Forro Mineral【2024】– O que é | Vantagens | Aplicações

Você já ouviu falar em forro mineral? Sabe quais as características e vantagens desse tipo de forro?

 Essas e outras perguntas costumam ser bastante frequentes quando o assunto é forro mineral e se você tem dúvidas sobre o assunto, é hora de conhecer mais sobre esse tipo de forro antes de finalizar o seu projeto.

forro mineral

O que é forro mineral?

O forro mineral tem composição biossolúvel com aglutinantes orgânicos, argila, perlita e celulose reciclada, resultando em uma estrutura com materiais que não poluem o solo.

Esse tipo de forro é comercializado por meio de placas modulares que podem ser instalados em uma estrutura metálica, facilitando o processo de instalação e manutenção.

forro de fibra mineral

As placas modulares podem ser quadradas ou retangulares e geralmente são encontradas em cores como branco e preto, mas existem inúmeras opções de cores, espessuras e texturas.

o que e forro mineral

As placas são instaladas através de estrutura metálicas

placas de forro mineral

Usos e aplicações

O forro mineral é um acabamento bastante versátil que pode ser utilizado em projetos residenciais e comerciais.

Algumas das aplicações mais comuns desse tipo de forro são ambientes como escritórios, supermercados, hospitais, escolas, cinemas, auditórios, hotéis, aeroportos, entre outros.

uso de forro mineral

O forro pode ser utilizado em diferentes ambientes e projetos

onde usar forro de fibra mineral

O material é uma opção comum para escritórios

usos e aplicacoes de forro de fibra mineral

uso de forro de fibra mineral

O forro pode ser utilizado em projetos variados

aplicacoes de forro mineral

Esse tipo de forro não é indicado para ambientes úmidos ou áreas externas e abertas, que podem danificar o material.

Vantagens do forro mineral

Para quem tem dúvidas se vale a pena instalar esse modelo de forro, reunimos os prós do forro mineral para que você possa conhecer mais sobre os pontos positivos desse tipo de acabamento.

 

  • Praticidade: um dos pontos positivos desse modelo de forro é a praticidade, uma vez que o forro é comercializado através de placas modulares, que são de fácil instalação, manutenção e remoção. As placas já chegam prontas no local da obra, o que torna a instalação mais rápida, simples e sem sujeira.

pontos positivos forro mineral

  • Redução de ruídos: o forro mineral também tem como vantagem a redução de ruídos em até 45 decibéis, o que garante conforto sonoro e se torna uma ótima opção para ambientes como escolas, salas de reunião, auditórios e cinemas.
ponto positivo forro mineral

O forro tem como vantagem a redução de ruídos

  • Versatilidade: esse tipo de forro tem acabamento que combina com diferentes estilos de decoração, o que dá versatilidade ao material que pode ser utilizado harmonicamente em diferentes projetos.
modelo de forro

O item é versátil e combina com diferentes projetos

tipo de forro

  • Manutenção: esse modelo de forro tem manutenção prática e fácil, com facilidade para a abertura do forro através de suas placas que podem ser facilmente removidas, o que facilita também o processo de instalações elétricas e de ar-condicionado.
vantagem do forro de fibra mineral

O forro é de fácil manutenção

pros forro fibra mineral

  • Custo-benefício: um dos pontos positivos desse modelo de forro é o custo-benefício, reduzindo gastos com finalização do item, uma vez que o o item dispensa a necessidade de pinturas ou outros acabamentos, já que chega pronto ao local de instalação.
vantagem forro fibra mineral

O item tem ótimo custo-benefício

  • Segurança: uma das vantagens do forro mineral é a segurança do material, atendendo a padrões anti-incêndio e propagação de chamas, o que é mais seguro para o ambiente.

vantagens forro mineral

Como é feita a instalação?

Esse tipo de forro é formado por painéis, também chamados de chapas ou módulos, e para fazer a instalação é necessário construir uma estrutura metálica para o encaixe dos módulos do forro.

A estrutura metálica é composta por perfis e tirantes com distanciamentos adequados para o tamanho dos módulos.

como instalar forro mineral

A estrutura metálica permite encaixar os módulos do forro

instalacao de forro

Após a instalação da estrutura metálica para encaixe dos painéis de forro, as chapas são instaladas nessa estrutura e ficam apoiadas nos perfis, o que garante a possibilidade de abrir o forro com facilidade.

como instalar forro mineral

Para ter conforto térmico, uma possibilidade é de usar mantas ou painéis de lã mineral entre o telhado e o forro, garantindo que o ambiente interno tenha conforto térmico.

Quanto custa em média? #preço

O preço do forro mineral pode variar de acordo com diversos fatores, como fabricante, região do país e até mesmo a quantidade de placas necessárias para a forração.

Em lojas online, como a Leroy Merlin, é possível encontrar esse tipo de forro, e o preço é de R$ 296,41 para a versão com dimensões de 625 x 625 x 14 mm.

 

Agora que você já conhece mais sobre esse tipo de forro, já pode tomar a a decisão de utilizá-lo ou não no projeto, considerando as características do forro e do projeto.

Você pode gostar...