Traço de concreto – 8 dicas para acertar na dosagem!
O traço de concreto é uma das etapas mais importantes da construção ou reforma. Se for feito de maneira correta, proporciona resistência e segurança ao projeto. Mas se for preparado errado, pode oferecer riscos e perigos à estrutura e à vida das pessoas que habitam o ambiente. Por isso, é muito importante saber o que se está fazendo.
Ele deve ser feito sob medida, com as quantidades corretas para conseguir chegar no resultado final esperado. O traço de concreto está presente em várias etapas da obra. Ele é usado na fundação, no enchimento de lajes, colunas, vigas, pilares, calçadas, entre outros.
Quer saber tudo sobre traço de concreto? Entenda nesse post o que é, qual a importância da dosagem correta, quais são os tipos e um passo a passo de como fazer.
O que é traço de concreto?
A saber, o traço de concreto é a mistura de materiais principais para fazer o concreto. Os tradicionais são água, areia, pedra brita e cimento. Ele compõe uma das principais etapas da obra por toda segurança e acabamento em que ele se envolve.
Vale dizer que ele está pode ser utilizado em várias etapas como por exemplo:
- Enchimento de lajes: É o traço de concreto que dá o acabamento final a laje. Ele que vai dar resistência juntamente com outras estruturas da laje.
- Enchimento da calçada: O traço de concreto é o acabamento final da maioria das calçadas do país.
- Fundação: A fundação é a parte da obra que vai apoiar a casa no terreno. É uma das principais, se não a principal parte da obra no quesito segurança. E o traço de concreto é muito utilizado nessa etapa, como por exemplo no enchimento das sapatas.
- Contrapiso: O traço de concreto também é importante na realização do contrapiso da casa. É nele que vai deixar a superfície pronta para receber o acabamento final com pisos cerâmicos, laminados, vinílicos, entre outros.
- Enchimento de pilares: O traço de concreto é o material que irá encher todo o pilar e dar a resistência necessária para a estrutura da casa.
Enfim, ele é praticamente usado em todas as etapas da obra ou da reforma. Não tem como não realizar qualquer tipo de construção sem mexer com o traço de concreto e por isso ele é tão importante.
Qual a importância de acertar na dosagem?
O traço de concreto deve ser medido à risca para conseguir respeitar todas as suas propriedades. As proporções de ingredientes para sua utilização é fundamental para garantir a segurança da obra.
Se não for respeitado suas medidas corretas, toda a estrutura pode estar comprometida e a segurança do local vai por água abaixo. Por isso, respeitar cada medida para cada tipo de traço, irá assegurar as características principais do concreto que são: alta resistência, durabilidade, trabalho, bem como a segurança.
Traço de concreto – Tipos e dosagem
Para cada etapa e local da obra é necessário investir em um traço de concreto. Ou seja, serão dosagens diferentes para cada construção. Ou seja, a proporção de ingredientes vai mudar de acordo com a particularidade que ele será empregado.
Todos os ingredientes são importantes na base da mistura e não devem ser usados em menor ou maior quantidade. A água, por exemplo, quando usada além do recomendado pode deixar o concreto menos resistente.
Para que você entenda melhor, separamos algumas medidas para serem aplicadas em algumas etapas da obra:
Para base de fundações e contrapisos concreto magro: Um saco de cimento de 50 kg, cinco latas de areia, seis latas de pedra brita, duas latas e meia de água.
Concreto para fundações – baldrames, broca e radier: Um saco de cimento de 50 kg, cinco latas de areia, seis latas de pedra brita, duas latas e meia de água.
Concreto para pilares, vigas, vergas, lajes e produção de pré-moldados: Um saco de cimento de 50 kg, três latas de areia, três latas de pedra brita, uma lata e meia de água.
Pisos de concreto, calçadas, colunas, pilaretes e cintas de muros de bloco de concreto: Um saco de cimento de 50kg, três latas de areia, quatro latas de brita, um litro e meio de água.
*Foi considerado como medida da lata 18 litros, tanto para água como para areia e pedra brita.
Vale dizer, que depois da aplicação do concreto é imprescindível respeitar o tempo de cura do mesmo. Além disso, quando for realizar a rega do concreto é importante que a água seja limpa sem nenhum resíduo ou produto.
Como preparar o concreto? – Passo a passo
Vamos mostrar uma maneira prática e simples de como preparar o concreto manualmente. Por isso, primeiro decida qual o traço de concreto que você vai trabalhar. Caso seja necessário, peça ajuda a um especialista no assunto. Ele poderá te dr uma estimativa de acordo com o seu projeto.
Separe os materiais e respeite à risca as medidas indicadas para sua aplicação. É sempre importante frisar a importância de respeitar as medidas pois elas que vão garantir a segurança e resistência do concreto.
Vamos ao passo a passo:
- Espalhe a areia numa superfície uniforme, e forme uma camada de pelo menos quinze centímetros.
- Espalhe o saco de cimento sobre a areia.
- Com o auxílio de uma pá ou enxada, mexa a areia e o cimento, até formar uma mistura uniforme.
- Espalhe toda mistura, até formar uma camada de quinze a vinte centímetros.
- Acrescente a pedra sobre a mistura, e depois misture todos os materiais
- Faça uma espécie de “monte” ou “morro” com um buraco no meio para que seja acrescentada a água.
- Adicione a água no buraco aos poucos e continue realizando a mistura da massa. Não deixe a água escorrer e repita o processo até que o traço fique preparado.
Vale destacar que você deve respeitar as medidas do traço que você irá aplicar. Portanto, utilize a quantidade de material correta para sua aplicação.
Leia também outro artigo que pode ser interessante para a sua obra: Concreto bombeado 【2020】➞ Como usar, preços e tudo sobre!
E então, gostou de conhecer mais sobre traço de concreto? Conte para a gente sua dúvida ou impressão acerca desse assunto.
Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima vez!