52 Modelos de Cama Japonesa Apaixonantes & Onde Comprar!
As inspirações em decorações orientais estão cada vez mais presentes nos projetos decorativos, e um item que já caiu no gosto ocidental é a cama japonesa.
O móvel mais baixo é uma característica dos quartos e decorações japonesas, e tem sido usado como um elemento de decoração moderna, onde pode ser combinado com outros estilos, fazendo um mix de diferentes referências do mundo da decoração.
O que é Cama Japonesa?
A cama japonesa é um tipo de móvel característico da decoração minimalista dos quartos japoneses, e tem como característica uma caixa baixa, como se fosse uma esteira rente ao chão que serve de apoio para o colchão.
Esse tipo de cama costuma não ter pés e ficar bem rente ao chão, e essa proximidade com o chão tem um significado milenar, que é a proximidade com a terra, fazendo com que essa absorva e renove as energias, revigorando o corpo para um sono mais tranquilo.
Tradicionalmente, a cama japonesa costuma ser uma esteira de madeira, mas atualmente já existem muitas releituras desse modelo de cama.
Onde Comprar? Dicas de Lojas e Preços
E para quem se interessou por esse estilo de móvel inspirado nos costumes e tradições orientais, separamos uma seleção de modelos de cama japonesa que podem ser compradas online.
Links para comprar: Cama de casal / Cama de solteiro com led / Sem cabeceira
Links para comprar: Cama branca / Cama Monaco / Cama com gavetas
Links para comprar: Cama King Size / Cama solteiro Monaco / Cama com gavetão
Links para comprar:Base cama / Cama Tok Stok / De Paletes
Vantagens e Desvantagens
Assim como outros móveis e outros estilos e modelos de cama, a cama japonesa também tem seus prós e contras, e fizemos uma listinha das vantagens e desvantagens desse modelo de cama.
Vantagens | Desvantagens |
Amplia o ambiente: ao contrários dos modelos tradicionais de cama, o modelo japonês é um ótimo truque para ampliar o espaço por ser mais baixa, dando a sensação de um quarto maior. | Altura: para quem tem dificuldade de mobilidade, a altura mais baixa da cama japonesa pode ser uma desvantagem, pois exige mais esforço para abaixar e levantar-se da cama. |
Variedade de colchões: como a cama japonesa é apenas a base para um colchão, vale escolher diferentes modelos ou tipos de colchões, que podem ir desde versões com molas, estilo futón ou outros. | Combinação com outros móveis: a altura baixa da cama pode ser uma dificuldade de hora de escolher outros móveis do quarto, principalmente móveis próximos da cama, como criado-mudo, que devem ficar no mesmo nível da cama para ser mais funcional. |
Aconchegante: a cama mais baixa pode passar uma sensação mais aconchegante para o quarto, deixando o ambiente mais convidativo. | Dificuldade na hora da limpeza: como a cama fica em uma base rente ao chão, é mais difícil de limpar embaixo da cama, o que pode causar o acumulo de poeira. |
Adaptável a diferentes estilos decorativos: como existem diversos modelos de cama japonesa e em diferentes materiais, é fácil de escolher um modelo que seja perfeito para o quarto, mesmo que este não siga uma decoração estilo japonesa. | Necessidade de rodízio do colchão: o rodízio do colchão é indicado para aumentar a vida útil do mesmo, mas no caso da cama japonesa é indispensável, pois a proximidade com o chão pode deixar o colchão úmido e com pouca circulação de ar, podendo acumular bactérias e ácaros no colchão. |
Fotos e Modelos de Cama Japonesa
Moderna
Há muitas releituras para a tradicional cama japonesa, e uma das inspirações pode ser um modelo mais moderno, como neste projeto, onde a cama é branca.
A cama baixa e branca tem cabeceira estofada e criados-mudos acoplados à base da cama, fazendo com que toda essa área seja um único móvel, com estilo moderno e clean.

O revestimento com textura atrás da cama funciona como uma cabeceira
Outra inspiração para quem procura releituras modernas para a cama estilo oriental, é esta versão feita em madeira e com luz de led embutida, criando um ponto de iluminação na cama e um ponto de iluminação indireta para o quarto.
A cama moderna tem criado-mudo preto acoplado, e isso deixa o móvel ainda mais moderno para a decoração contemporâneo do quarto.
Entre as ideias e modelos modernos para cama japonesa, a proposta aqui é uma versão em madeira e ao estilo cama suspensa.
A cama baixa fica flutuando acima do chão em uma altura bem baixinha, o que não tira as características de um modelo de cama japonesa.
Além disso, o móvel ainda tem um painel na cabeceira que dá continuidade ao móvel.

O quarto jovem recebeu uma decoração moderna

Nichos na base da cama ajudam a manter a organização do quarto

A cama branca segue o estilo suspensa

A base da cama é de concreto

A parede de madeira forma uma espécie de mosaico
Com Pallets
Para quem quer uma variação mais barata da cama japonesa, pode recorrer aos móveis de paletes e criar a cama de paletes, deixando o móvel baixo, como o modelo oriental, mas em uma versão mais criativa, onde você mesmo pode fazer o móvel gastando bem pouco.
Neste caso, a cama de paletes foi feita com as bases de madeira, que foram pintadas de branco e ganharam um ar mais clean.
Outra ideia para a cama de pallets que mistura o visual rústico com um toque moderno é este modelo do móvel.
A cama baixinha foi feita com os pallets em sua versão original, deixando o aspecto da madeira natural que dá esse visual rústico ao móvel.
E para o toque moderno, a ideia foi de usar cordão de luzinhas entre um pallet e outro, criando uma iluminação na base da cama.
Mais uma inspiração rústica da cama estilo japonesa é esta proposta onde os pallets foram mantidos na versão original, ou seja, sem pintura.
O material de madeira usado como base para a cama também foi usado na cabeceira, formando uma cabeceira de paletes para a cama estilo oriental.

O reaproveitamento de pallets dá um estilo rústico a cama

Os paletes foram mantidos na cor natural da madeira
Em Madeira
As camas de madeira também podem ser inspiradas nos modelos japoneses, como é neste caso.
Na proposta, a cama baixa estilo japonesa tem a base feita em madeira rústica, o que combina com a proposta decorativa do quarto, que traz um jardim ao fundo, unindo essa ideia da paisagem com o móvel de madeira.
Além da harmonia decorativa, esse modelo de cama também é mais aconchegante e resistente.

O piso do quarto segue o estilo cimento queimado
Entre os modelos de camas de madeira ao estilo cama japonesa, uma proposta é esta versão em madeira clara.
A cama de madeira clara é uma versão mais clean, e ainda conta com a cabeceira separada, o que dá um visual mais moderno para o quarto com referências bem atuais do mundo decorativo e arquitetônico.
E para quem quer um modelo de cama japonesa moderna e em madeira, já pode incluir esta versão entre as favoritas.
A base da cama foi feita ao estilo vazado, o que já dá um design incrível para o móvel. E além disso, ainda tem o colchão estilo futón, que deixa a cama super convidativa e aconchegante.

O colchão é estilo futón

A madeira de demolição foi a base para o móvel

A cama em madeira tem a base estendida formando um móvel nos pés

A cama de madeira clara tem cabeceira estofada cinza
Planejada
Se a ideia é investir em um projeto de quarto planejado que envolva uma cama estilo japonesa, esta inspiração é uma boa sugestão, para aliar o estilo oriental a uma releitura mais atual do móvel.
A cama foi planejada em madeira clara e além da base para o colchão, o móvel planejado ainda conta com cabeceira e criados-mudos na laterais, sendo que esses móveis de apoio ficam em harmonia com a altura da cama.
Outra inspiração para o quarto planejado é este projeto, onde a cama parece sair de um painel fixado à parede.
O painel em madeira forma uma espécie de cabeceira para a cama japonesa moderna, e em um móvel contínuo forma a base para o colchão e criados-mudos ao lado da cama.
E para quem não abre mão de um projeto moderno para o quarto de casal, esta inspiração de cama japonesa é uma releitura bem atual para um móvel planejado.
O móvel traz uma cama baixa e suspensa com painel que funciona com cabeceira e criados-mudos laterais.
O detalhe moderno fica para a luz de led emitida abaixo da cama.

O espelho ajuda a ampliar o quarto pequeno

Detalhes em madeira escura destacam o móvel branco

Os móveis planejados foram feitos em madeira clara

O painel de madeira atrás da cama cria uma cabeceira interessante

O quarto planejado tem móveis e piso em madeira

A cama planejada foi feita em madeira rústica

A cama conta com criados-mudos acoplados
Agora é só planejar o restante do quarto e aproveitar essa inspiração oriental como parte dos móveis.