Cama Flutuante: como funciona, fotos incríveis com dicas + passo a passo para criar a sua!
Móveis comuns podem ganhar um visual bem inusitado que muda completamente o ambiente. Assim é a cama flutuante, que conta com um design bem moderno e clean que combina com qualquer tipo de decoração!
Você pode combiná-la com outros móveis ou apostar apenas nela, que já dá conta do recado! Confira como ela funciona e várias fotos para se inspirar!
O que é? Como Funciona?
Apesar de parecer que flutua, a cama flutuante só cria essa ilusão de ótica através de uma estrutura que fica escondida. As camas tradicionais são formadas com um colchão e a grade encaixada, já a cama flutuante não tem necessidade de uma grade, pois a própria cama já é resistente o suficiente para aguentar o colchão.
A cama é sustentada por uma estrutura quadrada no meio que fica “invisível” quando pronta!
O apoio da cama só pode ser visto se você abaixar e olhar por de baixo na cama.
Esta cama é diferente da cama suspensa, já que esta fica no chão, e a outra deixa um vão que pode ser aproveitado para decorar com outros móveis.
Quanto Custa? #preço
Se você comprar a cama flutuante pronta, os preços começam a partir de R$ 900. No entanto, se quiser um móvel mais personalizado, com luzes ao fundo, por exemplo, você pode optar por mandar fazer, em uma loja de móveis ou com um marceneiro. Assim, o custo acaba sendo mais alto, mas se você procura uma peça original essa é a melhor opção!
Fotos e Modelos de Cama Flutuante
Uma das vantagens da cama flutuante é que combina com qualquer estilo, desde uma decoração mais rústica até uma mais moderna. Além de ser perfeita para quartos pequenos, já que dá a sensação de amplitude e pouco espaço ocupado.
Apesar de ter um design “futurístico”, essa cama pode se adaptar de acordo com a decoração do quarto!
Se quiser, pode apostar em uma cabeceira bem diferente para destacar a estrutura moderna da cama!
Os criados-mudos, que sempre acompanham as camas, também podem ganhar um visual “flutuante”. Eles podem fazer parte da própria estrutura da cama ou apenas ser fixados na paredes, criando um espaçamento.
Em um móvel só: a própria cama já cria um espaço que serve como criado-mudo!
Além de combinar com qualquer tipo de decoração, esta cama também pode ser usada por qualquer um, independente da idade.
Para as crianças, o visual flutuante pode ajudar a compor uma decoração bem divertida!
Existem vários modelos de cama flutuantes, além das tradicionais!
Se quiser, você ainda pode apostar em uma cama flutuante que imite o design da suspensa, ou seja, que aparente que ela está presa ao teto! A cama pode ganhar correntes ou até mesmo cordas (que dão um visual mais rústico).
Como Fazer Cama Flutuante em Casa: Passo a Passo
Com um pouco de habilidade de marcenaria, você consegue criar em casa a sua cama flutuante em poucos passos.
Primeiro, você precisa escolher o tamanho de sua cama, que pode ser de solteiro a king. O exemplo do passo a passo é tamanho king (1,6mX2m).
Escolha o tipo de madeira e corte com um serra circular simples nas medidas do tamanho da cama para criar o perímetro (foto 1).
Depois você deve encaixar horizontalmente 4 suportes de madeira na parte interna (foto 2). Verticalmente, entre esses suportes, encaixe outras estruturas de madeira (foto 3).
Para montar a caixa que suporta a cama e da a impressão de flutuar, você precisa de tábuas de madeira de 1,5m pregadas a duas de 1,2m (foto 4). Depois pregue esse suporte embaixo da estrutura anterior e fixe o encosto da cama nessa caixa e na cama (foto 5).
Para o suporte do colchão, você deve pregar, na ponta e no começo da cama, dois suportes (foto 6). Depois é só pregar o engradado e pronto!
Quartos pequenos ou grandes, de adultos ou crianças, moderno ou romântico. A cama flutuante combina com todos os tipos e estilos, é só escolher a sua e apostar nesse design bem diferente!