Sifão – Como escolher o ideal? + Tipos e dicas importantes!

O sifão é um componente essencial para a obra ou reforma de cozinhas, banheiros, varandas e outros locais que contam com tanques ou pias. É fácil de instalar e se destaca pela funcionalidade, além da variedade de modelos disponível no mercado.

Para saber o que é sifão, suas vantagens e conhecer todas as variações, confira o conteúdo completo e surpreenda-se.

sifão como funciona

Em muitos casos, a cozinha ou o banheiro começam a sofrer com maus odores, um problema péssimo que incomoda bastante. O motivo pode ser bem simples: o sifão não está funcionando corretamente e precisa ser trocado.

Pois é. Se você imaginava que esse componente de pias e tanques não era tão importante assim, agora você vai conhecer todo o seu “poder” para manter o ambiente agradável.

O que é sifão?

Sifão é um componente que liga o ralo de pias, tanques e cubas à tubulação de água que vai para a rede de esgoto. Tem formato tubular, geralmente em U ou S, seja de plástico ou metal. O primeiro é mais simples e acessível, porém tem durabilidade menor. Já o modelo metálico é mais requintado, rosqueável e resistente.

A principal função do sifão é reter água para prevenir vazamentos. Além disso, evita que os gases que vêm do encanamento deixem o ambiente com mau cheiro, fazendo uma retenção perfeita. Outra vantagem é impedir a entrada de pragas pela tubulação, como as temidas baratas.

Entretanto, para que cumpra seu papel, o sifão deve ser rosqueado e vedado perfeitamente, para que transporte e o líquido e os resíduos da cuba da pia para o cano de saída do esgoto.

Esse processo depende de uma peça curva, por isso o sifão não tem formato reto. Ele vai reter uma certa quantidade de água que evita tanto a propagação de insetos quanto os maus odores. Em todo caso, é essencial avaliar o seu projeto para definir qual é o melhor modelo de sifão para instalar.

VEJA  Torneira Gourmet: Como escolher? Dicas e + de 20 modelos

o que é sifão

Tipos de sifão – Como escolher?

Existem alguns tipos de sifão que mudam conforme material, tamanho e formato. Atente-se ao modelo de sua pia, tanque ou cuba antes de comprar o melhor padrão. Se achar conveniente, um especialista pode ajudar nessa definição.

Conforme salientamos, o sifão de plástico é o mais popular do mercado. Entretanto, é um material que se degrada rapidamente, sobretudo na exposição ao sol, contato com produtos de limpeza, etc. Sendo assim, deve ser substituído assim que começar a apresentar problemas.

Já os sifões de metal são mais caros, porém chamam atenção pela resistência e beleza. Combinam com cubas e pias no mesmo padrão, além de serem removíveis, rosqueáveis e fáceis de limpar.

Além do material, há cinco tipos de sifão que mudam conforme formato e demais características. Conheça e escolha o melhor para seu projeto.

Sifão sanfonado

O sifão sanfonado é um modelo versátil e ideal para diversas estruturas. Pode ser estendido facilmente em várias direções, seja de plástico ou metal. Perfeito para pias de banheiros e cozinhas.

sifão sanfonado

Sifão duplo

Funciona assim como o modelo sanfonado, porém tem capacidade de instalação para duas pias ou tanques simultaneamente. Indicado para cubas de varandas ou banheiros coletivos.

sifão duplo

Sifão flexível

Trata-se daquele modelo convencional de plástico, sempre na cor branca. Possui curvatura única, indicado para cubas com triturador. É bastante resistente, mas está caindo em desuso atualmente.

sifão flexível

Sifão articulado

O sifão articulado é rígido e ideal para corrigir desalinhamentos entre a pia e a tubulação. Geralmente é de metal cromado ou PVC, com acabamento liso.

sifão articulado

Sifão cromado

O sifão cromado é de metal e se destaca pelo acabamento. Tem ótima durabilidade, porém um preço mais elevado em relação a outros modelos. Perfeito para cozinhas de grande porte.

VEJA  Telha Transparente / Translúcida – Qual Modelo Escolher, Preços e Fotos!

sifão cromado


Manutenção

Para que tenha boa durabilidade, é importante se atentar à manutenção do sifão. Para isso, basta jogar 5 litros de água fervente com detergente no ralo da pia pelo menos uma vez por mês, sempre durante a noite, quando a pia não será mais usada.

Onde comprar sifão?

Geralmente, você encontra diversos modelos de sifão em lojas de materiais para construção. O preço varia conforme o tipo. Na média, uma boa peça custa cerca de 50 reais.


De fato, a importância do sifão é ideal para a estrutura de banheiros, cozinhas e demais ambientes. Gostou de saber mais sobre esse componente? Comente. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *