Sanca Invertida – Quando utilizar? + 40 Modelos, fotos e inspirações!
A sanca invertida possui uma iluminação apontada para o teto ou na direção da parede. Seu efeito deixa o ambiente mais aconchegante.
O acabamento em gesso é essencial para cobrir algumas imperfeições e até fios expostos. Além disso, deixa o ambiente com um charme todo especial.
Trata-se de uma proposta super moderna, funcional e que ainda destaca a decoração da sua casa. Pode ser instalada na sala, no quarto e até em outros ambientes.
Para entender o que é sanca, diferenças entre os modelos e tudo sobre sanca invertida, confira o post completa com ideias incríveis.
O que é sanca invertida? Segundo especialistas, é um modelo feito por meio de um afastamento com cerca de 15 ou 20 centímetros da parede quando se está executando um forro rebaixado.
De modo geral, é sempre de gesso, na qual a iluminação é instalada na parte de dentro, para refletir nas paredes ou no teto. É uma opção funcional e que deixa a decoração elegante.
Você pode utilizar em diversos ambientes da casa, sobretudo na sala de estar e no quarto. Do mesmo modo, também é uma proposta bacana para a sala de jantar e cozinha.
Aberta, fechada ou invertida: Qual escolher?
A função da sanca é trazer um design moderno para o ambiente e serve também para quem deseja ter certos pontos de iluminação, utilizando a própria sanca para esconder os fios e as ligações elétricas. Isso deixa o local mais limpo e organizado.
Não podemos esquecer que a sanca também pode ser usada para complementar o forro mas pra que tudo isso fique bem executado, é preciso ver qual estilo se encaixa melhor para você. Separamos 3 tipos de sanca para você conhecer melhor.
A sanca fechada possui um acabamento fechado nas laterais, ou seja, é um modelo mais simples já que a ausência de aberturas faz com que você instale os spots de luz na própria moldura.
Se você busca uma iluminação direta através de luminárias e spots, este tipo de sanca é perfeito.
A sanca aberta possui uma abertura no seu centro e permite o trabalho de uma iluminação interna. Com isso, você cria uma luz indireta e torna seu ambiente mais acolhedor.
O gesso fica visível com um espaço entre o teto, é ali que a iluminação aparece e proporciona a luz indireta.
Por fim, a sanca invertida possui um certo afastamento e dá a impressão que está flutuando, com os elementos de iluminação instalados na parte interna.
Esses elementos devem ser de boa qualidade e inseridos de modo estratégico para deixar o ambiente confortável e aconchegante.
Fotos e modelos de sanca invertida
Para conhecer melhor a sanca invertida, inspire-se com fotos de vários projetos.
Com LED / Iluminada
Se você quer uma boa iluminação no ambiente, o ideal é investir na sanca com LED. Ela é feita com um acabamento muito parecido de uma moldura. Isso permite que você acrescente outros tipos de luminárias no ambiente.
De acordo com decoradores, a sanca invertida com LED é parecida com a do modelo aberto, mas a abertura é feita na direção das paredes e das janelas. Ela é mais sutil e moderna.
A necessidade de ser feitas nos cantos faz com que você invista em iluminação na sanca invertida, com foco de garantir outros focos de luz na decoração. Você pode acrescentar spots, lustres e afins.
1. A sanca no centro distribui a luz por todo o cômodo
2. Veja como a sanca com LED fica ótima com o lustre de centro e os spots
3. Iluminação nos cantos da parede e spots pelo centro do teto de gesso
4. Sanca invertida com LED para sala de estar
5. Pequena sanca iluminada com destaque na sala
6. Em muitos projetos modernos, esse tipo de sanca é o mais recomendado
Se você quer apostar em uma decoração moderna, opte por uma sanca fechada iluminada. Ao contrário das duas que citamos, ela não possui abertura e a sua iluminação é feita pelos spots e algumas luminárias acopladas.
Já o modelo aberto é confeccionado como se fosse uma moldura, com uma série de elementos de iluminação disponíveis.
Para sala
As sancas de gesso invertidas para sala são sempre essenciais. Conforme salientamos, a sanca nada mais é uma moldura de gesso ou de outro material instalado com um vão entre o teto. Ela pode incluir ou não uma iluminação.
As molduras são lisas e são muito utilizadas no acabamento entre o forro, a laje ou a parede. Para uma sala de estar, você pode inovar com modelos super iluminados com LED.
Veja algumas versões invertidas ideais para esse espaço.
1. Na sala moderna, o projeto engloba sanca com led colorido
2. Na sala de jantar, a sanca iluminada foi a escolha
3. Na sala pequena, o projeto traz mix de forro com sanca aberta iluminada
4. Na sala moderna, a persiana de madeira ganhou sobreposição de cortina de tecido, e ambas são embutidas no forro de gesso
5. A sala tem sanca invertida de gesso com ventilador
6. A iluminação da sanca complementa os pequenos pontos de luz no teto na sala
7. Um modelo super convencional para um projeto grande, que delimita o espaço entre a sala de estar e a sala de jantar
Para quarto
A sanca de gesso é a mais indicada para os quartos. As aberturas laterais permitem a criação de uma iluminação indireta, que reflete o teto, e sua iluminação pode ser feita de forma direcionável.
Elas são instaladas nos vãos dos ambientes, pois quando as luzes são refletidas no teto, compõem uma iluminação indireta. Para se ter ideia, a sanca invertida de gesso possibilita um clima mais íntimo que é perfeito para o quarto.
Há muitas inspirações e fotos para diversos tipos de projetos: casal, solteiro e até para o quarto das crianças.
1. Detalhe perfeito para um quarto de casal
2. O quarto de bebê fica bem iluminado com a sanca com LED
3. Veja como a sanca se destaca na decoração
4. No quarto, a sanca iluminada moderniza o ambiente
5. No quarto, a persiana de madeira e a cortina combinam com a sanca
Para cozinha
A cozinha sempre necessita de um cuidado especial na hora de decorar, pois é um ambiente onde passamos boa parte do tempo. Dependendo da planta da sua casa, a cozinha é utilizada até para receber as visitas.
Utilizar uma sanca na cozinha é uma forma de decorar o espaço desde a etapa inicial do projeto, com isso, você pode colocar uma iluminação mais forte.
Já se a sua cozinha for estilo americana, você também pode recorrer a uma sanca de gesso, o modelo mais comum em qualquer cômodo. Veja algumas ideias maravilhosas.
1. Sanca iluminada e curva na cozinha moderna
2. Modelo de sanca invertido com lustre e spots
3. Esse modelo deixa a cozinha mais sofisticada
4. De fato, a sanca invertida é comum em muitos projetos contemporâneos
5. Esse modelo garante iluminação direta à área da pia
6. Sanca invertida com iluminação de canto
7. Bela concepção para uma cozinha planejada
Enfim, esperamos que tenha gostado de conhecer melhor a sanca invertida. É uma opção de acabamento ideal para o seu projeto? Conte pra gente e inspire-se com as ideias.
Tem mais dúvidas sobre essa opção? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.