Concertina【2024】► O que é | Preços | Principais Tipos

O que é concertina? O nome parece estranho, mas com certeza você já viu esse material em muitos lugares, ou seja, em muros, parte em que é instalada.

O objetivo desse acessório é nobre, para garantir a segurança dos imóveis. Além disso, chama atenção por uma variedade de modelos diferentes.

Para entender do que se trata, conhecer os tipos, como instalar e o preço, acompanhe o conteúdo completo com muitas dicas e informações relevantes.

Concertina So telas 1

Conheça esse acessório funcional | Só Telas

O que é concertina?

Segundo especialistas, concertina é uma barreira de segurança laminada, geralmente de arame farpado, usada na proteção de edificações.

Geralmente possui formato espiral, com lâminas bem afiadas e cortantes, para evitar o acesso de desconhecidos à parte interna de um imóvel. Por isso, é sempre instalada no topo de muros.

A concertina deriva do militarismo, quando é utilizada como uma espécie de cerca para impedir que inimigos e pessoas indesejadas ultrapassem determinado perímetro.

Concertina Solucoes Industriais

Modelo para muros | Soluções Industriais

De acordo com profissionais, funciona como uma evolução do conhecido arame farpado. Nesse caso, é um material ainda mais perigoso: é cortante, pontiagudo, penetrante e capaz de fazer cortes sérios. Dependendo do modo que fixa na pele, pode até atingir órgãos vitais.

Tal acessório é feito com aço galvanizado inoxidável, justamente para resistir ao sol e às chuvas. Por isso, a instalação é realizada sempre em muros, portões, telhados, alambrados, cercas, enfim, sempre na área externa e ao ar livre.

Concertina So Telas

Veja os detalhes desse acessório | Só Telas

Como deve ser instalada?

Como instalar concertina passo a passo?

Primeiramente, você nunca deve fazer a instalação por conta própria. É essencial contratar uma empresa com profissionais especializados.

Nesse caso, o material é colocado por pelo menos dois profissionais, que devem usar luvas e equipamentos de proteção. Além disso, desenrolar o rolo de arame ainda no chão e nunca no alto do muro, para evitar acidentes.

Se a concertina é simples, a colocação acontece por meio da fixação de hastes parafusadas diretamente na estrutura (muro, por exemplo). O trabalho é feito com buchas, parafusos e uma boa furadeira.

Concertina Portal das Grades

O modelo é ideal para chácaras | Portal das Grades

Depois, é feita a passagem do arame guia nas partes inferior e superior das hastes. É nessa base que a concertina será clipada de acordo com a distância estabelecida e com total segurança.

Em muitos casos, é indicado instalar o material com cerca de dois metros de altura, para evitar qualquer dano acidental. Vale destacar que a concertina pode ser instalada em diversas disposições, tanto reta quanto curva, de modo piramidal, enfim.

Por isso, é essencial um estudo e avaliação especializada antes da instalação. Felizmente, há muitas empresas que realizam esse serviço, de acordo com a necessidade do contratante e do projeto.

Concertina Pantelas

Há concertinas de vários tamanhos e metragens | Pantelas

Preze por um material de qualidade, que não seja facilmente cortado. Em muitos casos, é interessante investir um pouco mais para manter seu imóvel em segurança. Por isso, recomendamos sempre a concertina eletrificada ou flat.

Por fim, veja se os profissionais seguem todos os parâmetros de qualidade, se usam equipamentos de proteção e materiais que não oxidam facilmente, como as hastes e os parafusos.

Concertina So Telas modelos

Acessório ideal para proteger a sua casa | Só Telas

Principais tipos de concertina

Dependendo da edificação e da proteção do imóvel, é possível escolher um determinado tipo de concertina. Há desde os modelos simples até as opções sofisticadas, que eletrificam.

A concertina tradicional é feita de arame, tem menos espirais e pontos cortantes. Mesmo assim, é instalada para evitar o acesso à parte interna. Costuma ter preço menor e fácil instalação.

Concertina ABC Monitoramento

Você pode instalar nas mais diversas estruturas | ABC Monitoramento

Já a concertina dupla é confeccionada com vários clips de aço que reduzem o espaço entre as espirais. Assim, é mais fácil se cortar ao tocá-la.

Outro modelo é a concertina flat, que possui uma altura variável, de acordo com a necessidade do comprador. Essa versão pode ou não contar com um sistema eletrificado.

Concertina Espetina

Você pode instalar em portões também | Espetina

Por outro lado, a concertina eletrificada, como o próprio nome indica, tem espirais pontiaguadas ligadas a um sistema de choque. Além de cortar, solta uma carga elétrica no invasor. Para instalar, é necessário contar com uma autorização de responsabilidade por parte do comprador.

Concertina Comercial 5A

Para evitar o acesso de estranhos | Comercial 5A

Por fim, a concertina customizada recebe um tratamento personalizado para se adaptar à decoração da fachada. Por isso, pode ser pintada ou ter um formato diferente e discreto. Nesse caso, é feita sob encomenda.

Além disso, a concertina pode receber um alarme, para que o contratante possa monitorá-la de onde estiver, sobretudo se alguém tentar acessar a casa ou destruir o acessório.

Concertina CLASF

Modelo pontiagudo para proteger o imóvel | CLASF

Quanto custa em média? #preço

Se você pretende instalar uma concertina em sua casa, prédio, chácara ou comércio, é primordial contratar uma empresa especializada.

Por isso, indicamos que você faça uma boa pesquisa. Busque por várias opções em sua região e faça uma série de orçamentos.

Lembre-se que os profissionais devem avaliar as necessidades do seu projeto. Além disso, apresentar os modelos de concertina disponíveis para a instalação.

Concertina Belle Telas

Detalhe na concertina e no arame galvanizado | Belle Telas

Além disso, você deve pagar tanto pelo material quanto pela mão de obra. O preço da concertina é calculado por metragem. Uma cerca simples 30cm/10m com 22 metros de arame galvanizado 2,6mm² custa cerca de 150 reais. 

Segundo as lojas que pesquisamos, o kit completo conta com: cerca simples, arame galvanizado, hastes, parafusos, buchas, arames para fixação, manual de instalação e placa de advertência.

Concertina Altelas

Concertina grande para muros | Altelas

Falando nisso, a placa deve ser fixada em destaque para que todos tomem nota da presença da concertina, principalmente em termos de perigo e se dá choque.

Em todo caso, você também pode comprar o material em sites como o Mercado Livre, Leroy Merlin, Loja do Mecânico, Casa das Cercas, etc. Depois, contratar mão de obra “por fora”, com profissionais experientes na instalação da cerca de segurança.

Concertina Mercado Livre

Modelo vendido nas lojas | Mercado Livre

Concertina Aco Cortante

Veja como é a fixação no muro | Aço Cortante

De modo geral, esses trabalhadores cobram cerca de 250/500 reais pela realização do serviço, mas faça orçamentos e busque várias opções antes de contratar.

Concertina Casa das Cercas

Detalhe nas lâminas | Casa das Cercas


Enfim, gostou de saber mais sobre a concertina? Pretende instalar no muro, fachada ou portão de sua casa? Conte pra gente. Se tiver dúvidas, deixe um comentário! Até mais!

Você pode gostar...