Vidro jateado – 70 opções de uso na décor e dicas de como limpar!
O vidro é um material bastante utilizado em diversos projetos, podendo fazer parte de projetos arquitetônicos e de construção civil, até elementos decorativos. Mas se você fica em dúvida sobre o uso do vidro por conta de ser transparente e interferir na privacidade, uma solução é o vidro jateado.
O vidro com a técnica de jateamento não é nenhuma novidade, mas vale a pena conhecer um pouco mais desse acabamento no vidro, ver a maneira certa de limpar e dicas de onde usar o vidro com acabamento jateado.
O que é vidro jateado?
O vidro jateado é um tipo de vidro que passa por um processo de jateamento de areia durante o processo de produção.
A técnica lança a areia em alta velocidade sobre o vidro transparente, de modo a criar a superfície jateada, que permite a entrada de luz através do vidro, mas mantém a superfície opaca, o que é perfeito para ser usado em portas e divisórias, e manter a privacidade do ambiente.
Além da opção de jateamento que pode ser feita em fábrica e ser uma característica do vidro, outra opção é revestir o vidro com uma película jateada, um processo que pode ser feito posteriormente e em casa, o que deixa o efeito opaco no vidro e tem custo mais barato que comprar um vidro já jateado.
Quanto custa em média? #preço
O preço do vidro com a técnica de jateamento pode variar bastante e essa variação está ligada a região e a espessura do vidro. Para as versões de vidro temperado com a técnica jateada já de fábrica, o custo é em torno de R$ 1000 m².
Para quem procura por opções mais baratas, uma solução é aplicar película jateada sobre o vidro, e nesse caso dá para encontrar opções de películas por R$ 11,90 (100 x 0,50 cm), em lojas como Mercado Livre.
Cores de vidro jateado
Vidro Branco Jateado
O vidro branco com efeito jateado é uma possibilidade de inserir o efeito opaco junto a um vidro colorido.
Nesse caso, o vidro branco é uma opção moderna e clean e que já traz o efeito opaco para a superfície. E a técnica de jateamento garante ao vidro branco uma ideia de textura a superfície, dando outro efeito para portas e divisórias.
Vidro Verde Jateado
Entre as diferentes cores de vidro que podem ter o acabamento jateado, uma das opções é o vidro em tom esverdeado.
Nesse caso, o vidro transparente e em tom de verde ganha o acabamento opaco do efeito jateado, que pode ser uma opção de fábrica ou uma customização com película adesiva para vidro.
Vidro Preto / Fumê Jateado
Entre as opções de cores para vidro jateado que trazem maior privacidade, o vidro fumê ou preto são as melhores escolhas.
A coloração mais escura do vidro permite o controle na entrada de luz e também já dá mais privacidade, e a técnica de deixar o vidro opaca é perfeita para garantir total privacidade, mas sem perder a entrada de luminosidade.
Dicas de decoração com vidro jateado
Vidro jateado com desenho
Entre as variadas opções de vidros, uma das possibilidades é o vidro jateado com desenho, que traz um desenho no vidro liso e o efeito jateado em volta, marcando o desenho.
Esse tipo de vidro com desenho se torna uma opção decorativa e é bastante usada em portas, divisórias e box de vidro para banheiro.
Como ideia para usar o vidro com desenho e técnica de jateamento, esta proposta traz uma porta de duas folhas em vidro.
A porta que separa os ambientes se torna uma espécie de painel decorativo no ambiente e traz o desenho de uma árvore repleta de galhos sem folhas, de modo que os galhos se estendem pelas duas portas.
A porta de vidro além de se tornar uma opção decorativa para os dois ambientes que separa, ainda é funcional em relação a entrada de luz e separação dos espaços.
Vidro jateado na cozinha
O vidro jateado é um tipo de vidro que costuma ser bastante usado em cozinhas, seja em portas de armários ou na separação entre cozinha e lavanderia, delimitando os espaços, mas sem perder a entrada de luz em ambos os cômodos.
Como ideia de um projeto que utiliza a porta de vidro com efeito jateado na cozinha, a proposta aqui traz uma cozinha de apartamento pequeno e que o vidro foi utilizado para separar cozinha e lavanderia.
Na proposta, a ideia foi de utilizar a porta de vidro de correr, que otimiza espaço dos ambientes pequenos e delimita os cômodos.
A escolha pelo vidro jateado no projeto é bastante ideal, pois permite a entrada de luz na cozinha através da lavanderia, e mantém a separação e até mesmo a baguncinha da lavanderia escondida.
No Banheiro
O vidro com efeito jateado é uma ótima escolha para ser usado no banheiro, e pode ser usado como opção de acabamento para o box de vidro ou até mesmo como opção de porta para banheiro, de modo a manter a privacidade do banheiro através do efeito opaco do vidro.
Uma ideia de projeto para usar porta de correr de vidro no banheiro é este projeto de suíte, que traz a porta de correr como uma maneira de otimizar espaço no banheiro e no quarto, além de permitir a entrada de luz no quarto a partir do banheiro.
No projeto, a escolha para a ampla porta de correr foi pelo vidro esverdeado com efeito jateado, o que cria uma película opaca no vidro, mas sem perder o efeito de passagem de luz de um ambiente para o outro.
Para Porta
O vidro com efeito jateado pode ser usado em diversos projetos, um deles é o uso em portas, podendo ser portas internas ou externas, já que o vidro é resistente a ações do tempo, como sol e chuva.
Como ideia para usar o vidro jateado em portas, a proposta aqui traz o mix de materiais, misturando madeira e vidro.
A porta de correr tem estrutura de madeira e detalhes em vidro opaco, o que dá o toque acolhedor da madeira para os ambientes, e ainda traz uma das vantagens do vidro, que é passagem de luz entre os ambientes.
Para Armário
O vidro com a técnica de jateamento é bastante versátil em relação ao seu uso, e uma das possibilidades é usar o vidro em armários e closet, dando o estilo moderno do vidro, mas sem manter tudo completamente exposto, já que o efeito de jateamento dá acabamento opaco ao vidro.
A ideia para usar vidro com efeito jateado em armários é este projeto que traz os armários da cozinha com portas de vidro.
No projeto, as portas em vidro com efeito jateado são de correr e foram usadas nos armários de alvenaria como uma opção para modernizar o projeto.
Como limpar vidro jateado?
O vidro com a técnica de jateamento pode não ser tão simples de limpar como um vidro liso, uma vez que o jateamento faz com que a superfície fique mais porosa.
Para a limpeza adequada do vidro com a técnica de jateamento, vamos a um passo a passo:
- Comece a limpeza do vidro passando pano seco de algodão e que não solte fiapos por toda a superfície, de modo a remover a poeira;
- Em um recipiente misture água e álcool nas proporções de 3 medidas de água para 1 de álcool (exemplo: 300 ml de água para 100 ml de álcool);
- Molhe um pano de algodão e que não solte fiapos nessa misture de água e álcool;
- Remova o excesso de água do pano e passo sobre a superfície do vidro;
- Em seguida, passe um pano seco sobre o vidro para que a superfície não fique manchada;
- Faça esse processo sobre todo o vidro e a limpeza está finalizada.
Dica: a técnica de jateamento deixa o vidro poroso e por isso não é indicado usar produtos abrasivos como esponjas e palhas de aço, e nem produtos que possam manchar o vidro, como água sanitário e sabão em pó.
E aí, você já fazia uso desse tipo de vidro? Conta aqui nos comentários se você gosta dessa ideia de usar o material translúcido e manter a privacidade.