Rodapé de PVC – O que é, Vantagens, Preços & Dicas de Como Instalar!

Em qualquer projeto de reforma ou construção é necessário se atentar aos acabamentos. Às vezes alguns locais ficam esquecidos e prejudicam o ambiente, por isso é essencial ter noção dos materiais mais indicados para cada canto, desde o teto até o chão. É nesse sentido que fizemos este post, para mostrar a importância do rodapé de PVC para sua construção ou reforma.

Mais que um mero detalhe, o rodapé deixa qualquer cômodo mais bonito e com uma ótima aparência, embora vá muito além das perspectivas decorativas. A seguir, saiba tudo sobre esse conceito, por que é importante para a casa e como o PVC pode ser ideal para esse objetivo. Leia atentamente e surpreenda-se com nossas dicas informativas!

rodapé de PVC

Confira nosso guia completo e saiba tudo sobre o rodapé de PVC!

É comum muita gente ter dúvidas das funcionalidades do rodapé nos projetos de construção e decoração. Alguns acreditam que não faz diferença nenhuma e que a instalação é opcional, apenas como um adorno para deixar o cômodo mais bonito – o que é um total engano. É claro que, dependendo do formato, do material, da cor e de outras características, esse material pode ajudar na beleza do ambiente, porém é indispensável considerar seus propósitos e vantagens.

O rodapé ajuda a proteger as quinas da água, da sujeira e de choques, considerado um arremate essencial a qualquer construção, como uma calha ou um batente, por exemplo. Além disso, auxilia no revestimento da parede e no acabamento do piso – sobretudo para passar fios e cabos de telefonia ou fiação elétrica. É interessante salientar também que o rodapé encobre os desníveis entre o piso e a parede, por isso é uma alternativa crucial para qualquer projeto.

rodapé de PVC

Rodapé em diferentes perspectivas/tipos de decoração

Com tantas funcionalidades, esse acessório acabou se tornando fundamental e o queridinho de muitos profissionais de arquitetura e design de interiores. Afinal, se é um acabamento, que tal investir em uma estética mais apurada, moderna e que tenha total conexão com a decoração da casa/estabelecimento?

Pense bem, se o projeto segue a linha industrial, nada melhor que um rodapé adequado a esse conceito, não é? O mesmo vale para qualquer tipo, seja rústica, contemporânea, minimalista, etc.

Então, ao escolher o rodapé perfeito, é preciso levar em consideração o estilo e o tamanho – que muda conforme o pé-direito do cômodo (isso significa a altura entre o piso e o teto). Outras variáveis incluem as cores e texturas, o material utilizado e o acabamento do próprio rodapé, que pode ser liso, com friso, com borda baleada, borda reta, etc.

Um tipo extremamente popular e convencional é o rodapé de PVC, uma tendência interessante, preferência de muitos especialistas e presente em diversos esboços. Provavelmente você já ouviu falar e, se tiver dúvidas, responderemos todas agora com um guia completo exaltando todas as funcionalidades dessa versão.

rodapé de PVC

Múltiplas funcionalidades, vantagens e ainda dá um plus na decoração do seu projeto. Não abra mão desse material para o rodapé de sua residência e de seu estabelecimento

Sobre o Rodapé de PVC: Dúvidas Frequentes

O que é?

O que é rodapé de PVC e por que faz tanto sucesso assim? Bom, primeiramente é preciso saber que PVC deriva da sigla inglesa “polyvinyl chloride”, que significa policloreto de polivinila, policloreto de vinil ou simplesmente vinil. Trata-se de um tipo de plástico que obtido através da junção de cloro com etileno, utilizado largamente em muitos materiais e para os mais variados objetivos devido à alta versatilidade.

Quando falamos em construção e decoração, o PVC está presente geralmente em opções para acabamento, além de canos e conexões. No caso do rodapé, ganhou notoriedade com o passar do tempo e tornou-se um dos mais usuais para muitos projetos estéticos e decorativos, chamando atenção pela ampla funcionalidade. Além disso, é considerado prático, durável, econômico e, nas novas versões, ecologicamente correto.

O rodapé de PVC pode ser instalado em qualquer canto/quina do cômodo, seja em pisos de madeira, cerâmica, com carpete ou demais opções, sobretudo aqueles que são propensos a adversidades como sujeira e umidade. Por ser mais leve, é simples de instalar e você pode até personalizar para que fique adequado ao design do projeto.

Rodapé de PVC

Rodapé instalado em todos os cômodos de uma casa grande

Quais suas Principais Vantagens?

Há muitas vantagens quando se trata do rodapé de PVC, não é à toa que esse é um dos tipos mais vendidos nas lojas de materiais para construção e similares. Destacamos as principais:

  • É prático, leve e pode ser instalado facilmente;
  • Ajuda a evitar que os cantos fiquem sujos e úmidos, além de corrigir os desníveis entre a parede e o piso;
  • É uma versão econômica e mais barata quando comparada a outros tipos, como a madeira, por exemplo;
  • Mantém o local seguro, moderno e requintado, ainda mais se estiver de acordo com o conceito de decoração do espaço;
  • Versátil, combina com praticamente tudo, além de indicado para todos os cômodos;
  • Resiste à umidade, ao ataque de cupins e outros insetos, além de muitas versões atuais serem ecologicamente corretas;
  • Tem ótima resistência e durabilidade, imune à corrosão e não propaga fogo;
  • Ideal para esconder fios e cabos, que podem passar por trás da estrutura do rodapé;
  • Muitas versões dispensam pintura, mas você pode personalizar livremente de acordo com o projeto. Em todo caso, você encontra rodapé de PVC de várias cores – branco, marrom, etc.
  • A lavagem é simples, apenas com água e sabão. Não precisa usar outros produtos mais sofisticados, já que não suja fácil e ainda é resistente a fungos/mofo.
rodapé de PVC

Seja alto, com detalhes nos cantos ou outros padrões, esse modelo de rodapé é versátil e usual em muitos escopos

Quanto Custa?

O preço do rodapé de PVC depende da medida da barra. Geralmente, as lojas vendem modelos de 2 a 2,5 metros, custando cerca de 15 reais. Não é um valor tão alto, no geral o custo-benefício torna-se bastante vantajoso, principalmente se você pretende instalar em vários cômodos da casa.

As cores mais convencionais desse acabamento são cinza, gelo, mogno, marrom e branco, tons mais sóbrios que se adaptam a muitas perspectivas decorativas, desde as mais vintage até as contemporâneas. Algumas lojas que vale a pena pesquisar: C&C, Telhanorte, Taqi, Leroy Merlin.

Caso for comprar muitas barras ou no caso de uma boa compra de materiais para reforma ou construção, inclua as barras de PVC e negocie um desconto com a loja!

Qual sua Durabilidade?

De modo geral, o rodapé de PVC tem em suas vantagens principais a durabilidade, por isso chama a atenção de muitos especialistas e consumidores. Muitas fontes afirmam que acabamentos com esse material – como forros, esquadrias e rodapés – duram até 50 anos caso sejam bem cuidados e tenham uma manutenção adequada.

Esse fato se comprova quando analisamos o PVC como um material com resistência a muitos fatores externos, como insetos, mofo, maresia, água e raios solares. Justamente por isso, não corrói tão fácil, ao contrário de opções como madeira ou cerâmica, em que é preciso avaliar sempre as condições da estrutura. Além disso, dificilmente esse plástico quebra ou fica propenso a cortes e outras adversidades.

A garantia de muitas lojas é de, no mínimo, 20 anos de durabilidade, então você pode ficar tranquilo depois que instalar um rodapé de PVC em sua casa. Porém, embora haja boas vantagens, fique de olho nas características, opte por uma marca de confiança e siga todas as orientações de especialistas e do fabricante. A vida útil do material depende de como é tratado também!

rodapé de PVC

Aposte em um design equilibrado e deixe a decoração perfeita!

Como é Feita sua Manutenção?

Não tem segredo para manter o rodapé de PVC sempre com uma ótima estrutura e beleza. Com cuidados básicos e frequentes, você deixa o acabamento perfeito e destacado em todo o ambiente:

  1. A melhor forma de limpar o PVC é com sabão neutro, água e um pano macio. Passe levemente para tirar o excesso de sujeira, deixando a estrutura como nova.
  2. Evite esponjas, produtos abrasivos ou químicos. Não é necessário usá-los, eles podem arranhar o material e prejudicar o piso ou a parede dependendo do acabamento.
  3. Há empresas especializadas na manutenção de rodapé de PVC e demais locais que recebem esse revestimento. Caso sejam muitos cômodos ou um estabelecimento grande, vale a pena contar com esse serviço.
  4. Não há diferença se o PVC é branco, tem cor neutra ou é colorido. Para todos os casos, vale sempre a primeira dicas de conservação!
Rodapé de PVC

Limpe com um pano macio, evite esponjas e outros materiais

Fotos e Modelos de Rodapé de PVC

Depois de tantas informações, que tal ver muitas fotos e modelos de rodapé de PVC? Inspire-se com uma variedade de projetos e não deixe de aproveitar todas as vantagens desse acabamento para sua casa ou qualquer outro escopo.

Rodapé de PVC

Rodapé de PVC em complemento ao piso de madeira

Rodapé de PVC

Você pode escolher um design diferente para o material

Rodapé de PVC

Acabamento branco valoriza qualquer decoração

Rodapé de PVC

Rodapé de PVC

Rodapé com acabamento e perfilado

Rodapé de PVC

Rodapé de PVC

Rodapé de PVC

Opte por cores diferenciadas também

Rodapé de PVC

O PVC marrom também é convencional

Rodapé de PVC

Alguns modelos imitam a madeira

Rodapé de PVC

Olha só como é linda essa versão que imita a madeira

Rodapé de PVC

Rodapé inteiro na sala da casa

Rodapé de PVC

Invista em um design diferenciado para valorizar seu projeto

Rodapé de PVC

Rodapé de PVC

Rodapé de PVC

Combine o branco com cores neutras, como o marrom e o bege

Rodapé de PVC

O rodapé alto está em alta! Aproveite essa tendência também, que tal?

Rodapé de PVC

Veja só como um rodapé bem instalado faz toda a diferença no ambiente

Rodapé de PVC

Um modelo de rodapé alto e com acabamento alternativo deixa qualquer projeto encantador

Como Instalar: Dicas & Passo a Passo

As imagens impressionam e mostram todo o poder do rodapé de PVC na reforma, na construção e na decoração, não é? Se você está decidido a usar essa versão, confira um tutorial da Obradec para instalar passo a passo. Siga nossas dicas e não deixe nenhum detalhe de lado!

Materiais – para a área de uma residência padrão:

  • 35 barras de rodapé
  • 210 grampos de fixação
  • 210 cavilhas de madeira
  • 210 pregos de aço com cabeça 12x12x27mm
  • 1 bisnaga 200 g de MASSA F12
  • 1 bisnaga 20 g de cola adesivo instantâneo
Rodapé de PVC

Aprenda a instalar o rodapé de PVC passo a passo

Passo a passo para a instalação:

  1. Retire as barras de rodapé de PVC da caixa sem alterar a ordem, organizando perfeitamente no espaço;
  2. Use a cavilha de madeira para fixar os grampos na parede de 40 em 40 cm, colocando-os na altura de 2 grampos deitados, totalizando 6 grampos por barra. Conte com o auxílio de uma furadeira com broca 7 mm para instalar na parede;
  3. Comece a fixação dos grampos e a instalação dos rodapés pelos cantos, com a máxima atenção para que não fique irregular;
  4. O corte das barras deverá ser feito com o grampo fixado na barra, desta forma o corte será
    preciso e resultará em um acabamento perfeito;
  5. Caso as paredes não formem um esquadro perfeito nos cantos, aplique a cola adesivo para fixar a estrutura. O resultado será muito satisfatório;
  6. As emendas dos rodapés no meio das peças podem ser feitas de topo, sem o corte em
    diagonal. É necessário que exista um grampo fixado na parede no ponto exato da união, para que a emenda fique no centro do grampo e deixe a junção das peças perfeita;
  7. Atente-se às escadas, portas e paredes curvas. Caso acha necessário, use a cola para ajudar no acabamento. Seguindo esses passos e com muita prática você pega o jeito e fica craque na instalação do rodapé de PVC.

Em alguns casos, somente a cola já é suficiente para que o rodapé fique fixo. Assista ao vídeo e confira esse trabalho na prática:

 

Fique ligado nessas dicas para uma instalação perfeita:

  • Caso ache necessário, contrate um especialista para realizar esse trabalho;
  • Certifique-se que a área esteja bem limpa antes de colocar o rodapé de PVC;
  • O espaço nunca deve estar úmido, sempre seco e ideal para a instalação;
  • Se achar conveniente, passe uma lixa na superfície onde será fixado o rodapé.

Bom, esse foi nosso guia completo sobre o rodapé de PVC para você conhecer esse tipo de revestimento e como pode ser importante para acabamentos em vários projetos de decoração, construção ou reforma. Você acha que é uma boa opção? Conte pra gente e deixe suas dúvidas. Esperamos que tenha gostado, até a próxima!


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *