, há também padrões de ferro e outros materiais.
Provençal de MDF
O criado mudo provençal é o ápice desse estilo e uma opção excelente para compor o seu quarto retrô. É um modelo que se adapta muito bem a ambientes femininos, sobretudo aqueles com muitas curvas e detalhes.
Do mesmo modo, você pode optar por uma versão reta e com gavetas para qualquer espaço, pois se complementa com diversas tendências decorativas, sobretudo a retrô.
Preto
Quem busca um padrão exuberante pode investir no criado mudo retrô preto. Um padrão sóbrio que combina com praticamente qualquer estilo decorativo, além de dar um toque sofisticado e refinado ao seu quarto. Vai bem em propostas retrô inspiradas em décadas passadas, nas quais as cores mais neutras estavam em destaque nos projetos.
Colorido
Selecionamos diversos modelos de criado mudo retrô colorido para surpreender você!
Amarelo
Entre os modelos coloridos, o amarelo é um dos mais fortes e vibrantes. Muitas pessoas têm uma certa resistência com essa cor, porém é possível usar perfeitamente em sua decoração, ainda mais na linha retrô.
Fica perfeito para se destacar em propostas mais sóbrias e rústicas, ideais para ambientes repaginados, que usam referências de outras épocas para deixar o local renovado e conceitual.
Azul
Azul é uma cor versátil que possui diversas variações. Nesse caso, seu criado mudo pode seguir um padrão em tom escuro ou mais claro, deixando seu ambiente coerente e com extremo bom gosto. Além disso, combina com praticamente tudo, em qualquer conceito, sobretudo na linha vintage e retrô.
Rosa
No hall de cores vibrantes, o rosa se destaca e dá muita personalidade ao móvel. Para quem gosta de padrões diferentes e originais, o criado mudo retrô rosa é uma opção certeira. Nesse contexto, você pode investir tanto em tom mais forte e chamativo (como o rosa choque) quanto em um rosa clarinho, que se adapta até em estilos neutros e minimalistas.
Vermelho
O criado mudo retrô vermelho é uma opção irreverente e que ajuda a deixar o ambiente mais vibrante. Essa cor é justamente uma das mais utilizadas em conceitos retrô, justamente porque se destaca em meio ao ambiente e cria um contraste bacana entre tons mais sóbrios, como branco e preto, por exemplo.
Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços
Uma questão comum é onde comprar criado mudo retrô. Felizmente, há diversas lojas para você pesquisar e definir o modelo ideal para a sua casa:
- Mobly
- MadeiraMadeira
- Balaroti
- Mercado Livre
- Magazine Luiza
Além disso, uma boa ideia é garimpar em antiquários e lojas especializadas. Do mesmo modo, muitas pessoas vendem móveis antigos e bem conservados em grupos nas redes sociais. O preço do criado mudo retrô é variável. Há desde modelos baratos e acessíveis de 100 reais até padrões vintage sofisticado que passam dos quatro dígitos.
De fato, com todas essas informações, será bem fácil comprar o seu criado mudo retrô e adaptar a decoração do seu espaço. Esperamos que tenha gostado do post com as dicas. Conte o que achou e compartilhe! Boa sorte e até mais!