Esquadrias de Madeira – Principais Vantagens, Preços & Dicas Inéditas!

As esquadrias de madeira são as mais utilizadas em projetos de variados estilos. Por sua qualidade e durabilidade, a madeira é um dos materiais mais requisitados para janelas e portas de casas e escritórios, conferindo também muito charme ao resultado final.

Hoje vamos lhe mostrar exemplos de esquadrias de madeira incríveis que com certeza deixarão o ambiente ainda mais bonito e elegante. Além de imagens, que dão uma noção maior sobre o estilo de cada porta e janela, responderemos algumas dúvidas muito frequentes entre quem procura esse tipo de material. Confira!

esquadrias de madeira

Conheça uma incrível seleção de esquadrias de madeira!

Sobre a Esquadria de Madeira

Esquadria é o nome utilizado para denominar portas, janelas, portões, marcos, caixilhos, venezianas, persianas, gradis e outros. Quanto se trata de esquadrias de madeira, podemos relacionar com quase todos os tipos de abertura, podendo ser confeccionadas em diferentes tipos de madeira: itaúba, grápia, freijó, jatobá, entre outros exemplares que podem dar um acabamento perfeito e mais durabilidade.

Vale lembrar que, como as madeiras possuem certas diferenças entre si, por se tratar de um material natural, o mais indicado é conversar com um profissional capacitado, principalmente se o desejo foi utilizar peças sob medida.

esquadrias de madeira exemplos

Saiba tudo sobre esquadrias de madeira

O que é?

Entre a infinidade de tipos de esquadrias que podem dar acabamento às obras, estão as esquadrias de madeira. Como falamos, é o modelo mais utilizado em diferentes projetos, pois trata-se de um material fácil de conseguir, original e clássico, além de combinar com tudo.

É um passo muito importante escolher a esquadria certa para sua casa, prestando atenção não apenas nas questões estéticas, mas também no desempenho que ela possui. Quando falamos de esquadrias prontas, que podem ser adquiridas em lojas de varejo, que já vem com medidas padronizadas e pré-determinadas. Já as esquadrias de madeira sob medida, como o próprio nome indica, são realizadas sob encomenda, seguindo os parâmetros de cada projeto.

Conheça os principais tipos de esquadrias de madeira que você pode escolher:

  • De abrir: este é um exemplo clássico de portas e janelas de abrir, podendo ter uma ou mais folhas que abrem para fora ou para dentro.
  • De correr: são muito comuns, abrindo deslizando para as laterais por meio de um trilho no chão ou no teto (que podem ser apoiadas ou penduradas). O bom desempenho das esquadrias, neste caso, dependerá da escolha do trilho ideal.
  • Basculante: trata-se das janelas que abrem com a ajuda de básculos, que são pivôs localizados em suas laterais. O básculo abre girando no eixo horizontal, e parte da janela se projeta para fora e parte para dentro do ambiente. Podemos citar os vitrôs como um exemplo de janelas basculantes.

  • Guilhotina: conhecida também como janela de fazenda, consiste em uma folha em cima e uma embaixo, com venezianas de abrir. Você pode deixar aberta tanto a parte de baixo quanto a de cima, uma por vez. No caso das duas folhas ficarem na parte de cima, devem ser utilizadas borboletas para prendê-las.
  • Camarão: possui folhas que dobram e deslizam para os lados ao mesmo tempo, conferindo uma boa abertura. Os trilhos permitem que esse tipo de porta se recolha para frente e para trás como em um leque.

Quanto Custa? #preço

Os preços das esquadrias de madeira vão variar conforme a região do Brasil em que você mora, do tipo de madeira desejado e, claro, do modelo da peça. Hoje, há muitas lojas especializadas somente em portas e janelas, mas você também consegue encontrar itens bacanas em lojas típicas de construção.

Selecionamos alguns modelos para você conhecer com seus respectivos preços:

São muitos e muitos modelos de esquadrias de madeira para você escolher, que podem ser encontradas em lojas físicas ou online. Recomendamos uma boa pesquisa antes de fechar negócio, garantindo uma peça de qualidade.

 

Principais Vantagens e Desvantagens

Vantagem 1 – Beleza

Não tem como pensar em uma porta ou janela de madeira sem pensar algo belo e sofisticado. Super versátil, este material combina com qualquer outro que componha a estrutura da casa,  como alvenaria, gesso, além de revestimentos diversos, cores de tintas e estampas de papeis de parede. O legal também é que a madeira pode ser trabalhada, deixando o resultado ainda mais original.

Vantagem 2 – Durabilidade

A madeira, quando bem cuidada e tratada, oferece uma ótima durabilidade. Tanto é que hoje em dia podemos ver inúmeras opções de madeiras de demolição, provenientes de obras antigas. Quando ela não é exposta às intempéries do tempo, como as chuvas, permanece intacta por muitos anos.

Vantagem 3 – Resistência

Não há dúvidas de que a madeira é resistente. Podemos comprovar isso pelo simples fato dela ser utilizada até para construir as estruturas de casas inteiras e dos telhados das casas. Quando se trata de esquadrias, recomenda-se descobrir qual é a espécie da madeira.

Vantagem 4 – Versatilidade

Sua casa pode ter estilo clássico, retrô, rústico, provençal, moderno, minimalista… as portas e janelas de madeira sempre vão combinar devido a sua versatilidade e atemporalidade. Um dos materiais mais antigos do mundo sobrevive ao século XXI, sendo considerada uma ótima opção para qualquer tipo de projeto. Além de combinar com a decoração facilmente, ela também se dá bem com qualquer cor e textura!

Desvantagem 1 – Difícil limpeza

Podemos dizer que as portas e janelas de madeira podem oferecer dificuldade na hora de limpar. A maioria das madeiras não pode receber umidade, portanto, você não conseguirá passar um pano molhado ou jogar um balde nelas para limpar por completo. Outro fator que pode atrapalhar é no caso das madeiras trabalhadas, que contêm muitos detalhes – pode ser bem trabalhoso de fazer a limpeza.

Desvantagem 2 – Umidade pode danificar

Não é recomendado escolher portas e janelas de madeira para ficar em áreas externas sem cobertura. Quando há toldos ou telhados para fazer essa proteção, tudo bem. É importante também fazer um tratamento na madeira com produtos próprios para proteger contra a umidade. Preste atenção nesse quesito para que suas esquadrias durem bastante.

Desvantagem 3 – Cupins

Seja dentro ou fora de casa, a madeira pode ser atacada por cupins e isso gera uma grande dor de cabeça. A madeira prejudicada pelos bichinhos fica frágil, oca e oferece riscos para a estrutura, até a sua deterioração completa. A sugestão neste caso é escolher madeiras mais resistentes, maciças, evitando aquelas que são porosas. Além disso, há muitos produtos para dedetização caseira. Se o problema for de grandes proporções, talvez seja melhor chamar uma empresa especializada.

Fique de olho nas vantagens e desvantagens das esquadrias de madeira

Faça um contraponto entre as vantagens e desvantagens das esquadrias de madeira antes de escolher os modelos para o seu projeto. Converse com um especialista no material, com o arquiteto ou engenheiro da obra e veja todas as possibilidades e indicações.

Fotos e Modelos de Esquadrias de Madeira

Agora que você conheceu todas as características das esquadrias de madeira, suas características principais, modelos mais utilizados, preços, vantagens e desvantagens, chegou o momento de descobrir uma série de modelos lindos para você se inspirar e procurar para colocar em sua casa.

Veja uma dica de esquadria perfeita para colocar em uma casa de campo ou de praia:

Dois exemplos de esquadrias interessantes para áreas externas. Uma de abrir outra de correr:

Há esquadrias de variados tamanhos, podendo se adequar a ambientes com grandes áreas, como por exemplo salões, igrejas, teatros, entre outros.

Janelas de madeira com venezianas são muito charmosas e combinam bastante com quartos e salas:

Há esquadrias de madeira com vidros temperados perfeitas para colocar em ambientes internos. Você dividir cômodos com elas com muita elegância.

Veja uma ideia de esquadria para colocar em varandas, contando com vitrôs especiais e coloridos.

Como falamos antes, a madeira oferece a vantagem de poder ser trabalhada. Assim, você consegue sempre um modelo exclusivo para o seu projeto.

Escolha um conjunto de esquadrias de madeira para compor uma área externa.

As esquadrias com vidro são excelentes para cômodos que precisam de iluminação. Tanto podem ser de abrir, venezianas ou de correr.

Existem muitos modelos de janelas para colocar em casas, escritórios ou outros estabelecimentos.

Veja um projeto interessante que combina janela de madeira com tijolos de madeira do lado externo:

Modelo tradicional de esquadria de madeira para colocar na sala:

Esse também é um bom modelo para colocar na cozinha, conferindo bastante luminosidade:

Dica excelente para você que procura janelas e portas de abrir para sua casa. Os modelos abaixo são super utilizados em residências de inúmeros estilos e combinam facilmente em qualquer tipo de construção.

Veja uma ideia de janela de correr para colocar em sua cozinha planejada:

Quer uma porta elegante para a entrada de sua casa? Modelos de abrir com duas folhas são bem sofisticados!

Olhe abaixo uma esquadria legal para você colocar em sua sala com saída para um jardim de inverno:

Veja como a esquadria de madeira deixa qualquer ambiente mais sofisticado:

Aposte nas portas de correr para que você possa circular entre um ambiente e outro.

Janelas de abrir podem dar um charme a mais a qualquer ambiente. Geralmente, elas acompanham alavancas para prendê-las quando estiverem abertas, impedindo que elas fechem com a força do vento.

O modelo de porta de madeira abaixo é camarão, explicado por aqui anteriormente. Ela desliza como uma sanfona, permitindo uma boa abertura.

Em um só projeto, você pode apostar em diversos tipos de esquadrias de madeira. Obviamente, você precisará de janelas e portas, e para que a composição fique bem original, pode escolher modelos diferentes entre si, mas que ao final se complementam.

Veja como as esquadrias podem ter tamanhos variados. Se precisar, pode encomendar modelos sob medida para grandes áreas ou até mesmo para locais mais compactos.

Escolha um modelo de esquadria que se adeque com o estilo do projeto e também que seja bastante funcional. Ou seja, as portas e janelas escolhidas não podem ser difíceis de fechar, tampouco oferecer insegurança, fazer barulho ou promover luminosidade quando não é esse o intuito. Pense nisso!

Se o seu objetivo é ter uma porta que permita a visualização do que tem no lado externo ou em outro cômodo interno, escolha uma esquadria de madeira juntamente com vidro.

Portas de madeira de abrir são excelentes para serem colocadas em sacadas. Já pensou poder abrir uma linda porta de madeira e se deparar com a paisagem do lado de fora de seu quarto? Incrível!

Abaixo você pode ver uma janela que mistura o modelo de correr com camarão. Esses itens podem ser feitos sob medidas ou encontrados prontos em lojas especializadas. Deixarão sua casa super irreverente!

Estabelecimentos comerciais como os restaurantes garantem mais charme com esquadrias de madeira combinadas com vidros de qualidade.

Uma janela de madeira fica incrível com decorações românticas e provençais. Aposte em elementos do campo, como plantas e flores diversas.


Espero que você tenha gostado de nossas ideias de esquadrias de madeira para compor diferentes projetos. Continue acompanhando nossos posts para se inspirar ainda mais com temas voltados para casa e construção, até uma próxima!

Você pode gostar...