Berço americano: O que é? + 71 modelos adoráveis para escolher!
Montar o quartinho do bebê exige algumas escolhas que vão além da decoração, como é o caso do tipo de berço para o ambiente, e a opção de berço americano costuma ser bastante frequente.
E se você está se perguntando o que é e como é caracterizado um berço americano, medidas, modelos e até mesmo como montar um berço, no post reunimos todas essas informações e muitas outras dicas para te ajudar na escolha do berço ideal!
Dúvidas frequentes – FAQ
O que é um berço americano?
É bastante frequente a pergunta em relação ao que é esse modelo de berço, e a verdade é que o berço americano não se refere a um design ou estilo de bercinho, mas sim a um tamanho baseado nas medidas americanas.
Sendo assim, esse modelo segue os padrões americanos para a medida interna, sendo uma opção com dimensões maiores que os modelos nacionais.
O modelo padrão americano costuma ser bastante utilizado no Brasil e traz uma variedade de estilos, o que permite escolher o modelo que mais combina com o projeto do quartinho de bebê.
Quais suas vantagens e desvantagens?
Para escolher o modelo de berço ideal para o bebê, é ideal ponderar os prós e contras de cada modelo. Desse modo, reunimos pontos positivos e negativos do berço americano.
Vantagens
- Espaço: o bercinho padrão americano é caracterizado pelas medidas maiores que as versões nacionais e isso significa mais espaço interno para o bebê, permitindo que o bebê fique mais confortável, principalmente para o caso de usar protetores laterais de berço, que podem ocupar mais espaço interno.
- Tempo de vida útil: o fato de ter mais espaço interno por conta das dimensões de padrão americano resulta na possibilidade de usar o bercinho por um tempo maior, e isso aumenta a vida útil do móvel.
- Mais comum: o fato de ser uma escolha mais comum em relação aos modelos de berço traz a vantagem de ter maior disponibilidade de modelos de kit berço; tipos de colchão, e outros acessórios de berço.
- Variedade de estilos: o modelo bastante presente no mercado brasileiro traz uma série de versões e estilos, e isso permite escolher o modelo americano de acordo com o estilo de decoração do quartinho.
Desvantagem
- Tamanho: apesar das dimensões americanas serem uma vantagem para esse modelo de berço, o tamanho também entra como um ponto negativo, principalmente para quartinhos pequenos, uma vez que o tamanho maior pode ocupar muito espaço do ambiente.
Quanto custa em média? #preço
O preço do berço americano pode variar bastante de acordo com os recursos que o modelo disponibilizada; estilo e tipo de material; mas as versões mais baratas costumam custar a partir de R$ 229,00 em lojas online, como Americanas.
Quais as medidas de um berço americano?
O berço americano tem como medidas o padrão americano e o espaço interno para o colchão é de 130 x 70 cm, enquanto as versões nacionais costumam ser mais estreitas e medem 130 x 60 cm.
Essa medida refere-se apenas ao espaço interno do berço, e isso significa que o tamanho total é maior.
Fotos e modelos de berço americano
Branco
O berço americano branco é uma das possibilidades para esse modelo de bercinho, e nesse caso o móvel de cor clara é uma ótima escolha para uma decoração clean ou até mesmo para suavizar a decoração colorida do quartinho de bebê.
O móvel branco pode ter diferentes estilos, sendo desde uma opção básica e simples de bercinho, até uma versão rica em detalhes e com muitos recursos, como gavetas, sistema anti refluxo, grades móveis, etc.
Colorido
Entre os variados modelos para o bercinho padrão americano, há as versões coloridas e que fogem das opções mais básicas.
Nesse caso, os modelo podem ser em tons mais neutros, como cinza; serem apostas em tons pastéis, como tons suaves de rosa e azul; ou até mesmo serem destaque da decoração com um estilo de berço moderno, como uma versão na cor amarela.
De Madeira
Entre as tantas variações e estilos para o bercinho americano, uma das possibilidades é a versão em madeira, que é uma opção de móvel resistente e que traz a sensação aconchegante da madeira para o quartinho de bebê.
Nesse caso, o berço de madeira pode seguir design clássico, retrô ou até mesmo moderno e isso vai depender do estilo do móvel.
Provençal
Para a composição de um quartinho de bebê delicado e acolhedor, o berço provençal é uma das possibilidades e está disponível no tamanho de berço americano.
Nesse caso, o estilo delicado e provençal pode aparecer em bercinhos brancos ou até mesmo no tom natural da madeira, e o estilo da peça é que define o design provençal, e não a cor.
Com Cômoda / Multifuncional
Para a composição do quartinho de bebê, vale escolher pelo modelo com medidas padrão americano e que traz no mesmo móvel outras funções, como é caso de modelos de berço com gavetas, cômoda, trocador, e até mesmo cama auxiliar.
Esse estilo de berço multifunções é uma excelente escolha para ter um móvel completo e que funciona além do bercinho. Assim, o móvel costuma ter dimensão total maior, e pode trazer outras funcionalidades.
Berço mini cama
Outra possibilidade entre a variada gama de estilos de berço americano é a versão que vira mini cama.
Esse modelo é caracterizado por poder ser adaptado com o crescimento da criança, e assim o bercinho pode ser transformado em uma caminha para a criança, o que aumenta ainda mais a vida útil do móvel, que pode ser utilizado por um tempo maior.
Como montar um berço americano? – Passo a passo
Se você está no processo para montar o bercinho de bebê, uma dica imprescindível é seguir o manual de instruções do fabricante com as orientações adequadas para o modelo escolhido. Mas se você ainda tem alguma outra dúvida, reunimos um passo a passo geral que pode ser utilizado para a montagem do berço americano.
- Leve todas as partes do móvel e as ferramentas necessária para o quarto do bebê, evitando transportar o móvel depois de montado;
- Coloque a parte referente a cabeceira no chão e as laterais internas por cima, fixando-as na cabeceira;
- Prenda as chaves dos trincos na cabeceira e também as barras laterais de ajuste para o cercadinho;
- Fixe a grade lateral na cabeceira, caso o berço não seja de grades móveis;
- Adicione o suporte para o colchão na altura ideal de acordo com a idade e tamanho do bebê;
- Em caso de berços com grades móveis, coloque as grades de cada lado, encaixando-as nas barras laterais que ajudam a grade a se movimentar;
- Fixe bem as grades para que os bebês não consigam movimentá-las;
- Depois de fixar todas as partes, verifique se o berço está bem estável antes de colocar o bebê dentro;
- Coloque o colchão dentro do berço e pronto!
*Obs: para os modelos com rodinhas, é preciso fazer também a instalação das rodinhas.
Com as dicas e informações do post vai ser mais fácil fazer a escolha ideal e garantir conforto ao bebê.