Forro de Isopor – Vantagens | Preços | Usos e Aplicações
O forro de isopor está entre as opções mais indicadas para o teto de casas, comércios e diversos imóveis. Trata-se de uma solução cada vez mais comum em reformas e construções.
Mas, será que é bom mesmo? Como funciona? Quais são as vantagens e desvantagens? Para entender melhor, preparamos este conteúdo completo.
O que é forro de isopor?
Esse tipo de forro tem como base o popular isopor, chamado tecnicamente de EPS (poliestireno expandido). É um material composto de 98% de ar e 2% de plástico.
Por ser totalmente reciclável, passou a ser utilizado em diversos projetos. É uma solução econômica, resistente e leve. É indicada para uma cobertura rápida, em acabamentos que exigem agilidade.
Você encontra o forro de isopor em lojas de material de construção e de acabamentos para o teto. A instalação é simples, mas depende de mão de obra especializada.
Usos e aplicações
Quais são os usos e aplicações do forro de isopor? Segundo especialistas, trata-se de uma solução para os mais variados ambientes, em qualquer tipo de construção.
Sendo assim, é indicado para residências em geral, comércios, galpões e imóveis em geral. Por ser uma opção simples, leve e econômica, tem um ótimo rendimento.
Além da qualidade, o isopor é muito versátil. Por isso, se adapta a muitos projetos, desde os mais amplos até os compactos.
Vantagens do forro de isopor
Quais são as vantagens do forro de isopor? Listamos as principais.
Resistência e durabilidade
O isopor é um produto com alta resistência mecânica. Além disso, resiste ao sol, ao mofo, é fácil de limpar e tem boa vida útil.
Do mesmo modo, é um material leve, que não sobrecarrega a parte superior do imóvel, além de manter o ambiente ameno.
Reciclável e sustentável
Esse material é 100% reciclável, perfeito para quem busca uma opção sustentável. Você pode aproveitar o isopor tanto em forros quanto em diferentes objetivos na construção.
Instalação simples
O forro de isopor é fácil de instalar. É muito prático e perfeito para quem busca uma solução rápida. A leveza do material permite a instalação no mesmo dia dependendo do projeto.
Além disso, você ainda pode economizar com a mão de obra. Ao contrário de outras opções, o isopor não demanda muitas pessoas para a formação do forro.
Segurança
Pouca gente sabe, mas o EPS vendido para construções e reformas são diferentes do convencional que conhecemos. Essa opção possui alta compressão e resistência ao fogo.
Por isso, evita o alastramento das chamas em caso de incêndio, de acordo com todas as normas de segurança da construção civil.
Ótimo custo-benefício
Segundo especialistas, o forro de isopor possui um ótimo custo-benefício. É sustentável, tem ótimo aproveitamento, gera economia e tem um preço atrativo.
Da mesma forma, reduz gastos com energia e climatização, não exige manutenção frequente, é versátil e fácil de ser encontrado em diversas lojas.
Bom desempenho acústico
O forro de isopor tem um bom desempenho acústico. Reduz de forma efetiva os ruídos que vêm da parte externa, considerado uma opção confortável para a sua residência.
Além disso, é um bom isolante térmico, mantendo o ambiente ameno e reduzindo os gastos com ar-condicionado e aquecedor.
Resistente contra mofo, fungos e bactérias
Por fim, o forro de isopor é muito resistente contra mofo, problema comum em acabamentos. Do mesmo modo, protege o teto contra a ação de fungos e bactérias.
A utilização desse material dispensa o uso de produtos contra esses agentes. Uma baita economia e vantagem para o seu projeto.
Quais são as desvantagens?
Entre as desvantagens do forro de isopor estão: baixa resistência a infiltrações e escolha de iluminação ideal, pois não é qualquer tipo de lâmpada que se adapta ao material.
Como é feita a instalação?
Como instalar forro de isopor passo a passo? De modo geral, você deve contar com mão de obra especializada para realizar esse serviço.
Sendo assim, comece delimitando o número de placas para a cobertura do teto. Primeiramente, você deve formar a base, geralmente com barras de metal.
Essa base deve ser quadrada, de modo a receber as placas de isopor e garantir uma boa colocação. O manuseio do isopor deve ser cuidadoso, pois se trata de um material leve.
Se o isopor for maior que a base, faça os devidos cortes usando uma trena e um estilete. A placa deve se encaixar perfeitamente no esquadro para formar um forro resistente.
A fixação do isopor no metal pode ser feito com uma parafusadeira. Esse é um tutorial simples para você ter noção de como funciona a instalação. Em todo caso, sempre contrate mão de obra especializada para realizar o trabalho.
Forro de isopor X Forro de PVC
Qual é a diferença entre o forro de isopor e o forro de PVC? De acordo com especialistas, a opção em PVC também é 100% reciclável e sustentável.
Entretanto, é uma solução impermeável, ao contrário do isopor que não é tão resistente a infiltrações. Por outro lado, o PVC não é bom isolante térmico e acústico. Nesses casos, o EPS funciona melhor.
As placas de PVC são vendidas em ripas. O corte é mais complexo em relação ao isopor, exigindo um trabalho maior durante a instalação.
Quanto as semelhanças, ambos são resistentes, econômicos, práticos, versáteis, de baixa manutenção e com ótima durabilidade.
Quanto custa em média? #preço
Quanto custa o forro de isopor? Compensa mesmo comprar?
Segundo nossas pesquisas, você pode encontrar diversos tamanhos nas lojas de materiais para construção e lojas de decoração/reformas.
Indicamos que faça uma boa pesquisa e orçamentos de acordo com a necessidade do seu projeto. Lembre-se de consultar o profissional responsável para saber a quantidade exata.
O pack com cerca de 8 placas de 30 mm de espessura custa entre 60/70 reais. Nesse caso, cada placa tem 3 cm de altura, 50 cm de largura e 100 cm de comprimento.
No Mercado Livre, a unidade da placa EPS custa entre 7 e 10 reais. Entretanto, fique de olho no fornecedor e nas características do produto.
Enfim, considere também o custo da mão de obra para ter a noção exata do seu investimento. Em todo caso, é uma ótima alternativa para qualquer reforma ou construção.
Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor o forro de isopor. É uma boa alternativa para a sua casa ou comércio? Conte pra gente. Boa sorte e até mais!