Forro Mineral【2024】– O que é | Vantagens | Aplicações
Você já ouviu falar em forro mineral? Sabe quais as características e vantagens desse tipo de forro?
Essas e outras perguntas costumam ser bastante frequentes quando o assunto é forro mineral e se você tem dúvidas sobre o assunto, é hora de conhecer mais sobre esse tipo de forro antes de finalizar o seu projeto.
O que é forro mineral?
O forro mineral tem composição biossolúvel com aglutinantes orgânicos, argila, perlita e celulose reciclada, resultando em uma estrutura com materiais que não poluem o solo.
Esse tipo de forro é comercializado por meio de placas modulares que podem ser instalados em uma estrutura metálica, facilitando o processo de instalação e manutenção.
As placas modulares podem ser quadradas ou retangulares e geralmente são encontradas em cores como branco e preto, mas existem inúmeras opções de cores, espessuras e texturas.
Usos e aplicações
O forro mineral é um acabamento bastante versátil que pode ser utilizado em projetos residenciais e comerciais.
Algumas das aplicações mais comuns desse tipo de forro são ambientes como escritórios, supermercados, hospitais, escolas, cinemas, auditórios, hotéis, aeroportos, entre outros.
Esse tipo de forro não é indicado para ambientes úmidos ou áreas externas e abertas, que podem danificar o material.
Vantagens do forro mineral
Para quem tem dúvidas se vale a pena instalar esse modelo de forro, reunimos os prós do forro mineral para que você possa conhecer mais sobre os pontos positivos desse tipo de acabamento.
- Praticidade: um dos pontos positivos desse modelo de forro é a praticidade, uma vez que o forro é comercializado através de placas modulares, que são de fácil instalação, manutenção e remoção. As placas já chegam prontas no local da obra, o que torna a instalação mais rápida, simples e sem sujeira.
- Redução de ruídos: o forro mineral também tem como vantagem a redução de ruídos em até 45 decibéis, o que garante conforto sonoro e se torna uma ótima opção para ambientes como escolas, salas de reunião, auditórios e cinemas.
- Versatilidade: esse tipo de forro tem acabamento que combina com diferentes estilos de decoração, o que dá versatilidade ao material que pode ser utilizado harmonicamente em diferentes projetos.
- Manutenção: esse modelo de forro tem manutenção prática e fácil, com facilidade para a abertura do forro através de suas placas que podem ser facilmente removidas, o que facilita também o processo de instalações elétricas e de ar-condicionado.
- Custo-benefício: um dos pontos positivos desse modelo de forro é o custo-benefício, reduzindo gastos com finalização do item, uma vez que o o item dispensa a necessidade de pinturas ou outros acabamentos, já que chega pronto ao local de instalação.
- Segurança: uma das vantagens do forro mineral é a segurança do material, atendendo a padrões anti-incêndio e propagação de chamas, o que é mais seguro para o ambiente.
Como é feita a instalação?
Esse tipo de forro é formado por painéis, também chamados de chapas ou módulos, e para fazer a instalação é necessário construir uma estrutura metálica para o encaixe dos módulos do forro.
A estrutura metálica é composta por perfis e tirantes com distanciamentos adequados para o tamanho dos módulos.
Após a instalação da estrutura metálica para encaixe dos painéis de forro, as chapas são instaladas nessa estrutura e ficam apoiadas nos perfis, o que garante a possibilidade de abrir o forro com facilidade.
Para ter conforto térmico, uma possibilidade é de usar mantas ou painéis de lã mineral entre o telhado e o forro, garantindo que o ambiente interno tenha conforto térmico.
Quanto custa em média? #preço
O preço do forro mineral pode variar de acordo com diversos fatores, como fabricante, região do país e até mesmo a quantidade de placas necessárias para a forração.
Em lojas online, como a Leroy Merlin, é possível encontrar esse tipo de forro, e o preço é de R$ 296,41 para a versão com dimensões de 625 x 625 x 14 mm.
Agora que você já conhece mais sobre esse tipo de forro, já pode tomar a a decisão de utilizá-lo ou não no projeto, considerando as características do forro e do projeto.