Tudo sobre【CONCRETO ARMADO】• Vantagens e aplicações
Você já ouviu falar em concreto armado? Para quem está construindo, alguns termos novos podem aparecer e causar dúvidas, como é o caso da especificação do tipo de concreto.
Para evitar dúvidas, facilitar a conversa com os profissionais que estão atuando na obra e ajudar nas tomadas de decisões, esclarecemos o que é concreto armando, as vantagens e desvantagens desse tipo de concreto e as indicações de uso.
O que é concreto armado?
O concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com ferragens, que são utilizadas por conta da baixa resistência aos esforços de tração do concreto, e alta resistência à compressão.
As estruturas das armações feitas de barras de aço são utilizadas junto com o concreto, e ajudam na resistência dos esforços de tração, tornando a edificação mais resistente.
Para a estrutura do concreto armado, é indispensável calcular o dimensionamento das vigas de aço e pilares, tornando o projeto seguro, e esse cálculo deve ser feito por especialistas em cálculo estrutural.
Assim, o profissional pode indicar dimensões de bitola de aço que devem ser utilizados, além de elementos que devem fazer parte da estrutura, como vigas, pilares, blocos, sapatas, entre outros; determinando a resistência do concreto e também o espaçamento entre as barras de aço.
Quais suas vantagens e desvantagens?
Assim como qualquer outro método construtivo, o concreto armado também possui seus prós e contras, e para entender melhor desse tipo de estrutura, reunimos os pontos positivos e negativos.
Vantagens
- Compressão: um dos pontos positivos desse tipo de estrutura é a elevada resistência à compressão quando comparado a outros tipos de métodos construtivos, o que garante maior resistência à obra
- Tração: a estrutura é capaz de suportar uma quantidade maior de esforços de tração, aumentando a resistência.
- Manutenção: em comparação a outros tipos de concreto, a manutenção do concreto armado é muito menor.
- Versatilidade: esse tipo de estrutura feito de barras de aço e concreto pode ser moldado de qualquer maneira e formato, o que possibilita diferentes tipos de construções.
- Mão-de-obra: o método construtivo não exige mão-de-obra especializada para a execução, o que pode refletir em um custo um pouco mais barato em relação a contratação profissionais.
- Resistência: uma das principais vantagens desse tipo de concreto é a boa resistência ao tempo e até mesmo ao fogo, sendo um sistema construtivo mais durável, uma vez que apresenta maior resistência também ao desgaste mecânico, como vibrações.
Desvantagens
- Custo: o fato de usar formas de madeira ou metálicas pode encarecer o projeto, aumentando o custo total ao escolher esse tipo de concreto.
- Resíduos: para fazer a estrutura de concreto armado, é comum a geração de muitos resíduos e lixos na construção, o que traz impacto ambiental.
- Peso: a estrutura do concreto armado tem um peso próprio bastante elevado, e esse pode ser um ponto negativo da construção.
- Tempo: em comparação a outros sistemas construtivos, esse tipo de concreto com estruturas de aço pode levar mais tempo, inclusive no processo de cura do concreto, caso não sejam utilizados aditivos na mistura do concreto.
Aplicações e usos do concreto armado
Esse tipo de concreto pode ser aplicado em diferentes tipos de obras vírgulas e alguns exemplos de aplicações são:
- barragens,
- viadutos,
- pontes,
- obras de saneamento básico,
- sistemas de esgoto,
- prédios,
- usinas hidrelétricas,
- edificações,
- estações de tratamento de água.
Agora que você já conhece esse tipo de concreto, fica mais fácil de conversar com os profissionais da área de construção civil, além de facilitar na tomada de decisões, compreendendo o que é indicado para a sua obra.