Cama Retrátil –52 Modelos Práticos Para Quem Gosta de Poupar Espaço!

Casas e apartamentos cada vez menores estão  cada vez mais frequente, e para driblar o pequeno espaço disponível é preciso pensar em soluções viáveis, e uma dessas soluções é a cama retrátil.

A cama retrátil é um tipo de móvel que permite que a cama seja “escondida” ou “guardada” quando não está em uso, liberando mais espaço do ambiente. Sendo assim, esse modelo de cama é uma versão pensada para quem quer ter a opção de um móvel que pode ser guardado com facilidade no dia a dia.

E se você se interessou por essa opção de cama escondida, no post reunimos dicas para escolher o melhor modelo de cama retrátil.

modelos

 

Fotos e Modelos de Cama Retrátil

Casal

O modelo de cama retrátil de casal é uma das mais escolhidas quando a ideia é criar projetos para kitnets e studios, assim a cama não precisa ficar exposta na decoração quando não está em uso, e ainda permite liberar mais espaço do ambiente.

cama sala

Como ideia de um projeto com cama de casal retrátil, esta proposta é bem criativa e traz a cama elevada.

No projeto, a cama de casa fica suspensa no teto quando não está em uso e assim libera espaço para o ambiente da sala.

Ao puxar a cama que está suspensa, a sala dá lugar ao quarto, e a cama se apoia sobre o sofá, permitindo assim a mudança do ambiente sem a necessidade de mudar os móveis de lugar.

cama de casal escondida armário

Outra proposta para ter uma cama de casal retrátil é este projeto que traz a cama escondida entre os armários.

O projeto traz uma parede com armários em L na cor branca, e a abertura de algumas portas permite a montagem da cama retrátil.

Além dos armários deixarem a cama escondida, algumas portas ainda são funcionais como guarda-roupas, e assim o móvel se torna uma opção multifunções.

 

cama de casal com armários

A cama é parte do armário

cama escondida armário

As portas do armário escondem a cama quando o móvel é fechado

quarto de casal moderno

A cama fechada dá lugar a um sofá

quarto de casal

A cama fica entre nichos

modelos de cama de casal

Solteiro

Entre os modelos de cama retrátil e suas variações, uma versão é cama de solteiro, uma opção para quarto de solteiro ou até mesmo para uma cama de hóspedes.

Esse modelo pode ser em diferentes estilos, e a vantagem de ser do tamanho de solteiro é o fato de ser perfeita para espaços bem reduzidos.

sala planejada

Para quem não tem disponibilidade de um quarto de hóspedes, pode apostar nessa ideia de projeto de incluir a cama retrátil de solteiro ao projeto da sala.

Na inspiração, a sala tem armários planejados e ao abrir um desses armários é possível montar a cama de solteiro, que funciona perfeitamente como uma opção para receber visitas.

móvel com cama embutida

Outra ideia para a cama de solteiro retrátil é este modelo de móvel, que é uma versão clean e compacta.

O móvel é uma pequena bancada com nichos em um dos lados e que traz a cama de solteiro escondida.

Essa opção mais compacta é perfeita para ambientes pequenos e até mesmo para transformar o escrirtório em um quarto de hóspedes.

cama de solteiro escondida

armário de canto planejado

A cama sai de dentro do armário planejado

quarto solteiro

A cama de solteiro é montada a partir de um armário na parede

beliche

O móvel permite montar duas camas, transformando em beliche

beliche retrátil

O móvel traz uma beliche escondida

modelos de cama de solteiro

 

Infantil

Para quem tem que lidar com a energia excessiva e agitação das crianças, sabe que todo espaço livre pode ser pouco para os pequenos.

E para deixar o quarto das crianças mais amplo, a cama retrátil é uma ótima escolha para liberar espaço e uma solução viável de projeto para deixar o quarto com mais espaço para as crianças brincarem.

quarto de menina

Como ideia de um quarto infantil como cama retrátil, essa proposta mostra como aproveitar o pequeno ambiente com os móveis planejados.

Na solução para a falta de espaço, a ideia foi de fazer móveis sob medida aproveitando cada cantinho, e assim a cama fica escondida e embutida entre os armários.

quarto pequeno criança

Outra solução para o quarto de criança é este projeto que mostra uma ótima ideia para solucionar o problema do cômodo pequeno.

Na proposta, o quarto de criança traz uma estante com nichos em uma parede e a cama pode ser puxada a partir dessa estante.

Além de ficar escondida, a cama anda serve como um painel para as crianças pendurarem os seus desenhos e artes.

 

quarto planejado infantil

A porta de correr dá abertura para a cama embutida

cama rústica

Os móveis são do estilo rústico

cama esconidada quarto infantil

A cama escondida libera espaço no quarto das crianças

quarto infantil com cama embutida

A cama sai entre os armários

quarto infantil modelos de cama para quarto infantil

Embutida

Para quem gostou da ideia da cama retrátil, mas quer deixar o móvel bem escondido quando não estiver em uso, vale a ideia de uma cama embutida retrátil.

A cama embutida retrátil acaba se misturando aos outros móveis e assim o móvel fica totalmente escondido quando não está em uso.

quarto de casal pequeno

Como inspiração para um quarto de casal com cama retrátil embutida, este projeto traz a inspiração perfeita para um ambiente com dimensões pequenas.

O projeto traz uma parede com armários espelhados e gavetas, e a cama escondida entre esses armários que ficam nas laterais.

Ao ser fechada, a cama se esconde entre os móveis e passa despercebida.

cama sofá

Outra ideia para deixar a cama embutida e escondida é esta sugestão que transforma a cama em um sofá.

No projeto, a cama embutida ao ser aberta se sobrepõe ao sofá, e ao ser fechada fica com uma parte do encosto do sofá, ganhando algumas almofadas que deixam o sofá mais aconchegante.

O design do móvel é uma ótima pedida para ambientes integrados ou para transformar uma sala de TV em um quarto de hóspedes.

 

cama sala

A cama embutida se esconde no móvel da TV

cama de casal

cama embutida armário

A cama fica escondida entre os armários

sala com cama

A cama escondida fica presa junto ao teto

cama de casal embutida

Ao ser fechada a cama se transforma em sofá

modelos de camas embutidas

Planejada

Entre tantas ideias para aproveitar melhor do espaço disponível em quartos pequenos, uma das soluções é unir a cama retrátil a um projeto de quarto planejado, deixando cada cantinho do espaço sob medida.

O quarto planejado com cama retrátil é uma opção mais eficiente para a economia de espaço e pode ser feito de acordo com as necessidades de cada ambiente.

escritório com quarto de hóspedes

Para o projeto do escritório com um mix de quarto de hóspedes, a solução de unir móveis planejados e cama escondida foi a aposta certeira.

O ambiente pequeno traz estantes com nichos que ajudam na organização do home office, e a cama escondida se abre a partir de uma dessas estantes.

A vantagem do ambiente planejado com a cama de solteiro retrátil, está no fato de que o ambiente fica mais espaçoso quando a cama não está em uso, e no fato de que o escritório pode ser facilmente transformado em um quarto de visitas.

quarto de solteiro pequeno

Outra solução planejada que permite ter dois ambientes em um, é essa ideia de fazer o mesmo móvel sendo escrivaninha e cama.

O móvel sob medida traz uma bancada com escrivaninha e que quando aberta se transforma em uma cama de solteiro, o que é uma ótima opção para driblar a falta de espaço em quartos pequenos.

 

cama de casal planejada

O armário se abre para a cama

quarto pequeno planejado

O projeto do quarto planejado traz a cama entre estante de nichos

quarto planejado neutro

O quarto planejado traz armários e nichos

quarto colorido

Os armários planejados e coloridos compõem o espaço

quarto planejado

A cama pode ser fechada e escondida entre os armários

quarto clean

A cama fica entre os armários brancos

 

Agora é só escolher o seu projeto favorito e aproveitar essa opção de móvel que permite aproveitar melhor o espaço de pequenos ambientes.

Você pode gostar...