Impermeabilizante para laje – Como aplicar? + Tipos e preços!

Você sabe o que é impermeabilizante para laje? Pelo nome, já é possível ter uma ideia da importância deste produto, essencial para manter a estrutura segura e com ótima durabilidade.

De fato, o impermeabilizante ajuda a evitar problemas futuros, sobretudo as temidas infiltrações, que podem afetar a parte interna e gerar um custo enorme para consertar. Sendo assim, sua aplicação é indicada para qualquer tipo de laje ainda no processo de construção.

Hoje em dia, há tipos diferentes de impermeabilizante, cada qual com um preço e um método de utilização. Sendo assim, é primordial entender melhor para escolher o mais indicado para a sua obra – bem como ótimas dicas de aplicação e onde comprar. Neste post há tudo isso e muito mais. Acompanhe e saiba tudo!

impermeabilização de laje

Um guia completo sobre impermeabilizante para laje

A concepção de uma laje é comum em diversas residências. Trata-se de um projeto usual e que otimiza o espaço na casa, sendo possível utilizar de muitas formas: como um segundo pavimento, área de lazer, sacada, enfim.

Estruturar uma laje depende de um planejamento e de vários profissionais envolvidos. Entretanto, o serviço não acaba após a concretagem e cura. É necessário realizar alguns procedimentos para deixá-la segura e evitar problemas futuros.

A impermeabilização é um desses  processos que deve ser levado a sério. Assim, as infiltrações não afetarão a parte interna do imóvel em períodos de grandes chuvas. Para isso, existe uma série de produtos e maneiras de aplicá-los – em alguns casos, você mesmo pode fazer passo a passo.

impermeabilização para laje

Vantagens da impermeabilização de laje

De modo geral, há diversas vantagens na impermeabilização de laje. Esse processo é essencial para qualquer laje exposta, seja em residências, estacionamentos, coberturas, áreas de lazer, entre outras. Conheça os benefícios:

  • Evita infiltrações na parte interna, sobretudo em períodos chuvosos;
  • Protege o concreto de deformações e rachaduras causadas pela água;
  • Mantém a estrutura sempre com um bom aspecto, evitando a oxidação e o desgaste;
  • Favorece o conforto térmico em toda a obra;

manta asfáltica para laje

  • Evita umidade, problemas como mofo e o aparecimento de fungos nas paredes;
  • Garante durabilidade à alvenaria, valorizando os materiais e a mão de obra envolvidas no projeto;
  • A manutenção da impermeabilização é mais barata e acessível em comparação a problemas como infiltrações – que ocorrem na edificação caso a laje não passe por esse processo;
  • O preço é acessível e o investimento totalmente compensatório.

impermeabilizante para laje

Tipos de impermeabilizante para laje

Conheça os tipos de impermeabilizante para laje mais convencionais do mercado.

Manta asfáltica

A manta asfáltica é um sistema flexível utilizado em larga escala em muitos projetos. Trata-se de uma mistura de asfalto com borracha, polietileno, fibras de vidro, poliéster, entre outros materiais.

É comercializada em rolos, em versões auto-adesivadas que podem ser aplicadas a frio. Já no modo tradicional, é colada à superfície por meio de um sistema de aquecimento que pode ser realizado com maçarico (o apetrecho mais comum).

Manta Asfáltica instalação passo a passo

Uma versão ideal para impermeabilização de lajes pequenas, mas que demanda mão de obra especializada para que a aplicação seja perfeita – sobretudo nas juntas. Uma vez colada ao chão, só pode ser removida após a quebra do piso e contrapiso.

Além de lajes, é comum o uso da manta asfáltica em locais como marquises, piscinas, telhados, reservatórios, fundações, entre outros. Para saber mais sobre esse sistema, leia nosso post completo sobre manta asfáltica.

instalação de Manta Asfáltica

Manta líquida

A manta líquida é outro tipo de impermeabilizante para laje que se destaca em diversos projetos. Trata-se de um conjunto de produtos de fácil aplicação, formados basicamente de resina acrílica e sólidos.

É uma versão flexível e aplicada a frio, com o auxílio de um rolo de pintura ou trincha, para distribuir o produto por toda a superfície. Para uma boa fixação, são necessárias pelo menos três demãos. A secagem é rápida e o resultado bem satisfatório.

Entretanto, esse tipo de impermeabilizante é indicado apenas para lajes com baixo ou nulo tráfego de pessoas, como as de concreto armado. Além do uso na laje, ainda é indicado para telhados, paredes e piscinas.

Para saber mais sobre manta líquida, leia nosso guia exclusivo no link em destaque.

o que é manta líquida

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço do impermeabilizante para laje? De modo geral, você deve definir o melhor sistema a ser utilizado em seu projeto. A partir daí, realizar orçamentos.

No caso da manta líquida, os modelos mais comuns são das marcas Quartzolit, Vedacit, Bautech, Suvinil e Sika. As embalagens de cerca de 15 kg / 18 litros custam entre 150 e 250 reais.

manta líquida Sika

Já a manta asfáltica depende das medidas do rolo (e a quantidade necessária para a aplicação). Um rolo de 3mm e 10 metros quadrados custa cerca de 250 reais. Além disso, é primordial a contratação de mão de obra especializada para a aplicação do impermeabilizante, por isso o processo é mais caro e longo.

o que é Manta Asfáltica

Em todo caso, indicamos que você pesquise e faça orçamentos em várias lojas e com vários profissionais. Algumas dicas de lojas para comprar: Telhanorte, C&C, Leroy Merlin, Obramax, Joli, entre outras.

Como aplicar impermeabilizante para laje?

A aplicação do impermeabilizante para laje depende de cada tipo:

  • Manta líquida
  1. Comece limpando toda a superfície de concreto, retirando as impurezas e deixando totalmente liso para uma boa aderência do produto;
  2. Dilua o produto em água, na proporção de 10%, antes de passar a primeira demão;
  3. Aplique a manta líquida na superfície (que deve estar totalmente seca);
  4. É indicado dar três demãos cruzadas – horizontal e vertical – no intervalo de 3 horas entre cada uma delas;
  5. Distribua todo o produto na superfície usando rolo, vassourão ou trinchas;
  6. Deixe secar completamente.
como aplicar manta líquida

A aplicação deve seguir recomendações do fabricante

Importante: evite que a manta líquida molhe durante esse processo. Sendo assim, faça a aplicação sempre em dias de sol, sem perigo de chuvas. A manta não deve ser aplicadas em locais com temperatura abaixo de 10ºC ou superior a 35ºC.

  • Manta asfáltica
  1. Primeiramente, a área deve ser limpa, estar seca e totalmente regular;
  2. É indicada a aplicação de um produto chamado primer entre a superfície e a manta;
  3. Assim que o primer estiver seco, a manta pode ser aplicada;
  4. O maçarico serve para colar a manta asfáltica na base. A chama ajuda a derretê-la e garante a aderência ao local;
  5. O arremate deve ser feito com a espátula para um assentamento perfeito da manta;
  6. As emendas são feitas por meio de sobreposição de um rolo em outro;
  7. Após 3 dias, o teste de estanqueidade precisa ser realizado para verificar se a impermeabilização é realmente eficiente;
  8. Feito o processo, é possível proteger a manta com argamassa.
Manta Asfáltica

Acima de tudo, o produto deve ter uma aplicação impecável na superfície

Obs: a aplicação de manta asfáltica deve ser realizada somente por profissional especializado para que não ocorram falhas. Assim, o produto terá ótima durabilidade, sem o risco de remoção.


De fato, a impermeabilização de lajes é um processo necessário e que não tem nada de complexo. Gostou de saber como funciona? Então, que tal colocar em prática em seu projeto?

Enfim, esperamos que este conteúdo tenha agradado você. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...