Reboco de Parede【2024】– Como Fazer? + Passo a Passo

O reboco de parede é parte fundamental de uma construção ou de uma boa reforma, seja para casa, escritório ou estabelecimento comercial. 

Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre o tema, como ele deve ser preparado, como aplicá-lo e quais as suas funções para a obra. 

Reboco de parede 1

Vale destacar, que o reboco possui importância fundamental na segurança e qualidade da construção e por isso sua realização é primordial não só para a estética do local. 

Se você quer saber tudo sobre reboco de parede, o que é, suas funções, além de um passo a passo de como preparar, acompanhe o post e saiba tudo sobre o assunto!

O que é reboco de parede?

O reboco consiste na aplicação de cimento, areia e cal na parede de tijolo ou bloco de concreto já com chapisco realizados. Trata-se de uma etapa tradicional da construção ou reforma. 

O reboco de parede pode ser aplicado de forma manual, ou seja, a massa deve ser chapada na parede ou projetada através de uma máquina projetora. 

Aplicacao de chapisco na parede externa

Aplicação de chapisco na parede externa

O reboco serve para criar uma superfície impermeabilizada, preparando a superfície para receber a última fase do acabamento como massa corrida, tintas, papéis de parede, entre outros. 

A saber, ele também oferece isolamento térmico e acústico, deixando o ambiente com maior conforto ambiental, ou seja, tem-se uma temperatura mais agradável quando comparado com o meio externo. 

Chapisco seco pronto para receber reboco de argamassa

Chapisco seco pronto para receber reboco de argamassa

Ademais, o reboco de parede é uma camada de argamassa com diferentes espessuras e que possui conceitos particulares, podendo ser utilizado em paredes de modo geral, inclusive muro, sendo uma etapa primordial na construção civil. 

Argamassa x Gesso – Qual é melhor?

Muitas pessoas ficam em dúvidas em fazer o tradicional reboco de parede com argamassa, cimento e cal, ou se utilizam o gesso. Por isso, selecionamos a diferença entre os dois, veja!

Reboco com argamassa

Quando se escolhe o modelo tradicional de reboco de parede com argamassa a superfície deve ser preparada com chapisco primeiro. 

Em seguida, já com a superfície seca o reboco com argamassa, o reboco deve ser aplicado e nivelado com o auxílio de uma desempenadeira. 

Reboco de parede 3

O reboco com argamassa é muito resistente e por isso possui uma ótima durabilidade. Ademais, ela forma uma camada uniforme e sólida com propriedades impermeabilizantes, primordial para prevenir infiltrações. 

O reboco com argamassa é indicado principalmente para áreas externas, pois em sua maioria estão expostas a chuva. Além disso, pode ser aplicado em lugares úmidos da residência como cozinha, banheiros e lavanderia. 

Reboco de parede 2

O reboco de parede com argamassa oferece uma ótima acústica para o local, ameniza a temperatura dos locais internos, assim como pode ser furado para aplicação de pregos e parafusos para instalação de acessórios. 

Após a aplicação do reboco de parede com argamassa, a obra estará pronta para receber o acabamento com massa corrida, tinta, grafiato, papel de parede, entre outros. 

Reboco de parede 4

No entanto, o reboco de argamassa possui algumas desvantagens, como o aparecimento de trincas, além disso o custo de material é mais elevado quando comparado com o gesso. Veja diversas fotos de reboco de parede com argamassa:

Ambiente interno rebocado com argamassa

Ambiente interno rebocado com argamassa

Aplicacao de reboco na parte externa da construcao

Aplicação de reboco na parte externa da construção

Area interna rebocada com argamassa

Área interna rebocada com argamassa

Casa rebocada com argamassa

Casa rebocada com argamassa

O teto tambem precisa ser rebocado para aumentar a resistencia

O teto também precisa ser rebocado para aumentar a resistência

Paredao rebocado com argamassa

Paredão rebocado com argamassa

Reboco de argamassa e ideal para ambientes externos expostos a chuvas

Reboco de argamassa é ideal para ambientes externos expostos a chuvas

Sobrado rebocado com argamassa material indicado para areas externas

Sobrado rebocado com argamassa, material indicado para áreas externas

Reboco com gesso

Ao contrário da argamassa, o reboco com gesso não precisa que a parede esteja preparada com chapisco, emboço e reboco. Ou seja, aplica-se o gesso direto no tijolo ou bloco, após a superfície já aprumada e no esquadro. 

O gesso possui um custo menor quando comparado com a argamassa, deixando o custo final da obra mais atrativo. Além disso, sua aplicação é mais rápida e prática. 

Reboco de parede

Para quem está com o orçamento da obra apertado, o gesso é uma das opções viáveis e que também garantirá boa estética e segurança. 

Afinal, o gesso consegue oferecer um superfície super lisa, uniforme e sem irregularidades quando bem aplicado. Ademais, o gesso consegue oferecer opções personalizadas com superfície diferenciada, assim como a utilização de luzes de led, por exemplo. 

Aplicacao do gesso liso

Aplicação do gesso liso

Contudo, a massa de gesso consiste apenas em gesso e água, e dessa maneira oferece menor resistência quando comparada com a argamassa, por isso o aparecimento de trincas e fissuras nesse tipo de reboco pode ser comum. 

A saber, o gesso também não possui resistência à água, por isso não é indicado para ambientes externos expostos a chuva e nem a locais muito úmidos como banheiros e cozinhas, por exemplo. 

A aplicacao do gesso e mais rapida e facil quando comparada com a aplicacao da argamassa

A aplicação do gesso é mais rápida e fácil quando comparada com a aplicação da argamassa

Desse modo, o gesso acaba sendo indicado para sala de jantar, sala de estar, quartos, corredores, varandas cobertas, entre outros locais. 

Por fim, podemos destacar que o reboco com argamassa possui maior resistência e durabilidade, contudo, apresenta um custo mais elevado quando comparado com o gesso. 

Já o gesso possui uma aplicação mais fácil e rápida, no entanto, não pode ser aplicado em qualquer local. Por isso, fique ligado em quais locais você pode aplicar um ou outro. Veja diversas fotos de reboco com gesso:

Aplicacao do gesso no teto

Aplicação do gesso no teto

Aplicando o gesso no teto interno da casa

Aplicando o gesso no teto interno da casa

Detalhe do reboco com gerro no tijolo

Detalhe do reboco com gesso no tijolo

Gesso aplicado no teto e na parede

Gesso aplicado no teto e na parede

Nao utilize o gesso em locais externos veja sua aplicacao interna

Não utilize o gesso em locais externos, veja sua aplicação interna

Parede interna rebocada com gesso vale destacar que o gesso nao e indicado para locais umidos

Parede interna rebocada com gesso- vale destacar que o gesso não é indicado para locais úmidos

Parede interna rebocada com gesso

Parede interna rebocada com gesso

Como fazer reboco de parede? – Passo a passo

Preparar e aplicar o reboco de parede não é uma atividade de grande complexidade, principalmente para quem vive o dia da construção civil. 

Contudo, se você mesmo deseja realizar o serviço, separamos dicas valiosas para que você mesmo consiga realizar o reboco da sua casa, acompanhe o post e fique por dentro. 

Para realizar o reboco de parede sua espessura deve ter ao menos 15mm ou 1,5cm. No entanto, para atingir essas medidas a alvenaria da obra deve apresentar uma estrutura de acordo, para não precisar de um reboco mais grosso e denso. 

Aplicacao do reboco de argamassa no teto de laje de isopor

Aplicação do reboco de argamassa no teto de laje de isopor

Desse modo, fique ligado no passo a passo: Antes de tudo separe os materiais necessários para realizar o trabalho; são eles:

  • Pá de bico com cabo 
  • Colher de pedreiro
  • Desempenadeira
  • Régua de alumínio
  • 3 Baldes de areia 
  • 2 Baldes de cal
  • 1 Balde de cimento 
  • Água 

Em seguida você deverá respeitar as seguintes etapas:

  1. Tenha um local na obra adequado para realizar a mistura
  2. Misture a areia, cal e cimento 
  3. Mexa a massa até obter uma mistura com consistência de farofa 
  4. Adicione água aos poucos para que obtenha uma massa homogênea 
  5. Aplique na parede com o auxílio de uma colher de pedreiro e desempenadeira 
  6. Deixe a argamassa “puxar” geralmente entre 45 min e 1 hora
  7. Após a massa puxar, com o auxílio de uma régua de alumínio faça o sarrafeamento da parede de cima para baixo 
  8. Por fim, com uma desempenadeira inicie o desempeno e acabamento da massa com movimentos circulares, retirando todos os excessos que a régua de alumínio não consegue tirar. 
  9. Pronto, sua parede está devidamente rebocada e pronta para receber a massa corrida, tintas e demais itens de acabamento. 

Vale dizer, que se preferir você pode utilizar aditivos plásticos na composição do reboco, para aumentar ainda mais suas propriedades impermeabilizantes. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre reboco de parede?

Não deixe de ler também – Cor Camurça: +50 Ideias para Combinar e Decorar o Lar!

Você pode gostar...