52 Modelos de Cama Japonesa Apaixonantes & Onde Comprar!

 As inspirações em decorações orientais estão cada vez mais presentes nos projetos decorativos, e um item que já caiu no gosto ocidental é a cama japonesa.

O móvel mais baixo é uma característica dos quartos e decorações japonesas, e tem sido usado como um elemento de decoração moderna, onde pode ser combinado com outros estilos, fazendo um mix de diferentes referências do mundo da decoração.

 

O que é Cama Japonesa? 

A cama japonesa é um tipo de móvel característico da decoração minimalista dos quartos japoneses, e tem como característica uma caixa baixa, como se fosse uma esteira rente ao chão que serve de apoio para o colchão.

Esse tipo de cama costuma não ter pés e ficar bem rente ao chão, e essa proximidade com o chão tem um significado milenar, que é a proximidade com a terra, fazendo com que essa absorva e renove as energias, revigorando o corpo para um sono mais tranquilo.

modelos

Tradicionalmente, a cama japonesa costuma ser uma esteira de madeira, mas atualmente já existem muitas releituras desse modelo de cama.

 

Onde Comprar? Dicas de Lojas e Preços

E para quem se interessou por esse estilo de móvel inspirado nos costumes e tradições orientais, separamos uma seleção de modelos de cama japonesa que podem ser compradas online.

modelos e preços

Links para comprar: Cama de casal / Cama de solteiro com led / Sem cabeceira

onde comprar e preços

Links para comprar: Cama branca / Cama Monaco / Cama com gavetas

modelos e lojas

Links para comprar: Cama King Size / Cama solteiro Monaco / Cama com gavetão

dicas para comprar

Links para comprar:Base cama / Cama Tok Stok / De Paletes

 

Vantagens e Desvantagens

Assim como outros móveis e outros estilos e modelos de cama, a cama japonesa também tem seus prós e contras, e fizemos uma listinha das vantagens e desvantagens desse modelo de cama.

 

Vantagens Desvantagens
Amplia o ambiente: ao contrários dos modelos tradicionais de cama, o modelo japonês é um ótimo truque para ampliar o espaço por ser mais baixa, dando a sensação de um quarto maior.Altura: para quem tem dificuldade de mobilidade, a altura mais baixa da cama japonesa pode ser uma desvantagem, pois exige mais esforço para abaixar e levantar-se da cama.
Variedade de colchões: como a cama japonesa é apenas a base para um colchão, vale escolher diferentes modelos ou tipos de colchões, que podem ir desde versões com molas, estilo futón ou outros.Combinação com outros móveis: a altura baixa da cama pode ser uma dificuldade de hora de escolher outros móveis do quarto, principalmente móveis próximos da cama, como criado-mudo, que devem ficar no mesmo nível da cama para ser mais funcional.
Aconchegante: a cama mais baixa pode passar uma sensação mais aconchegante para o quarto, deixando o ambiente mais convidativo.Dificuldade na hora da limpeza: como a cama fica em uma base rente ao chão, é mais difícil de limpar embaixo da cama, o que pode causar o acumulo de poeira.
Adaptável a diferentes estilos decorativos: como existem diversos modelos de cama japonesa e em diferentes materiais, é fácil de escolher um modelo que seja perfeito para o quarto, mesmo que este não siga uma decoração estilo japonesa.Necessidade de rodízio do colchão: o rodízio do colchão é indicado para aumentar a vida útil do mesmo, mas no caso da cama japonesa é indispensável, pois a proximidade com o chão pode deixar o colchão úmido e com pouca circulação de ar, podendo acumular bactérias e ácaros no colchão.

Fotos e Modelos de Cama Japonesa

Modernacama branca

Há muitas releituras para a tradicional cama japonesa, e uma das inspirações pode ser um modelo mais moderno, como neste projeto, onde a cama é branca.

A cama baixa e branca tem cabeceira estofada e criados-mudos acoplados à base da cama, fazendo com que toda essa área seja um único móvel, com estilo moderno e clean.

cama suspensa com iluminação

O revestimento com textura atrás da cama funciona como uma cabeceira

Outra inspiração para quem procura releituras modernas para a cama estilo oriental, é esta versão feita em madeira e com luz de led embutida, criando um ponto de iluminação na cama e um ponto de iluminação indireta para o quarto.

A cama moderna tem criado-mudo preto acoplado, e isso deixa o móvel ainda mais moderno para a decoração contemporâneo do quarto.

cama moderna

Entre as ideias e modelos modernos para cama japonesa, a proposta aqui é uma versão em madeira e ao estilo cama suspensa.

A cama baixa fica flutuando acima do chão em uma altura bem baixinha, o que não tira as características de um modelo de cama japonesa.

Além disso, o móvel ainda tem um painel na cabeceira que dá continuidade ao móvel.

cama no chão

quarto jovem masculino

O quarto jovem recebeu uma decoração moderna

cama com nichos

Nichos na base da cama ajudam a manter a organização do quarto

cama suspensa branca

A cama branca segue o estilo suspensa

cama de alvenaria

A base da cama é de concreto

quarto moderno

A parede de madeira forma uma espécie de mosaico

Com Pallets

cama de paletes

Para quem quer uma variação mais barata da cama japonesa, pode recorrer aos móveis de paletes e criar a cama de paletes, deixando o móvel baixo, como o modelo oriental, mas em uma versão mais criativa, onde você mesmo pode fazer o móvel gastando bem pouco.

Neste caso, a cama de paletes foi feita com as bases de madeira, que foram pintadas de branco e ganharam um ar mais clean.

cama de paletes com luz

Outra ideia para a cama de pallets que mistura o visual rústico com um toque moderno é este modelo do móvel.

A cama baixinha foi feita com os pallets em sua versão original, deixando o aspecto da madeira natural que dá esse visual rústico ao móvel.

E para o toque moderno, a ideia foi de usar cordão de luzinhas entre um pallet e outro, criando uma iluminação na base da cama.

cabeceira de paletes

Mais uma inspiração rústica da cama estilo japonesa é esta proposta onde os pallets foram mantidos na versão original, ou seja, sem pintura.

O material de madeira usado como base para a cama também foi usado na cabeceira, formando uma cabeceira de paletes para a cama  estilo oriental.

cama rústica

O reaproveitamento de pallets dá um estilo rústico a cama

cama casal pallets

móvel de paletes

Os paletes foram mantidos na cor natural da madeira

Em Madeira

cama madeira rústica

As camas de madeira também podem ser inspiradas nos modelos japoneses, como é neste caso.

Na proposta, a cama baixa estilo japonesa tem a base feita em madeira rústica, o que combina com a proposta decorativa do quarto, que traz um jardim ao fundo, unindo essa ideia da paisagem com o móvel de madeira.

Além da harmonia decorativa, esse modelo de cama também é mais aconchegante e resistente.

cama de casal de madeira

O piso do quarto segue o estilo cimento queimado

Entre os modelos de camas de madeira ao estilo cama japonesa, uma proposta é esta versão em madeira clara.

A cama de madeira clara é uma versão mais clean, e ainda conta com a cabeceira separada, o que dá um visual mais moderno para o quarto com referências bem atuais do mundo decorativo e arquitetônico.

cama de madeira moderna

E para quem quer um modelo de cama japonesa moderna e em madeira, já pode incluir esta versão entre as favoritas.

A base da cama foi feita ao estilo vazado, o que já dá um design incrível para o móvel. E além disso, ainda tem o colchão estilo futón, que deixa a cama super convidativa e aconchegante.

cama futón

O colchão é estilo futón

cama em madeira

móveis de madeira de demolição

A madeira de demolição foi a base para o móvel

quarto de casal moderno

A cama em madeira tem a base estendida formando um móvel nos pés

quarto masculino

A cama de madeira clara tem cabeceira estofada cinza

Planejada

quarto planejado

Se a ideia é investir em um projeto de quarto planejado que envolva uma cama estilo japonesa, esta inspiração é uma boa sugestão, para aliar o estilo oriental a uma releitura mais atual do móvel.

A cama foi planejada em madeira clara e além da base para o colchão, o móvel planejado ainda conta com cabeceira e criados-mudos na laterais, sendo que esses móveis de apoio ficam em harmonia com a altura da cama.

cama planejada

Outra inspiração para o quarto planejado é este projeto, onde a cama parece sair de um painel fixado à parede.

O painel em madeira forma uma espécie de cabeceira para a cama japonesa moderna, e em um móvel contínuo forma a base para o colchão e criados-mudos ao lado da cama.

cama planejada moderna

E para quem não abre mão de um projeto moderno para o quarto de casal, esta inspiração de cama japonesa é uma releitura bem atual para um móvel planejado.

O móvel traz uma cama baixa e suspensa com painel que funciona com cabeceira e criados-mudos laterais.

O detalhe moderno fica para a luz de led emitida abaixo da cama.

quarto pequeno

O espelho ajuda a ampliar o quarto pequeno

quarto oriental

quarto planejado branco

Detalhes em madeira escura destacam o móvel branco

quarto de casal planejado

Os móveis planejados foram feitos em madeira clara

cabeceira criativa

O painel de madeira atrás da cama cria uma cabeceira interessante

quarto planejado moderno

O quarto planejado tem móveis e piso em madeira

quarto moderno e planejado

A cama planejada foi feita em madeira rústica

quarto japonês

A cama conta com criados-mudos acoplados

Agora é só planejar o restante do quarto e aproveitar essa inspiração oriental como parte dos móveis.

Você pode gostar...