Cadeira Retrô / Vintage – Como Usar na Decoração & 50 Inspirações!

Propostas clássicas e vintage estão virando tendência em muitas perspectivas decorativas, seja em casas, escritórios, comércios, enfim, em diversos ambientes. Para ser fiel a esse estilo, os móveis precisam segui-lo corretamente, de armários a cômodas, de mesas à cadeira retrô.

Provavelmente você já deve ter visto um modelo desses em antiquários ou na casa de sua avó. A cadeira retrô/vintage, tema de nosso post de hoje, é uma ótima opção para quem busca incrementar seu espaço com móveis que eram super convencionais antigamente.

Com toda essa moda, você pode encontrar muitos tipos disponíveis no mercado, com design que realmente chama a atenção e embeleza qualquer ambiente. Ficou animado? Então confira nosso guia com ótimas dicas e fotos de lindas cadeiras retrô que vão te surpreender!

50 modelos lindos de cadeira retrô que vão encantar você!

50 modelos lindos de cadeira retrô que vão encantar você!

O estilo retrô não faz sucesso apenas no mundo da moda. Há tempos ele está caindo nas graças da decoração e encantado com vários projetos para casas e estabelecimentos. Com certeza você já deve ter visto algum local com essa proposta, como as famosas barbearias vintage, por exemplo.

Inspiradas por todo esse universo, muitas pessoas investem no padrão retrô para decorar diversos cômodos, principalmente a cozinha e o quarto. Para isso, há móveis que fizeram muito sucesso em décadas passadas, com algumas características bem particulares e diferentes das opções atuais.

A cadeira retrô é um ótimo exemplo, e você pode reconhecê-la facilmente ao realizar uma comparação com uma versão moderna. Geralmente, os móveis vintage possuem pés mais arcados e materiais naturais. As cadeiras de madeira, por exemplo, são mais resistentes e pesadas do que as contemporâneas.

As formas simétricas também estão presentes, assim como os detalhes no acabamento. Já o estofado costuma receber estampas marcantes, em cores mais sólidas. Você encontrará uma mistura de tons que vão do lilás ao amarelo, com uma essência psicodélica e abstrata.

Já os tecidos mais convencionais são o linho, couro e veludo, geralmente em complemento à base de madeira natural e certificada – que geralmente não é usada atualmente.

Um exemplo perfeito de cadeira vintage: madeira com estofado de veludo estampado em xadrez.

cadeira retrô e vintage

O aspecto envelhecido valoriza o móvel

Vale lembrar também que cada década possui um estilo próprio. Muitos móveis provém desde os anos 20 até meados de 1980, por exemplo. Algumas cadeiras são mais indicadas para a sala de jantar, outras ficam melhor na cozinha, muitas se adaptam ao jardim, enfim, são diversas propostas.

Uma cadeira com linhas mais suaves e simétricas é perfeita para uma sala de jantar mais sofisticada. Já um jogo completo junto à mesa pode ser utilizado na cozinha – que deve ter uma decoração baseada no estilo retrô também.

Antes de conhecer os principais modelos de cadeira retrô, é interessante considerar algumas dicas para criar um ambiente perfeito em sua casa/estabelecimento:

♦ A década ideal: como já dissemos, há muita diferença quanto à mobília utilizada em cada década. Então, para não ficar tudo misturado e irregular, tenha como foco uma única época. Assim, o ambiente fica coerente e harmônico.

♦ Busque móveis da época escolhida: visite antiquários e pesquise na internet quais lojas costumam vender móveis em estilo retrô. Seja fiel à década que você deseja homenagear e negocie visando um bom preço.

cadeira retrô e vintage

São modelos que vão do simples ao sofisticado

♦ Atente-se à disposição dos móveis: você pode decorar todo o espaço ou apenas um único cômodo. Para isso, é essencial se atentar à disposição dos móveis. A cadeira, por exemplo, deve ficar em locais estratégicos, como cantos e locais em que não atrapalhe a circulação.

♦ A iluminação: parece irrelevante, mas pode ter certeza que a iluminação faz toda a diferença em um ambiente retrô, ainda mais em um estabelecimento. Então não perca tempo e invista em luzes que não sejam tão claras, optando pelos lustres em vez das lâmpadas.

♦ Cores: as cores mais vibrantes são bem-vindas no cenário retrô. A cadeira vintage amarela, por exemplo, é uma ótima opção e ajuda a dar mais vivacidade ao local. Para complementar, use quadros, acessórios e outros móveis do mesmo estilo para deixar o cenário impecável.

Fique atento: a onda retrô está cada vez mais viva do que nunca em lojas de todos os nichos. Salões de cabeleireiro e barbearias são os principais, por isso esses comércios precisam de uma linda cadeira retrô para que os clientes se sintam realmente no clima de épocas passadas.

A famosa cadeira vintage de barbeiro

A famosa cadeira vintage de barbeiro

Fotos e Modelos de Cadeira Retrô

Gostou de saber mais sobre esse estilo clássico? Confira agora lindas imagens de modelos de cadeira retrô que são super tendência em vários projetos decorativos contemporâneos.

Amarela

A cadeira retrô amarela pode causar estranhamento para alguns, mas é super usual em muitas propostas, sobretudo para decorar a cozinha. É uma cor impactante que deslumbra, típica de uma linha mais próxima à década de 70, em que as cores quentes estavam em alta. Cai bem em propostas industriais e se destaca em um ambiente clean/minimalista.

Cadeira retrô amarela de ferro, um modelo mais resistente

Cadeira retrô amarela de ferro, um modelo mais resistente

Padrão de madeira com aspecto envelhecido

Padrão de madeira com aspecto envelhecido

A combinação do amarelo com o preto é bem interessante

A combinação do amarelo com o preto é bem interessante

Cadeira amarela co estofado preto e branco

Modelos sofisticados sempre encantam

Poltronas grandes são perfeitas para a sala

Tanto a armação da cadeira retrô quanto o estofado podem ser amarelos, há vários padrões perfeitos para uma variedade de projetos!

As cadeiras amarelas são um clássico no estilo vintage

Uma cadeira grande e enorme para descanso

Estilo poltrona super confortável

Cadeira retrô de madeira com estofado amarelo

Modelos comuns em antiquários

Lindo design retrô que ornamenta a decoração de sua casa

Lindo design retrô que ornamenta a decoração de sua casa

Preta

Já a cadeira retrô preta é um modelo que cai bem em estilos decorativos sofisticados, uma versão bem clássica e requintada. O preto é um tom que combina com praticamente tudo, adaptável a estilos com móveis e demais aparatos em cores neutras e propostas bem alternativas. Na dúvida, essa é uma opção que vale a pena considerar.

Simples e com lindo design

Perfeita para a decoração

Para salões com estilo vintage

Padrão convencional e ideal para qualquer perspectiva decorativa

Jogo completo com a mesa no mesmo design

Grande e sofisticada

Cadeira retrô preta para escritório

Impossível não se encantar com alguns modelos de cadeira vintage preta. Alguns modelos clássicos são tão deslumbrantes que possuem um preço bem elevado!

De madeira com estofado super confortável

Estilo poltrona

Estofada e confortável

De Madeira

O principal material das cadeiras vintage é a madeira, aquela de ótima qualidade que possui uma boa resistência contra insetos, manchas e efeitos do tempo. Modelos envernizados ficam ainda mais bonitos e atrativos, já outros acompanham um estofado de veludo estampado que valoriza o móvel.

Uma versão da cadeira retrô de madeira que todo mundo conhece é a famosa cadeira de balanço da vovó, típica em filmes de época e produções similares.

Uma opção de cadeira retrô de madeira para escritórios

Cadeiras duplas

Grande e com assento fora do convencional

Cadeira retrô estofada com encosto redondo

A típica cadeira de balanço da vovó

Esse é o padrão mais versátil e popular que você encontrará nas lojas. Opte por um modelo de qualidade e adequado ao seu projeto decorativo.

Branca com aspecto envelhecido

Cadeiras de madeira coloridas para cozinha ou jardim

Pequena e envernizada

O encosto curvado dá personalidade à peça

Pequena com madeira trabalhada

Um design bem retrô e atraente

Cadeira alta de madeira

Você encontra diversos tipos de cadeira retrô em lojas especializadas. O preço oscila bastante, geralmente é vendido o conjunto com 2 pares, por isso é essencial fazer uma boa pesquisa. Para finalizar, veja como esse modelo fica perfeito em várias perspectivas decorativas:

Cadeira vermelha com estofado estampado azul

De madeira combinando com a mesa

Modelos coloridos dão um toque descolado ao ambiente

Vários modelos de cadeira retrô de várias cores

 


E aí, o que achou de nosso guia sobre a cadeira retrô? É uma boa opção para sua casa ou comércio? Conte tudo pra gente e deixe suas dúvidas. Esperamos que tenha gostado. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...