Tudo sobre【RUFO】➞ O que é? + Tipos e como instalar! • 2021

A confusão entre as funções de peças de construção e decoração é bastante comum. Isso acontece sempre com o rufo, um item que é sempre confundido com calha.

Entretanto, há diferenças entre os dois, ou seja, estão longe de ser a mesma coisa. Sendo assim, preparamos este conteúdo completo para você entender tudo sobre rufo e tirar todas as dúvidas.

Diversos tipos de rufo

Diversos tipos de rufo

Dúvidas frequentes – FAQ?

O que é rufo? Para que serve?

Segundo especialistas, rufo é uma chapa metálica utilizada em telhados para evitar a penetração de água da chuva no interior da construção.

Trata-se de uma peça pré-moldada e fixada que protege a alvenaria de infiltrações, mofo e mau cheiro, situações que podem gerar um grande problema a longo prazo.

É fixado por meio de rebites ou pregos em divisão de telhas ou diretamente na parede, sendo um complemento ideal para lajes e qualquer tipo de cobertura.

Saiba como o rufo fica instalado

Saiba como o rufo fica instalado

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço de um rufo? 

Em geral, o valor depende das medidas da peça. É vendida por metragem e tipo de corte, por isso é indicado pesquisar bastante e contar com o auxílio de um especialista.

Avalie a sua obra e as necessidades antes de comprar a variação ideal. Na média, uma peça de aço galvanizado de cerca de 2 metros de comprimento custa 30 reais.

Pesquise e faça orçamentos em lojas de material para construção de confiança, como Obramax, C&C, Leroy Merlin, Copafer, Sodimac, entre outras.

Projetos de telhado com rufo

Projetos de telhado com essa peça de aço galvanizado

Qual a diferença entre rufo e calha?

Para deixar claro, é importante saber qual a diferença entre um rufo e uma calha. Conforme salientamos, o rufo é pré-moldado e fixado em telhados e paredes para evitar a penetração da água na alvenaria.

Já a calha é um acessório que funciona como um canal. Ela coleta a água da chuva que escorre do telhado e a leva para o solo, para um sistema de armazenamento, para a rua, enfim.

Trata-se de uma peça essencial para o escoamento da água, caso contrário, formam-se grandes caimentos que podem causar até alagamentos, erosão e danos a paredes e pisos dependendo do local.

A calha geralmente é feita de aço galvanizado e resistente contra a corrosão, tem ótima durabilidade e uma boa aparência, ao contrário das opções de PVC. Pode ser instalada como complemento ao rufo, tem várias medidas e também deixam a construção mais protegida.

calha

Calha instalada no telhado

instalacao de calha

Instalação de calha

Principais tipos de rufo

De acordo com especialistas, existem alguns tipos de rufo.

Com pingadeira – é o tipo mais utilizado em muros e paredes para evitar que a água escorra na estrutura e cause danos como infiltrações e manchas. O rufo com pingadeira é instalado geralmente em grandes paredões ou platibandas.

Possui um efeito estético interessante e uma grande variedade de materiais. Além de ser útil para a construção, ajuda a deixar a fachada da casa mais bonita e bem decorada.

O rufo de concreto é o mais comum, embora haja também as versões de aço galvanizado (fácil de personalizar) e também de PVC (econômico e durável) e granito (muito resistente).

rufo pingadeira

Instalado no muro com ótima fixação

Com pingadeira dupla – trata-se de um rufo com pingadeira instalado dos dois lados da parede, melhorando assim a sua funcionalidade e protegendo interior e exterior da alvenaria.

rufo pingadeira duplo

Modelo de pingadeira dupla

o que e rufo pingadeira 1

Esteticamente, a peça fica perfeita no telhado

De encosto – é a melhor opção para cobrir o espaço entre as telhas e as paredes, ou seja, ideal para os vãos que podem facilitar a penetração da água.

rufo encosto

Modelo tipo encosto

rufo de encosto

Ideal para vários projetos

De capa – funciona como se fosse uma capa, ideal para o topo de muro ou telhado, uma alternativa ideal para evitar que a água penetre direto nas telhas ou fique parada nas estruturas.

rufo de capa

Modelo de capa

Como instalar rufo – Passo a passo

A instalação do rufo depende de análise do local, escolha da peça mais indicada para o projeto e a experiência de um especialista para que o encaixe esteja correto.

Geralmente há profissionais especializados nesse tipo de instalação, seja para rufos de todos os tipos e calhas, basta pesquisar os mais próximos da sua construção.

Do mesmo modo, o rufo deve ser de qualidade. Não adianta querer economizar escolhendo qualquer peça. Futuramente, a água pode vazar pela própria estrutura. Além disso, a ação do tempo acaba danificando todo o rufo.

instalacao do rufo

De fato, o especialista sabe exatamente como instalar a peça

Para instalar passo a passo:

  1. Escolha a peça de acordo com a metragem do local;
  2. Adapte o rufo à parede ao telhado dependendo do tipo da peça;
  3. Para os cantos, use um lápis para fazer as marcações e uma tesoura específica para realizar os cortes;
  4. É essencial que o rufo fique fixado no local sem qualquer vão ou espaço, principalmente nos encaixes;
  5. Parafuse o rufo no muro;
  6. Use um produto para vedação.
instalar rufo

Em todo caso, a instalação deve ser feita por profissionais

No vídeo, você confere o passo a passo na prática:


O rufo é uma peça que faz toda a diferença em sua construção. Não deixe de comprar e instalar em sua obra, com certeza terá ótimos ganhos principalmente durante o período de chuvas. Até mais.

Você pode gostar...